Postado em: - Área: 11. Banco Central e SFN.
Alterações do bem ou serviço previsto no contrato
Alterações no bem ou serviço contratado devem ser observadas conforme as situações abaixo:
1) Se o valor do bem ou do serviço aumentou: verifique em seu contrato se há a previsão de um prazo dentro do qual o grupo se responsabiliza pelo aumento. Caso não haja ou o prazo já tenha se esgotado, caberá ao consorciado o pagamento da diferença.
2) Se o valor do bem ou do serviço diminuiu: a diferença pode ser utilizada para efetuar o pagamento de obrigações financeiras que você tenha com o grupo ou pagamento de prestações a vencer. Mas, se suas obrigações financeiras com o grupo estiverem integralmente quitadas, você recebe a devolução do crédito em dinheiro.
3) Se o bem deixou de ser produzido: deve ser convocada uma assembleia geral extraordinária dos consorciados, no prazo máximo de 5 dias após a ciência de que o bem deixou de ser produzido, para deliberar sobre a substituição do bem ou a dissolução do grupo. Atenção! Apenas os consorciados não contemplados votam em decidir pela substituição do bem ou pelo encerramento do grupo.
Base Legal: Perguntas e Respostas do Banco Central do Brasil (Checado pela VRi Consulting em 11/01/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.