Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
4: Trabalhadores de serviços administrativos
41: Escriturários
415: Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios
4153: Trabalhadores em registros e informações em saúde
4153-10: Analista de informação em saúde
Código | Sinômino |
---|---|
4153-10 | Codificador de dados clínicos |
4153-10 | Codificador hospitalar |
4153-10 | Gestor de dados clínicos |
4153-10 | Técnico em registro e informação em saúde |
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Grade A (coletar dados clínicos dos pacientes e/ou dados do tumor): checar completude dos dados do prontuário; consultar no prontuário motivo do encontro (internação hospitalar, consulta em consultório ou em ambulatório); consultar no prontuário procedência do paciente; consultar no prontuário se paciente passou por tratamento prévio em outra instituição; dirimir dúvidas junto à coordenação/comissão assessora quanto aos dados contidos no prontuário; preencher dados (hospital, tipos de cti, médicos, fontes pagadoras, dados pessoais) na ficha de registro; selecionar prontuários de paciente;
Grade B (registrar dados clínicos): compartilhar informações com áreas afins; registrar admissões hospitalares por cuidados sensíveis à atenção primária; registrar caráter do episódio de cuidado em saúde (urgência, emergência, eletiva); registrar condições clínicas pertinentes à condições adquiridas durante o episódio de cuidado em saúde; registrar condições clínicas pertinentes à readmissões por recaídas de tratamento prévio em instituições de saúde terciárias; registrar dados do(s) diagnóstico(s) (comorbidades e/ou complicações); registrar dados do(s) tratamento(s) realizado(s) pelo paciente na instituição; registrar equipe profissional assistencial para o episódio de cuidado em saúde;
Grade C (analisar dados clínicos e assistenciais dos pacientes): analisar registros de pacientes; avaliar dados clínicos e assistenciais; compilar dados; correlacionar laudos laboratoriais e de imagem com dados clínicos; informar à coordenação clínica necessidade de completar dados em prontuários com desfecho do caso; ler prontuários de pacientes; solicitar às instâncias responsáveis esclarecimentos de dados essenciais nos prontuários;
Grade D (realizar codificação clínica): aplicar regras de codificação da cid e regras de sequenciamento em codificação; atribuir códigos padrão para doenças e agravos de saúde e procedimentos; buscar na cid código do diagnóstico principal, secundário(s) e condições adquiridas; codificar laudos laboratoriais e de imagem; consultar classificações internacionais de doenças (cid); identificar código de procedimentos nas tabelas tuss e sus; identificar desfecho do encontro em saúde (alta/Óbito/transferência); identificar sistema de classificação utilizado; inserir dados no sistema de registro de classificação utilizado e/ou em software específico de codificação;
Grade E (levantar dados em campo junto às fontes notificadoras): adequar informações nos registros codificados; identificar fatores e causas que aumentaram a permanência hospitalar; receber lista de fontes notificadoras; revisar dados oriundos de coleta passiva; validar eventos adversos/evento sentinela; validar informações junto à fonte notificadora scih (serviço de controle de infecção hospitalar) e junto ao núcleo de segurança do paciente;
Grade G (organizar base de dados para validação pela coordenação): complementar dados de procedimentos realizados com a tabela tuss ou sus; corrigir inconsistências identificadas nas fichas pelo sistema; excluir casos em duplicidade ( mesma pessoa e mesmo diagnóstico); identificar casos em duplicidade; identificar codificações potencialmente incorretas; identificar não conformidades na base de dados; revisar codificações potencialmente incorretas;
Grade H (participar do processo de melhoria contínua (governança clínica)): analisar indicadores de saúde; apontar potenciais falhas no processo assistencial e administrativo; auxiliar na gestão do cuidado assistencial realizado na unidade clínica; disponibilizar dados codificados conforme solicitação e/ou para tomada de decisão; elaborar relatórios; estruturar indicadores de saúde; gerar relatórios de desempenho assistencial a partir da base de dados codificados; gerenciar banco de dados de informações clínicas; ministrar curso de educação continuada; participar de curso de aperfeiçoamento em codificação; participar de pesquisa utilizando banco de dados; propor intervenções na assistência;
Grade I (auditar as informações inseridas no banco de dados): analisar dúvidas de codificação; analisar prontuários selecionados comparando os dados codificados; apontar não conformidades observadas na codificação; identificar oportunidades de aprimoramento da codificação; justificar não conformidades encontradas; padronizar condutas; preencher banco de dados da auditoria com resultados encontrados; realizar devolutiva dos resultados da auditoria; selecionar prontuários de paciente para amostra de auditoria;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar atenção à detalhes; demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita; demonstrar capacidade de seguir normas e regras; demonstrar comprometimento; demonstrar concentração; demonstrar controle emocional; demonstrar imparcialidade; demonstrar organização; demonstrar proatividade; manter confidencialidade do paciente e segurança da informação; pesquisar atualizações e novidades lançadas; trabalhar em equipe;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
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