Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
3: Técnicos de nivel médio
37: Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
376: Artistas de artes populares e modelos
3761: Dançarinos tradicionais e populares
3761-10: Dançarino popular
Código | Sinômino |
---|---|
3761-10 | Bailarinos de danças parafolclóricas |
3761-10 | Bailarinos étnicos |
3761-10 | Bailarinos populares |
3761-10 | Dançarino de rua |
3761-10 | Dançarino de salão |
3761-10 | Dançarinos de danças parafolclóricas |
3761-10 | Dançarinos étnicos |
3761-10 | Dançarinos populares |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições): adequar a dança aos novos ritmos; dançar representando histórias; executar a dança conforme ritmos tradicionais; interpretar coreografia; interpretar danças com objetivos cênicos; reinterpretar danças tradicionais e populares; utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc); utilizar figurinos próprios á dança; utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
Grade B (ensaiar dança tradicional e popular): aprimorar a coreografia; avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos; coordenar movimentos e expressão corporal; dirigir ensaios (dançarino ensaiador); experimentar novos movimentos; explorar possibilidades de movimentos com objetos; preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas; trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando); trabalhar o tempo cênico; trabalhar o tempo ritual; trabalhar passos, gestos e movimentos;
Grade C (estudar danças tradicionais e populares): estudar figurino popular e tradicional; estudar gestos na dança; estudar movimentos na dança; estudar música tradicional e popular; estudar passos na dança; identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
Grade D (pesquisar danças tradicionais e populares): adaptar vivência à dança a ser realizada; pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança; pesquisar figurinos; pesquisar movimentos para novos ritmos; pesquisar passos, gestos e movimentos; vivenciar a dança;
Grade E (criar espetáculos): criar coreografias a partir da linguagem tradicional; criar roteiros; desenvolver cenários; desenvolver figurinos; desenvolver objetos cênicos; desenvolver trilhas sonoras; fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
Grade F (dar aulas de danças tradicionais e populares): adequar metodos a diferentes faixas etárias; dar a conhecer os mestres das tradições; desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular; ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores; ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas); realizar oficinas de trabalho; transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular; transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
Grade G (administrar atividades relacionadas à dança): atribuir funções aos diferentes membros da equipe; captar recursos; consultar leis de incentivo a cultura; divulgar o evento; gerenciar a produção artística; gerenciar a produção executiva;
Grade H (inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentescontextos): aplicar a dança à ação cultural; aplicar a dança a contextos pedagógicos; aplicar a dança a contextos terapêuticos; aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos); conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições; demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais; desenvolver acuidade auditiva e rítmica; desenvolver habilidades para trabalhar com grupos; dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança; dominar passos, gestos e movimentos; participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança; participar de debates, foruns, congressos referentes à dança; participar de oficinas e cursos de atualização profissional; participar na definição de políticas e ações culturais através da dança; respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos; trabalhar em equipe;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.