Postado em: - Área: 07. Cartão, cheque e boleto.

Cartão: Não pagamento do valor mínimo

1) Pergunta:

Quando o cliente não paga o valor mínimo da fatura

2) Resposta:

Caso não ocorra o pagamento integral da fatura do cartão de crédito na data de vencimento, há 3 opções:

a) cliente opta pelo parcelamento da fatura, situação em que contratará uma operação de crédito;

b) cliente paga parcial e não parcela o restante: situação em que adere ao crédito rotativo, que sujeita o titular do cartão ao pagamento dos juros e dos encargos financeiros previstos em contrato, sendo vedada a cobrança de juros adicionais punitivos (comissão de permanência); ou

c) cliente fica inadimplente, podendo ser aplicados os procedimentos previstos no contrato para situações de inadimplemento: juros do crédito rotativo e multa (nesse caso, o valor somente pode ser financiado até o vencimento da fatura subsequente, em geral, 30 dias).

O saldo devedor da fatura do cartão de crédito, que envolve todas as operações de crédito em aberto, seja do crédito rotativo ou do parcelamento de fatura em atraso, pode ser transferido ou portado para outra instituição, caso o devedor encontre melhores condições no mercado para liquidar esse saldo.

Para maiores informações sobre a transferência do saldo devedor da fatura do cartão de crédito para outra instituição, consultar as perguntas e respostas sobre portabilidade de crédito.

Base Legal: Perguntas e Respostas do Banco Central do Brasil (Checado pela VRi Consulting em 11/01/25).

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