Responsável: Ministério da Fazenda
Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 8708.80.00, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.
NCM | Ex | Estrutura da NCM nº 8708.80.00 | IPI (%) |
---|---|---|---|
XVII | MATERIAL DE TRANSPORTE | ||
87 | Veículos automóveis, tratores, ciclos e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios. | ||
8708 | Partes e acessórios dos veículos automóveis das posições 87.01 a 87.05. | ||
8708.80.00 | - Sistemas de suspensão e suas partes (incluindo os amortecedores de suspensão) | 3,25 | |
8708.80.00 | 01 | Amortecedores de suspensão de veículos das posições 87.02, 87.04 (exceto a subposição 8704.10) e 87.05 e das subposições 8701.21 a 8701.29 | 2,60 |
8708.80.00 | 02 | Amortecedores de suspensão, exceto os do Ex 01 | 10,40 |
Ir para a tabela completa de NCM. |
Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").
Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.
Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".
Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".
Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:
No caso da classificação fiscal (NCM) nº 8708.80.00, temos as seguintes alíquotas de II:
Alíquota TEC | 18,00% |
Alíquota efetiva | 18,00% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC). |
Ex (*) | Descrição da NCM nº 8708.80.00 | II (%) |
---|---|---|
001 |
Bolsão de ar da suspensão para caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
002 |
Estrutura hidroformada, diâmetro 60mm, espessura 2/s.2mm, material ST34.2 + Boron. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
003 |
Sistema de amortecedores de suspensão, dianteiros e traseiros, com tecnologia de amortecimento adaptativo e contínuo, com sensores e ECU integrados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
005 |
Amortecedor da suspensão do veículo, constituído principalmente por DIN EN 755-2, DIN EN 1396, PA66 GF20, PUR, EN AC-AlSi12 (EN AC-44300) e EN AC-Al SiMgMn (EN AW-6082), composto por coxim, haste, proteções, fluído de amortecimento e base com peso de 2,4 Kg (+/- 0,3Kg). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
007 |
Conjunto para sistema de suspensão dianteira independente utilizado em veículos com transmissão dianteira e suspensão independente, composto por mancal superior, rolamento, batente, coifa de proteção com corpo corrugado, estrutura metálica com amortecedor, possui uma base circular para apoio do conjunto da mola, mola helicoidal e mancal inferior. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
009 |
Barra estabilizadora constituída por um braços forjados e tubo de ligação em aço unidos por solda, com rigidez vertical entre 790N/mm e 1.250N/mm, com vida em fadiga de mínimo de 500.000 ciclos à 20kN, 150.000 ciclos à 25kN, 50.000 ciclos à 31kN e 1.000 ciclos à 53kN, usinagem das cavidades de para fixação por bucha, com largura de 800mm para sistema de suspensão de veículo caminhões. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
010 |
Suspensão independente com feixe de transversal de 17 mm para suportar a carga do veículo de até 1900 kg, amortecedores telescópicos de comprimento mínimo de 340mm e máximo de 400mm, freios hidráulicos a disco com pistão duplo e caixa de direção hidráulica com curso de 180mm, RATE 47,37mm/girox, pressão de 100 BAR e pinhão cremalheira. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
011 |
Conjunto amortecedor direito e esquerdo com peso de 2, 750 kg e pressão de exercício de 4,5 bar, 1,2 dm³ de volume, trabalha a uma frequência de 1,24 hz além de suportar variação de temperatura de -40 a 80 graus C. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
012 |
Barra estabilizadora em estrutura temperada, profundidade de descarbonetação parcial na superfície externa de 0,120 mm, suporta tensões de 900 a 1100 N/mm², comprimento de 1,13 m. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
013 |
Conjunto da suspensão dianteiro direito ou esquerdo a Ar, completada com bolsão de ar, diâmetro máximo de 212mm, comprimento 627mm volume de ar em 2,165l, caracterizado como parte da suspensão para veículos automotores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
014 |
Conjunto mecânico de transmissão de forças entre o braço de suspensão e a barra estabilizadora traseira, composto por pino de base esférica em aço, corpo em polímero, coifa em borracha, dois anéis de travamento em aço mola, anel interno em aço, bucha de borracha e com particularidade de sua haste em polímero; resistências de compressão e tensão que variam de 15kgf a 50kgf. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
