NCM nº 8708.92.00 - Com alíquotas de IPI e Imposto de Importação atualizadas

Responsável: Ministério da Fazenda

Estrutura da NCM e tributação do IPI

Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 8708.92.00, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.

NCM Ex Estrutura da NCM nº 8708.92.00 IPI (%)
XVII MATERIAL DE TRANSPORTE
87 Veículos automóveis, tratores, ciclos e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios.
8708 Partes e acessórios dos veículos automóveis das posições 87.01 a 87.05.
8708.9 - Outras partes e acessórios:
8708.92.00 -- Silenciosos e tubos de escape; suas partes 10,40
8708.92.00 01 De veículos das posições 87.01, 87.02, 87.04 e 87.05 (exceto partes) 2,60
8708.92.00 02 Partes 3,25
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Imposto de Importação do NCM 8708.92.00

Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").

Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.

Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".

Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".

Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:

  1. Alíquota TEC: é àquela constante na TEC, não sendo utilizada nas importações pelos brasileiros. Apresentamos ela apenas para fins informativos;
  2. Alíquota efetiva: é àquela efetivamente utilizada nas importações, a qual pode ser a mesma da TEC ou diferente, no caso de eventual majoração ou redução tarifária implementada pel Brasil; e
  3. Alíquota de exceção: no caso do Brasil ter adotado algum instrumento ou regra de exceção para o NCM, sendo que ela prevalecerá sobre a "alíquota efetiva".

No caso da classificação fiscal (NCM) nº 8708.92.00, temos as seguintes alíquotas de II:

Alíquota TEC 18,00%
Alíquota efetiva 18,00% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC).

Alíquota de exceção para o NCM 8708.92.00:

