Taxa de Juros Selic - Mensal

Responsável: Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

A taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), de natureza remuneratória, é uma taxa de juros para títulos públicos, fixada pelo Banco central do Brasil (Bacen), aplicável pelas instituições financeiras e reflete a remuneração dos investidores nos negócios de compra e venda desses papéis.

No âmbito tributário, a Taxa Selic para títulos federais é divulgada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) com base naquela divulgada pelo Bacen. A RFB passou a utilizá-la: a) no recolhimento em atraso de tributos e contribuições federais e; b) na compensação ou restituição de tributos e contribuições federais.

Nas duas hipóteses, utiliza-se a Taxa Selic para títulos federais, acumulada em cada mês, que é divulgada pela Receita Federal, por meio de Atos Declaratórios do Coordenador-Geral do Sistema de Arrecadação e Cobrança. Abaixo relacionamos todas as Taxas Selic publicadas pela Receita Federal no período de fevereiro de 1995 a janeiro de 2025 (índice de fevereiro de 2025 não digulgado pelo Bacen até a presente data). Mais uma vez a VRi Consulting trazendo material de qualidade aos nossos leitores!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Selic - Valores em porcentagem (%)
Ano/Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
2025 0,17
Warning: Undefined variable $anoMes20252 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 161

Warning: Undefined variable $anoMes20253 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 162

Warning: Undefined variable $anoMes20254 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 163

Warning: Undefined variable $anoMes20255 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 164

Warning: Undefined variable $anoMes20256 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 165

Warning: Undefined variable $anoMes20257 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 166

Warning: Undefined variable $anoMes20258 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 167

Warning: Undefined variable $anoMes20259 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 168

Warning: Undefined variable $anoMes202510 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 169

Warning: Undefined variable $anoMes202511 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 170

Warning: Undefined variable $anoMes202512 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 171
2024 0,97 0,80 0,83 0,89 0,83 0,79 0,91 0,87 0,84 0,93 0,79 0,93
2023 1,12 0,92 1,17 0,92 1,12 1,07 1,07 1,14 0,97 1,00 0,92 0,89
2022 0,73 0,76 0,93 0,83 1,03 1,02 1,03 1,17 1,07 1,02 1,02 1,12
2021 0,15 0,13 0,20 0,21 0,27 0,31 0,36 0,43 0,44 0,49 0,59 0,77
2020 0,38 0,29 0,34 0,28 0,24 0,21 0,19 0,16 0,16 0,16 0,15 0,16
2019 0,54 0,49 0,47 0,52 0,54 0,47 0,57 0,50 0,46 0,48 0,38 0,37
2018 0,58 0,47 0,53 0,52 0,52 0,52 0,54 0,57 0,47 0,54 0,49 0,49
2017 1,09 0,87 1,05 0,79 0,93 0,81 0,80 0,80 0,64 0,64 0,57 0,54
2016 1,06 1,00 1,16 1,06 1,11 1,16 1,11 1,22 1,11 1,05 1,04 1,12
2015 0,94 0,82 1,04 0,95 0,99 1,07 1,18 1,11 1,11 1,11 1,06 1,16
2014 0,85 0,79 0,77 0,82 0,87 0,82 0,95 0,87 0,91 0,95 0,84 0,96
2013 0,60 0,49 0,55 0,61 0,60 0,61 0,72 0,71 0,71 0,81 0,72 0,79
2012 0,89 0,75 0,82 0,71 0,74 0,64 0,68 0,69 0,54 0,61 0,55 0,55
2011 0,86 0,84 0,92 0,84 0,99 0,96 0,97 1,07 0,94 0,88 0,86 0,91
2010 0,66 0,59 0,76 0,67 0,75 0,79 0,86 0,89 0,85 0,81 0,81 0,93
2009 1,05 0,86 0,97 0,84 0,77 0,76 0,79 0,69 0,69 0,69 0,66 0,73
2008 0,93 0,80 0,84 0,90 0,88 0,96 1,07 1,02 1,10 1,18 1,02 1,12
2007 1,08 0,87 1,05 0,94 1,03 0,91 0,97 0,99 0,80 0,93 0,84 0,84
2006 1,43 1,15 1,42 1,08 1,28 1,18 1,17 1,26 1,06 1,09 1,02 0,99
2005 1,38 1,22 1,53 1,41 1,50 1,59 1,51 1,66 1,50 1,41 1,38 1,47
2004 1,27 1,08 1,38 1,18 1,23 1,23 1,29 1,29 1,25 1,21 1,25 1,48
2003 1,97 1,83 1,78 1,87 1,97 1,86 2,08 1,77 1,68 1,64 1,34 1,37
2002 1,53 1,25 1,37 1,48 1,41 1,33 1,54 1,44 1,38 1,65 1,54 1,74
2001 1,27 1,02 1,26 1,19 1,34 1,27 1,50 1,60 1,32 1,53 1,39 1,39
2000 1,46 1,45 1,45 1,30 1,49 1,39 1,31 1,41 1,22 1,29 1,22 1,20
1999 2,18 2,38 3,33 2,35 2,02 1,67 1,66 1,57 1,49 1,38 1,39 1,60
1998 2,67 2,13 2,20 1,71 1,63 1,60 1,70 1,48 2,49 2,94 2,63 2,40
1997 1,73 1,67 1,64 1,66 1,58 1,61 1,60 1,59 1,59 1,67 3,04 2,97
1996 2,58 2,35 2,22 2,07 2,01 1,98 1,93 1,97 1,90 1,86 1,80 1,80
1995 0,00 3,63 2,60 4,26 4,25 4,04 4,02 3,84 3,32 3,09 2,88 2,78