015 |
Conjunto da suspensão traseira esquerda ou direita a Ar, completada com bolsão de ar, diâmetro máximo de 228mm, comprimento 571,61mm volume de ar em 2,365l, caracterizado como parte da suspensão para veículos automotores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
016 |
Mola de folhas de material compósito de lâmina única, com "batente" de borracha na parte superior, o que aumenta a rigidez a mola, gerando uma curva de histerese, que atua nas métricas de conforto e aumenta a capacidade de carga do conjunto da suspensão. Utilizada em caminhões. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
017 |
Conjunto barra estabilizadora da suspensão de veículos automóveis de passageiros, responsável por auxiliar a performance dinâmica do veículo aumentando o contato do pneu no solo, composta por um tubo circular de aço 34MnB5, com controle de camada de pintura catódica nas extremidades entre 10 e 50 micrômetros, dureza entre HV460 e 540, buchas coladas na barra através de processo de vulcanização, barras de articulação e porcas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
018 |
Articulação e suporte do eixo dianteiro, em chapas de aço carbono S355MC/S420MC DIN em 1049-2, soldadas a laser, com buchas em borracha, soldadas, caracterizada como parte estrutural da carroceria do veículo automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
019 |
Articulação esférica da suspensão de veículos automóveis com torque máximo oscilatório constante de 4,9 N.m, toque oscilatório inicial máximo 10 Nm, torque máximo de torção de 4,1 Nm, carga de extração do pino esférico na base de no mínimo 19,6 kN e carga de inserção mínima de 24,5 kN; capaz de suportar 300.000 ciclos de durabilidade com carga normal de mais ou menos 8,67 kN e temperatura ambiente sem apresentar abrasão e elevação elástica máxima de 0,15 mm suportando 100.000 ciclos de durabilidade com sobrecarga de 11,56 kN e temperatura controlada de 25 graus Celsius sem apresentar contato metal com metal entre carcaça e esfera. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
020 |
Coxim de amortecimento da suspensão de veículos comerciais, vulcanizado com borracha e aço fundido constituído de camada internas de amortecimento superior e inferior em matéria GGG 60 M 3201, chapas internas em material ST42, revestido por elastômero, com peso de 12,84 kg, altura de 142 mm, largura de 157 mm e comprimento de 268 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
021 |
Barra estabilizadora da suspensão, composta por tubo de torção e hastes de fixação em aço com dureza de HRC39-45 (1200 a 1400 MPa) unidos por solda, com proteção anticorrosão em tintas eletroforéticas curadas a quente (KTL) e com espessura da camada mínima de 25 micrômetros, com resistência de escoamento mínima de 850 N/mm², com dimensões mínimas de: comprimento 938mm, largura 148mm e altura de 523mm, para aplicação em veículos comerciais, caminhão ou ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
022 |
Amortecedor a gás, construído em tubo de aço, dimensões do cilindro 46,7mm x 55mm x 62,2mm, carga de 2500N, fixado na parte dianteira, caracterizado como componente da suspensão do veículo automotivo de passageiros; PN 6888455, 6888456. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
023 |
Amortecedor a gás, construído em tubo de aço, torque hexagonal 20Nm, força inércia 200Nm, anéis em PA 66, fixado na parte traseira, caracterizado como componente da suspensão do veículo automotivo; PN 6879302. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
024 |
Bandeja da suspensão em aço de 2,6 mm, lado esquerdo ou direito com articulação nas conexões com +/- 10 KN, tipo manga de eixo, ângulo de 35 graus (+- 0,5 graus) padrão do diâmetro, aplicado a veículos automotivos; PN 6898963, 6898964, 8842879, 8842880. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
025 |
Peça estampada em chapa de aço, sendo o braço do camber, dotado de anéis composto predominantemente de borracha, fixada na parte traseira, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 6886448, 6857730. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
026 |
Estrutura, hidro formada em alumínio, utilizado como reforço do sistema de suspensão e apoio dos eixos da parte dianteira, lado direito ou esquerdo, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 7422233, 7422234. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
027 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 92,00 mm (C) X 92,00 mm (L) X 31,00mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
028 |
