Postado em: - Área: Drawback.
No Drawback Isenção, ao propor uma alteração, o sistema apresentou uma (ou ambas) mensagem de tratamento administrativo:
MENSAGEM 1: O SOMATÓRIO DE QUANTIDADE DOS DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO É MAIOR QUE O SOMATÓRIO DE QUANTIDADE DAS NF DO MESMO CNPJ.
a. Esta mensagem se refere a exportações registradas por terceiros: operações em que as exportações do beneficiário do regime de drawback isenção foram realizadas por outra empresa.
b. Ela aponta que as quantidades dos documentos de exportação registrados por terceiros, somados, são maiores que as quantidades das notas fiscais, somadas, comparando-se o mesmo CNPJ (o CNPJ do terceiro).
Exemplo: o beneficiário do AC emitiu notas fiscais de venda para o exportador (que é quem registrou a DU-E) que tem o CNPJ XYZ. A soma dessas notas do beneficiário do AC é 1.000 KG. Porém, o exportador CNPJ XYZ exportou (DU-E) que totalizam quantidades maiores que 1.000 KG.
MENSAGEM 2: O SOMATÓRIO DE VALOR DOS DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO É MAIOR QUE O SOMATÓRIO DE VALOR DAS NF DO MESMO CNPJ.
a. Esta mensagem se refere a exportações registradas por terceiros: operações em que as exportações do beneficiário do regime de drawback isenção foram realizadas por outra empresa.
b. Ela aponta que os valores dos documentos de exportação registrada por terceiros, somados, são maiores que as quantidades das notas fiscais, somadas, comparando-se o mesmo CNPJ (o CNPJ do terceiro).
Exemplo: o beneficiário do AC emitiu notas fiscais de venda para o exportador (que é quem registrou a DU-E) que tem o CNPJ XYZ. A soma dessas notas do beneficiário do AC é US$ 1.000. Porém, o exportador CNPJ XYZ exportou (DU-E) que totalizam valores maiores que US$ 1.000,00.
Em termos de sistema drawback, é preciso que o usuário revise os documentos de exportação vinculados ao AC (Notas Fiscais de venda e DU-Es) e verifique se seus totais estão equivalentes. Caso não estejam, é preciso encontrar os documentos que podem não estar vinculados entre si ou ao AC e providenciar a correção.
Deve-se notar que se considera que toda a venda do beneficiário foi comprovada por exportações, e os documentos devem estar vinculados entre si (DU-Es e Notas Fiscais de vendas).
Base Legal: Questão 7.7 do Perguntas Frequentes (Drawback) do Portal Único Siscomex (Checado pela VRi Consulting em 12/01/25).Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.