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Taxa de Juros Selic acumulada mensalmente:

Sobre os débitos decorrentes de tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) pagos em atraso, incidirão juros de mora calculados à Taxa Selic, a partir do 1º (primeiro) dia do mês subseqüente ao vencimento do prazo até o mês anterior ao do pagamento e de 1% (um por cento) no mês de pagamento.

Tendo por base essa premissa e considerando a Tabela acima, temos que os juros de mora, incidentes sobre tributos Federais, cujos fatos geradores tenham ocorrido a partir de 01/01/1995, devem ser calculados, no mês de fevereiro de 2025, nos percentuais abaixo indicados, conforme o mês em que se venceu o prazo legal para pagamento:

Selic acumulada - Valores em porcentagem (%)
Ano/Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
2025 1,00
Warning: Undefined variable $anoMesAc20252 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 281

Warning: Undefined variable $anoMesAc20253 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 282

Warning: Undefined variable $anoMesAc20254 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 283

Warning: Undefined variable $anoMesAc20255 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 284

Warning: Undefined variable $anoMesAc20256 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 285

Warning: Undefined variable $anoMesAc20257 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 286

Warning: Undefined variable $anoMesAc20258 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 287

Warning: Undefined variable $anoMesAc20259 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 288

Warning: Undefined variable $anoMesAc202510 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 289

Warning: Undefined variable $anoMesAc202511 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 290