Articulação da estrutura da carroceria, suporte do eixo traseiro, em chapas de aço (S420MC) soldadas, articulação de 20,6 graus, processo de estampagem a quente, solda a laser, aplicada no suporte da suspensão traseira de veículo automotivo; PN 6876541, 6851560. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
029 |
Articulação e suporte do eixo dianteiro, em chapas de aço carbono na liga (S355MC) com (S420MC) e (DIN EN 1049-2), soldadas a laser, com buchas em borracha, soldadas, nas dimensões 842 mm x 144 mm, caracterizada como parte estrutural da carroceria do veículo automotivo; PN 6883131. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
030 |
Braço da suspensão frontal direito, em chapa de aço com espessura de 1,5 mm, dotada de anéis composto predominantemente de borracha, nas dimensões 142 mm x 123 mm, torque de 9,5 Nm, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 6876206. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
031 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 83,00 mm (C) X 78,00 mm (L) X 28,60 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
032 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 139,30 mm (C) X 44,92 mm (L) X 31,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
033 |
Articulação da estrutura da carroceria em liga de aço especial (S420MC), processo de estampagem a quente, solda à laser, para suportar a suspensão e o eixo dianteiro, torque máximo na gaiola de 80 Nm para veículos automotores; PN 6872729. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
035 |
Barra estabilizadora constituída por braços forjados e tubo de ligação em aço unidos por solda, comprimento total 572 mm (+- 2 mm) x 75 mm, força 650 Nm, diâmetro de 35 graus, comprimento de ligação 28 mm, buchas em borracha (EPDM) força de 294 Nm, caracterizado como parte do Sistema de suspensão de veículos automotores; PN 6853912. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
036 |
Conjunto da articulação dianteira da roda, lado esquerdo ou direito do sistema de suspensão, em chapas de aço carbono com 2,5 mm de espessura soldadas, contendo embuchamento de borracha e o pivô de direção, de peso entre 4,7 Kg e 4,8 Kg, com dimensão máxima 468 mm (c) x 440 mm (l) x 150 mm (a), aplicado a veículo automotivo; PN 6879843, 6879844. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
037 |
Conjunto do amortecedor a gás da suspensão dianteira, lado esquerdo ou direito F48 FA F48V0, construído em tubo de aço nas dimensões diâmetro de 54 mm x 222,6 mm, RP= 400 MPa e RM= 650 MPa, caracterizado como item da suspensão de veículo automotivo; PN 6886753, 6886754. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
038 |
Conjunto do amortecedor de impactos da suspensão traseira, tubo em aço DIN EN10305-2, pistão em SAI1040 em tipo RA F48H034B, força de 20 KN, nas dimensões de 245 mm x 50 mm, caracterizado como parte da suspensão do veículo automotivo; PN 6886760. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
039 |
Conjunto suporte da suspensão traseira, em chapa de Aço S420MC, S355MC, estampada e soldada, com pintura anti- corrosão utilizado como elemento principal da fixação da suspensão traseira na carroceria, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 6862558. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
040 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 77,95 mm (C) X 110,00 mm (L) X 37,85 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
041 |
Suporte em liga de alumínio fundido para ajuste do cambre da roda dianteira, lado esquerdo ou direito, tolerância no ângulo 26,8 mm (+/- 0,2 mm), bucha em borracha EPDM, peso aproximado de 2,8 kg, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 6876645, 6876646. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
042 |
Suporte em aço carbono com embuchamento em borracha com pressão entre 12500 N a 53000 N para o braço transversal, lado esquerdo ou direito do sistema, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 6882843, 6882844, 8831645, 8831646. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
043 |
Suporte, em chapa de aço, superior, lado esquerdo ou direito da mola da suspensão, caracterizado como parte da suspensão de veículo automóvel; PN 7403479, 7403480. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
044 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 95,60 mm (C) X 89,36 mm (L) X 29,50 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
045 |
Amortecedor hidráulico da suspensão traseira Bas, nas dimensões 596,2 mm x 64 mm (+/-0,1mm), caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6871801. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
046 |
