Postado em: - Área: Trabalhista.
O empregador deverá efetuar o pagamento da Participação nos lucros ou resultados (PLR) da empresa aos aprendizes, caso a mesma tenha esse benefício implantado para os demais funcionários?
A resposta para a questão ora aventada gira em torno do artigo 69 do Decreto nº 9.579/2018, o qual dispõe, entre outros pontos, sobre a temática do lactente, da criança e do adolescente, bem como a do aprendiz; se não vejamos:
Art. 69. As convenções e os acordos coletivos apenas estenderão suas cláusulas sociais ao aprendiz quando expressamente previsto e desde que não excluam ou reduzam o alcance dos dispositivos tutelares que lhes são aplicáveis.
Como podemos verificar, as cláusulas sociais constantes nas convenções e nos acordos coletivos apenas se estenderão aos aprendizes quando esses instrumentos coletivos assim preverem.
Considerando que a Participação nos lucros ou resultados (PLR) somente será obrigatória se for objeto de negociação entre empresa e seus empregados, mediante um dos procedimentos a seguir descritos, escolhidos pelas partes de comum acordo, entendemos que na negociação deve ser analisado a situação do aprendiz para que conste seu direito ao benefício, caso contrário o pagamento não será obrigatório:
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.