Ex (*) Descrição da NCM nº 8708.92.00 II (%)
001 Conjunto do tubo de exaustão para gases de escape provenientes da combustão de veículo automóvel de passageiros, composto principalmente de partes rígidas em aço inox HFS429M-TK, flexível corrugado em aço inoxidável SUS304 e HFS436L, flanges em JSC270C e HFS429M.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
002 Conjunto de revestimento do teto, composto do forro, em plástico pc/abs, em substrato semirrígido de poliuretano e fibra de vidro, quebra-sol de plástico, espaço para o sistema de iluminação frontal, central e traseira com chicotes, estrutura de ancoragem metálica de reforço en10152, em um lado, no outro acabamento em feltro e demais conexões elétricas, absorvedores de ruído, em diferentes cores, espaço para teto solar desprovido do sistema mecânico, aplicado a veículos automotores.
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2,00
003 Tubulação de exaustão do sistema de escapamento de motores a gás de cilindrada acima de 2.800 cc com combustão de tipo estequiométrico; composto principalmente de partes rígidas em aço inox, flexível corrugado em aço inoxidável e flanges de acoplamento com o sistema de exaustão de motores a gás natural e biometano; flanges com fixação em 3 pontos; diâmetro interno do tubo em correspondência das flanges de 80,1 mm; compõe o sistema de controle de emissões Euro VI de veículos comerciais leves e pesados.
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2,00
004 Catalizador de três vias para controle de emissões de motores a gás natural ou biometano, de combustão estequiométrica; tubo com solda robotizada e rosca para instalação de sensor de temperatura e sonda lambda; converte três poluentes: hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e óxidos de azoto (NOx) em dióxido de carbono (CO2), nitrogénio (N2) e água (H2O); aplicação em motores de cilindrada superior a 2800cc; constituído internamente de um suporte cerâmico com revestimento em metais nobres como platina, ródio e irídio; aplicação em veículos comerciais leves e pesados conforme norma EURO VI.
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2,00
005 Conjunto tubo catalisador de gases do escape com filtro particulado com taxa de vazamento de gazes permissível até 0,5 L/Min @50 kPa, com solda robotizada.
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2,00
006 Sistema de escapamento com catalisador para veículos automotivos com comprimento total de 903,5mm (+/- 2mm), composto por pré-catalisador, elemento de dissociação, catalisador, manta catalítica, colmeia vertical, colmeia horizontal, peso total do conjunto de 7.150Kg (+/- 0,150Kg).
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2,00
007 Sistema completo de exaustão para veículos de alta performance com silencioso e catalisador para controle de emissão de poluentes e sistema de borboletas para restrição da passagem de gás conforme modo de condução, tubos constituídos em aço inoxidável 2CRTINB18, segundo norma AISI 441, e espessura de 1.2mm, partes emendadas com conectores em metal.
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2,00
008 Conjunto tubo catalizador de gases do escape com filtro particulado com taxa de vazamento de gases permissível até 0,5 L/Min @50 kPa, com solda robotizada, específico para motores diesel, com dimensões 209 X 200,17 X 533 mm.
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2,00
009 Conjunto tubo catalizador de gases do escape com filtro particulado com taxa de vazamento de gases permissível até 0,5 L/Min @50 kPa, com solda robotizada, específico para motores gasolina, com dimensões 209,5 X 249,26 X 544,54 mm.
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2,00
010 Tubo de aço inoxidável contendo peças de conexão, utilizado para conexão de diferentes partes de sistema de escapamento, com comprimento entre 700 e 1100 mm e diâmetro entre 110 e 125 mm.
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2,00
011 Descida de escapamento composto internamente com monolito revestido para tratamento de gases conforme normal EURO5, filtro a partículas, e componentes exteriores em ligas de aço inox, suporte para sensores em EN 1 4511, entradas para tubo de pressão com diâmetro externo de 60 mm, ganchos tubos e envelope em EN 1 4512; flange de espessura de 8 mm feita em S235JRG e elemento flexível de diâmetro interior de 45 mm, diâmetro exterior de 82 mm e 135 mm de comprimento; peça completa possui massa nominal de  9,75 quilogramas e dimensões externas aproximadas de: x = 1.050 mm, y = 450 mm e z = 400 mm.
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2,00
012 Elemento flexível estanque (convolutas) com tela de amortecimento de vibração, confeccionado em duas composições de aço inoxidável, utilizado no sistema de escapamento de caminhões e ônibus, para amortecimento das diferenças de vibrações entre o motor e o chassi do veículo.
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2,00
013 Tubo de aço inoxidável entrelaçado ou conformado contendo peças de conexão, utilizado para conexão de diferentes partes de sistema de escapamento, com comprimento entre 82 e 240mm e diâmetro entre 86 e 140mm.
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2,00
014 Seção do tubo de exaustão para gases de escape provenientes da combustão, constituído de uma parte rígida em aço carbono com tratamento superficial em alumínio e outra flexível corrugado em aço inoxidável AIS304 e 409 ou constituído de duas partes conformadas em aço aluminizado SA1D80 ou SA1E80.
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2,00
015 Tubo de transferência de gases em aço inoxidável super austenítico DIN 1.4539 (AISI 904L), conformado e perfurado com 716 furos de diâmetro de 6,35 mm, com bordas paralelas soldadas por processo TIG, para aplicação em escapamento no sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) de veículos comerciais.
