Posição 86.04 da NCM

Veículos para inspeção e manutenção de vias férreas ou semelhantes, mesmo autopropulsados (por exemplo, vagões-oficinas, vagões-guindastes, vagões equipados com batedores de balastro, alinhadores de vias, viaturas para testes e dresinas).

Responsável: Ministério da Fazenda

Hierarquia dessa posição:

Hierarquia da posição
Seção: XVII MATERIAL DE TRANSPORTE
Capítulo: 86 Veículos e material para vias férreas ou semelhantes, e suas partes; aparelhos mecânicos (incluindo os eletromecânicos) de sinalização para vias de comunicação.
Posição: 8604 Veículos para inspeção e manutenção de vias férreas ou semelhantes, mesmo autopropulsados (por exemplo, vagões-oficinas, vagões-guindastes, vagões equipados com batedores de balastro, alinhadores de vias, viaturas para testes e dresinas).
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Registra-se que as posições da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) podem ser subdivididas em subposição de 1º e 2º níveis, sendo que as de 1º (primeiro) nível possuem o formato "XXXX.X" e as de 2º (segundo) nível o formato "XXXX.XX". Quando não há subposição o próximo nível é o item, cujo formato é "XXXX.XX.X".

Ainda pode acontecer da posição não estar subdividida em nível de item, nesse caso, o próximo nível é a NCM propriamente dita. Considerando que não há subposição e nem item para a posição posição 86.04, vejamos as NCM's a que compõe:

NCM Descrição da NCM
8604.00.10 Autopropulsados, equipados com batedores de balastro e alinhadores de vias férreas
8604.00.90 Outros
8604.00.90 Outros
8604.00.90 Equipamentos autopropulsados compostos por vagão com um funil de carga para receber até 60m3 de carga, transportador por esteira com velocidade de variada de até 1.200m3 e lançador que pode lançar o material a até 7m de cada lado ou ainda em um veículo auxiliar.
8604.00.90 Guindastes ferroviários, autopropulsados sobre trilhos, acionados por motor diesel refrigerado a água, com bitola ferroviária de 1.000mm ou 1.600mm, lança telescópica (retrátil) com raio de operação mínimo igual ou superior a 7m e máximo igual ou inferior a 23m e capacidade de elevação, apoiados, de até 225t.
8604.00.90 Veículos para manutenção de vias férreas, para reperfilamento de trilhos ferroviários de bitola igual ou inferior a 1.600mm, autopropulsados, acionado por motor diesel de 4 cilindros, refrigerado à água, de potência igual ou inferior a 350HP, com velocidade de percurso igual ou inferior a 50km/h, e dotados de: dispositivo esmerilhador contendo cabeçote de retificação móvel, tanque de fluído hidráulico de capacidade aproximada igual ou inferior a 115 litros, e cabine climatizada com controles montados no assento/console para operações de esmerilhamento e percurso.
8604.00.90 Veículos ferroviários autopropelidos para esmerilhamento de trilhos, compostos de: 1 carro de controle frontal com tração elétrica, contendo 1 grupo moto/gerador principal e 1 grupo moto/gerador auxiliar; 4 carros com 30 unidades de rebolo em cada; com ou sem 1 ou mais carros de água; 1 carro de força com 2 grupos moto/geradores e 1 carro de controle traseiro com tração elétrica e 2 compressores de ar.
8604.00.90 Máquinas desguarnecedoras de lastro de via-férrea para a remoção, peneiramento e redistribuição de forma contínua e automática do lastro existente na via, dotadas de 2 unidades (1 vagão carregador e 1 vagão peneira) funcionais que formam um conjunto autopropulsado, montados sobre truques ferroviários para bitola ferroviária de 1.600mm.
8604.00.90 Guindastes rodoferroviários multifuncionais utilizados para içamento de cargas ferroviárias, troca de dormentes, posicionamento e movimentação de trilhos, equipados com motor a diesel e compressor de 225cc, refrigerado a água, 173HP (129kW) e partida elétrica, operando em 360 Graus a uma velocidade rotacional de 6rpm; 4 rodas motrizes na estrada e no trilho, tração e direção nas 4 rodas (4WS); direção dianteira e traseira opostas "tipo caranguejo"; eixos de transmissão planetários fora de estrada para serviços pesados; eixo dianteiro e o eixo ferroviário equipados com estabilizadores hidráulicos; levanta cargas igual ou inferior a 7.500kg; velocidade 2 máxima na estrada é de 40 e de 10km/h no trilho; trilho hidráulico de auto posicionamento com tambores serrilhados; acionamento de pneus individuais; freios nas 4 rodas a ar; hidráulico nos eixos dianteiro e traseiro; por meio de um conversor pneumático-hidráulico, freio de estacionamento negativo atuando na caixa de marcha; transmissão com acionamentos hidrostáticos de 2 velocidades, proporcionando 4 velocidades iguais em avanço e ré; cabine totalmente isolada, com visibilidade de 360 graus, com lança primária com cilindros de elevação duplos, com alcance de até 7,2m.
8604.00.90 Veículos ferroviários autopropelidos para esmerilhamento de trilhos, compostos de: 1 carro de controle frontal com controles de tração e operação; 1 carro de esmerilhamento, com 8 unidades de motores esmerilhadores de 22,4kW (30HP, cada) e cabine traseira com controles para viagem e frenagem.
8604.00.90 Veículos híbridos ferroviários para manutenção e reboque de outros veículos semelhantes e composições de trem do tipo monotrilho "Skyrail", projetados para operação e manutenção de terceiro e quarto trilho, sistemas de sinalização, sistemas de comunicação, sistemas de mudança de via (Track Switch), sistemas de iluminação, sistemas de CFTV e sistemas de comunicação, movido por dois motores de tração síncrono de imã permanente de potência de até 140kW cada, capaz de transformar energia mecânica em energia elétrica durante a frenagem, alimentado por baterias de Fosfato de Ferro Lítio (LiFePO4) com tensão de alimentação externa em corrente alternada de 220VAC, com capacidade de 152kW/h e gerador a diesel com potência de 100kW, tanque com capacidade de 300L, possui 2 eixos com entre eixos de 8.200mm, velocidade máxima de 40km/h e tem capacidade de superar gradientes de inclinação de até 6 por cento, dotado de duas cabines de condução com painéis independentes, possibilitando trabalhar na mesma direção com sentidos opostos, incluindo gabinete de carregamento.