Warning: Undefined variable $anoMesAc202512 in /home/vriconsulting/www/indices/selic.php on line 291
2024 10,58 9,78 8,95 8,06 7,23 6,44 5,53 4,66 3,82 2,89 2,10 1,17
2023 22,74 21,82 20,65 19,73 18,61 17,54 16,47 15,33 14,36 13,36 12,44 11,55
2022 34,86 34,10 33,17 32,34 31,31 30,29 29,26 28,09 27,02 26,00 24,98 23,86
2021 39,79 39,66 39,46 39,25 38,98 38,67 38,31 37,88 37,44 36,95 36,36 35,59
2020 42,28 41,99 41,65 41,37 41,13 40,92 40,73 40,57 40,41 40,25 40,10 39,94
2019 47,91 47,42 46,95 46,43 45,89 45,42 44,85 44,35 43,89 43,41 43,03 42,66
2018 54,11 53,64 53,11 52,59 52,07 51,55 51,01 50,44 49,97 49,43 48,94 48,45
2017 63,13 62,26 61,21 60,42 59,49 58,68 57,88 57,08 56,44 55,80 55,23 54,69
2016 76,36 75,36 74,20 73,14 72,03 70,87 69,76 68,54 67,43 66,38 65,34 64,22
2015 89,02 88,20 87,16 86,21 85,22 84,15 82,97 81,86 80,75 79,64 78,58 77,42
2014 99,51 98,72 97,95 97,13 96,26 95,44 94,49 93,62 92,71 91,76 90,92 89,96
2013 107,68 107,19 106,64 106,03 105,43 104,82 104,10 103,39 102,68 101,87 101,15 100,36
2012 115,56 114,81 113,99 113,28 112,54 111,90 111,22 110,53 109,99 109,38 108,83 108,28
2011 126,63 125,79 124,87 124,03 123,04 122,08 121,11 120,04 119,10 118,22 117,36 116,45
2010 136,20 135,61 134,85 134,18 133,43 132,64 131,78 130,89 130,04 129,23 128,42 127,49
2009 145,31 144,45 143,48 142,64 141,87 141,11 140,32 139,63 138,94 138,25 137,59 136,86
2008 157,25 156,45 155,61 154,71 153,83 152,87 151,80 150,78 149,68 148,50 147,48 146,36
2007 168,35 167,48 166,43 165,49 164,46 163,55 162,58 161,59 160,79 159,86 159,02 158,18
2006 182,13 180,98 179,56 178,48 177,20 176,02 174,85 173,59 172,53 171,44 170,42 169,43
2005 199,74 198,52 196,99 195,58 194,08 192,49 190,98 189,32 187,82 186,41 185,03 183,56
2004 214,99 213,91 212,53 211,35 210,12 208,89 207,60 206,31 205,06 203,85 202,60 201,12
2003 235,45 233,62 231,84 229,97 228,00 226,14 224,06 222,29 220,61 218,97 217,63 216,26
2002 253,55 252,30 250,93 249,45 248,04 246,71 245,17 243,73 242,35 240,70 239,16 237,42
2001 269,89 268,87 267,61 266,42 265,08 263,81 262,31 260,71 259,39 257,86 256,47 255,08
2000 285,89 284,44 282,99 281,69 280,20 278,81 277,50 276,09 274,87 273,58 272,36 271,16
1999 308,19 305,81 302,48 300,13 298,11 296,44 294,78 293,21 291,72 290,34 288,95 287,35
1998 333,28 331,15 328,95 327,24 325,61 324,01 322,31 320,83 318,34 315,40 312,77 310,37
1997 356,57 354,90 353,26 351,60 350,02 348,41 346,81 345,22 343,63 341,96 338,92 335,95
1996 380,19 377,84 375,62 373,55 371,54 369,56 367,63 365,66 363,76 361,90 360,10 358,30
1995 421,48 417,85 415,25 410,99 406,74 402,70 398,68 394,84 391,52 388,43 385,55 382,77

Taxa de Juros Selic:

A taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), criado em 1980, é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

A Taxa Selic refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia. O Bacen opera no mercado de títulos públicos para que a Taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do Bacen (Copom).

O nome da Taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Tal sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo Bacen. Nele são transacionados títulos públicos federais. A taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados nesse sistema corresponde à Taxa Selic.

Quando o Bacen altera a meta para a Taxa Selic, a rentabilidade dos títulos indexados a ela também se altera e, com isso, o custo da captação dos bancos muda. Uma redução da Taxa Selic, por exemplo, diminui o custo da captação dos bancos, que tendem a emprestar com juros menores. Um aumento da Taxa Selic, por outro lado, tem como reflexo um juros maior nos empréstimos concedidos pelos bancos.

No âmbito tributário, a Taxa Selic para títulos federais é divulgada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) com base naquela divulgada pelo Bacen. A RFB passou a utilizá-la:

  1. no recolhimento em atraso de tributos e contribuições federais, a partir de 01/04/1995, conforme artigo 13 da Lei nº 9.065/1995;
  2. na compensação ou restituição de tributos e contribuições federais, a partir de 01/01/1996, conforme artigo 39, § 4º da Lei nº 9.250/1995.

