DOI - Operações Imobiliárias

Área: DOI - Operações Imobiliárias.

Resumo:

A Declaração sobre Operações Imobiliárias (DOI) é uma obrigação acessória constituída de prestação de informações à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) sobre operações envolvendo imóveis.

Essa declaração deve ser apresentada pelos serventuários da justiça e pelos oficiais dos cartórios de Notas (Tabelionatos), de Registro de Imóveis e de Títulos e Documentos sempre que ocorrer operação imobiliária de aquisição ou alienação, realizada por pessoa física ou jurídica, independentemente de seu valor, cujos documentos sejam lavrados, anotados, averbados, matriculados ou registrados no respectivo cartório.

Por se tratar de uma obrigação de grande importância na atualidade, decidimos incluir nesta área de nosso site as principais Perguntas & Respostas relacionadas ao assunto. Assim, dentre as Perguntas & Respostas já publicadas, destacamos:

Desapropriação para fins de Reforma Agrária: Conceito. (Atualizado em: 12/05/2025)

Qual o conceito do tipo de transação Desapropriação para fins de Reforma Agrária, no contexto específico de uma operação imobiliária?


Decisão Judicial: Alienante sem CPF. (Atualizado em: 12/05/2025)

Como informar o número de inscrição no CPF de alienante no caso de mandado judicial determinando o registro de desapropriação para fins de instalação de Usina Elétrica, em que não se localizou um ou mais proprietários?


Data de alienação. (Atualizado em: 12/05/2025)

O que deve ser informado como data do negócio jurídico no caso de uma operação efetuada em 1998 por contrato particular e levado a registro apenas em 2002?


Data da lavratura/registro/averbação. (Atualizado em: 12/05/2025)

O que deve ser considerado como data da lavratura, registro ou averbação para fins de preenchimento da DOI?


Dação em pagamento: Forma de alienação. (Atualizado em: 12/05/2025)

No preenchimento da DOI, que forma de alienação deve ser informada quando o imóvel é transferido para saldar uma dívida (dação em pagamento)?


Dação em pagamento: Conceito. (Atualizado em: 12/05/2025)

Qual o conceito do tipo de transação Dação em pagamento, no contexto específico de uma operação imobiliária?


CPF do procurador: Alienante e adquirente representados pelo mesmo procurador. (Atualizado em: 12/05/2025)

Como deve ser preenchida a DOI quando na transação imobiliária o alienante e o adquirente são representados pelo mesmo procurador?


Representação do espólio: Incapaz. (Atualizado em: 12/05/2025)

Para fins de preenchimento da DOI, como se procede às representações do incapaz?


CPF do procurador: Informação do CPF do representante legal. (Atualizado em: 12/05/2025)

No caso de uma pessoa jurídica ser procuradora, deve ser informado o número de inscrição no CPF do representante legal?


CPF do procurador: Assinatura em conjunto. (Atualizado em: 12/05/2025)

Quando dois procuradores assinam a procuração em conjunto, basta informar o número de inscrição no CPF de um deles?


CPF do procurador: Informação na DOI. (Atualizado em: 12/05/2025)

Em 1996 foi firmado um contrato particular de venda de imóvel e levado a registro somente em 2001. O alienante do imóvel é falecido, não possui número de inscrição no CPF e não há inventariante. Existe uma procuração em causa própria. Na DOI pode ser informado o número de inscrição no CPF do procurador como alienante?


Contrato de mútuo. (Atualizado em: 12/05/2025)

Que tipo de transação deve ser informada na DOI no caso de escritura pública de mútuo de dinheiro com pacto adjeto de hipoteca e outras obrigações com utilização do FGTS?


Construção de imóvel com utilização do saldo do FGTS. (Atualizado em: 12/05/2025)

Deve-se emitir a DOI no caso de construção de uma casa com financiamento do SFH e utilização do FGTS para abater o saldo devedor em terreno adquirido anteriormente?


Constituição de condomínio. (Atualizado em: 12/05/2025)

O fato de o proprietário construir em condomínio prédio de apartamentos residenciais, sendo que as unidades autônomas não foram negociadas, torna obrigatória a emissão da DOI?


Cônjuge ou filho dependentes sem CPF. (Atualizado em: 12/05/2025)

O cônjuge ou filho dependentes sem número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode utilizar o número de inscrição no CPF do marido/pai quando da participação em operação imobiliária?


Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.