Amortecedor hidráulico da suspensão traseira Mp4, nas dimensões 596,2 mm x 64 mm (+/-0,1mm) caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6880604. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
046 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 169,35 mm (C) X 41,66 mm (L) X 31,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
047 |
Base de apoio do eixo traseiro, em liga de alumínio forjada, nas dimensões 24,5 mm x diâmetro 77 mm, torque de 45 Nm, caracterizada como parte da suspensão de veículo automóvel; PN 6882819. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
048 |
Estrutura hidroformada em alumínio, instalado na suspensão traseira, para auxiliar no movimento de torção, caracterizado como parte da suspensão de veículo automotivo; PN 7391460. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
049 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 128,03 mm (C) X 44,26 mm (L) X 31,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
051 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 90,15 mm (C) X 84,77 mm (L) X 30,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
052 |
Amortecedor hidráulico da suspensão dianteira esquerda ou direita tipo 4CYL Mp4, nas dimensões 505,90 mm x 55,1 mm (+/-0,1mm), caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6880605, 6880606. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
052 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 85,32 mm (C) X 78,42 mm (L) X 31,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
053 |
Barra estabilizadora do eixo dianteiro, S54,0 SZ47,3 SR41,8, em aço com mancais vulcanizados, nas dimensões 1062,7 mm x 57mm, força de 40,8 N/m, caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6885926. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
054 |
Barra estabilizadora do eixo traseiro, S17,9 SZ15,4 SR16,3 D22, em aço com mancais vulcanizados, nas dimensões 1346,5 mm (+/-3mm) x 30 mm, rigidez 17,9 N/m, caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6885927. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
055 |
Bloco de ajuste do camber da roda, lado esquerdo ou direito, em aço, nas dimensões 2,59 graus x 148,67 mm x 139,74 mm x 107,968 mm x 69,74 mm x 65,54 mm, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 6882597, 6882598. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
056 |
Amortecedor hidráulico da suspensão dianteira, lado esquerdo ou direito, tipo McPherson, nas dimensões 515,9 mm x diâmetro 55,1 mm, pistão diâmetro de 25 mm, caracterizado como componente da suspensão do veículo automotivo; PN 6890943, 6890944. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
057 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 77,21 mm (C) X 88,89 mm (L) X 30,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
058 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 78,11 mm (C) X 91,00 mm (L) X 31,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
059 |
Braço esquerdo do estabilizador dianteiro da suspensão, em aço, nas dimensões 316,8 mm x diâmetro 43 mm, caracterizado como parte da suspensão de veículo automotivo; PN 6886035, 6886036. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
060 |
Articulação e suporte do eixo dianteiro, em chapas de aço carbono S355mc/S420MC DIN EN1049-2, soldadas a laser, com buchas em borracha, soldadas, caracterizada como parte estrutural da carroceria do veículo automotivo; PN 6891262. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
061 |
Barra, em aço, utilizada como estabilizadora da suspensão, nas dimensões 1002,798 mm x 269,61 mm (+ -3), dureza de 1650 MPa a 1800 MPa, dotada de pontas de alumínio, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 1543200, 6895148, 5A09282. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
062 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 127,75 mm (C) X 42,28 mm (L) X 31,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
063 |
Assento de mola inferior metálico com peso entre 360 g e 370 g, espessura de 2 mm a 3 mm, diâmetro externo total de 155 mm até 160 mm, fixado ao corpo dos amortecedores dianteiros de suspensão do tipo McPherson através do furo interno de 49 mm até 51 mm, base suporte de montagem para molas de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
064 |
Bloco, em aço, para ajuste do camber da roda dianteira esquerda ou direita, nas dimensões 117,613 mm x 55,512 mm x 7,319 mm, tolerância de +/- 3,8% a 6% (1309/1186 Hz), caracterizada como outra parte da suspensão de veículos automotivos de passageiros; PN 6877143, 6877144, 6878609, 6878610. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