Nas duas hipóteses, utiliza-se a Taxa Selic para títulos federais, acumulada em cada mês, que é divulgada pela Receita Federal, por meio de Atos Declaratórios do Coordenador-Geral do Sistema de Arrecadação e Cobrança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resumo dos indicadores econômicos e financeiros Resumo dos indicadores econômicos e financeiros
Órgão Indicador Jan/24 Fev/24 Mar/24 Abr/24 Mai/24 Jun/24 Jul/24 Ago/24 Set/24 Out/24 Nov/24 Dez/24 Jan/25
Indicadores Econômicos (em porcentagem)
Indicadores Econômicos (em porcentagem)
DIEESE ICV 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00
FGV IVAR 4,34 1,79 1,06 1,40 0,21 0,61 -0,18 1,93 0,33 -0,89 -0,88 -1,28
FGV IPC-M 0,59 0,53 0,29 0,32 0,44 0,46 0,30 0,09 0,33 0,42 0,07 0,12
FGV IPC-DI 0,61 0,55 0,10 0,42 0,53 0,22 0,54 -0,16 0,63 0,30 -0,13 0,31
FGV IPC-10 0,46 0,62 0,48 0,21 0,39 0,54 0,24 0,33 0,02 0,53 0,23 -0,02 0,26
FGV IPA-M -0,09 -0,90 -0,77 0,29 1,06 0,89 0,68 0,29 0,70 1,94 1,74 1,21
FGV IPA-DI -0,59 -0,76 -0,50 0,84 0,97 0,55 0,93 0,11 1,20 2,01 1,66 1,08
FGV IPA-10 0,42 -1,08 -0,40 -0,56 1,34 0,88 0,49 0,84 0,14 1,66 1,88 1,54
FGV INCC-M 0,23 0,20 0,24 0,41 0,59 0,93 0,69 0,64 0,61 0,67 0,44 0,51
FGV INCC-DI 0,27 0,13 0,28 0,52 0,86 0,71 0,72 0,70 0,58 0,68 0,40 0,50
FGV INCC-10 0,39 0,10 0,27 0,33 0,53 1,06 0,54 0,59 0,79 0,57 0,58 0,42 0,74
FGV IGP-M 0,07 -0,52 -0,47 0,31 0,89 0,81 0,61 0,29 0,62 1,52 1,30 0,94
FGV IGP-DI -0,27 -0,41 -0,30 0,72 0,87 0,50 0,83 0,12 1,03 1,54 1,18 0,87
FGV IGP-10 0,42 -0,65 -0,17 -0,33 1,08 0,83 0,45 0,72 0,18 1,34 1,45 1,14 0,53
FIPE IPC 0,46 0,46 0,26 0,33 0,09 0,26 0,06 0,18 0,18 0,80 1,17 0,34
IBGE IPP -0,24 0,14 0,35 0,67 0,36 1,26 1,53 0,66 0,62 0,97 1,23
IBGE IPCA-15 0,31 0,78 0,36 0,21 0,44 0,39 0,30 0,19 0,13 0,54 0,62 0,34
IBGE IPCA 0,42 0,83 0,16 0,38 0,46 0,21 0,38 -0,02 0,44 0,56 0,39 0,52
IBGE INPC 0,57 0,81 0,19 0,37 0,46 0,25 0,26 -0,14 0,48 0,61 0,33 0,48
SindusCon CUB s/ des/ção 0,00 0,10 0,10 0,05 1,22 0,79 0,41 0,35 0,33 0,37 0,21 0,16
SindusCon CUB c/ des/ção 0,00 0,11 0,10 0,05 1,16 0,76 0,43 0,36 0,35 0,40 0,23 0,17
Indicadores Financeiros (em porcentagem)
Indicadores Financeiros (em porcentagem)
Bacen Poupança 0,5879 0,5079 0,5333 0,6028 0,5874 0,5367 0,5743 0,5711 0,5678 0,5982 0,5652 0,5826 0,6698
Bacen TBF 0,8582 0,7380 0,7733 0,7830 0,7576 0,7268 0,8402 0,8080 0,7760 0,8801 0,7503 0,8571 0,9972
Bacen TJLP 0,5442 0,5442 0,5442 0,5558 0,5558 0,5558 0,5758 0,5758 0,5758 0,6192 0,6192 0,6192 0,6642
Bacen TR 0,0875 0,0079 0,0331 0,1023 0,0870 0,0365 0,0739 0,0707 0,0675 0,0977 0,0649 0,0822
Cetip CDI 0,9667 0,8002 0,8317 0,8874 0,8324 0,7883 0,9071 0,8675 0,8352 0,9280 0,7930 0,9314
RFB Selic 0,97 0,80 0,83 0,89 0,83 0,79 0,91 0,87 0,84 0,93 0,79 0,93 0,17
Indicadores diversos (em Reais)
Indicadores diversos (em Reais)
Bacen UPC 24,35 24,35 24,35 24,08 24,08 24,08 24,44 24,44 24,44 24,49 24,49 24,49 24,55
Federal Mínimo 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.518,00
Federal Teto INSS 7.786,02 7.786,02 7.786,02 7.786,02 7.786,02 7.786,02 7.786,02 7.786,02 7.786,02 7.786,02 7.786,02 7.786,02 8.157,41
Sefaz/SP UFESP 35,36 35,36 35,36 35,36 35,36 35,36 35,36 35,36 35,36 35,36 35,36 35,36 37,02