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2,00
016 Tubo de transferência de gases composto de duas partes estampadas em aço inoxidável super austenítico DIN 1.4539 (AISI 904L), soldado por processo TIG, para aplicação em escapamento no sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) de veículos comerciais (ônibus e caminhões).
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2,00
017 Cone fundido em aço inoxidável austenítico ASTM A743 (grade CH20), com 2,0mm de espessura, diâmetro de entrada principal de 132,4mm (referencial) e diâmetro de saída de 49,5mm (+/- 0,3mm), montado na saída o conversor catalítico pelo processo de solda MIG/MAG com a função de direcionar os gases do processo de combustão para o duto do escapamento dos veículos automotivos.
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2,00
018 Tubo aplicado no coletor de escape de veículos com motores de combustão interna ou automotores, conformado hidraulicamente em material de aço inox austenítico DIN 1.4828 (AISI 309), com diâmetro nominal entre 50 e 75mm (+- 0,35mm) e espessura 2,0mm (+- 0,2mm).
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2,00
019 Placa isoladora de calor, para aplicação em sistema de escape de veículos automotivos, composta de 3 camadas, uma camada de aço inox DIN 1.4301 (AISI 304) com espessura de 0,2mm, uma camada de aço carbono de 0,6mm de espessura, revestido em ambos os lados com 120g/m2, tendo o revestimento 90% de alumínio e 10% de silício e resistência a ruptura entre 270 a 380 MPa, e uma camada, intermediária, de uma manta de fibra cerâmica ou equivalente, resistente a 1000 Graus Celsius de temperatura.
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2,00
020 Conjunto do sistema de exaustão com motorização a gás natural ou biometano; constituído por tubo de aço inoxidável entrelaçado, conexões de diferentes partes de sistema de escapamento; moldado e equipado com flange para acoplar-se a motores a gás com catalizador para controle de emissões de motores com combustão estequiométrica (emissões Euro VI); contém peças isolantes para reduzir a transmissão de calor; apresenta diferentes geometrias para garantir o correto fluxo de gases de exaustão de acordo com a cilindrada do motor a gás utilizado; constituído de uma parte rígida em aço carbono com tratamento superficial e outra flexível corrugado em aço inoxidável AIS304 e 409; aplicado em veículos comercias leves e pesados.
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2,00
021 DOC Muffler para sistema de exaustão de veículos comerciais pesados com motorização a gás natural ou biometano; composta de um monólito revestido para tratamento de gás de combustão conforme norma EURO VI; componentes exteriores de liga de aço; responsável pela redução de emissão de CO e de hidrocarbonetos; processo de oxidação realizado em estrutura alveolar encapsulada em tubo de aço através de solda robotizada; dotada de flanges e fixações soldadas.
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2,00
022 Conjunto de tubo de conversão catalítica para gases de escape, redução de gases nocivos, monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e dióxido de carbono e água enquanto reduz os óxidos de azoto, a azoto (N2), tubo em aço inoxidável (2CRTINB18), aplicado a veículos automotivos; PN 8689398.
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2,00
023 Conjunto isolamento inferior para a saída do SCR, composto por dupla camada de aço inoxidável (DIN 1.4301) e isolante térmico de lã de vidro de diferentes espessuras (6, 10 e 12 mm) com densidade de 130 kg/m3, suporta temperaturas acima de 650 graus Celsius; aplicado em sistemas de pós-tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel de linha pesada, sendo montado sobre o conjunto SCR (redução catalítica seletiva) e o conjunto de saída; com função manter a temperatura interna e diminuir temperatura externa, para que o sistema não ultrapasse a 200 graus Celsius; dimensões aproximadas de 637,3 mm de comprimento x 431,6 mm largura e 218,4 mm de altura.
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2,00
024 Suporte elástico motor, utilizado para absorver as vibrações do motor de veículos automotores, composto por material em aço inox, possui dimensões largura (187 mm a 200 mm), comprimento (146,6 mm a 159 mm), altura (150 mm a 165 mm) e peso aproximado de (1,28 kg), instalado no compartimento do motor do veículo.
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2,00
025 Suporte elástico motor direito e esquerdo utilizado para absorver as vibrações do motor nos veículos automotores, composto com uma base em aço de alta resistência com espessura da chapa de (2,5 mm) um apoio do pino do suporte em aço forjado com largura de (68 mm), altura de (14 mm) e comprimento de (63 mm), parte em borracha onde o pino do suporte é alojado com (75 mm) de largura, (38 mm) de altura e (76 mm) de comprimento, corpo do suporte em aço de alta resistência com (181 mm) de comprimento, (126 mm) de altura e (168 mm) de largura, pino metálico com (160 mm) de comprimento, (23 mm) de altura e (36 mm) de largura e guias de fixação em aço, peso aproximado de (1,63 kg), instalado no compartimento do motor do veículo.
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2,00
026 Corpo para assentamento de sensor lambda, com densidade mínima de 7,2 g/cm3, fabricado através do processo de sinterização, com rosca M18 x 1,5 mm.
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2,00
027 Corpo para assentamento de sensor lambda, fabricado em aço laminado (DIN EN 10088-3 - 1.4511), com diâmetro externo de 25 mm e rosca M18 x 1,5 mm - 6H.
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2,00
028 Junta de fixação em "V" para uso em sistemas de exaustão automotivos, com corpo e vedações produzidos em aço inoxidável (DIN EN 1.4571), espaçador de acordo com a norma (DIN EN 1.5511); aplicação de torque de 21 N.m +/- 15% e vazamento máximo permitido de 1l/min a 0,3 bar de pressão.
