Item 8409.91.1 da NCM

Bielas, blocos de cilindros, cabeçotes, cárteres, carburadores, válvulas de admissão ou de escape, coletores de admissão ou de escape, anéis de segmento e guias de válvulas

Responsável: Ministério da Fazenda

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Seção: XVI MÁQUINAS E APARELHOS, MATERIAL ELÉTRICO, E SUAS PARTES; APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE SOM, APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E DE SOM EM TELEVISÃO, E SUAS PARTES E ACESSÓRIOS
Capítulo: 84 Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes.
Posição: 8409 Partes reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas aos motores das posições 84.07 ou 84.08.
Subposição: 8409.9 - Outras:
Subposição: 8409.91 -- Reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas aos motores de pistão, de ignição por centelha (faísca)
Item: 8409.91.1 Bielas, blocos de cilindros, cabeçotes, cárteres, carburadores, válvulas de admissão ou de escape, coletores de admissão ou de escape, anéis de segmento e guias de válvulas
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NCM's que compõem esse item:

Os itens são subdivididos nos códigos Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM's) propriamente ditos, os quais possuem suas respectivas alíquotas de IPI e de Imposto de Importação (II). Abaixo, listamos todos as NCM's que compõe o item 8409.91.1 da Classificação fiscal (NCM):

Item Descrição do item
8409.91.11 Bielas
8409.91.11 Conjunto de biela para motores flex fuel com folga máxima da fratura limitada a 11 mícrons, fabricada com pó de ferro de elevada pureza para suportar até 872 N/mm2 de força na tração e 889 N/mm2 na contração e os parafusos uma tensão máxima de 36.450 N.
8409.91.11 Biela em aço carbono para aplicação em motores a combustão por centelha flex fuel, com distância entre eixos de 123,60 mm, Material XC70 S, tratamento térmico controlado para obtenção de dureza entre 262-302 HB, tensão máxima entre 850 e 1050 MPa, alongamento mínimo de 15%.
8409.91.11 Bielas sinterforjadas para motores de combustão interna, convencionais ou flex fuel, fabricadas pelos processos de compactação do pó de ferro previamente ligado, sinterização e posterior forjamento, com densidade mínima de 7,8g/cc, ausência de porosidade, formato reto da viga da biela sem ângulos de extração, formação de nanopartículas de cobre precipitado na fase cementita e ferrita, com tensão residual de compressão em toda superfície da peça de -400Mpa após processo de shot peening, garantia do controle de massa na condição de peça bruta de +/- 2,5 g no peso partido da região do pino da biela e de +/-3,5 g no peso partido da região do olhal maior.
8409.91.11 Conjunto biela em aço S30VCTS2 forjado, responsável pela transformação do movimento linear do pistão em movimento de rotação do virabrequim, aplicado em veículos automóveis com motor à combustão interna, com distância entre eixos de 142,5mm a 157,5mm e dureza entre 23-30 HRC; composto por 2 parafusos com material MB12 de alta resistência.
8409.91.11 Conjunto de biela em aço HS35DAV forjado, responsável pela transformação do movimento linear do pistão em movimento de rotação do virabrequim, aplicado em veículos automóveis com motor à combustão interna, com distância entre eixos de 142,5 mm e dureza entre 23-30 HRC; composto por 2 parafusos com material MB12 de alta resistência.
8409.91.11 Biela em aço carbono para aplicação em motores a combustão por centelha Flex Fuel, com distância entre eixos de 146,325 mm, material C70 S6TP, com tensão residual de compressão em toda superfície da peça de -450 MPa após processo de shot peening, tensão máxima entre 850 e 1050 MPa; dimensões aproximadas de 191mm x 70mm x 20mm (altura x largura x espessura), e peso aproximado de 0,420kg.
8409.91.12 Cabeçote de alumínio de 16 válvulas DOHC para motor ciclo Otto flex de 4 cilindros provido de 16 assentos de válvula em aço sinterizado com liga de alta resistência a temperatura e corrosão, com diâmetros externos entre 23 mm até 33 mm, 16 guias de válvulas, 4 tubos de vela de ignição, de 5 a 7 mancais de admissão em liga de alumínio e 5 mancais de exaustão em liga de alumínio para acoplamento direto no bloco de motores bicombustíveis com injeção direta de veículos automóveis de passageiros.