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Norma Regulamentadora nº 27 (NR-27) - Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho (REVOGADA)

A Norma Regulamentadora nº 27 (NR-27) estabelecia que o exercício da profissão de técnico de segurança do trabalho dependia de registro no Ministério do Trabalho, fosse efetuado pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST), com processo iniciado através das DRT. Revogada pela Portaria nº 262/2008 (DOU de 30/05/2008). (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: .

Área: Normas Regulamentadoras (NR)


Norma Regulamentadora nº 26 (NR-26) - Sinalização de Segurança

A Norma Regulamentadora nº 26 (NR-26) é a norma da sinalização de segurança, ela estabelece medidas quanto à sinalização e identificação de segurança a serem adotadas nos locais de trabalho, tais como: a) sinalização de cor; b) identificação de produto químico; c) etc. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: .

Área: Normas Regulamentadoras (NR)


Receita facilita prestação de informações sobre despesas médicas na Declaração do Imposto de Renda

A emissão de recibo de despesa com saúde por profissionais pessoas físicas (médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais) será feita apenas por meio do Receita Saúde, de forma digital, a partir de 1º de janeiro de 2025. Essa ferramenta dispensa que os pacientes e os profissionais precisem guardar os recibos em papel, que poderão ser consultados no aplicativo. O Receita Saúde está disponível desde abril dest (...)

Notícia postada em: .

Área: Tributário Federal (Assuntos gerais sobre tributação)


Lavador de carros não receberá adicional de insalubridade

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho afastou a condenação da Vitalizacar Lavagem de Veículos Ltda., de Uberlândia (MG), ao pagamento de adicional de insalubridade a um lavador de carros. O entendimento do TST sobre o tema é que o manuseio de produtos de limpeza que contenham álcalis cáusticos não caracteriza atividade insalubre quando não se tratar de produto em sua composição bruta, como no caso. Na ação trabalhista, o lavador argumentou (...)

Notícia postada em: .

Área: Trabalhista (Trabalhista)


Geolocalizador de celular comprova má-fé de trabalhador em reclamação trabalhista

A Vara do Trabalho de Embu das Artes-SP condenou um trabalhador a pagar multas por litigância de má-fé e ato atentatório à dignidade da Justiça. De acordo com os autos, o homem entrou com ação pleiteando horas extras, pois, segundo ele, marcava o ponto e continuava exercendo a função. Entretanto, o geolocalizador de celular mostrou que o empregado não estava na companhia após os horários alegados de término do expediente. Na decisão, o juiz Régis (...)

Notícia postada em: .

Área: Trabalhista (Trabalhista)


Empresas brasileiras terão que avaliar riscos psicossociais a partir de 2025

A partir de maio de 2025, as empresas brasileiras terão que incluir a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A exigência é fruto da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em agosto de 2024. A mudança destaca que riscos psicossociais, como estresse, assédio e carga mental excessiva, devem ser identificados e gerenciados pelos emprega (...)

Notícia postada em: .

Área: Trabalhista (Trabalhista)


Trabalhador discriminado por usar tranças será indenizado e terá rescisão indireta

A 71ª Vara do Trabalho de São Paulo-SP reconheceu rescisão indireta do contrato de estoquista de rede de varejo vítima de discriminação por causa de penteado afro que usava. Considerando que a situação tornou-se insustentável e atingiu a honra e a dignidade do profissional, a instituição foi condenada ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais, além de verbas rescisórias. De acordo com os autos, certo dia, ao chegar ao estabelecimento com tranças, o (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Justiça do Trabalho vai julgar ação contra cobrança de taxa de inscrição por agência de emprego