065 |
Suporte transversal da transmissão do eixo traseiro de veículos AWD em alumínio, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 6858474, 8837906. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
066 |
Mancal de apoio da mola dianteira, em borracha e aço, nas dimensões 67,2 mm x diâmetro 126 mm, caracterizado como item da suspensão de veículos automotivos; PN 6888324, 6889272. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
067 |
Placa em chapa de aço e borracha EPDM, de calibragem do camber negativo da roda dianteira, lado esquerdo ou direito, caracterizada como parte da suspensão dianteira de veículo automotivo; PN 6882595, 6882596, 6884694. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
068 |
Amortecedor hidráulico da suspensão dianteira esquerda ou direita tipo 4 CYL Bas, nas dimensões 502,9 mm x diâmetro 55,1 mm (+/-0,1mm), caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6871779, 6871780, 6888453, 6888454. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
069 |
Amortecedor hidráulico da suspensão traseira, tipo McPherson, nas dimensões 433,6 mm x 64 mm, caracterizado como componente da suspensão do veículo automotivo; PN 6890945, 6879301. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
071 |
Conjunto suporte da suspensão traseira, em aço carbono com pintura anti-corrosão, ou em poliuretano, ou em alumínio, utilizado como elemento principal da fixação da suspensão traseira na carroceria, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
072 |
Suspensão independente com feixe de transversal de 17 mm para suportar a carga do veículo de até 1900 kg, amortecedores telescópicos de comprimento mínimo de 301 mm e máximo de 400 mm, freios hidráulicos a disco com pistão duplo e caixa de direção hidráulica com curso de 180mm, (RATE 47,37 mm/girox), pressão de 100 bar e pinhão cremalheira. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
073 |
Mancal em ferro fundido da roda traseira, lado esquerdo e direito, fixado na suspensão, carga pré radial de 5KN, ângulo do centro ao suporte de fixação em 119,19 graus, caracterizado como outra parte da suspensão, peso aproximado de 3.163g, aplicado a veículos automotivos; PN 6898479, 6898480. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
074 |
Amortecedor com pistão hidráulico, tipo McPherson, em tubo e pistão em aço, completo com coxins de fixação, nas dimensões 433,6 mm x 64 mm, caracterizado como componente da suspensão do veículo automotivos; PN 6886761. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
075 |
Coxim em alumínio forjado, com base articulada do mancal de apoio da mola dianteira, dimensões até 10,30 mm x diâmetro de 115 mm, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 6882820. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
076 |
Conjunto lanterna de freio elevado com iluminação em LED dotado com conector elétrico e fresnel interno integrado a lente externa e contatos elétricos integradas na placa de LED, contendo indicador de luz de frenagem. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
077 |
Batente de poliuretano da suspensão dianteira e traseira, utilizado em veículos com transmissão dianteira e suspensão independente, conformado em poliuretano microcelular SM72 MDI, utilizado em conjunto com amortecedor e mola para absorção de impacto, para veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
078 |
Amortecedor hidráulico da suspensão dos lados esquerdo ou direito, composto por corpo em tubo de aço, êmbolo em aço cromado com superfície lisa para diminuir atrito, óleo hidráulico e retentor de óleo, com força mínima de batente hidráulico de 2350 N a 0,58 m/s e resistente a testes de dobra (15 mm GMW 14898), deformação máxima no batente (0,2 mm) e durabilidades (amortecedor em fadiga, assento da mola, suporte da barra estabilizadora, batente de extensão, fadiga lateral, aceleração e frenagem), aplicado no sistema de suspensão de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
079 |
Barra estabilizadora com diâmetro de 50 mm, com peso aproximado entre 30,2 a 36,4 kg, com ligações soldadas pelo processo de "shot peened" (soldagem + têmpera com granalhas finalizando com alívio das tensões residuais nas áreas afetadas) em ambos os lados para fixação no quadro estrutural e união dos dois braços de suspensão com função de reduzir o movimento de rolagem da carroceria, melhorando a dirigibilidade e aumentando a segurança do veículo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
080 |