8409.91.12 Bloco para motor tipo Otto de 4 cilindros, cilindrada de 1,5 L, fabricado a partir de liga de alumínio com composição de cobre 1,5-4,5 %, silício 10,5-12 %, magnésio 0,3 % máx., zinco 2,5 % máx., ferro 1,3 % máx., manganês 0,5 % máx., níquel 0,5 % máx., estanho 0,35 % máx., chumbo 0,1 % máx., montado com 5 mancais de virabrequim e 10 parafusos para fixação.
8409.91.12 Cárter de óleo aplicado em veículos automotores, constituído de corpo principal em alumínio injetado, com massa de 3.595 g, dimensões externas de 419,4 mm x 293,2 mm x 123,6 mm e tubo roscado usinado com massa de 24g.
8409.91.12 Bloco inferior do motor fabricado em liga de alumínio pelo processo de fundição HPDC e, posteriormente, usinado, com dimensões principais de 309 x 175 x 328 mm e massa de 5,49 kg; aplicado em motor de 3 cilindros, de ignição por centelha, com cilindrada de 999 cm3.
8409.91.12 Cabeçote completo fabricado em liga de alumínio AC-AlSi10Mg(Cu)+TiSr KT7 (DBL4923.10) pelo processo de fundição LPDC montado com subcomponentes do trem de válvula, aplicado em motor 4 cilindros turbo injeção direta de ignição por centelha com cilindrada de 1333 cm3.
8409.91.12 Conjunto cárter de óleo aplicado em veículos automotores, constituído de corpo principal em chapa de aço (conforme norma DIN EN 10130-DC06), com tratamento superficial pintado x630 (eCoat preto), com massa de 1.231 gramas, anel trava em aço (conforme norma AISI 1010), com massa de 14 gramas e parafuso combinado M14x1,5x 22 classe 4.8 com tratamento superficial (conforme norma r645 – Zinco + Níquel com agente deslizante) e massa de 38 gramas.
8409.91.12 Cabeçote usinado a partir da liga de alumínio fundida pelo processo HPDC, liga de composição cobre 2,8-4,5%, silício 4,9-6%, magnésio 0,25% máx, zinco 0,55% máx, Ferro 0,8% máx, manganês 0,62% máx, titânio 0,2% máx, estrôncio até 1% com sede de válvulas em liga de aço e guia de válvulas em liga metálica sinterizada, prensadas a temperatura ambiente para motor de ignição por centelha com cilindrada de 1.598 cm3
8409.91.12 Bloco sem camisa com depósitos de plasma nas paredes dos cilindros usinado a partir de liga de alumínio fundido pelo processo de (HPDC), liga de alumínio (ADC12Z) para motor turbo de ignição por centelha com cilindradas de 999 cm3 de massa 13,261 Kg.
8409.91.12 Cabeçote fabricado em liga de alumínio (AL-LEG.-ACALSI10MG(CU) + KT73 + DBL4923.10) pelo processo de fundição sob baixa pressão (LPDC), aplicado em motor 3 cilindros turbo de ignição por centelha com cilindrada de 999 cm3.
8409.91.12 Blocos de cilindros, cabeçotes e cárteres
8409.91.12 Bloco usinado a partir de liga de alumínio fundida pelo processo de HPDC, liga com composição de cobre 2-3,5%, silício 9,6-12%, magnésio 0,34%max, zinco 1,0% max, Ferro 1,3%max, Níquel 0,5%max, estanho 0,3%max, cromo 0,15%max, titânio 0,2% máx., chumbo 0,1%max, para sua em motor de ignição por centelha com cilindradas de 999 cm3.
