Postado em: - Área: Imposto Territorial Rural (ITR).
O que deve ser observado no decreto no qual o prefeito decreta o estado de calamidade pública?
Para que o decreto municipal tenha efeitos em relação ao ITR, é imprescindível que sejam verificados os seguintes itens:
I - o reconhecimento pelo Governo Federal, na forma estabelecida no Capítulo V do Decreto nº 10.593, de 2020;
II - a identificação da data de decretação do estado de calamidade pública pelo executivo municipal; Para efeitos de apresentação da DITR 2024, serão considerados apenas os dados de utilização do imóvel do ano civil anterior, logo, será considerado somente o estado de calamidade pública decretado no ano civil de 2023.
III - o período de vigência do decreto; Para efeitos de apresentação da DITR 2024, será considerado somente o estado de calamidade pública vigente no ano civil de 2023.
IV - as áreas abrangidas pelo decreto; Para efeitos de apuração do imposto, serão considerados apenas os imóveis, comprovadamente, situados na região abrangida pelo decreto.
V - os motivos determinantes de sua expedição.
O decreto de calamidade pública, para efeitos de apuração do ITR, terá valor somente se os motivos que determinaram sua expedição forem pertinentes à frustração de safras ou destruição de pastagens.
Base Legal: Questão 165 do Perguntas e Respostas ITR da RFB (Checado pela VRi Consulting em 11/01/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.