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2,00
029 Suportes para sistema de exaustão automotivo, fabricados a partir de chapas de aço (DIN 1.4512) soldadas a tubos com diâmetro de 12 mm e espessura 1,2 mm.
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2,00
030 Filtro em plástico e fibra de vidro, de carvão ativado para o sistema de gases de exaustão do motor, nas dimensões 3393 mm (+/- 1,2 mm) x 818 mm x 125 mm, volume de 1800 cm3, caracterizado como parte do sistema de tubos de escape dos gases de veículos automotivos; PN 7475674.
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2,00
031 Conjunto isolamento superior para a entrada do SCR, composto por dupla camada de aço inoxidável DIN 1.4301 e isolante térmico de lã de vidro de diferentes espessuras (10 e 12 mm) com densidade de 130 kg/m3, suportando temperaturas acima de 650 graus Celsius; aplicado em sistemas de pós-tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel de linha pesada, montado sobre o conjunto SCR (redução catalítica seletiva) e o conjunto de saída; com função manter a temperatura interna e diminuir temperatura externa, para que o sistema não ultrapasse a 200 graus Celsius; dimensões aproximadas de 613,2 mm de comprimento x 596,3 mm largura e 210,5 mm de altura.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
032 Conjunto isolamento inferior para a entrada do SCR, composto por dupla camada de aço inoxidável DIN 1.4301 e isolante térmico de lã de vidro de diferentes espessuras (10 e 12 mm) com densidade de 130 kg/m3, suportando temperaturas acima de 650 graus Celsius; aplicado em sistemas de pós-tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel de linha pesada, sendo montado sobre o conjunto SCR (redução catalítica seletiva) e o conjunto de saída; com função manter a temperatura interna e diminuir temperatura externa, para que o sistema não ultrapasse a 200 graus Celsius; dimensões aproximadas de 618,8 mm de comprimento x 595,8 mm largura e 210,5 mm de altura.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
033 Sistema completo de exaustão para veículos de alta performance com silencioso e catalisador para controle de emissão de poluentes e sistema de borboletas para restrição da passagem de gás conforme modo de condução, tubos constituídos em aço inoxidável (2CRTINB18), segundo norma AISI 441, e espessura de 1,2 mm, partes emendadas com conectores em metal; PN 7642018.
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2,00
034 Conjunto isolamento superior para a entrada do DOC, composto por dupla camada de aço inoxidável DIN 1.4301 e isolante térmico de lã de vidro de diferentes espessuras (10 e 12 mm) com densidade de 130 kg/m3, suportando temperaturas acima de 650 graus Celsius; aplicado em sistemas de pós-tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel de linha pesada, montado sobre o conjunto SCR (redução catalítica seletiva) e o conjunto de saída; com função de manter a temperatura interna e diminuir temperatura externa, para que o sistema não ultrapasse a 200 graus Celsius; dimensões aproximadas de 387,0 mm de comprimento x 316,5 mm largura e 178,6 mm de altura.
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2,00
036 Tubo de exaustão de aço inoxidável com diâmetro externo de 114 mm, espessura de 2 mm e comprimento superior a 700 mm, envolto de material isolante a base de 10 mm de fibra de vidro com uma folha de 0,15 mm de aço inoxidável.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
037 Conjunto dos tubos do sistema de escapamento de gases, em ligas de aço (DIN EN 10296) e (10088-2 14509 x 2 CrTiNb18) da combustão do motor, composto por tubo dianteiro, abafador dianteiro, abafador central, tubos intermediários e abafador traseiro, silenciador traseiro e ponteiras com suas braçadeiras e suportes em borracha endurecida, aplicado a veículos automotivos; PN 8650681, 9844376, 7647159, 8642896, 8659385, 9796847, 8659392, 9796859.
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2,00
038 Conjunto do tubo do diferencial de pressão do escapamento de veículo automóvel comercial, composto de sensor de pressão, tubos rígidos em aço inox, tubo flexível em borracha e suportes em aço carbono.
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2,00
039 Válvula acústica de escape com torque mínimo de 0,36 Nm e máximo de 0,5 Nm, com mola fabricada em aço inoxidável (NAS530); bucha e capa da mola fabricada em aço inoxidável (SUS436MT), pesando 140 g com 80 mm de comprimento e 90 mm de largura, para uso em escapamento automotivo de veículos de passeio, com função de atenuar as frequências acústicas e pressão do sistema de escapamento quando operado em condições de fluxo de gás máximo oriundos do motor de combustão.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
040 Manta termo resistente recortada, de camada única não intumescente, fabricada em Fibra de Sílica, utilizada como isolante térmico no sistema de exaustão e/ou no conversor catalítico de veículo automotivo, resistente a temperaturas de até 1100 graus Celsius e peso entre 800 a 1000g/m2.
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2,00
041 Luva compensadora para tubulação do escapamento em aço inoxidável, corrugado, dimensões máximas de 70 mm de diâmetro externo, diâmetro interno de 52 mm, comprimento de 49,25 mm, tolerância de 1 mm, com 4 ondulações, peso de 0,154 kg, processo de soldagem (DIN ISO 4063), utilizada em caminhões e ônibus.
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2,00
042 Manta termo resistente recortada, de camada única não intumescente, fabricada em fibra de sílica, utilizada como isolante térmico no sistema de exaustão e/ou no conversor catalítico de veículo automotivo, resistente a temperaturas de até 1100 graus Celsius, com dimensões de 465 mm X 300 mm X 20 mm, e peso entre 1000 a 2600g/m2.