8409.91.12 Cabeçote de alumínio completo de 16 válvulas SOHC para motor ciclo Oto Flex de 4 cilindro de 1496,6cm3 provido de 1 arvore de cames, 16 válvulas, 8 balanceiro roletado de acionamento válvula simples, 4 balanceiro roletado de acionamento de válvula dupla e 1 engrenagem para correia dentada com variação de ponto de abertura de válvula acionada por sistema hidráulico (VVT).
8409.91.12 Bloco usinado a partir de liga de alumínio fundida pelo processo de HPDC, com camisas de ferro fundido (FoFo) sobremoldadas com tecnologia de fixação por agulhas (Spiny Shape), com tratamento térmico, em liga ADT 4 [(Cu 2,0 - 4,0%), (Si 9,6 - 12,0 %), (Mg 0,3% máx.), (Zn 3,0% máx.), (Fe 1,3% máx.), (Mn 0,5% máx.), (Ni 0,5% máx.), (Sn 0,3% máx.)], para motor ciclo Atkinson de 4 cilindros com 1.797cc de cilindrada.
8409.91.12 Cabeçote de liga de Alumínio JIS AC2C-T6-22 (Si 4.0 - 6.0%, Fe 0,70% max, Cu 3.0 - 4,5%, Mn 0.5% max, Mg 0,25% max, Ni 0.30% max, Zn 0.5% max, Sn 0,15% max, Ti 0.20% max, Pb 0.15% max, Cr 0.15% max) para motor ciclo Atkinson flex de 4 cilindros e 1.797 cc, provido de 16 guias de válvulas sinterizadas em material FV11 e 16 assentos de válvulas sinterizadas em material PMZ1055W (C 1.23 - 1.80%, Si 0.17 - 0.6%, Mo 15 - 19.9%, Mn 1.6 - 2.6%, Ni 10.0 - 13.5%, Co 6.7 - 9.3%), com duas esferas para guia de montagem.
8409.91.12 Bloco usinado a partir da liga de alumínio fundida pelo processo HPDC, liga de composição cobre 1,5-3,5%, silício 9,6-12%, magnésio 0,06-0,34%, zinco 3,0% máx., ferro 1,3% máx., níquel 0,5% máx., estanho 0,3% máx., encamisado com cilindros em ferro fundido de composição carbono 2,8-3,4%, silício 1,8-2,5%, manganês 0,5-1,0%, fósforo 0,3% máx., enxofre 0,13% máx., cobre 0,5% máx., cromo 0,3% máx. para motor de ignição por centelha com cilindrada de 1.598cm3, com peso de 15.378g, altura e comprimento do bloco de cilindros de 207mm por 378mm.
8409.91.12 Bloco usinado a partir da liga de alumínio fundida pelo processo HPDC, liga de composição cobre 1,5-3,5%, silício 9,6-12%, magnésio 0,06-0,34%, zinco 3,0 % máx., ferro 1,3% máx., níquel 0,5 % máx., estanho 0,3% máx., encamisado com cilindros em ferro fundido de composição carbono 2,8-3,5%, silício 1,8-2,5%, manganês 0,5-1,0%, fósforo 0,4% máx., enxofre 0,12 % máx., cobre 0,5 % máx., cromo 0,4% máx., molibdênio 0,4-0,8%, para motor de ignição por centelha com cilindrada de 999 cm3, com peso de 12.004g, altura e comprimento do bloco de cilindros de 207mm por 293mm.
8409.91.12 Carter de óleo fabricado em liga de alumínio pelo processo de fundição HPDC, composto de tampão plug de dreno e arruela, aplicado em motor 3 cilindros de ignição por centelha com cilindrada de 999 cm3.
8409.91.12 Cabeçote fabricado em liga de alumínio pelo processo de fundição LPDC, liga com composição de Si 9%, Fe 0.6%, Cu 2.7%, Mg 0.5%, Mn (2/3 Fe) 0.4%, Cr 0.15%, Ni 0.3%, Zn 0.8%, Ti 0.2%, Ca 0.02%, Na 0.05%, Pb 0.1%, Sn 0.1% e Al 90.1%, aplicado em motor 3 cilindros de ignição por centelha com cilindrada de 999 cm3.
