Item 8414.90.3 da NCM

De compressores

Responsável: Ministério da Fazenda

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Seção: XVI MÁQUINAS E APARELHOS, MATERIAL ELÉTRICO, E SUAS PARTES; APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE SOM, APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E DE SOM EM TELEVISÃO, E SUAS PARTES E ACESSÓRIOS
Capítulo: 84 Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes.
Posição: 8414 Bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes (exaustores) para extração ou reciclagem, com ventilador incorporado, mesmo filtrantes; cabinas (câmaras) de segurança biológica estanques aos gases, mesmo filtrantes.
Subposição: 8414.9 - Partes
Item: 8414.90.3 De compressores
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NCM's que compõem esse item:

Os itens são subdivididos nos códigos Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM's) propriamente ditos, os quais possuem suas respectivas alíquotas de IPI e de Imposto de Importação (II). Abaixo, listamos todos as NCM's que compõe o item 8414.90.3 da Classificação fiscal (NCM):

Item Descrição do item
8414.90.31 Pistões ou êmbolos
8414.90.31 Pistão de duas cabeças revestido de teflon com tolerância máxima de 8 mícrons em seu diâmetro, utilizado em compressores de ar condicionado automotivo.
8414.90.31 Pistão da embreagem, utilizado em compressores de ar bicilíndricos para veículos comerciais, fabricado em aço envolto com uma gaxeta de borracha, possui dimensões máximas de 117,65 mm de diâmetro externo e 54 mm de diâmetro interno, com altura de 14,5 mm e peso de 0,290 kg, tem como função acionar o conjunto da embreagem por meio de um sinal pneumático recebido da unidade de tratamento de ar, que por meio de uma mola empurra o pistão acionando o sistema da embreagem; apresenta características dimensionais significativas na interface com o sistema da embreagem.
8414.90.32 Anéis de segmento
8414.90.32 Anéis de segmento
8414.90.33 Blocos de cilindros, cabeçotes e cárteres
8414.90.33 Blocos do compressor tipo pistão, para compressão de vapor de gases naturais em sistemas frigoríficos como dióxido de carbono, propano, isobutano, entre outros, dotados de 2, 4 ou 6 cilindros, com pressão de trabalho de até 32barg e pressão máxima de até 70barg antes da ruptura, diâmetro de 38 a 82mm, projetados para suportar rotação máxima de até 2.050rpm e potência máxima de até 61,60kW, fabricados em ferro com estrutura metalográfica de grãos 100% perlítica.
8414.90.33 Blocos do compressor tipo pistão, para compressão de vapor de gases sintéticos em sistemas frigoríficos como R134A, R404A, R507A, R407C, entre outros, dotados de 2, 4 ou 6 cilindros, com pressão de trabalho de até 28 barg e pressão máxima de até 70 barg antes da ruptura, diâmetro de 55 a 70mm, projetados para suportar rotação máxima de até 3.500rpm e potência máxima de até 50kW, fabricados em liga de alumínio EN1706 AC-AlSi9MgKT6.
8414.90.33 Tampas de fechamento inferior em formato octogonal para base de blocos compressores tipo pistão para compressão de vapor de gases sintéticos como R134a, R404A, entre outros, utilizados em sistemas frigoríficos, dotadas de ranhuras internas para ampliação de resistência mecânica, orifícios para instalação de filtro de óleo e bujão de óleo, com elemento magnético para retenção de partículas sólidas contidas no óleo, com pressão de trabalho de até 28barg e pressão máxima de até 70barg antes da ruptura, projetadas para suportar variações de pressão, temperatura e rotação máxima de até 3.500rpm e potência máxima de até 50kW, fabricadas em liga de alumínio especial EN1706 AC-AlSiMgKT6.
8414.90.33 Cabeçote traseiro (tampa traseira) para compressores com deslocamento volumétrico de 300 cm3 por revolução, para sistemas de ar condicionado destinados a veículos de transporte de passageiro - ônibus e micro-ônibus - do tipo pistão de dupla ação dotado de um total de 10 cilindros com deslocamento volumétrico de 300 cm3/rev, produzido em liga de Alumínio eutética por injeção sob pressão e usinada com precisão de 20 ?m, possui comprimento total de 31 mm e diâmetro aproximado de 142 mm na face de junção, sua região central possui uma bomba hidráulica tipo engrenagem com diâmetro de 17 mm com 7 dentes de precisão, sua massa total é de aproximadamente 600 g.
8414.90.33 Bloco de cilindros para compressores com deslocamento volumétrico de 300 cm3 por revolução, para sistemas de ar condicionado destinados a veículos de transporte de passageiros - ônibus e micro-ônibus - do tipo pistão de dupla ação dotado de um total de 10 cilindros com diâmetro de 36 mm, produzido em liga de alumínio eutética por injeção sob pressão e usinada com precisão de 5 u.m, possui comprimento total de 131,4 mm e diâmetro aproximado de 141 mm na face de junção, sua massa é de aproximadamente 2740 g.
8414.90.33 Cabeçote frontal (tampa frontal) para compressores com deslocamento volumétrico de 300 cm3 por revolução, para sistemas de ar condicionado destinados a veículos de transporte de passageiro - ônibus e micro-ônibus - do tipo pistão de dupla ação dotado de um total de 10 cilindros com deslocamento volumétrico de 300 cm3/rev, produzido em liga de Alumínio eutética por injeção sob pressão e usinado com precisão de 16 u.m, possui comprimento total aproximado de 76 mm, seu corpo é caracterizado por uma região com diâmetro de 45 mm, uma segunda com 86 mm e uma última com diâmetro na face de junção de aproximado de 142 mm, sua massa total é de aproximadamente 660 g.
8414.90.33 Bloco do compressor fabricado em ferro fundido, utilizado em compressores de ar bicilíndricos para sistemas de freio de veículos comerciais, tem como principais funções alojar os componentes e realizar a fixação do compressor no motor; dimensões máximas de aproximadamente 250 mm de altura, 230 mm de comprimento e 145 mm de largura e peso aproximado de 10,2 kg.