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2,00
043 Conjunto mixer, misturador de agente ARLA (agente redutor líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) automotivo) com os gases de exaustão provenientes do motor de combustão; tem a função de misturar agente químico com os gases de exaustão, transformando ARLA em amônia para posterior reação química dos catalisadores (SCR - selective catalyst reduction), e eliminar os gases NOx e NH3; constituído por sistema de aletas direcionadoras de fluxos feitas em aço inox; aplicado em sistemas de pós tratamento de gases de escape de veículos movidos à diesel de linha média e pesada; o conjunto completo apresenta dimensões aproximadas de 241,90 mm x 115,70 mm x 229,46 mm; massa de 2,180 kg.
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2,00
044 Tubo hidro formado e usinado de aço inoxidável AISI 321 (DIN 1.4541) com espessura de 1,5 mm; com conector de sonda lambda (sensor de oxigênio) rosca M18 x 1,5 de aço inoxidável AISI 304 (DIN 1.4301), com a finalidade de conduzir os gases de escape e acoplar o sensor de oxigênio no sistema de exaustão de veículos automóveis de linha leve; com peso de 0,165 kg.
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2,00
045 Tubo hidro formado e usinado de aço inoxidável AISI 321 (DIN 1.4541) com espessura de 2 mm; com conector de sonda lambda (sensor de oxigênio) rosca M18 x 1,5 de aço inoxidável AISI 304 (DIN 1.4301), com a finalidade de conduzir os gases de escape e acoplar o sensor de oxigênio no sistema de exaustão de veículos automóveis de linha leve; com peso de 0,202 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
046 Cone de saída estampado de aço inoxidável aplicado na saída do conversor catalítico, unindo o corpo metálico deste à sua tubulação de saída; cone interno fabricado em aço inoxidável AISI 309 (DIN 1.4828) apresenta 1 mm de espessura, cone externo fabricado em aço inoxidável AISI 321 (DIN 1.4541) apresenta 2 mm de espessura; os cones são estampados e unidos por meio de 3 pontos de soldas TIG de 2 mm a cada 120 graus no diâmetro de 50,6 mm.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
047 Cone de entrada estampado de aço inoxidável aplicado na entrada do conversor catalítico, unindo o corpo metálico deste à sua tubulação de entrada; cone interno fabricado em aço inoxidável AISI 309 (DIN 1.4828) apresenta 1 mm de espessura, cone externo fabricado em aço inoxidável AISI 321 (DIN 1.4541) apresenta 2 mm de espessura; os cones são estampados e unidos por meio de 3 pontos de solda TIG de 2 mm a cada 120 graus no diâmetro de 60,7 mm.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
048 Cone de entrada e saída, estampado de aço inoxidável AISI 441 (DIN 1.4509) aplicado em sistemas de exaustão de veículos leves, com função de fixar o corpo metálico do conversor catalítico às suas tubulações de entrada e de saída;  cone interno apresenta 1 mm de espessura enquanto o cone externo apresenta 2 mm de espessura; cones são estampados e unidos por meio de calibração no diâmetro de 51,7 mm com especificação de força mínima de arrancamento de 800 N; apresenta 116 mm (+-0,3 mm) de largura e 54,55 mm de altura.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
049 Elemento flexível de aço inoxidável (DIN 1.4541, 1.4571, 1.4301 e 1.4828); com diâmetro de entrada de passagem de gás de 39 mm; diâmetro interno de 42 mm e diâmetro de saída de 45 mm; comprimento total de 217 mm e máximo vazamento permitido de 0,1 litro por minuto a 0,3 bar; instalado no sistema de exaustão de veículos automotores, tem a função de atenuar as vibrações às quais o sistema está sujeito, sobretudo aquelas provenientes do motor.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
050 Tubo mixer micro fundido, laminado a frio, estampado e usinado de aço inoxidável austenítico AISI 304 (DIN 1.4301), aplicado em sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) de sistemas de exaustão de veículos automotores movidos a diesel de linha média e pesada com a função de proporcionar a adequada mistura da solução de ureia aos gases de escape, antes do catalisador SCR; comprimento de 236 mm e massa aproximada de 1,420 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
051 Unidade acústica de aço inoxidável 441 (DIN 1.4509) em forma de concha aplicada em sistemas de exaustão de veículos automotores pesados; tem a função de: armazenando material de absorção sonora (lã de fibras de vidro), atenuar os ruídos provenientes do motor a combustão do veículo no qual o sistema está instalado, dimensões aproximadas de 313,1 mm de comprimento x 124 mm de largura x 313,8 mm de altura, peso de 1,15 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
052 Conjunto isolamento superior para a entrada do DOC, composto por dupla camada de aço inoxidável DIN 1.4301 e isolante térmico de lã de vidro de diferentes espessuras (10 e 12 mm) com densidade de 130 kg/m3, suportando temperaturas acima de 650 graus Celsius; aplicado em sistemas de pós-tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel de linha pesada, montado sobre o conjunto SCR (redução catalítica seletiva) e o conjunto de entrada; com função manter a temperatura interna e diminuir temperatura externa, para que o sistema não ultrapasse a 200 graus Celsius; dimensões aproximadas de 430,4 mm de comprimento x 410,5 mm largura e 199,2 mm de altura.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
053 Conjunto mixer, misturador de agente ARLA (agente redutor líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) automotivo) com os gases de exaustão provenientes do motor de combustão; tem a função de misturar ARLA com os gases de escape, transformando ARLA em amônia para posterior reação química dos catalisadores (SCR - selective catalyst reduction); constituído por subconjuntos e componentes estampados em aço inoxidável 1.4980, 1.4509, 1.4571 e 1.4581; aplicado em sistemas de pós tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel; intervalo de trabalho se estende entre 100 a 400 graus Celsius; apresenta dimensões aproximadas de 153,9 mm de comprimento e 143,0 mm de diâmetro.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
