Postado em: - Área: 08. Serviços bancários.
Identificação do cliente
O banco é responsável por coletar e validar as informações necessárias para identificar você antes de iniciar o relacionamento. Para isso, o banco define qual a documentação você precisa apresentar. Isso vale inclusive para o processo de abertura de contas, presencial ou digitalmente, já que não há uma lista definida de documentos necessários para sua identificação na abertura de conta.
A instituição financeira pode aceitar qualquer documento de identificação original reconhecido pela lei brasileira para cadastro.
A instituição ainda pode comparar as informações que possui com outras disponíveis em bancos de dados públicos ou privados. Pode também pedir documentos adicionais, de acordo com seu perfil de risco e com o tipo de serviço que você vai contratar.
Se você autorizar, a instituição deve fornecer suas informações cadastrais a terceiros, inclusive a outras instituições financeiras. É importante que você comunique ao banco qualquer mudança em seus dados cadastrais, como endereço e telefone, para mantê-los sempre atualizados.
Base Legal: Perguntas e Respostas do Banco Central do Brasil (Checado pela VRi Consulting em 08/07/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.