8409.91.12 Cabeçote usinado a partir da liga de alumínio fundida pelo processo HPDC, liga de composição cobre 2,8 - 4,5%, silício 4,9 – 6%, magnésio 0,25% máx., zinco 0,55% máx., ferro 0,8% máx., manganês 0,62% máx., titânio 0,2% máx., estrôncio até 1% com sede de válvulas em liga de aço e guia de válvulas em latão prensadas a temperatura ambiente para motor de ignição por centelha com cilindrada de 1.598 cm3.
8409.91.13 Carburadores, com bomba e dispositivo de compensação de nível de combustível incorporados, ambos a membrana, de diâmetro de venturi inferior ou igual a 22,8 mm e peso inferior ou igual a 280 g
8409.91.14 Válvulas de admissão ou de escape
8409.91.14 Válvula de escape de gases de combustão aplicável a temperaturas em que os gases de escape encontram-se na faixa de 795 graus Celsius a 850 graus Celsius e pressões de trabalho de 110 a 130 bar, com haste preenchida com sódio para troca de calor, para redução da temperatura interna em gradiente que varia de 90 graus Celsius a 120 graus Celsius, destinada a motores de combustão interna com ignição por centelha (ciclo Otto) de veículos automotores turbo alimentados.
8409.91.14 Válvula de escape de gases oriundos da combustão interna de motores de ignição por centelha (ciclo Otto), naturalmente aspirados, de veículos automotores, com região de assentamento em liga de CoMo400, dureza HV min 600, dureza do cerne interno entre 30 a 40 HRC, massa de 41,4g, temperatura de trabalho entre 795 graus Celsius a 870 graus Celsius, pressão de trabalho de 89 a 110bar.
8409.91.14 Válvula de admissão para motores ciclo Otto de veículo automóveis, fabricada em aço martensítico SUH11 com recozimento, têmpera e revenimento, com posterior endurecimento de superfície através de nitretação, com camada nitretada de espessura mínima de 0.015 mm e dureza superficial de HRC 28 a 38, haste com tolerância de circularidade máxima de 0.005 mm.
8409.91.14 Válvula de exaustão de gases para motores ciclo Otto de veículo automóveis, fabricada em aço austenítico SUH35, face com liga CoMo400, dureza interna de HRC 30 a 45, acabamento superficial com nitretação, camada nitratada com profundidade mínima de 0.015 mm e dureza superficial mínima de Hv 600, haste polida com tolerância de circularidade de 0.005 mm e rugosidade de Rz 2.0 micrometros, face inferior com tolerância de batimento circular de 0.2 mm.
8409.91.15 Coletores de admissão ou de escape
8409.91.15 Coletor de escape com a função de conduzir os gases resultantes da explosão da mistura nos cilindros até o tubo de descarga do veículo automotor, fabricado em uma única peça de composição ferro fundido, com dimensões (332,65 mm de comprimento, 148,18 mm de largura e 128,15 mm de altura) e peso aproximado de (5.220 g), fixado no cabeçote do motor.
8409.91.15 Coletor de exaustão em aço inox [(JIS SUS425T), (JIS SUS439MT) e (JIS SUS448T)], com conversor catalítico, com isolador térmico estampado em aço revestido de alumínio a quente, para motor de 4 cilindros ciclo Atkinson flex com 1.797 cc de cilindrada.
8409.91.15 Coletor de escape com a função de conduzir os gases resultantes da explosão da mistura nos cilindros até o tubo de descarga do veículo automotor, fabricado em uma única peça de composição ferro fundido, com dimensões aproximadas de 303,12 mm x 169,01 mm x 152,45 mm e peso aproximado de 5,0 kg, fixado no cabeçote do motor.
8409.91.16 Anéis de segmento
8409.91.17 Guias de válvulas
8409.91.17 Guia de aço de liga sinterizada da válvula de admissão de combustível, com batimento máximo de 0,1 mm, retitude máxima de 0,05 mm, comprimento entre 39 mm e 47,5 mm e massa entre 0,020 kg e 0,023 kg, aplicada em motores bicombustíveis com injeção direta de veículos automóveis de passageiros.
8409.91.18 Outros carburadores