NCM nº 9032.89.21 - Com alíquotas de IPI e Imposto de Importação atualizadas

Responsável: Ministério da Fazenda

Estrutura da NCM e tributação do IPI

Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 9032.89.21, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.

NCM Ex Estrutura da NCM nº 9032.89.21 IPI (%)
XVIII INSTRUMENTOS E APARELHOS DE ÓPTICA, DE FOTOGRAFIA, DE CINEMATOGRAFIA, DE MEDIDA, DE CONTROLE OU DE PRECISÃO; INSTRUMENTOS E APARELHOS MÉDICO-CIRÚRGICOS; ARTIGOS DE RELOJOARIA; INSTRUMENTOS MUSICAIS; SUAS PARTES E ACESSÓRIOS
90 Instrumentos e aparelhos de óptica, de fotografia, de cinematografia, de medida, de controle ou de precisão; instrumentos e aparelhos médico-cirúrgicos; suas partes e acessórios.
9032 Instrumentos e aparelhos para regulação ou controle, automáticos.
9032.8 - Outros instrumentos e aparelhos:
9032.89 -- Outros
9032.89.2 Controladores eletrônicos do tipo utilizado em veículos automóveis
9032.89.21 De sistemas antibloqueantes de freio (travão) (ABS) 9,75
Ir para a tabela completa de NCM.

Imposto de Importação do NCM 9032.89.21

Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").

Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.

Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".

Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".

Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:

  1. Alíquota TEC: é àquela constante na TEC, não sendo utilizada nas importações pelos brasileiros. Apresentamos ela apenas para fins informativos;
  2. Alíquota efetiva: é àquela efetivamente utilizada nas importações, a qual pode ser a mesma da TEC ou diferente, no caso de eventual majoração ou redução tarifária implementada pel Brasil; e
  3. Alíquota de exceção: no caso do Brasil ter adotado algum instrumento ou regra de exceção para o NCM, sendo que ela prevalecerá sobre a "alíquota efetiva".

No caso da classificação fiscal (NCM) nº 9032.89.21, temos as seguintes alíquotas de II:

Alíquota TEC 16,00%
Alíquota efetiva 16,00% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC).

Alíquota de exceção para o NCM 9032.89.21:

