Ativo Imobilizado (AI)

Hashtag: #AtivoImobilizado

Taxas de depreciação de bens do Ativo Imobilizado

Veremos neste Roteiro de Procedimentos as quotas (ou taxas) de depreciação de bens do Ativo Imobilizado (AI) a serem registrada na escrituração contábil das pessoas jurídicas. Material elaborado tendo por base a Instrução Normativa RFB nº 1.700/2017. (...)

Artigo postado em: .

Área: Tabelas Práticas (IRPF, IRPJ e CSLL)


Resposta à Consulta nº 17.396/2018: Crédito Acumulado do ICMS - Pagamento de aquisição de bens do Ativo Imobilizado (AI)

Estamos publicando na íntegra a Resposta à Consulta nº 17.396/2018, que trás comentários da Consultoria Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz/SP) a respeito da transferência de Crédito Acumulado do ICMS (e-CredAc) com objetivo de pagar fornecedor pela aquisição de bens do Ativo Imobilizado (AI). (...)

Artigo postado em: .

Área: Tributário - Estadual (SP) (ICMS São Paulo)


Aquisição de bem do Ativo Imobilizado, mediante pagamento com bem usado

Veremos no presente Roteiro de Procedimentos como deverá ser feito a contabilização da aquisição de bem do Ativo Imobilizado, mediante a cessão de bem usado como parte de pagamento. Para tanto, utilizaremos como base os Princípios de Contabilidade (PC) aceitos no Brasil, bem como as normas de contabilização emanadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). (...)

Artigo postado em: .

Área: Contabilidade (Manual de lançamentos contábeis)


Demolição de edificações para construção de novo Ativo Imobilizado

Abordaremos no presente trabalho o tratamento contábil e fiscal da demolição de edificações para construção de novo Ativo Imobilizado (AI). Para tanto, utilizaremos como base o Parecer Normativo CST nº 72/1977. (...)

Artigo postado em: .

Área: Tributário - Federal (IRPJ e CSLL)


Interpretação Técnica ICPC 10 - Interpretação sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e à Propriedade para Investimento dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 27, 28, 37 e 43

Íntegra da Interpretação Técnica ICPC 10. Esta Interpretação tem a finalidade de tratar de alguns assuntos relativos à implementação inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPC 27 - Ativo Imobilizado, CPC 28 - Propriedade para Investimento, CPC 37 - Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade e CPC 43 - Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 15 a 40. (...)

Artigo postado em: .

Área: Contabilidade (Interpretações Técnicas CPC (ICPC))


Aquisição de bens duráveis de valor irrelevante

As empresas podem deduzir como despesa operacional, o custo de aquisição de bens de valor irrelevante (ou de pequeno valor) que, por sua natureza, seriam classificados no subgrupo "Imobilizado" do Balanço Patrimonial (BP), desde que atendidos alguns requisitos pré-estabelecidos, como valor unitário e vida útil do bem. Estudaremos neste Roteiro de Procedimentos as hipóteses em que as normas tributárias autorizam lançar diretamente como despesa operacional a (...)

Artigo postado em: .

Área: Contabilidade (Manual de lançamentos contábeis)


Resposta à Consulta nº 17.648/2018: Diferencial de Alíquotas (Difal) na aquisição de Ativo Imobilizado usado por optante do Simples Nacional

Estamos publicando neste trabalho a íntegra da Resposta à Consulta nº 17.648/2018, na qual a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz/SP) manifestou entendimento sobre a incidência do Diferencial de Alíquotas (Difal) na entrada de bem do Ativo Imobilizado (AI) adquirido usado de remetente localizado em outro Estado, ou seja, na compra de contribuinte paulista em outro Estado. (...)

Artigo postado em: .

Área: Tributário - Estadual (SP) (ICMS São Paulo)


Resposta à Consulta nº 1.046/2012: Crédito fiscal do ICMS sobre bem do Ativo Imobilizado destinado à demonstração

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos a Resposta à Consulta nº 1.046/2012, emitida pela Consultoria Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, que nos trás importantes esclarecimentos sobre o direito de o contribuinte paulista efetuar, ou não, o crédito fiscal do ICMS quando da entrada de bens para integração ao Ativo Imobilizado e destinados especificamente à demonstração a clientes, objetivando, com isso, promover e gerar v (...)

Artigo postado em: .

Área: Tributário - Estadual (SP) (ICMS São Paulo)


Resposta à Consulta nº 16.298/2017: Industrialização por encomenda de bem do Ativo Imobilizado (AI)

Estamos publicando neste trabalho a íntegra da Resposta à Consulta nº 16.298/2017, na qual a Consultoria Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz/SP) manifestou entendimento da possibilidade ou não de suspender o ICMS na operação de industrialização por encomenda de bem do Ativo Imobilizado (AI) do autor da encomenda. (...)

Artigo postado em: .

Área: Tributário - Estadual (SP) (ICMS São Paulo)


Pronunciamento Técnico CPC nº 27 - Ativo Imobilizado

Íntegra do Pronunciamento Técnico CPC 27 - Ativo Imobilizado, cujo objetivo é estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento da entidade em seus ativos imobilizados, bem como suas mutações. Os principais pontos a serem considerados na contabilização do ativo imobilizado são o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores (...)

Artigo postado em: .

Área: Contabilidade (Pronunciamentos Técnicos CPC (PT CPC))


Custo de desmontagem de bens do Ativo Imobilizado

Analisaremos no Roteiro de Procedimentos a contabilização dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado. Veremos também os reflexos fiscais dessa contabilização, tendo em vista as disposições trazidas pela Lei nº 12.973/2014. (...)

Artigo postado em: .

Área: Contabilidade (Manual de lançamentos contábeis)


Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA

As empresas, muitas vezes necessitam manter uma frota de veículos para entrega de produtos para sua área comercial ou até mesmo para uso de seus sócios, diretores e funcionários em geral, assim, acabam adquirindo tais veículos. Essa aquisição gera uma propriedade, que é fato gerador do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), de competência dos Estados. Contabilmente esse, imposto é lançado na contabilidade como custo ou despesa oper (...)

Artigo postado em: .

Área: Contabilidade (Manual de lançamentos contábeis)