Bieleta dianteira, fixada na barra estabilizadora, com peso de até 385 g, com comprimento total da peça de até 350 mm, com cobertura contra poeira feitas de borracha CR (cloropreno), com comprimento entre os centros das esferas de até 283 mm, dureza superficial dos pinos esféricos de 33 a 37 HRC e rosca M12x1,25, constituída por fio-máquina com aço de alto carbono laminadas a frio, com eletrodepósito de zinco e liga de zinco (cromo trivalente) com tratamento térmico de têmpera, utilizada em sistema de suspensão de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
081 |
Batente do amortecedor dianteiro, com peso de até 929 g, com três parafusos de cabeça redonda de 16mm de diâmetro e rosca M10XP1,25, resistência à tração1040-1215 MPa, alongamento de ruptura (%) mínimo de 12, força de rendimento maior que 90% da resistência de tração, dureza de 32-39 HRC, 320-390 HV e tratamento térmico, revestimento do parafuso de composto de prata, zinco - alumínio, com tratamento estabilizador de torque com 0,190 K de coeficiente de torque, utilizado em veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
082 |
Assento inferior da mola dianteira, com peso de até 72 g, comprimento das extremidades de até 150 mm e altura máxima de 34 mm, com o raio de até 57 mm, com elastômeros vulcanizados em seus componentes, com dureza de até 78 Hs, resistência mínima de tração de 14 MPa com ótima resistência ao ozônio, com performance no teste da força de durabilidade sem rachaduras, sob condição de golpe com ciclo de 300,000 vezes a 1,2 Hz e carregamento de 3842,6 com variação de até 1841,4N (392,1 com variação de até 187,9 Kgf), utilizado em veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
083 |
Tirante de ligação em V, possui dois olhais nas extremidades com bucha de borracha interna com 70 mm de diâmetro e um olhal central com bucha de borracha interna com 82 mm de diâmetro, os braços possuem 627 mm de distância entre furos a partir do centro do olhal central, com abertura de 48 graus e 23 minutos, composto por material conforme norma EN10305 - 1 – 48 x 5 - E355+N, proteção superficial de acordo com a norma M3018-2 e peso aproximado de 22,870 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
084 |
Tirante de ligação longitudinal que possui dois olhais nas extremidades com bucha de borracha interna com 70 mm de diâmetro, possuem 596 mm de distância entre furos, composto por material conforme norma EN10305 – 48 x 5 - E355+N, proteção superficial de acordo com a norma M3018-2 e peso aproximado de 12,37 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
085 |
Peça estampada de aço (SAPH370-P) com espessura variável entre 1,0 mm a 3,2 mm ao longo do seu comprimento, com até 2 parafusos ou 2 porcas, soldadas, com peso variável de 0,025 kg até 0,2 Kg, própria para fixação de componentes em sistemas de suspensão de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
086 |
Barra estabilizadora do eixo dianteiro, S10,0 SZ9,0 SR9,5 D19, em aço com mancais vulcanizados, 1.171 mm, caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6870657. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
087 |
Barra estabilizadora do eixo dianteiro, S39,0 SZ35,4 SR31,3, em aço com mancais vulcanizados, 1062,7 mm, caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6870651. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
090 |
Barra de torção do sistema de suspensão de veículos automóveis de passageiros, com diâmetro torçor de 9, comprimento de 310 mm a 340 mm, ângulo controlado entre os dois lados esféricos com tolerância de +/- 2 graus, haste constituída de aço carbono S20C, esférico constituído de aço SCM435H com dureza do núcleo de 32 HRC a 38 HRC, rugosidade superficial do esférico máxima de 0,40 mícron, resistência a tensão mínima do conjunto de 6,9 kN. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
091 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, utilizada em pivôs de suspensão com função de proporcionar a fixação do mesmo ao sistema de suspensão e servir de alojamento para o pino do pivô, fabricada em aço (GB45) forjado com peso de 0,340 kg, nas dimensões 133,20 mm (C) X 40,08 mm (L) X 28,60 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior direito e esquerdo, aplicada a veículos automotores da linha leve e caracterizada como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
092 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, utilizada em pivôs de suspensão com função de proporcionar a fixação do mesmo ao sistema de suspensão e servir de alojamento para o pino do pivô, fabricada em aço (GB45) forjado com peso de 0,290 Kg , nas dimensões 88,17 mm (C) X 80,20 mm (L) X 28,60 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior direito e esquerdo, aplicada a veículos automotores da linha leve e caracterizada como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
