Postado em: - Área: Trabalhista.
A legislação trabalhista obriga o empregador a homologar a rescisão contratual para que seu empregado possa requerer seguro-desemprego?
Com a publicação da reforma trabalhista, levada a efeito pela Lei nº 13.467/2017, restou revogado o artigo 477, § 1º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT/1943), o qual possuía a seguinte redação:
Art. 477 (...)
§ 1º - O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão, do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de serviço, só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Portanto, com a revogação desse dispositivo legal não é mais exigido a homologação da rescisão contratual para que o empregado possa requerer seguro-desemprego (1).
Vale mencionar que a Lei nº 13.467/2017 também artigo 477, § 10 à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT/1943) para prever que a anotação da extinção do contrato na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é documento hábil para requerer o benefício do seguro-desemprego e a movimentação da conta vinculada no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), nas hipóteses legais, desde que a comunicação do desligamento do trabalhador tenha sido realizada pela empresa aos órgãos competentes.
Nota VRi Consulting:
(1) Essa revogação entrou em vigor em 11/11/2017, data da vigência da Lei nº 13.467/2017.
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.