054 Conjunto mixer, misturador de agente ARLA (agente redutor líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) automotivo) com os gases de exaustão provenientes do motor de combustão, tem a função de misturar ARLA com os gases de escape, transformando ARLA em amônia para posterior reação química dos catalisadores (SCR - selective catalyst reduction); constituído por subconjuntos e componentes estampados em aço inoxidável 1.4509, 1.4571, 1.4521 e 1.4539; aplicado em sistemas de pós tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel; Intervalo de trabalho se estende entre 100 a 400 graus Celsius; apresenta dimensões aproximadas de 376,0 mm de comprimento e 163,0 mm de diâmetro.
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2,00
055 Extensor do mixer em aço inoxidável DIN 1.4521 fabricado com corte a laser 3D; aplicado em sistemas de pós tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel; intervalo de trabalho se estende entre 100 a 400 graus Celsius; Instalado antes dos catalisadores de SCR (redução catalítica seletiva) tem como função conduzir os gases do sistema DPF (filtro de partículas diesel) para o sistema SCR(redução catalítica seletiva); apresenta dimensões aproximadas de 170,0 mm de comprimento e 100,0 mm de diâmetro.
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2,00
056 Conjunto isolamento para conector de NOX , composto por protetor estampado de aço inoxidável 1.4301 com 0,3 mm de espessura e isolante térmico de lã de vidro com 5 mm de espessura e densidade de 180 kg/m3, suporta temperaturas de 600 graus Celsius; aplicado em sistemas de exaustão de veículos movidos a diesel de linha pesada; com função de reduzir a temperatura no conector limitando-a em 200 graus Celsius; apresenta dimensões aproximadas de 79,3 mm comprimento, 139,5 mm de largura e 197,2 mm de altura.
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2,00
057 Conjunto isolamento para conector de NOX, composto por protetor estampado de aço inoxidável 1.4301 com 0,3 mm de espessura e isolante térmico de lã de vidro com 5 mm de espessura e densidade de 180 kg/m3, suportando temperaturas de 600 graus Celsius; aplicado em sistemas de exaustão de veículos movidos a diesel de linha pesada, com a função de reduzir a temperatura no conector limitando-a em 200 graus Celsius; apresenta dimensões aproximadas de 71,5 mm comprimento, 139,5 mm de largura e 197,2 mm de altura.
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2,00
058 Conjunto de saída do SCR com um controle de superfície geral de 4,0 mm, composto por componente e subcomponentes fabricados de aço inoxidável DIN 1.4301 e 1.4510 estampados, micro fundidos e usinados; aplicado em sistemas de pós-tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel de linha pesada, com função de conduzir os gases tratados para as tubulações de saídas do escapamento; apresenta dimensões aproximadas de 510,0 mm de comprimento x 375,0 mm largura e 150,0 mm de altura.
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2,00
059 Conjunto de entrada do DOC com um controle de superfície geral de 3,0 mm, composto por componente e subcomponentes fabricados de aço inoxidável DIN 1.4301 e 1.4418 estampados, micro fundidos e usinados; aplicado em sistemas de pós-tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel de linha pesada, com função de conduzir os gases a serem tratados e manter a uniformidade acima de 0,95% para o DOC; apresenta dimensões aproximadas de 510,0 mm de comprimento x 375,0 mm largura e 150,0 mm de altura.
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2,00
060 Conjunto de entrada do SCR com um controle de superfície geral de 3,0 mm, composto por componente e subcomponentes fabricados de aço inoxidável DIN 1.4301 e 1.4510 estampados, micro fundidos e usinados; Aplicado em sistemas de pós-tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel de linha pesada, com função de conduzir os gases do mixer para os catalisadores SCR fazendo uma nova turbulência e trabalhando na uniformidade dos gases para a face do catalisador de SCR; Apresenta dimensões aproximadas de 578,7 mm de comprimento x 356,0 mm largura e 228,8 mm de altura.
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2,00
061 Conjunto mixer com proteção térmica, com função de misturar ARLA (agente redutor líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) automotivo) com os gases de exaustão provenientes do motor de combustão, transformando ARLA em amônia para posterior reação química dos catalisadores (SCR - selective catalyst reduction); constituído por subconjuntos e componentes estampados, micro fundido e usinados em aço inoxidável DIN 1.4405, 1.4509, 1.4571, 1.4539, 1.4301, 1.4512 e 1.4510; e isolante térmico de lã de vidro suportando temperaturas de até 600 graus Celsius; aplicado em sistemas de pós tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel; Intervalo de trabalho se estende entre 100 a 400 graus Celsius.
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2,00
062 Conjunto suporte, com um controle de superfície geral de 4,0 mm; composto por componente e subcomponentes fabricados de aço inoxidável DIN 1.4512 estampado, ferro fundido FE 60003 (EN-GJS-600-3) e usinados; aplicado em sistemas de pós-tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel de linha pesada legislação Euro 6, sendo instalado no conjunto final, com função de suportar todo o sistema de pós tratamento e fazer conexão ao suporte do chassi do veículo; o suporte moldado (fundido) possui uma proteção catódica de 35 micrómetros, atende a teste de corrosão (salt spray de 300 hs a 35 graus Celsius).
