Interpretações Técnicas CPC (ICPC)

Área: Interpretações Técnicas CPC (ICPC).

Resumo:

Estamos disponibilizando nessa área do Portal Valor Consulting todos as Interpretações Técnicas CPC (ICPC) publicados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Vale mencionar que o CPC foi criado pela Resolução CFC nº 1.055/2005 com objetivo de estudar, preparar e emitir Interpretações, Orientações e Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de contabilidade e divulgar informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.

Interpretação Técnica ICPC 08 - Contabilização da Proposta de Pagamento de Dividendos (R1). (Atualizado em: 13/02/2024)

Íntegra da Interpretação Técnica ICPC 08 - Contabilização da Proposta de Pagamento de Dividendos (R1).


Interpretação Técnica ICPC 07 - Distribuição de Lucros in natura (R1). (Atualizado em: 13/02/2024)

Íntegra da Interpretação Técnica ICPC 07 - Distribuição de Lucros in natura (R1). Esta Interpretação contempla os seguintes tipos de distribuição não recíproca de ativos pela entidade aos seus acionistas e demais beneficiados, agindo nos interesses destes: a) distribuição de ativos "não caixa" e; b) distribuição que confere aos sócios da entidade e demais beneficiados a opção de terem na liquidada em ativos "não caixa" ou alternativamente em caixa.


Interpretação Técnica ICPC 06 - Hedge de Investimento Líquido em Operação no Exterior (revogado a partir de 01/01/2018). (Atualizado em: 13/02/2024)

Íntegra da Interpretação Técnica ICPC 06 - Hedge de Investimento Líquido em Operação no Exterior (revogado a partir de 01/01/2018).


Interpretação Técnica ICPC 05 - Pronunciamento Técnico CPC 10 - Pagamento Baseado em Ações - Transações de Ações do Grupo e em Tesouraria (revogada a partir de dezembro de 2010). (Atualizado em: 13/02/2024)

Íntegra da Interpretação Técnica ICPC 05 - Pronunciamento Técnico CPC 10 - Pagamento Baseado em Ações - Transações de Ações do Grupo e em Tesouraria (revogada a partir de dezembro de 2010).


Interpretação Técnica ICPC 04 - Alcance do Pronunciamento Técnico CPC 10 - Pagamento Baseado em Ações (revogada a partir de dezembro de 2010). (Atualizado em: 13/02/2024)

Íntegra da Interpretação Técnica ICPC 04 - Alcance do Pronunciamento Técnico CPC 10 – Pagamento Baseado em Ações (revogada a partir de dezembro de 2010).

Referida Interpretação se aplica às transações de pagamento baseado em ações em que a entidade recebe ou adquire bens ou serviços. "Bens" incluem estoques, materiais de consumo, imobilizado, ativos intangíveis e outros ativos não financeiros (item 5 do Pronunciamento Técnico CPC 10).


Interpretação Técnica ICPC 03 - Aspectos Complementares das Operações de Arrendamento Mercantil (revogada a partir de 01/01/2019). (Atualizado em: 13/02/2024)

Íntegra da Interpretação Técnica ICPC 03 - Aspectos Complementares das Operações de Arrendamento Mercantil (revogada a partir de 01/01/2019). Esta Interpretação fornece orientação para determinar se determinados acordos são, ou contêm, arrendamentos que devam ser contabilizados de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 06 - Operações de Arrendamento Mercantil.

A Interpretação Técnica ICPC 03 não fornece orientação para determinar como o arrendamento deve ser classificado de acordo com esse Pronunciamento.


Interpretação Técnica ICPC 02 - Contrato de construção do setor imobiliário (revogado a partir de 1º/01/2018). (Atualizado em: 13/02/2024)

Íntegra da Interpretação Técnica ICPC 02 - Contrato de construção do setor imobiliário. Essa Interpretação se aplica à contabilização das receitas e dos correspondentes custos das entidades que realizam a incorporação e/ou construção de imóveis diretamente ou por meio de subempreiteiras.


Interpretação Técnica ICPC 01 (R1) - Contratos de concessão. (Atualizado em: 13/02/2024)

Íntegra da Interpretação Técnica ICPC 01 - Contratos de concessão. Esta Interpretação orienta os concessionários sobre a forma de contabilização de concessões de serviços públicos a entidades privadas.


Primeira
1
2
Última

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.