Postado em: - Área: ICMS paulista.
Existe, no Estado de São Paulo, a possibilidade de importar mercadorias com a suspensão do ICMS quando a saída dessas mercadorias estiverem sujeitas à alíquota de 4% (quatro por cento) do imposto?
Sim. Nos termos da Portaria CAT nº 108/2013, as empresas paulistas importadoras de mercadorias poderão solicitar Regime Especial para a suspensão, total ou parcial, do lançamento do ICMS devido no desembaraço aduaneiro de mercadorias que serão objeto de saídas interestaduais sujeitas à alíquota de 4% (quatro por cento), conforme Resolução do Senado Federal nº 13/2012. Essa suspensão será encerrada no momento em que ocorrer a saída da mercadoria importada ou do produto resultante de sua industrialização.
Lembramos que, o referido Regime Especial destina-se aos estabelecimentos localizados no Estado de São Paulo, cujas operações resultem saldos credores elevados e continuados do ICMS em virtude da aplicação da alíquota de 4% (quatro por cento) nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior ou com Conteúdo de Importação (CI) superior a 40% (quarenta por cento), conforme previsto na Resolução do Senado Federal nº 13/2012.
Nota VRi Consulting:
(1) Caso nosso leitor queira saber os detalhes sobre a aplicação da alíquota de 4% (quatro por cento), então, recomendamos a leitura do Roteiro de Procedimentos intitulado "Alíquota interestadual de 4% para produtos importados" em nosso site.
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.