8414.90.33 Bloco do compressor fabricado em ferro fundido, utilizado em compressores de ar monocilíndricos para sistemas de freio de veículos comerciais, tem como principais funções alojar os componentes e realizar a fixação do compressor no motor; dimensões máximas de aproximadamente 200 mm de altura, 140 mm de comprimento e 140 mm de largura e peso aproximado de 5,5 kg.
8414.90.33 Cabeçote utilizado em compressores de ar para sistemas de freio de veículos comerciais, tem como função realizar a admissão e posterior exaustão do ar comprimido, e permitir a refrigeração do compressor por meio da circulação do líquido refrigerante pelas câmaras de refrigeração; fabricado em alumínio, possui dimensões máximas entre 110 mm e 120 mm de largura, comprimento aproximado de 130 mm e altura de 42 mm, com peso aproximado de 1 kg.
8414.90.33 Cabeçote utilizado em compressores de ar para sistemas de freio de veículos comerciais, tem como função permitir a refrigeração do compressor, fabricado em alumínio; dimensões aproximadas de 130 mm de largura, 250 mm de comprimento e 46 mm de altura e peso aproximado de 2 kg.
8414.90.33 Bloco do compressor fabricado em ferro fundido, utilizado em compressores de ar bicilíndricos para sistemas de freio de veículos comerciais, tem como principais funções alojar os componentes e realizar a fixação do compressor no motor; dimensões máximas de aproximadamente 235 mm de altura, 270 mm de comprimento e 155 mm de largura e peso entre 14 e 15 kg.
8414.90.33 Cabeçote; contendo alumínio; com dimensões máximas de aproximadamente 263 mm de largura,132 mm de comprimento e 57 mm de altura, peso aproximado de 2 kg, com tolerância de até 3 centésimos na região dos pistões, resiste a pressões de até 13 bar e garante estanqueidade a uma pressão de 9 bar nas câmaras de refrigeração; para fabricação de compressor de ar; com função de realizar a admissão do ar e posterior exaustão do ar comprimido e permitir a refrigeração do compressor através da circulação do líquido refrigerante pelas câmaras de refrigeração; com aplicação em caminhões, ônibus.
8414.90.34 Válvulas
8414.90.34 Válvulas projetadas para compressores de ar ou gás, de alta resistência, desenvolvidas com proteção especial da mola, fabricadas em aço e reforçada com fibra de carbono para operar em compressores de velocidades até 1.200rpm e temperaturas de operação de até 210 graus célsius, pressão máxima de 200bar e pressão diferencial máxima de 100bar, tamanho entre 48 a 314mm, com ou sem sistema elétrico acoplado.
8414.90.34 Conjunto de válvula e braço composto de subcomponentes feitos em ligas especiais com resistência a altas temperaturas de até 950 graus Celsius e alta dureza de até 450HBW, possui resistência ao desgaste em ciclos severos em termos de temperatura e frequência de funcionamento, utilizado para controlar a passagem de gases de escape pela carcaça da turbina sob controle do atuador do turbo alimentador de ar para motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.34 Válvula separadora de óleo, utilizada na montagem do eixo para compressores do sistema de ar condicionado de veículos automotor, é responsável pelo controle da quantidade de óleo do compressor arrastado pelo gás refrigerante que circula pelo sistema de ar condicionado, composta por 3 partes: contrapeso, fabricado em aço médio carbono, possui um comprimento total de aproximado de 12,5mm e seu corpo é formado por duas regiões, uma com diâmetro de 7mm e na outra de 2mm com rugosidade superficial Rz8; mola, fabricada em aço inoxidável com comprimento no estado livre 6,15mm e constante elástica de 0,269N/m; e selo da válvula, fabricado em alumínio hipoeutético em formato similar a uma flange, sua base possui um diâmetro de 8,2 mm e espessura de 0,5mm, a qual se reduz formando o corpo com diâmetro externo de 3mm e interno de 2mm com rugosidade Rz8.
8414.90.34 Válvula unidirecional mecânica, com corpo fabricado em PA46-GF40, diâmetro externo máximo de 100mm, peso de 0,05 a 0,1kg, mola helicoidal fabricada em EN-10270 de frequência de 183 Hz, força de 0,9 N, para controlar o fluxo de ar, utilizada em turboalimentadores de ar de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.34 Placa  de válvulas de lamelas utilizada em compressores de ar de veículos comerciais com a função de permitir o fluxo de entrada de ar com pressão atmosférica na fase de admissão; permitir o fluxo de ar pressurizado ao sistema na fase de compressão e, realizar a troca de calor com líquido de arrefecimento na galeria usinada internamente, estanque à pressão de 5 bar; possui dimensões externas de 244 mm x 130 mm x 14,3 mm, formada por lamelas de aço inoxidável de liga especial e quatro camadas de placas de aço com baixo teor de carbono unidas por processo de brasagem.
8414.90.34 Válvula de recirculação do compressor para abertura e fechamento de fluxo de ar comprimido, através de acionamento elétrico sob tensão nominal de 12 V a 13,5 V, operando em temperatura ambiente de -40 Graus Celsius até uma temperatura igual ou maior a 150 Graus Celsius, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.34 Conjunto Válvula formado por 4 peças, sendo braço fundido em aço (HK-30), válvula fundida em aço (HK-30), arruela em aço (X8CrNi25-21) e mola-prato em aço (NiCo20Cr20Mo5Ti2Al), utilizada na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.34 Placa de válvulas de lamelas utilizada em compressores de ar monocilíndricos de veículos comerciais; é formada por uma lamela de aço inoxidável de liga especial e placa de aço com baixo teor de carbono, estampada e usinada; possui dimensões externas entre 114,3 mm de largura x 114,3 mm de altura x 21,25 mm de espessura e peso aproximado de 0,537 kg.
