Postado em: - Área: Simples Nacional.
O valor distribuído a título de lucro aos sócios ou ao titular de microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) optante pelo Simples Nacional é isento do Imposto de Renda?
Sim, desde que observado o limite legal. Prescreve a Lei Complementar nº 123/2006 que os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio de microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados estão beneficiados pela isenção do Imposto de Renda, tanto na fonte como na Declaração de Ajuste Anual (DAA) do beneficiário (1).
Nosso leitor, por outro lado, deve ficar atento para a limitação imposta pela legislação para fruição desta isenção. De acordo com o citado dispositivo legal, essa isenção fica limitada ao valor resultante da aplicação dos percentuais descritos a seguir sobre a Receita Bruta mensal, no caso de antecipação de fonte, ou sobre a Receita Bruta total anual, no caso de Declaração de Ajuste Anual (DAA), subtraído do valor devido na forma do Simples Nacional no período, relativo ao Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ):
Por fim, registramos que esse limite não será aplicado na hipótese de a ME ou a EPP manter escrituração contábil e evidenciar lucro superior àquele limite.
Nota VRi Consulting:
(1) A isenção ora analisada aplica-se, inclusive, ao Micro Empreendedor Individual (MEI).
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.