Ex (*) Descrição da NCM nº 9032.89.21 II (%)
001 Unidades de controle eletrônico (ECU) de gerenciamento do sistema antibloqueante de freios ABS ( anti-lock braking system) e subfunções integradas, com até 6 canais de configuração (6S/6M), peso líquido igual ou inferior a 0,57 kg, contendo placa de circuito impresso montada com componentes eletrônicos, software dedicando e integrando ao sistema com funções de autodiagnóstico, modo de segurança, emissão de código de falhas, diagnóstico de todo o sistema, utilizando interface de comunicação CAN, conexão elétrica de até 62 pinos, desprovida dos demais componentes mecânicos do sistema.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
002 Unidade de controle eletrônico(ECU) para gerenciamento do sistema de freios eletrônicos (EBS), composta de uma placa de circuito impresso com componentes montados, software dedicado e um invólucro plástico, com função integrada de interface para módulos de  estabilidade (ESP), modulo de pé (FBM), até quatro moduladores eletro pneumáticos (EPM), pressão das válvulas de controle (PCV), módulo de controle do trailer (TCM), para a interface elétrica do ângulo de direção do eixo traseiro, (RASEC), para o sensor de angulo de direção (SAS) e sensores de guinada (YRS) para veículos caminhões e ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
003 Unidade de controle eletrônico (ECU) de gerenciamento do sistema antibloqueante de freios ABS (Anti-lock Breaking System) exclusivo para carretas (VCS-II), com subfunções integradas, com até 4 canais, suportando configurações de 2S/2M até 4S/3M, contendo placa de circuito impresso montada com componentes eletrônicos e encapsulada por resina transparente para proteção dos componentes, com tensão nominal de 24V e tensão máxima de 32V, software dedicado e integrado ao sistema com funções de autodiagnostico e emissão de código de falhas, através de diagnóstico de interface ISO 14230, interface de comunicação CAN 2.0B (ISO 11992), conectada através de 2 conectores de 8 pinos e 4 conectores de 2 pinos para até 4 sensores de velocidade, desprovida dos demais componentes mecânicos do sistema ABS, e com dimensões máximas de 195mm x 37mm x 131,5mm, peso líquido igual ou inferior a 0,4 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
004 Unidade hidráulica com 3 sensores de pressão, sendo 1 sensor para monitoramento da pressão piloto do sistema hidráulico, e 2 sensores para monitoramento da pressão nos 2 circuitos de freio.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
005 Caixa de comando para gerenciamento do programa eletrônico de estabilidade (ESP), provida de PCB (Printed Circuit Board) com peso inferior a 0,6 kg, 12 solenoides, um microcontrolador com no mínimo 768kB de memória interna ROM (read only memory), conector de 38 ou 46 pinos, memória E2PROM, tensão nominal de trabalho de 13.5 Volts com função de auto diagnose e capacidade de operar com protocolos CAN, Kline e Flex Ra.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
006 Unidade de controle eletrônico (ECU) para gerenciamento do sistema eletrônico de freios (EBS – Eletronic Brake System), com aplicação em sistemas de freios pneumáticos de veículos comerciais; comunica-se com outros módulos do sistema EBS (EPMs – Electronic Pneumatic module, FBM – Foot Brake Module, TCM-trailer Control Module) e válvulas moduladoras por meio de mensagens CAN proprietárias; composta por carcaça plástica, formato retangular, tensão nominal de 24 V, contém 5 furos, 64 pinos para comunicação de dados, leitura dos sensores, saída de sinais de controle, alimentação e aterramento; tem a função de se comunicar com as válvulas por meio de sinais eletrônicos; possui software dedicado e integrado ao sistema com funções de autodiagnóstico, modo de segurança, emissão de código de falhas, diagnóstico de todo o sistema, integrando a função ESP; utiliza interface de comunicação CAN (Protocolo J1939); peso inferior a 1 kg, dimensões de 262 mm comprimento x 156 mm altura x 104 mm largura.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
007 Modulo eletrônico de software embarcado responsável pelo gerenciamento de integração do sistema avançado de controle dinâmico do veículo (S-AWC – Super All Wheel Control) que opera em conjunto com os sistemas ASC, ABS, AYC e 4WD, é composto de uma placa de circuito impresso com componentes eletrônicos, software dedicado, sistema de comunicação via CAN, com capacidade de operação entre 9 e 18 volts e montado em um invólucro plástico com encaixe para suporte específico de fixação na carroceria de veículos automóveis.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