8414.90.34 Placa retentora de descarga com fixação rígida de baixa amplitude,  em aço rolado a frio (ABNT NBR 5007/1982) dureza entre 550 MPa a 690 MPa, tensão de cisalhamento (ABNT NBR 5007/1982), densidade 7,8 g/cm3, peça em formato geométrico de estrela com 6 palhetas, acabamento das extremidades com raio 0,1 mm ao longo da extremidade, peça  desmagnetizada com permissibilidade magnética máxima de 2 Gauss, livre de corrosão, concavidade no diâmetro primitivo de 22 mm (+ - 0,01 mm),  marcação em baixo relevo para orientação da montagem,  palhetas da válvula se movimentam ciclicamente, material resistente aos impactos da palheta, aplicada em compressores de ar-condicionado de deslocamento variável da linha leve.
8414.90.34 Placa de válvulas; contendo lamelas de aço inoxidável de liga especial, pontes de aço carbono, parafusos e porcas de aço carbono e corpo principal de ferro fundido ; com dimensões externas aproximadas de 250 mm x 131 mm, espessura de 31 mm e peso total de aproximadamente 3 kg; para fabricação de compressores de ar; com função de reter o fluxo de ar comprimido para a atmosfera e permitir a passagem de ar comprimido para o sistema do veículo; com aplicação em caminhões, ônibus.
8414.90.34 Válvula de ventilação do canister (CVS); contendo corpo em plástico (PA66), anel de vedação em borracha, mola e disco de vedação em aço inoxidável, bobina e conector elétricos; com fluxo de vazão de 70 l/min, voltagem entre 9,8 V e 16 V, temperatura de trabalho de -40 graus Celsius a 90 graus Celsius, diâmetro de 23,7 mm, comprimento de 88,6 mm, peso de 60 g; para fabricação de reservatório de vapores automotivo (canister); com função de diagnosticar vazamento de vapor de combustível proveniente do canister; com aplicação em automóveis.
8414.90.34 Placa de válvulas formada por: 01 válvula lâmina de aço especial 7C27Mo2 com camada de VMQ (elastômero), 02 válvulas de sucção com lâminas de aço especial 7C27Mo2 e 03 camadas de placas de aço baixo carbono, com pressão de trabalho de até 12,5 bar, temperatura de aplicação de -40 a 80 graus Celsius e dimensões externas de 141 mm x 134 mm x 29,5 mm (com tolerâncias de + - 5mm), utilizada em compressores de ar de veículos comerciais (caminhões e ônibus) com função de permitir o fluxo de ar e realizar a troca de calor do cabeçote.
8414.90.39 Outras
8414.90.39 Rotores turbo-fan para bombeamento de ar através de sucção central e descarga em fluxo radial, disposto em pás aerodinâmicas com torção tridimensional, conformado através de injeção de precisão das partes (rotor-turbo + anel flange) e unidos através do processo de solda a laser, executada em atmosfera classificada com controle de partículas em suspensão, controle de humidade e controle de temperatura, para uso em unidades evaporadoras (indoor unit) de sistemas de ar condicionado com expansão direta de alta eficiência.
8414.90.39 Carcaças para compressor de grande porte de fluxo axial para altos fornos, fabricadas em aço forjado, contendo sistema com 614 palhetas em aço inox JIS SUS403 aerodinâmicas móveis de ângulo variável, dispostas em 12 estágios, que permitam controle da vazão de ar de até 6.400Nm³/h, à pressão de 4,2kgf/cm², com taxa de compressão de 5,2.
8414.90.39 Rotores para compressor de grande porte de fluxo axial para altos fornos, fabricado em Aço NiCrMo forjado, composto por eixo, acoplamentos e 638 palhetas em aço inox JIS SUS403 aerodinâmicas, dispostas em 12 estágios, que gira a 3.757rpm, permitindo fornecimento de ar soprado a uma vazão de até 6.400Nm³/h, à pressão de 4,2kgf/cm² com taxa de compressão de 5,2.
8414.90.39 Rotores dotados de eixo principal e 5 impelidores, para compressão de propeno, para uso exclusivo em compressor centrífugo com vazão nominal de 59.118nm³/h, pressão de sucção nominal de 1,599bara e pressão de descarga nominal de 17,535bara.
8414.90.39 Rotores do ventilador recompressão mecânica de vapor, fundido e soldado em aço inox duplex, com diâmetro 2.020mm, ventilador com vazão nominal 100,4m³/s, pressão de sucção de 200mbar, contrapressão de 269mbar, com rotação de 2.788rpm.
8414.90.39 Placas (corpos) dotadas de orifícios de sucção e descarga para melhor otimização de processos de compressão de vapor de gases R134a e R404A, estruturadas para adequação aos cilindros do bloco compressor utilizado em sistemas frigoríficos, com pressão de trabalho de até 28barg, projetadas para suportar rotação máxima de até 3.500rpm e potência máxima de até 50,00kW, com estrutura para redução de perdas do fluxo de massa do refrigerante na fase vapor através dos orifícios de sucção e diminuição do efeito de pulsação oriundos da compressão nos orifícios de descarga, com corpo principal em aço carbono e palhetas em aço inoxidável finamente polido.
8414.90.39 Acumuladores para compressor de refrigeração tipo rotativo, confeccionado em 2 corpos soldados (ou em corpo único extrudado) de aço SAE/AISI 1005-1010, montados com carcaça tubular de aço, suporte para solda, filtro interno, tubo de aço e tubo de cobre.
8414.90.39 “Rollers” usinado, feito em ferro cinzento (ASTM A48 Classe 40 S), próprio para motocompressores herméticos, com têmpera de dureza entre 45 e 55HRc, proteção contra oxidação, com tolerância de cilindricidade nominal de 0,0025mm e de circularidade nominal de 0,076mm e acabamento superficial entre 8 e 125 micrometros, com variação máxima de altura de 0,0015mm quando submetido a altas temperaturas.
8414.90.39 Palhetas metálicas (vane), feita de aço liga contendo tungstênio, molibdénio, vanádio, cromo, própria para compressor rotativo de sistemas de refrigeração, usinada com forma de uma lâmina retangular, com dois entalhes trapezoidais, com dureza direta categoria 2 entre 60Rc e 65Rc, com densidade entre 8 e 8,2(g/cc) e tolerância de perpendicularidade entre 0,003 e 0,009mm.