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2,00
063 Corpo DPF em aço inoxidável DIN 1.4510 com espessura de 2,0 mm, estampado, conformado a frio com solda a laser, aplicado em sistemas de exaustão de veículos de linha pesada, montado no conjunto DPF (filtro de partículas diesel), com função de receber os componentes internos (filtro DPF + manta suporte + abraçadeira) e mante-los presos sobre um processo de calibração que não permite a soltura dos subcomponentes e proteger os componentes internos; Apresenta 286,4 mm de comprimento e 351,0 mm de diâmetro.
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2,00
064 Sistema completo de exaustão para veículos de alta performance com silencioso e catalisador para controle de emissão de poluentes e sistema de borboletas para restrição da passagem de gás conforme modo de condução, tubos constituídos em aço inoxidável (2CRTINB18), segundo norma AISI 441, e espessura de 1,2 mm, partes emendadas com conectores em metal; PN 7642018, 5A1CFF6.
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2,00
065 Tubo aplicado no silencioso de escape de veículos com motores de combustão interna e saída de escape para o lado esquerdo, conformado hidraulicamente (processo hydroforming) em material de aço inox austenítico din 1.4301 (AISI 304), com diâmetro nominal de 127 mm e espessura 1,5 mm, suporta temperaturas de até 650 graus Celsius, possui cabos retentores e suporte de fixação.
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2,00
066 Conjunto isolamento superior para a saída do SCR, composto por dupla camada de aço inoxidável DIN 1.4301 e isolante térmico de lã de vidro de diferentes espessuras (6, 8, 10 e 12 mm) com densidade de 130 kg/m3, suporta temperaturas acima de 650 graus Celsius; aplicado em sistemas de pós-tratamento de gases de escape de veículos movidos a diesel de linha pesada, sendo montado sobre o conjunto SCR (Redução Catalítica Seletiva) e o conjunto de saída; com função manter a temperatura interna e diminuir temperatura externa, para que o sistema não ultrapasse 200 graus Celsius; dimensões aproximadas de 675,0 mm de comprimento, 432,00 mm de largura e 229,8 mm de altura.
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067 Ponteira do cano de escape, em aço inoxidável, nas dimensões 150,8 mm (+/- 0,5 mm) x diâmetro de 68,03 mm, caracterizado como parte de escapamento aplicado a veículo automotivo; PN 8679075, 5A27117.
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2,00
068 Flange esférica; contendo aço inoxidável (ASTM A351 CF3 304SS); com 90,0 mm de comprimento, diâmetro de entrada 111,2 mm e oval de saída 68,9mm (+/- 0,4 mm) por 128,8 mm (+/- 0,4 mm), processo de fabricação por fundição, usinagem dos bocais de entrada e saída, rosca dos conectores M20 x 1,5 mm 6H e M14 x 1,5 mm 6H; para fabricação de sistema de exaustão; com função de conduzir os gases do tubo de entrada para o interior do sistema de exaustão, e receber a montagem de dois conectores sendo um de temperatura e outro de NOx; com aplicação em caminhões, ônibus.
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2,00
069 Silencioso interno de saída; contendo aço inoxidável (DIN EN 10088-2 DIN 1.4509, 1.4301, 1.4370) e material isolante acústico em lã de vidro (ASTM D578); com 416 mm (+-0,5 mm) de comprimento, 159,1 mm de largura e 217,1 mm de altura, tubo de entrada com diâmetro de 120 mm por 1,2 mm conformado a quente, conector de NOx M20 x 1,5 mm 6 H, tubo de saída com diâmetro de 103,7 mm por 1,5 mm, tubo interno com diâmetro de 100 mm por 267 mm de comprimento perfurado com 1160 furos de diâmetro de 5 mm conformado para o diâmetro de 103,7 mm (+- 0,3 mm) nas regiões de entrada e saída, lã de vidro com peso de 531 g e densidade de 150 kg/m3, processo de solda MIG; para fabricação de sistema de exaustão; com função de conduzir os gases do sistema SCR (redução catalítica seletiva) e fazer atenuação acústica; com aplicação em caminhões, ônibus.
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2,00
070 Tubo trocador de calor; contendo aço inoxidável (DIN EN 10088-2 e DIN 1.4301); com 251,6 mm de comprimento, 51,4 mm de largura, máximo vazamento permitido de 0,004 litro por minuto a 2,0 bar, junção dos componentes por solda laser; para fabricação de sistema de exaustão; com função de armazenar e resfriar o fluido refrigerante; com aplicação em caminhões, ônibus.
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2,00
071 Protetor de calor; contendo aço inoxidável (DIN EN 10088-2 e DIN 1.4307), isolante térmico com fibras cerâmicas a base de sílica e cálcio; com comprimentos de 630,0 mm e 632,00 mm, larguras 240,0 e 243,00 mm e alturas de 81,0 mm e 94,00 mm, espessura de 0,20 mm a 1,5 mm em aço inox corrugado, isolante térmico com resistência a temperaturas de até 750 graus Celsius com espessura de 10,0 mm (+/- 2,0 mm), densidade de 130,0 quilogramas por metro cúbico; para fabricação de sistema de exaustão; com função de manter a temperatura interna da tubulação em torno de 350 graus Celsius e a externa abaixo de 200 graus Celsius; com aplicação em automóveis, caminhões, ônibus.
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2,00
072 Manta suporte; contendo fibra cerâmica policristalina (72 por cento de oxido de alumínio e 28 por cento de sílica) e fita adesiva; com dupla camada sendo a primeira com 840,0 mm a 1117,0 mm (+/- 2,0 mm) de comprimento, 90,0 mm a 180,0 mm (+/- 1,0 mm) de largura e espessura 6,8 mm a 7,8 mm (+/- 1,5 mm), a segunda camada com 870,0 mm a 1156,0 mm (+/- 2,0 mm) de comprimento, 90,0 mm a 180,0 mm (+/- 1,0 mm) de largura e espessura 7,1 mm a 7,9 mm (+/- 1,5 mm), montadas por fita adesiva, gramatura de 2121,0 a 2748,0 grama por metro quadrado, peso de 147,0 a 536,0 g; para fabricação de sistema de exaustão; com função de impedir a movimentação e/ou quebra do catalisador devido a dilatação térmica; com aplicação em caminhões, ônibus.