093 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, utilizada em pivôs de suspensão com função de proporcionar a fixação do mesmo ao sistema de suspensão e servir de alojamento para o pino do pivô, fabricada em aço (GB45) forjado com peso de 0,456 kg, nas dimensões 157,40 mm (C) X 40,90 mm (L) X 75,30 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior direito e esquerdo, aplicada a veículos automotores da linha leve e caracterizada como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
094 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, utilizada em pivôs de suspensão com função de proporcionar a fixação do mesmo ao sistema de suspensão e servir de alojamento para o pino do pivô, fabricada em aço (GB45) forjado com peso de 0,337 kg, nas dimensões 84,50 mm (C) X 78,40 mm (L) X 31,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior direito e esquerdo, aplicada a veículos automotores da linha leve e caracterizada como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
095 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, utilizada em pivôs de suspensão com função de proporcionar a fixação do mesmo ao sistema de suspensão e servir de alojamento para o pino do pivô, fabricada em aço (GB45) forjado com peso de 0,204 kg, nas dimensões 66,10 mm (C) X 75,00 mm (L) X 29,50 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior direito e esquerdo, aplicada a veículos automotores da linha leve e caracterizada como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
096 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, utilizada em pivôs de suspensão com função de proporcionar a fixação do mesmo ao sistema de suspensão e servir de alojamento para o pino do pivô, fabricada em aço (GB45) forjado com peso de 0,376 kg, nas dimensões 70,51 mm (C) X 83,50 mm (L) X 22,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior direito e esquerdo, aplicada a veículos automotores da linha leve e caracterizada como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
097 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, utilizada em pivôs de suspensão com função de proporcionar a fixação do mesmo ao sistema de suspensão e servir de alojamento para o pino do pivô, fabricada em aço (GB45) forjado com peso de 0,394 kg, nas dimensões 73,00 mm (C) X 90,00 mm (L) X 36,10 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior direito e esquerdo, aplicada a veículos automotores da linha leve e caracterizada como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
098 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, utilizada em pivôs de suspensão com função de proporcionar a fixação do mesmo ao sistema de suspensão e servir de alojamento para o pino do pivô, fabricada em aço (GB45) forjado com peso de 0,430 kg, nas dimensões 73,50 mm (C) X 90,00 mm (L) X 38,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior direito e esquerdo, aplicada a veículos automotores da linha leve e caracterizada como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
099 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, utilizada em pivôs de suspensão com função de proporcionar a fixação do mesmo ao sistema de suspensão e servir de alojamento para o pino do pivô, fabricada em aço (GB45) forjado com peso de 0,274 kg, nas dimensões 70,51 mm (C) X 22,00 mm (L) X 79,80 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior direito e esquerdo, aplicada a veículos automotores da linha leve e caracterizada como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
100 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, utilizada em pivôs de suspensão com função de proporcionar a fixação do mesmo ao sistema de suspensão e servir de alojamento para o pino do pivô, fabricada em aço (GB45) forjado com peso de 0,600 kg, nas dimensões 62,00 mm (C) X 78,50 mm (L) X 37,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior direito e esquerdo, aplicada a veículos automotores da linha leve e caracterizada como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
101 |
Amortecedor de vibração da cabine, com bolsa pneumática de diâmetro máximo de 140 mm e pressão máxima de 10 bar, com válvula niveladora interna, conectores de alimentação pneumática tipo push in/ push out e hastes com bucha deslizante nas extremidades; hastes com distância máxima entre furos da bucha de 362 mm com o bolsão totalmente aberto; dimensões aproximadas de 872 mm x 368 mm x 140 mm; peso aproximado de 20 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