8414.90.39 Rotor da turbina fundido à vácuo através do processo de cera perdida, com tratamento de adensamento (processo "hipping"), utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Rotor do compressor fresado a partir de um "blank" de titânio forjado utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Conjunto regulador do fluxo dos gases de escapamento que controlam a abertura e o fechamento das aletas do sistema de geometria variável dos turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Rotor do compressor, fundido à vácuo, com tratamento de adensamento - processo "hipping", utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Eixo usinado e retificado, com diâmetro de 3 a 10mm, em liga de alto cromo 42CrMo4 QT1, cilindricidade de 3 micras, batimento de 5 micras e comprimento máximo de até 200 mm, para fabricação de turboalimentadores automotivos.
8414.90.39 Carcaça da turbina integrada ao coletor de escape dos gases de escapamento, construída em material HiSiMo, SiMo Vermicular, Ni- Resist ou Inox resistentes a temperaturas de pico superiores a 700 graus Celsius, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar para motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Conjunto haste de ajuste construído em aço inoxidável com tratamento superficial especial para regulagem precisa, acoplamento e transmissão de movimento através de sistema de rótula ou pino do atuador eletrônico para o mecanismo de acionamento de aletas móveis reguladoras do fluxo dos gases de escapamento na carcaça de turbina, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Placa inclinada em alumínio alto silício, forjado a quente, tratado termicamente, usinado com grau de precisão mecânica de 10 mícron e com tratamento de tribologia (com estanho + molibdênio e anodizado + molibdênio), suportando temperaturas entre -40 graus Celsius e 150 graus Celsius e rotação de até 11.000rpm.
8414.90.39 Sapata em aço liga (C: 1,05%; Si: 0,25%; Cr: 1,45%) com geometria de meia esfera, com diâmetros de 13,494mm e 14,288mm, tratado termicamente, com precisão mecânica de 5 mícrons para mais e para menos, rugosidade superficial menor ou igual 0,8 mícrons Rz, com complexa geometria de concordâncias entre face plana e face esférica.
8414.90.39 Atuador com comando eletrônico construído com sensor indutivo de posição, temperatura de trabalho de -40 graus Celsius a 160 graus Celsius, tensão de alimentação de 9 V a 24 V, utilizado no sistema de controle de válvulas de alívio de pressão dos turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Carcaça da turbina fundida em X40CrNiSiNb2520 ou XNiSiCr 29-3-2 resistente a temperaturas de até 1050graus Celsius, com ou sem válvulas de alívio soldadas, bucha prensada e suporte da haste do atuador fixada através de parafusos torqueados eletronicamente, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar para motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Atuador Eletrônico para uso exclusivo no sistema de controle de válvula de alívio de pressão ou do conjunto regulador que controla a abertura e fechamento das aletas do sistema de geometria variável utilizado em turbocompressores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna dos veículos automotivos e comandada pela unidade de controle eletrônico do veículo.
8414.90.39 Rotor do compressor sem furo passante, fresado a partir de um "blank" de alumínio forjado e balanceado, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Carcaça de Turbina em Ferro fundido dúctil ferrítico EN-GJSFX300SiMoCr5- 1-1-H ou EN-GJSF-X320SiMo5-1-H, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Rotor de Turbina fundido a vácuo em INCO 713C, com face traseira usinada, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Placa inclinada em alumínio com alto teor de silício (16% a 18%), forjado a quente, tratado termicamente, usinado com grau de precisão mecânica de 10 mícron e com tratamento superficial tribológico à base de estanho, possui diâmetro externo de 64,8mm e espessura da área inclinada de 9,72mm, possui incrustado na face do diâmetro externo, elemento magnetizado à base de ferrite que atua como sensor de movimento do compressor.
8414.90.39 Rotor do compressor fundido em liga de alumínio 354 com tratamento térmico T6, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Placa de válvula em forma de disco com diâmetro de 112mm para compressores do sistema de ar condicionado de veículos automotores, fabricada em aço baixo carbono por meio do processo de estampagem e subsequente processo de usinagem em máquina com duplo rebolo paralelo de brunimento de superfície de forma a assegurar sua espessura final de 2,2mm e rugosidade de Rz 3,2 sendo que na sua região mais interna possui 6 furos de diâmetro de 10,4mm e concêntrico a eles existem olhais em baixo relevo com profundidade de 0,1 mm formados por um diâmetro externo de 14,5mm e interno de 12,2mm sobre os quais são posicionados as palhetas da válvula de descarga; na sua região mais externa possui 6 oblongos com largura de 5,9mm e distância entre centros de 11mm; na superfície o componente possui 6 geometrias de formato complexo que são geradas através de processo de puncionamento, ficando essa região com aparência de recartilho.
8414.90.39 Rotor de turbina fundido a vácuo em GMR 235 ou INCO 713C, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Carcaça central com prato do compressor integrado em ferro fundido perlítico lamelar, sendo mínimo 95% perlítico, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Anel de vedação em forma de "U", feito em Inconel 718, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Retentor mecânico de duplo lábios (interno em PTFE e externo em borracha) com estrutura em aço baixo carbono, revestido com borracha especial vulcanizada, compatível com gás refrigerante R-134a e óleo PAG, projetado para garantir excelente grau de vedação no eixo e a na carcaça do compressor em condições severas de uso (temperatura de operação entre -40 Graus Celsius a 150 Graus Celsius e rotação do compressor de 11.000 rpm), possui diâmetro interno de 14,1 mm (PTFE) e 16,7 mm (borracha), diâmetro externo de 34,9 mm e largura de 14,3 mm, sua massa total é de aproximadamente 20 g.
8414.90.39 Bocal cônico em aço baixo carbono e com deposição de PTFE na sua região interna, utilizado em compressores do sistema de ar condicionado veicular automotivo.
8414.90.39 Placa inclinada em alumínio, forjado a quente, tratado termicamente, usinada e com tratamento tribológico de estanho para aplicação exclusiva em compressores do sistema de ar-condicionado automotivo.