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2,00
073 Manta suporte; contendo fibra cerâmica poli cristalina (72 por cento de oxido de alumínio e 28 por cento de sílica); com camada única com comprimento de 840,0 mm a 968,0 mm (+/- 2,0 mm), largura de 90,0 mm a 212,0 mm (+/- 1,0 mm), espessura de 9,7 mm a 13,9 mm (+/-1,5mm), gramatura de 1758,00 a 2343,0 gramas por metro quadrado, peso de 147,00 a 467,00 gramas; para fabricação de sistema de exaustão; com função de impedir a movimentação e/ou quebra do catalisador devido a dilatação térmica; com aplicação em caminhões, ônibus.
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2,00
074 Suporte do sensor; contendo aço inoxidável (DIN EN 10111 e 1.0332 DD11); com conjunto de dois suportes estampados e soldados, com tratamento superficial (DBL 7390.50) e pintura preto brilhante (RAL 9004); comprimento de 250 mm ou 270 mm (+- 5 mm), largura de 140 mm ou 165 mm (+- 5 mm), e espessura de 2,5 mm, peso de 890,0 a 1220,0 gramas; para fabricação de sistema de exaustão; com função de acomodar os controladores e sensores ECU (unidade de controle) de NOx (óxidos de nitrogênio), temperatura e pressão; com aplicação em caminhões, ônibus.
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2,00
075 Tampa externa; contendo aço inoxidável (ASTM A240 / 240M 439 SS); com diâmetro de 280,7 mm (+/-0,3 mm), altura de 23,0 mm, diâmetro de montagem 265,0 mm (+ 1,0 /- 0,5 mm), fabricada pelo processo de estampagem; para fabricação de sistema de exaustão; com função de vedar o sistema e auxiliar na recirculação dos gases por meio do perfil de estampagem; com aplicação em caminhões, ônibus.
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2,00
076 Suporte; contendo aço inoxidável (DIN EN 10088-2 DIN 1.4512, 1.4301 e DIN EN ISO 14343 A 1.4370); com parte estampada com comprimento de 85,58 mm, largura de  49,8 mm (+/- 0,5 mm), espessura de 2,0 mm; parte tubular com diâmetros de 12,0 mm (+/- 0,3 mm), com expansão em determinados pontos do tubo para 16,0 mm (+/- 0,5 mm) e 18,0 mm (+/- 1 mm), espessura de 2,0 mm produzido por processo de dobra e estampo, partes soldadas por meio do processo de solda MIG; para fabricação de sistema de exaustão; com função de suportar todo o sistema, conter a vibração causada pelo chassi; com aplicação em automóveis.
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077 Gaxeta; contendo grafite; com diâmetro interno de 249,1 mm ou 274,5 mm, espessura de 6,0 mm e largura de 20,0 mm (+/- 1,0 mm), peso variando de 124,0 a 136,0 gramas (+/- 5,0 por cento), compressibilidade 40 (+/- 5,0 por cento), grafite resistente a oxidação, resistência a 670 grau Celsius por 1 hora; para fabricação de sistema de exaustão; com função de impedir a recirculação de gases entre o conjunto DPF e o corpo de alojamento e prevenir a vibração entre as regiões de contato; com aplicação em caminhões, ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
078 Coletor sensor de NOx; contendo aço inoxidável (ASTM A240 UNS S30400); com 95,4 mm (+/- 1,0 mm) de comprimento, 96,3 mm (+0/-1,0 mm) de altura, largura de 40,0 mm (+2,0/ - 0,0 mm) e 42,0 mm (+2,0/ - 0,0 mm), tubo com diâmetro de 10,0 mm com 13 furos de diâmetros de 2,5 mm e espessura de 1,0 mm, copo estampado com espessura de 1,2 mm com 18 furos de diâmetro de 3,5 mm; para fabricação de sistema de exaustão; com função de atuar na coleta dos gases para monitorar sua conversão para correto funcionamento do sistema; com aplicação em caminhões, ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
079 Misturador interno; contendo aço inoxidável (ASTM A240 / 240M 441ss) estampados, cortados a laser e montados com solda ponto, aletas direcionadoras, capa; com três roscas M8 x 1 8H, disco de diâmetro de 32 mm (+2 -0 mm), diâmetros de montagem 140,0 e 43,0 mm (+/- 0,3 mm), furos de diâmetro 4,0 mm (+/- 0,3 mm), espessura dos defletores 1,0 mm; para fabricação de sistema de exaustão; com função de conduzir e misturar os gases de escape com o Arla 32, quebrando as partículas líquidas do Arla 32 e transformando o fluxo de laminar para turbulento; com aplicação em caminhões, ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
080 Dispositivo de fixação; contendo suporte e chapas em aço (DIN EN ISO 1.4509), solda com arame em aço (DIN EN ISO 1.4509); com suporte com espessura 4 mm, chapas com espessura 6 mm, peso aproximado de 1,289 kg; para fabricação de sistema de pós-tratamento de gases de exaustão; com função de prover meio de fixação do sistema no chassi; com aplicação em caminhões.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
081 Difusor do sistema de exaustão de veículos comerciais pesados, composto de peças conformadas em aço inoxidável (DIN X3CrTi17 1.4510), soldadas com arame sólido inoxidável com maior teor de silício (308LSi), porcas e parafusos em aço inoxidável (1.4301), isoladores térmicos (e-glass = “electrical glass”) de densidade de 180 kg/m3, peso nominal máximo de 4,5 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
082 Ponteira de sistema de exaustão fabricada em aço inox com acabamento polido em toda a superfície, composta por anéis de fixação com porca soldada por meio de processo solda TIG, com formato oblongo e diâmetro externo máximo de 94 mm, com distância entre centro dos anéis de fixação de 41,4 mm, peso de até 0,300 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00

Observações:

==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.

(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.

Mais informações da NCM do 8708.92.00

Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 8708.92.00, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).

Área Informação
NF-e uTrib: UN (Unidade)
PIS e Cofins Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015).

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