008 Unidade de controle eletrônico de acionamento de eletroválvulas, motor elétrico e bomba hidráulica para controle do fluxo do fluido de freio dos módulos do sistema antibloqueante de freios módulos ABS (Anti-Lock Brake System) e/ou ESC (Electronic Stability Control), composta de placa com circuito eletrônico impresso com peso inferior a 0,70 kg, possui 12 solenoides, um microprocessador, conector elétrico de 46 pinos, memória de armazenamento do tipo EEPROM, software de processamento e comunicação dedicado e integrado aos sistemas, com funções de autodiagnostico, modo de segurança, emissão de código de diagnóstico de falhas, diagnóstico do sistema de freio eletrônico, utilizando rede de comunicação CAN.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
009 Unidade moduladora de pressão para sistema de freio de serviço de veículos comerciais com 2 circuitos pneumáticos, incluído back-up de freio de serviço convencional e sensor de demanda do motorista integrado através da comunicação via linha CAN do veículo, com peso igual ou inferior a 6,3kg e tensão nominal de 24 volts, formado por carcaça metálica e plástica, anéis O e juntas perfiladas de borracha.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
010 Válvula utilizada no sistema de freios com dispositivo anti-bloqueio EBS (Eletronic Brake System), conectada a uma unidade controladora (ECU), atua no controle de travamento do freio do implemento (carreta) acoplada ao veículo cujo sistema está instalado, possui uma válvula de 3 pórticos pneumático de entrada, 3 de saída e 1 para exaustão, acionada por três solenoides, peso igual ou inferior a 2,8Kg, tensão nominal de trabalho de 12V ou 24V, carcaça de alumínio e unidade de comando integrada.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
011 Roda dentada do sensor usado no sistema antiblocante do freio (ABS), montada no cubo de rodas de veículos caminhões, fabricada em aço sinterizado com proteção catódica com densidade de 7,0 +/- 0,1g/cm3, tensão de alongamento de 120MPa, tensão de ruptura de 210MPa e alongamento mínimo de 0,4%, diâmetro externo de 185,5mm (+/- 0,2mm) e diâmetro interno de 166mm (+ 0,063mm).
Ver observação (5) abaixo.
2,00
012 Unidade controladora (ECU) para gerenciamento do sistema de freios com dispositivo anti-bloqueio ABS (Anti-Lock Brake System) por meio de software dedicado com função autodiagnose, com peso igual ou inferior a 0,5kg e tensão nominal de trabalho de 24 volts, contendo placa de circuito impresso (PCB) interna com até 4 camadas e até 8 solenoides fixadas à PCB, microcontroladores eletrônicos, possui até 5 conectores contendo até 62 pinos, memória e carcaça plástica ou metálica.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
013 Unidade de controle eletrônico (ECU) de ABS, composta por conectores para até 4 canais de sensores indutivos de roda, 3 canais para modulação de freio e 2 canais auxiliares não relacionados ao sistema de ABS, com diagnose do sistema de ABS através de software DIAG+ através de conector exclusivo para esta função ou através da ciclagem lâmpada de aviso, sistema de alimentação através da tomada ISO 7638 e/ou através da 24N padrão ISO 1185 e tensão de operação entre 16 e 32V com memória interna de 0,5Mb, montada em invólucro retardante a chama com peso líquido igual ou inferior a 0,8 kg e dimensões máximas de 250mm x 150mm x 100mm.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
014 Válvula de 3 pórticos pneumático de entrada, 2 de saída e 1 para exaustão, acionada por quatro solenoides, conectada a unidade controladora (ECU), peso máximo 2,8 kg, tensão nominal de trabalho de 12 ou 24 volts, carcaça de alumínio e unidade de comando integrada, utilizada no sistema de freios com dispositivo anti-bloqueio EBS (Eletronic Brake System).
Ver observação (5) abaixo.
2,00
015 Sensor de Sistema Anti-bloqueio para identificação de velocidade da Roda e comunicação com a Unidade de Controle Anti-bloqueio quando a Roda está prestes a travar após a atuação do Sistema de Freios, dimensões externas conjunto sensor (DxL): 16 x 833 mm, dimensões externas rotor do sensor (DxL): 70 x 8 mm, peso do conjunto: 115g.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
016 Unidade controladora (ECU) para gerenciamento do sistema de freios com dispositivo anti-bloqueio ABS (Anti-Lock Brake System) por meio de software dedicado com função autodiagnose, com peso igual ou inferior a 1,3kg e tensão nominal de trabalho de 24volts, contendo placa de circuito impresso (PCB) interna com até 4 camadas e até 8 solenoides fixadas à PCB, microcontroladores eletrônicos, possui até 6 conectores contendo até 62 pinos, memória e carcaça plástica ou metálica.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