8414.90.39 Retentor mecânico com duplo lábios (lábio menor em PTFE e maior em borracha) com alma e suporte em aço baixo carbono, revestido interna e externamente com borracha especial vulcanizada, totalmente compatível com o gás refrigerante R-134a e óleo PAG garantindo excelente grau de vedação no eixo e a na carcaça do compressor mesmo em condições severas de uso (temperatura de -40 graus Celsius à 150 graus Celsius e rotação do compressor de 11.000 rpm). Diâmetro interno entre 11,2mm e 11,3mm, diâmetro externo entre 26mm e 30mm e largura entre 10,9mm e 14mm.
8414.90.39 Rotor de turbina fundido à vácuo através do processo de cera perdida, posteriormente usinado e soldado (por fricção ou feixe de elétrons) a um eixo forjado e usinado ou usinado a partir de barra, com acabamento superficial de Ra 0,3, utilizado no conjunto rotativo de turboalimentadores de ar, acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Eixo (vazado) em aço médio carbono (C: 0,55%; Si: 0,25%; Mn: 0,75%), tratado termicamente, com diâmetro escalonado de 13,5mm até 18mm, com revestimento PTFE antiaderente com camada maior ou igual 20 mícrons, com grau de precisão menor ou igual 8 mícrons. Atende a condições de uso (temperatura de -40 graus Celsius a 203 graus Celsius e rotação do Compressor de 11.000 rpm.
8414.90.39 Eixo em aço médio carbono (C: 0,55%; Si: 0,25%; Mn: 0,75%), tratado termicamente, com diâmetro escalonado de 13,5mm até 18mm, com revestimento PTFE antiaderente com camada maior ou igual 20 mícrons, com grau de precisão menor ou igual 8 mícrons. Atende a condições de uso (temperatura de - 40 graus Celsius a 203 graus Celsius e rotação do Compressor de 11.000 rpm.
8414.90.39 Rotor de turbina fundido à vácuo em MAR246, através do processo de cera perdida, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Placa de pressão usada no cabeçote do compressor de ar para veículos comerciais, composta por lâminas brasadas com material de acordo com HN150-02 (11SMn30, SS400, 45#), válvulas de abertura e fechamento de aço especial (X38CrMo13 1 "HiFlex") e lamelas de aço especial, para pressão de operação máxima de até 16 bar, especificada para deslocamento volumétrico de até 490cm³ e temperatura de trabalho de até 350 Graus Celsius.
8414.90.39 Rotor do Compressor fundido em liga de alumínio 355 com tratamento térmico T6 ou T61, utilizado na montagem de turbo alimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Sapata em aço liga (C: 1,05%; Mn: 0,45%; Si: 0,35%; Cr: 1,60%), com 13 classes dimensionais, variando entre 11,972mm à 12,056mm de diâmetro, com tolerância de 3 mícrons entre as classes, tratada termicamente, com rugosidade superficial menor ou igual a 0,2 mícrons Rz, com complexa geometria de meia esfera de concordância entre face plana e face esférica, aplicada em compressor variável de ar-condicionado automotivo.
8414.90.39 Placa de válvulas de lamelas utilizada em compressores de ar bi-cilíndricos de veículos comerciais, possui dimensões externas de 250 mm x 151 mm, espessura de 29 mm e peso total inferior a 2 kg, formada por duas lamelas de aço inoxidável de liga especial de alta resistência mecânica e resistência às pressões de trabalho de 12,5 bar, corpo em liga de alumínio injetado sob pressão que garante estanqueidade à pressão de 5 bar.
8414.90.39 Lâmina de admissão de aço especial 7C27Mo2, usada no cabeçote de compressor de veículos comerciais, composta de lâmina de aço inoxidável e selante a base de borracha siliconada FSD, com temperatura de aplicação de -60 graus Celsius a 200 graus Celsius e pressão de operação máxima de até 16bar.
8414.90.39 Placa de pressão usada no cabeçote do compressor de ar para veículos comerciais, composta por três lâminas móveis de aço inoxidável, constituída de ligas de aço especial com porcentagem máxima de enxofre 0,015% e porcentagem máxima de fósforo 0,025%. A temperatura de aplicação é de - 60 graus Celsius a 200 graus Celsius com propriedades mecânicas de acordo com as qualificações da ISO 4960.
8414.90.39 Carcaça do Compressor fundida e usinada em liga de alumínio A206.0 T7 com tratamento térmico aplicado para aumentar a resistência à fadiga térmica a temperaturas de até 280 graus Celsius, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar para motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Carcaça da turbina fundida em liga de ferro (DIN EN-GJSA-XNiCrSi29-3-2) resistente a temperaturas de 900 Graus Celsius ou liga de ferro (DIN EN-GJSA-XNiSiCr35-5-2) resistente a temperaturas de 950 Graus Celsius, com ou sem válvulas de alívio soldadas, bucha prensada e suporte da haste do atuador fixada através de parafusos torqueados eletronicamente, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar para motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Carcaça central com prato do compressor integrado em ferro fundido perlítico lamelar, sendo no máximo 90% perlítico, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Carcaça de turbina em ferro fundido dúctil ferrítico com no mínimo 90% de ferrita, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Rotor do compressor forjado ou extrudado e usinado em liga de alumínio, através de processo de forjamento do blank ou extrusão em barra, posterior usinagem em 5 eixos, processo de jateamento controlado “shot peening”, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar para motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Conjunto flange para vedação, com diâmetro externo máximo de 55 mm, peso de 0,015 a 0,06 kg, composto de colar fabricado em ETG100, com tolerância de espessura de canais de até 0,03 mm, batimento de 0,007 mm e paralelismo de 0,005 mm e anel pistão fabricado em HS6-5-2-5, com paralelismo de 0,005 mm, perpendicularidade de 0,005 mm e rugosidade de Rz 4, aplicado no conjunto central de turboalimentadores de ar de motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Eixo usinado e retificado, com diâmetro de 3 a 10 mm, em liga de alto cromo (DIN X45CrSi9-3+QT1), cilindricidade de 3 micras, batimento de 5 micras, comprimento máximo de até 300 mm, peso de 0,01 a 0,3 kg, para fabricação de turboalimentadores automotivos.
