Exportação

Área: Exportação.

Resumo:

Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.

Todas as empresas podem realizar exportação para exterior, por isso mesmo, o tema é de grande relevância. Assim, estamos publicando diversas "Perguntas & Respostas", acesse e confira:

CCT: Controle da ACD. (Atualizado em: 12/01/2025)

Como é controlada a ACD das mercadorias cujo transporte até o local de despacho é realizado ao amparo de uma nota fiscal diferente da nota fiscal de exportação?


CCT: Registro das diferentes movimentações pelos intervenientes. (Atualizado em: 12/01/2025)

Em que momento os intervenientes devem registrar no CCT as diferentes movimentações (recepção e entrega) e vinculações (unitização, consolidação e manifestação) que efetuarem com as cargas?


CCT: Transporte aquaviário - Manifestação de embarque. (Atualizado em: 12/01/2025)

Como os transportadores deverão proceder para realizar a manifestação de embarque das exportações transportadas por via de transporte aquaviária?


CCT: Transporte aquaviário - Integração entre os sistemas Mercante e Siscomex-Carga e o CCT. (Atualizado em: 12/01/2025)

Para as exportações realizadas por meio de DU-E, pelos modais de transporte aquaviários, em que momento ocorre a integração entre os sistemas Mercante e Siscomex-Carga e o CCT, para registro dos dados de embarque e averbação da exportação?


CCT: Embarque antecipado de granéis e veículos - PEM. (Atualizado em: 12/01/2025)

Será necessário apresentar um Pedido para Embarque de Mercadoria (PEM) para a realização do embarque antecipado de granéis e veículos, entre outros?


CCT: Despacho fracionado por meio de DU-E. (Atualizado em: 12/01/2025)

Existe despacho fracionado por meio de DU-E?


CCT: Trânsito aduaneiro. (Atualizado em: 12/01/2025)

Como será concedido o trânsito aduaneiro, um para cada declaração?


CCT: Mercadorias enviadas ao amparo de Notas Fiscais filhas. (Atualizado em: 12/01/2025)

Como proceder quando as mercadorias forem enviadas ao local de despacho ao amparo de notas fiscais “filhas”, ou seja, quando as mercadorias de uma nota fiscal “mãe” não couberem em apenas um veículo transportador?


CCT: Consolidação de cargas com declarações distintas. (Atualizado em: 12/01/2025)

Enquanto houver exportações processadas por meio de DU-E e também por meio de DE ou DSE, como proceder para registrar no CCT a consolidação de cargas despachadas por meio de distintas declarações?


CCT: Despacho domiciliar. (Atualizado em: 12/01/2025)

O despacho domiciliar é permitido apenas no domicílio do exportador? É necessária autorização prévia para esse procedimento?


CCT: Registro no CCT o trânsito aduaneiro com base em DAT. (Atualizado em: 12/01/2025)

Enquanto houver exportações processadas por meio de DU-E e também por meio de DE ou DSE, como proceder para registrar no CCT o trânsito aduaneiro com base em DAT, para cargas despachadas por meio de distintas declarações e transportadas no mesmo veículo?


CCT: Registro da presença de carga e do envio da carga para despacho. (Atualizado em: 12/01/2025)

No despacho por meio de DU-E, também será necessário o registro da “presença de carga” e do “envio da carga para despacho”?


DU-E (XML): Elaboração do XML - DU-E sem Nota Fiscal. (Atualizado em: 12/01/2025)

Posso usar todas as opções de DU-E sem nota fiscal na elaboração por XML/Webservice?


DU-E (XML): Reprodução do passo a passo descrito no roteiro para a criação de arquivos XML. (Atualizado em: 12/01/2025)

Não estou conseguindo reproduzir o passo a passo descrito no roteiro para a criação de arquivos XML e envio via WebService, o que devo fazer?


DU-E (XML): Teste das funcionalidades do novo processo de exportação. (Atualizado em: 12/01/2025)

Como posso testar as funcionalidades do novo processo de exportação se não disponho de equipamentos e conhecimento suficientes para gerar arquivos XML e enviar por WebService?


Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.