017 Válvula utilizada no sistema de freios com dispositivo anti-bloqueio EBS (Eletronic Brake System), conectada a uma unidade controladora (ECU) atua no controle de travamento de uma ou mais rodas durante a frenagem do veículo, consiste em uma válvula de 2 pórticos pneumático de entrada, 4 de saída e 2 para exaustão, acionada por seis solenoides, peso igual ou inferior a 3,5 kg, tensão nominal de trabalho de 12 ou 24 Volts, carcaça de alumínio e unidade de comando integrada.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
018 Válvula utilizada no sistema de freios com dispositivo antibloqueio EBS (Eletronic Brake System), conectada a uma unidade controladora (ECU) atua no controle de travamento de uma ou mais rodas durante a frenagem do veículo, consiste em uma válvula de 2 pórticos pneumático de entrada, 2 de saída e 1 para exaustão, acionada por três solenoides, peso igual ou inferior a 1,6 kg, tensão nominal de trabalho de 12 V ou 24 V, carcaça de alumínio e unidade de comando integrada.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
019 Unidade de controle eletrônico do sistema de freio (EBS) com ou sem tampa protetora plástica para tensão de alimentação de 24 V, dotada de 3 ou mais portas de conexões com 12 a 20 pinos para comunicação via CAN (Controller Area Network) com os sensores e atuadores do sistema de freio para veículos comerciais pesados de transporte de passageiros ou carga.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
020 Unidade de controle eletrônico (ECU) de gerenciamento do sistema antiblocante de freios ABS (Anti-Block Braking System) e sub-funções integradas para veículos comerciais pesados de transporte de carga ou passageiros, com até 6 canais 6M/6S, com tensão de alimentação 24 V, 4 ou mais conectores com 12 a 20 pinos para cada conector, interface CAN compatível com protocolo SAE J1939 e taxa de transmissão de 250 a 500 kBit/s.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
021 Unidade moduladora de pressão para dois ou quatro cilindros de freio pneumático de veículos comerciais, contendo uma válvula de relé, uma unidade piloto com válvula de entrada, de saída e de redundância, sensores de pressão, uma unidade de controle eletrônico de circuito fechado integrados através de barramento de dados CAN.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
022 Unidade de controle eletrônico (ECU) das válvulas solenoides e cilindros do sistema de freios EBS (Electronically Controlled Brake System) de veículos comerciais, com capacidade para leitura de dados dos sensores de pressão e dos sensores de velocidade, com faixa de operação de tensão de 24 V +8/-4 CC e de temperatura de operação entre -40 e +80 Graus Celsius.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
023 Sensor para medição da taxa de guinada / derrapagem (Yaw Rate Sensor) para veículos comerciais pesados de transporte de passageiros ou carga para funções de assistência de condução, com microcontrolador interno é composto de sensor de eixo duplo para a medição de aceleração e medição da guinada / derrapagem, com tensão nominal de 14V e massa entre 0,1 a 0,3kg, o sensor é equipado com um conector DIN de 4 pinos (terra, fonte de alimentação, CAN alto e CAN baixo) e a comunicação entre os elementos do sensor e o microcontrolador interno é feita pela Interface Periférica Serial (SPI).
Ver observação (5) abaixo.
2,00
024 Unidade de controle eletrônico (ECU) de gerenciamento do sistema antibloqueante de freios ABS (Anti-lock Braking System) para veículos comerciais pesados, com tensão de 24 Volts, temperatura de operação de – 40 Graus Celsius até + 85 Graus Celsius, peso líquido igual ou inferior a 0,5 kg e dimensões máximas de 180 x 145 x 39 mm, contém placa de circuito impresso montada com componentes eletrônicos protegida contra umidade, até 4 canais de configuração (4S/4M), conexão elétrica por meio de conector com até 61 pinos e preparada para gravação de software específico com as configurações de funcionamento e diagnóstico pela ferramenta UDT.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
025 Válvula eletropneumática para controle do sistema de frenagem de reboques e semirreboques rodoviários com unidade eletrônica de controle eletrônico (ECU) integrada, utilizada em sistemas eletropneumáticos de freio com tecnologia (EBS/ABS), para atuação no controle da frenagem, massa igual ou inferior a 3,6 kg, tensão nominal de 24 volts.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
026 Unidade de controle eletrônico (ECU) de gerenciamento do sistema de antibloqueio de freios ABS, com aplicação em sistemas de freios pneumáticos de veículos comerciais, composta por carcaça plástica, formato retangular; tensão nominal de 24 V, contém 5 furos, 52 pinos para comunicação de dados, leitura dos sensores, saída de sinais de controle, alimentação e aterramento; tem a função de se comunicar com as válvulas através de sinais elétricos;  possui software dedicado e integrado ao sistema com funções de autodiagnóstico, modo de segurança, emissão de código de falhas, diagnóstico de todo o sistema, integrando a função ESP; utiliza interface de comunicação CAN (protocolo J1939); peso inferior a 1 kg, dimensões de 262 mm comprimento x 156 mm altura x 104 mm largura.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