8414.90.39 Haste para conexão exclusiva entre atuador eletrônico e sistema que controla a abertura e fechamento das aletas do sistema de geometria variável ou da válvula de alívio de pressão utilizado em turbocompressores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna dos veículos automotivos.
8414.90.39 Conjunto eixo rotor, composto de rotor de turbina fundido e usinado, fabricado em (INCO 713C ou INCO 713LC ou GMR ou MAR246 ou MAR247) e eixo retificado com tolerância de até 0,003 mm de cilindricidade, fabricado em 42CrMo4, unidos por solda por feixe de elétrons ou fricção, aplicado em turboalimentadores de ar de motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Rotor para bomba de vácuo, fabricado de aço temperado e revenido (42CrMo4) resistente a óleo lubrificante, com resistência mecânica para operar na faixa de temperatura de -40 Graus Celsius a 200 Graus Celsius, 50 dentes, com módulo normal de 1,75mm, módulo circunferência de 1.862mm e precisão DIN 3962 7, utilizado em veículos automotivos.
8414.90.39 Sapata com geometria de meia esfera, fabricada em liga de alumínio, com diâmetro de 15,875 mm, com precisão mecânica de 5 micrômetros e rugosidade superficial menor ou igual a Rz 0,8, possui revestimento superficial tribológico especial, sendo aplicada na fabricação de compressores do sistema de ar condicionado automotivo.
8414.90.39 Placa de válvula em forma de disco com diâmetro de 102 mm para compressores do sistema de ar condicionado de veículos automotores, fabricada em aço baixo carbono por meio do processo de estampagem e subsequente processo de usinagem em máquina com duplo rebolo paralelo de brunimento de superfície de forma a assegurar sua espessura final de 2,2mm e rugosidade de Rz 3,2, na sua região mais externa possui 5 furos de diâmetro de 9mm e concêntrico a eles existem olhais em baixo relevo com profundidade de 0,1mm formados por um diâmetro externo e interno de 14,2mm e 10,8mm, sobre esses são posicionados as palhetas da válvula de descarga, possui na face oposta, na região mais interna, 5 furos com diâmetro de 9,8mm e olhais concêntricos com diâmetro de 17,2mm de baixo relevo de profundidade 0,1mm, como guia para montagem, possui 2 furos com diâmetro de 4mm, possuindo uma tolerância de posição de 0,06.
8414.90.39 Placa de válvula em forma de disco com diâmetro de 113mm para compressores do sistema de ar condicionado de veículos automotores, fabricada em aço baixo carbono por meio do processo de estampagem e subsequente processo de usinagem em máquina com duplo rebolo paralelo de brunimento de superfície de forma a assegurar sua espessura final de 2,2mm e rugosidade de Rz 3,2, na sua região mais externa possui 6 furos de diâmetro de 8mm e concêntrico a eles existem olhais em baixo relevo com profundidade de 0,1mm formados por um diâmetro externo e interno de 12,8mm e 9,3mm, sobre esses são posicionadas as palhetas da válvula de descarga, possui na face oposta, na região mais interna, 6 geometrias triangulares com comprimento de base 12,9mm e altura de 8mm, todas arredondadas com raio de 4mm, ao redor das geometrias triangulares se encontram 6 geometrias circulares geradas através de processo de puncionamento, ficando essa região com aparência de recartilho, como guia para montagem, possui 2 furos com diâmetro de 4mm, possuindo uma tolerância de posição de 0,06.
8414.90.39 Placa de válvulas de lamelas utilizada em compressores de ar monocilíndricos de veículos comerciais, cujas funções são: na fase de admissão, permitir o fluxo de entrada de ar com  pressão atmosférica e na fase de compressão, permitir o fluxo de ar pressurizado ao sistema; e realizar a troca de calor com líquido de arrefecimento na galeria usinada internamente; possui dimensões externas entre 130 mm até 133 mm e espessura de 13 mm,  é formada por lamelas de aço inoxidável de liga especial e quatro camadas de placas de aço com baixo teor de carbono unidas por processo de brasagem.
8414.90.39 Eixo usinado e retificado, com diâmetro de 3 a 20 mm, em liga de aço (DIN 42CrMo4), cilindricidade de até 3 micras, batimento de até 5 micras, comprimento máximo de até 300 mm, com peso de 0,01 a 0,3 kg, para fabricação de turboalimentadores automotivos.
8414.90.39 Eixo usinado e super acabado, com rugosidade superficial máxima de 0,8 Rz, com placa inclinada em alumínio alto silício (16 % a 18 %), forjada a quente e tratada termicamente, usinada com grau de precisão mecânica de 10 mícron e com tratamento superficial tribológico a base de estanho, possui diâmetro externo aproximado de 86 mm, espessura da área inclinada de aproximadamente 14 mm e comprimento total de aproximadamente 230 mm, sua massa total é de aproximadamente 710 g.
8414.90.39 Disco de acoplamento em aço (A1008/A108M) de Grade 50 e classe de Dureza 74 HRB min estampado a frio a partir do processo de (corte fino de alta precisão) conforme a norma DIN 5480, espessura de 2,05 mm (+/-0.05 mm) e variação de espessura máxima de 25 [m] (mícron), diâmetro externo de 113 mm, com 21 ressaltos circulares estampados de diâmetro 12 - 14 mm e altura máxima de 1,8 mm com rugosidade de 0,6 Ra.
8414.90.39 Disco de acoplamento em aço (A1008/A108M) de Grade 50 e classe de dureza (74 HRB min) estampada a frio a partir do processo de (corte fino de alta precisão) conforme a norma DIN 5480, espessura de 2,25 mm (+/-0.05 mm) e variação de espessura máxima de 25 [m] (mícron), diâmetro externo de 105 mm +/- 0.1 mm, com 21 ressaltos circulares estampados de diâmetro 12 - 14 mm e altura máxima de 1,8 mm com rugosidade de 0,6 Ra.