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho declarou a competência da Justiça do Trabalho para julgar uma ação contra a cobrança de taxa de inscrição para candidatos às vagas de trabalho por uma agência de empregos de Passo Fundo (RS). Segundo o colegiado, a forma de atuação das agências de emprego afeta diretamente as circunstâncias de exercício do direito ao trabalho e compreende a fase pré-contratual das relações trabalhistas. Custo para (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Norma Regulamentadora nº 25 (NR-25) - Resíduos industriais

A Norma Regulamentadora nº 25 (NR-25) estabelece requisitos de segurança e saúde no trabalho para o gerenciamento de resíduos industriais. Entendem-se como resíduos industriais aqueles provenientes dos processos industriais, na forma sólida, líquida ou gasosa ou combinação dessas, e que por suas características físicas, químicas ou microbiológicas não se assemelham aos resíduos domésticos, como cinzas, lodos, óleos, materiais alcalinos ou ácidos, (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: .

Área: Normas Regulamentadoras (NR)


Norma Regulamentadora nº 24 (NR-24) - Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho

A Norma Regulamentadora nº 24 (NR-24) estabelece as condições mínimas de higiene e de conforto a serem observadas pelas organizações, devendo o dimensionamento de todas as instalações regulamentadas pela mencionada NR ter como base o número de trabalhadores usuários do turno com maior contingente. Para efeitos da Norma Regulamentadora nº 24 (NR-24), trabalhadores usuários, doravante denominados trabalhador, é o conjunto de todos os trabalhadores no est (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: .

Área: Normas Regulamentadoras (NR)


Norma Regulamentadora nº 23 (NR-23) - Proteção contra incêndios

Estamos publicando na íntegra a Norma Regulamentadora (NR) nº 23, a qual veio estabelecer medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho, sejam esses estabelecimentos ou locais de trabalho propriamente ditos. (...)

Roteiro de Procedimentos atualizado em: .

Área: Normas Regulamentadoras (NR)


Laudo trabalhista mais bem fundamentado prevalece sobre o do INSS

A 1ª Turma do TRT da 2ª Região manteve sentença que afastou doença ocupacional de operador de montagem e negou pedidos de estabilidade acidentária, indenização por danos morais e materiais, retomada do custeio do plano de saúde e reembolso de despesas com convênio médico. O colegiado considerou laudo do perito trabalhista mais bem fundamentado que o laudo pericial da ação acidentária juntado aos autos. Assim, concluiu que não há incapacidade laborati (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Operário com hérnia de disco obtém aumento de indenizações

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda., de São Bernardo do Campo (SP), a pagar R$ 80 mil de indenização a um conferente de materiais, além de pensão mensal correspondente a 50% do seu último salário até que ele complete 78 anos de idade. Segundo o colegiado, as tarefas realizadas na montadora contribuíram para o desenvolvimento de hérnia discal na coluna lombar, o que gerou (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Banco deve indenizar gerente com doença psiquiátrica grave após sequestros em agências

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho fixou em R$ 300 mil a indenização a ser paga pelo Itaú Unibanco S.A. a um gerente de São Leopoldo (RS) que desenvolveu doença psiquiátrica grave após assaltos a agências próximas à sua e sequestros de colegas. Além de não receber treinamento para essas situações, o bancário era orientado, segundo testemunhas, a não fazer boletim de ocorrência. Cobranças e medo desencadearam depressão Admitido (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Doação de imóvel a filhos de sócio não caracterizou fraude

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) afastou a caracterização de fraude à execução na doação de um imóvel realizada pelo sócio de uma empresa de alarmes em favor de seus dois filhos, antes do ajuizamento da reclamação trabalhista em que a empresa foi condenada. Para o colegiado, não se pode presumir que houve má-fé no caso, uma vez que não havia registro de penhora sobre o bem. Imóvel foi doado aos filhos antes da ação Em dez (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)


Secretária particular de empresária não terá direito a horas extras

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho indeferiu o pedido de horas extras da secretária particular de uma empresária de São Paulo (SP) e de suas filhas. Como ela tinha procuração para movimentar contas bancárias das empregadoras, o colegiado concluiu que seu trabalho se enquadra como cargo de gestão, que afasta a necessidade de controle de jornada e o pagamento de horas extras. Secretária movimentava conta da empregadora Na ação trabalhist (...)

Notícia postada em: .

Área: Judiciário (Direito trabalhista)