027 Módulo de freio ABS com função ESP para controle do conjunto traseiro de eixos em veículos comerciais que utilizam sistema de freio pneumático, composto por carcaça em alumínio e componentes internos em plástico, borracha e aço, possui 3 válvulas magnéticas para atuação na modulação dos freios e ativação da função ESP, tensão de operação de 24 V, pressão máxima de trabalho de 13 bar, dimensões aproximadas de 166,8 mm de altura x  207,7 mm de largura x 124,4 de comprimento e peso inferior a 2,7 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
028 Módulo eletrônico para gerenciamento do sistema múltiplo do controle de estabilidade (dynamics stability control) e tipo EBC460, por meio de software dedicado, utilizando a rede CAN para se comunicar com o demais sistema dos veículos automotores; dimensões máximas aproximadas de 131,90 mm x 118,35 mm x 122,73 mm.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
029 Módulo eletrônico de controle do sistema pneumático de freios EBS (Eletronic Brake System), dimensões de 178,7 mm x 134 mm x 37 mm, com tolerância de 2 mm, peso máximo de até 0,410 kg, tensão nominal de 24 V, placa de circuito impresso, invólucro em alumínio, 4 conexões com no máximo 60 pinos, conexão com rede CAN do veículo, utilizado em caminhões, chassi de ônibus e ônibus
Ver observação (5) abaixo.
2,00
030 Unidade controladora (ECU); contendo plástico, alumínio e cobre; com pressão de trabalho 8,5 bar, máxima pressão 12,5 bar, voltagem do sistema de 12 V ou 24 V, temperatura de trabalho -40 graus Celsius até 80 graus Celsius, dimensões de até 215,2 mm x 285,5 mm x 250 mm, peso aproximado 0,5 kg; usado na fabricação de sistema eletrônico inteligente de freio; com função de realizar o controle eletropneumático do manifold fixado na parte inferior do módulo para garantir que todas as pressões/funções cheguem aos seus pórticos de forma correta; com aplicação em caminhões.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
031 Unidade de controle eletrônica dos freios eletromecânicos (EBS-3) para aplicação em veículos comerciais pesados e semipesados, composta de carcaça com 5 conectores com um total de 60 pinos, com dimensões máximas de 179,2 x 45 x 137 mm, peso máximo de 480 g, tensão DC entre 20 e 32 V, temperatura de aplicação entre -40 e 80 graus Celsius, tipo de proteção IP 30 (conforme IEC 529).
Ver observação (5) abaixo.
2,00
032 Unidade controladora eletrônica (ECU EBS); contendo prisioneiro e carcaça em aço, tampas plásticas e conectores em alumínio; com pressão de operação máxima de 10,5 bar, pressão permissível de 12,5 bar, temperatura de operação de -40 graus Celsius até +65 graus Celsius, temperatura máxima de +110 graus Celsius por 1 hora, peso aproximado de 5,7 kg, voltagem nominal de 9 a 32 V (bivolts); para fabricação de sistema de frenagem eletrônico; com função de realizar intervenções no sistema por meio de pressões enviadas para a câmara de freio; com aplicação em caminhões.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
033 Unidade hidráulica de controle do freio, com função de controle automático, com câmaras acumuladoras de 8 cm3 para circuito duplo independente e motor de retroalimentação com potência de 112 W, usada em veículos comerciais equipados com freio hidráulico e capacidade de carga 3,5 a 6 ton.
Ver observação (5) abaixo.
2,00

Observações:

==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.

==> Na TEC está NCM está identificada com a sigla BIT, a qual identifica as mercadorias definidas como Bens de Informática e Telecomunicações.

(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.

(12) Essa NCM consta do Anexo III da Resolução GECEX nº 272/2021, alterada pela Resolução GECEX nº 310/2022, que reduz a zero a alíquota do Imposto de Importação de produtos do setor aeronáutico. Verifique a legislação para saber se o seu produto está beneficiado!

Mais informações da NCM do 9032.89.21

Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 9032.89.21, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).

Área Informação
NF-e uTrib: UN (Unidade)
PIS e Cofins Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015).

Buscar NCM ou mercadoria no Portal:

Para consultar outro código NCM ou mercadoria (produto), ou ainda verificar a alíquota do IPI e do Imposto de Importação (II) que o mesmo está sujeito, faça uma consulta em nosso banco de dados de NCM, é gratuito! Para tanto, basta informar o número da NCM ou a descrição do produto e clicar no botão "Buscar".

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.