8414.90.39 Placa de válvula em forma de disco com diâmetro de 129,8 mm para compressores do sistema de ar condicionado de veículos automotores, fabricada em aço baixo carbono por meio do processo de estampagem e subsequente processo de usinagem em máquina com duplo rebolo paralelo de brunimento de superfície de forma a assegurar uma espessura final de 3,5 mm e rugosidade de Rz 3,2 em ambas as faces, possui na sua região mais externa 5 furos e concêntrico a eles olhais em baixo relevo e sobre esses são posicionadas as palhetas da válvula de descarga; possui na face oposta, na região mais interna, 5 furos e olhais concêntricos de baixo relevo e sobre esses são posicionadas as palhetas da válvula de sucção, possui 2 furos guias de montagem com diâmetro de 4 mm, com tolerância de posição de 0,06; sua massa total é de aproximadamente 300 g.
8414.90.39 Sapata com geometria de meia esfera, fabricada em liga de aço (Norma JIS SUJ 2), com diâmetro de 17,463 mm, com precisão mecânica de 5 mícron e rugosidade superficial menor ou igual a Ra 0,2, com tratamento térmico temperado e revenido com dureza 700 a 865 HV, aplicada na fabricação de compressores do sistema de ar condicionado automotivo, sua massa total é de aproximadamente 20 g.
8414.90.39 Conjunto eixo rotor de turbina, composto de rotor de turbina fundido e usinado, fabricado em (INCO 713C ou INCO 713LC ou GMR 235 ou MAR-M 246 ou MAR-M 247), com diâmetro entre 32 mm e 89 mm e eixo retificado com tolerância nas regiões de apoio do mancal de até 0,0025 mm de circularidade, fabricado em aço (42CrMo4), soldados por feixe de elétrons ou laser ou fricção e balanceado, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Conjunto pistão para acionamento pneumático de embreagem de múltiplos discos, utilizado em compressores de ar bi-cilíndricos com deslocamento volumétrico de 700 cm3, com função de converter a pressão pneumática em força axial necessária para acoplamento da embreagem; possui diâmetro externo de 118,2 mm, formado por rolamento de esferas, pistão de acionamento de aço, elemento de vedação que passa por processo de vulcanização e disco mola com liga de aço; possui peso de 0,540 kg.
8414.90.39 Flange em alumínio utilizado no do bloco do compressor de ar bi-cilíndrico, com bloco de alumínio, montado em veículos comerciais; tem como funções principais permitir a fixação do bloco no motor do veículo e servir como mancal para o virabrequim que permitirá a transmissão de torque do motor para conjunto pistão-biela do compressor; é composta de corpo de alumínio e rebite de aço em sua estrutura; apresenta dimensões externas de 182mm x 161,3mm x 73,1mm e peso aproximado de 1,23kg.
8414.90.39 Flange em alumínio utilizado no bloco do compressor de ar bi-cilíndrico de veículos comerciais, com as principais funções de permitir a fixação do bloco no motor do veículo, servir como mancal para o virabrequim e suportar o conjunto da embreagem permitindo o desacoplamento do compressor, quando não é necessário gerar ar para o reservatório; é composta de corpo de alumínio, rebites e arruela de aço em sua estrutura, possui dimensões externas de 182mm x 161,3mm x 70,7mm e peso aproximado de 1,2kg.
8414.90.39 Conjunto esticador que compensa desgastes das correias que movem o compressor do ar condicionado, mantém todo o sistema esticado sem folgas e vibrações não absorvidas, com função principal de compensar as diferentes faixas de frequência do sistema de ar condicionado nas faixas de 10 Hz a 350 Hz, com regulagem máxima de 103 mm e 9 Graus nas extremidades, hastes com anéis internos em rótula com tratamento de dureza e revestimento cromado, com carga nominal admissível de 31,5 kN e carga de ruptura de 51 kN.
8414.90.39 Tubo conformado para montagem em carcaça central, com diâmetro externo em uma extremidade de 11,00 mm (+/- 0,02 mm), diâmetro externo na outra extremidade de 8,00 (+/- 0,10 mm), comprimento curvado entre 50,00 mm e 70,00 mm, batimento entre diâmetro interno e diâmetro externo de até 0,25 mm, fabricado em aço (ASTM A53) com tratamento superficial de eletrodeposição por zinco, de peso até 0,040 Kg, utilizado em turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Tubo conformado com flange para montagem em carcaça central, diâmetro externo do tubo entre 14,70 mm e 22,30 mm, fabricado em aço (ASTM A53) com tratamento superficial por eletrodeposição de zinco, com flange de 2 furos de diâmetro entre 6,70 mm e 9,00 mm, tolerância de posição de 0,25 mm, comprimento curvado entre 79,90 mm e 170,00 mm, fabricado em aço (ASTM 1008) com tratamento superficial por eletrodeposição de zinco, peso até 0,210 Kg, utilizado em turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Prato de vedação para conjunto rotativo, usinado em liga de alumínio, com furo interno de diâmetro 10,0125 mm (+/- 0,0125 mm), batimento de até 0,02 mm, rugosidade Ra 1,6 micrometro, diâmetro externo entre 34,00 mm e 103,50 mm, peso de até 0,100 Kg, utilizado em turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Espaçador usinado em aço liga, montado ou não com anel de pistão em aço inoxidável, com diâmetro externo maior entre 12,0 mm e 33,0 mm, diâmetro externo menor entre 9,0 mm e 20,5 mm, comprimento entre 7,0 mm e 19,0 mm, paralelismo entre regiões que encostam no eixo e no rotor de compressor de até 0,003 mm, peso de até 0,06 kg, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Conjunto espaçador usinado em aço liga, montado com anéis de pistão em aço inoxidável, com diâmetro interno preciso de 5,194 mm a 5,198 mm, cilindricidade de 0,002 mm e peso de até 0,005 kg, para montagem no eixo de turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Conjunto alavanca formado por 2 peças soldadas, sendo alavanca em aço (AISI 304L ou SAE J405), comprimento entre 33,0 mm e 45,0 mm, largura entre 12,0 mm e 20,0 mm, e pino em aço (ASTM A276, ASTM A493 ou UNS S30400), diâmetro entre 7,40 mm e 11,15 mm, altura entre 8,0 mm e 20,0 mm, peso de até 0,05 kg, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Placa de válvulas dos compressores do sistema de ar condicionado automotivo em formato de disco com diâmetro externo permissível entre 92 e 100 mm, possui a função de conduzir o fluxo de gás refrigerante entre os cilindros de compressão e os cabeçotes do compressor e garantir o assentamento das válvulas, produzida por meio da estampagem de aço baixo carbono (SAE 1010) e subsequente usinagem em máquina com duplo rebolo paralelo de brunimento de superfícies, assegurando uma rugosidade máxima de 3,2 Rz e espessura final entre 2 e 2,5 mm; possui furos passantes com olhais concêntricos que são os responsáveis pela condução do gás refrigerante.
8414.90.39 Cubo da engrenagem, utilizada em compressores de ar bicilíndricos para veículos comerciais, composto por um disco de aço especial e uma bucha de alumínio, com dimensões máximas de 85 mm de diâmetro e largura de 57,55 mm, peso aproximado de 1,2 kg, com a função de fixar a engrenagem e realizar a interface com os discos de fricção de forma a transmitir o movimento da engrenagem ao virabrequim.
8414.90.39 Prato protetor térmico estampado em aço inoxidável (classe 321 (1.4541), AISI 347/348, X8CrNi25-21 (1.4845), X15CrNiSi25-20, X6CrNiTi18-10, EN 10088-1 ou X12CrNi25-21, paralelismo de até 0,05 mm, planicidade de até 0,05 mm, espessura variando de 0,7 mm a 1,5 mm, para reduzir o fluxo de calor do gás residual dentro da carcaça central e proteger os componentes internos, utilizado em turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Anel de segmento fabricado em aço rápido (HS6-5-2-5 ou DIN S6-5-2-5 (1.3243)), com força diametral mínima de 7,7 N e máxima de 24,6 N, paralelismo de até 5 micras, perpendicularidade de até 5 micras, lapidado com rugosidade de Rz 4, para vedar a passagem de óleo no eixo rotor com rotação de até 300.000 rpm, de uso exclusivo em turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Placa de arrefecimento utilizada em compressores de ar de veículos comerciais, cuja função é aumentar a circulação do líquido refrigerante para melhor refrigeração do compressor, possui dimensões externas de 120 mm x 120 mm e espessura de 19 mm, peso aproximado de 0,5 kg, formada por um corpo de alumínio injetado e dois pinos elásticos de aço.
8414.90.39 Eixo usinado em aço (42CrMo4), com acabamento superficial de Ra 0,3 micrometro, com tolerância nas regiões de apoio do mancal de até 0,0025 mm de circularidade, com comprimento máximo de 160 mm, peso de até 0,120 kg, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Carcaça de turbina em ferro fundido dúctil austenítico, com no mínimo 75 % de austenita, com ou sem conjunto válvula de alívio de pressão montado, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Suporte de fixação do atuador eletrônico para o mecanismo de acionamento de aletas móveis reguladoras do fluxo dos gases de escapamento na carcaça de turbina, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Conjunto inserto para uso exclusivo na fixação das aletas do sistema de geometria variável utilizado em turbocompressores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna dos veículos automotivos.
8414.90.39 Espaçador usinado; contendo aço liga; com ou sem montagem dos anéis de pistão, com diâmetro interno preciso de 4,082 mm a 4,090 mm ou 4,844 mm a 4,848 mm ou 4,083 mm a 4,094 mm ou 5,088 mm a 5,096 mm, cilindricidade de 0,002 mm ou perpendicularidade de até 0,0035 mm e peso de até 0,010 kg; usado na fabricação de turboalimentadores de ar; com função de fazer vedação de óleo para a carcaça do compressor, através dos anéis de pistão montados; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões.
8414.90.39 Carcaça de turbina; contendo aço inoxidável com microestrutura de carbonetos de cromo numa matriz austenítica; com Ou sem coletor integrado, com ou sem conjunto válvula de alívio de pressão montado e peso de até 3,5 kg; usado na fabricação de turboalimentadores de ar; com função de captar os gases de escape do motor, direcionando os gases para girar o eixo do turboalimentador; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões.
8414.90.39 Carcaça de turbina; contendo ferro fundido dúctil austenítico, possuindo matriz essencialmente austenítica e menos de 25% de carbonetos e perlita; com ou sem conjunto válvula de alívio de pressão montado ; usado na fabricação de turboalimentadores de ar; com função de captar os gases de escape do motor, direcionando os gases para girar o eixo do turboalimentador; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões.
8414.90.39 Conjunto rotativo montado com rolamento de esferas, com diâmetro de encaixe da carcaça de compressor de 131,10 mm (+- 0,03 mm), diâmetro do rotor de compressor de 41,13 mm (+- 0,04 mm), diâmetro nominal do rotor de turbina de 43,08 mm, peso de até 4,0 kg, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Carcaça central com encaixe para montagem de prato do compressor, produzida em ferro fundido perlítico lamelar, sendo mínimo 95 % perlítico, peso máximo de 3,5 kg, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Espaçador de encosto usinado em aço liga ou aço ferramenta, com diâmetro externo maior de 13 mm a 25 mm, diâmetro externo menor de 8 mm a 13 mm, comprimento de 5,9 mm a 10,5 mm, paralelismo de alta precisão de até 0,003 mm, peso de até 0,010 kg, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Atuadores pneumáticos de uso exclusivo no sistema de controle de válvulas de alívio de pressão ou do conjunto regulador que controla a abertura e fechamento das aletas do sistema de geometria variável, com ou sem sensor de posição, utilizado em turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna dos veículos automotivos.
8414.90.39 Rotor do compressor fresado e balanceado a partir de um "blank" de alumínio forjado ou uma barra de alumínio extrudada, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.
8414.90.39 Placa intermediária do compressor de ar bi cilíndrico utilizada em veículos comerciais, com a função de realizar a separação das câmaras de água e ar do compressor e a vedação entre as câmaras através das juntas que são montadas sobre ela, melhorando o resfriamento do conjunto; fabricada em aço carbono que resiste às pressões de até 14 bar, com dimensões externas de 253,3mm x 151mm x 5mm e peso aproximado de 1,2 kg.