102 |
Calço superior da mola dianteira, com peso de até 45 g, feito em elastômero vulcanizado, com diâmetro de até 120 mm e altura de até 32 mm, carregamento de até 639 kgf (456 com variação de 183 kgf) e durabilidade sem rachaduras sob condição de golpe com ciclo de 300.000 vezes a 1,2 Hz, utilizado em veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
103 |
Assento superior da mola dianteira, feito em aço SAPH370 pintado na cor preta, com peso de até 320 g, diâmetro de até 120 mm e altura de até 40 mm, com resistência mínima à tração de 230 kgf, caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
104 |
Conjunto bucha hidráulica aplicado na suspensão traseira de veículos automóveis de passageiros, com carcaça em aço estampado, com peso de até 1,3 Kg, com capacidade de atender testes de durabilidade vibracional de 100.000 a 1.000.000 ciclos com frequência de 2 Hz a 5 Hz, sem apresentar vazamento, trinca ou qualquer dano após o teste. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
105 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 73,50 mm (C) X 93,00 mm (L) X 40,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
106 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 68,51 mm (C) X 88,26 mm (L) X 37,60 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
107 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 83,30 mm (C) X 115,50 mm (L) X 38,50 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
108 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 197,00 mm (C) X 39,89 mm (L) X 29,50 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro superior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
109 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 136,50 mm (C) X 48,00 mm (L) X 31,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
110 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 88,60 mm (C) X 85,70 mm (L) X 30,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
111 |
Barra do tipo radial para união e articulação da barra estabilizadora de veículos automóveis, composta de uma barra fabricada em aço alto carbono e superfície protegida através de autoforese, com resistência à tração de no mínimo 1.320 MPa, junta esférica fabricada em aço estrutural SCM435 com tratamento de normalização e têmpera com dureza entre 33 e 37 HRC protegida com capa de borracha de cloropreno (CR) e com rolamento em (POM). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
112 |
Amortecedor hidráulico da suspensão de cabine dos lados esquerdo ou direito, composto por corpo em tubo de aço, êmbolo em aço com superfície lisa para diminuir atrito, óleo hidráulico e retentor de óleo, com força mínima de amortecimento na compressão de 1380 N a 0,52 m/s, deflexão máxima de 22 mm a uma carga de amortecimento de compressão de 5 kN, com peso máximo de 4 kg aproximado, aplicado no sistema de suspensão da cabine de veículos comerciais pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
113 |
Amortecedor hidráulico da suspensão dos lados esquerdo ou direito, composto por corpo em tubo de aço, êmbolo em aço com superfície lisa para diminuir atrito, óleo hidráulico e retentor de óleo, com força mínima de amortecimento hidráulico na compressão de 3260 N a 0,52 m/s, comprimento do amortecedor comprimido de 380 mm, comprimento do amortecedor estendido de 640 mm, função de amortecimento garantida quando instalada até 45 graus em relação a horizontal, aplicado no sistema de suspensão de veículos comerciais pesados e semipesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
114 |
Batente de poliuretano da suspensão dianteira, utilizado em veículos com transmissão dianteira e suspensão independente, conformado em poliuretano micro celular (SM72 MDI), utilizado em conjunto com amortecedor e mola para absorção de impacto, para veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
115 |
Amortecedor hidráulico da suspensão lado esquerdo ou direito, composto por corpo em tubo de aço, embolo em aço cromado com superfície lisa para evitar atrito, óleo hidráulico, selo mecânico e material vedante, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 7481805. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
117 |
Amortecedor frontal esquerdo ou direito, hidráulico, composto por pistão em aço (SAE J403), tubo exterior em aço (DIN EN 10305-2) e tampa para proteção de plástico (PA66), com função de absorção de vibrações e impactos diversos, com força horizontal de intensidade de amortecimento até + - 20N, apresentado com tamanho e formato próprio para sistema de suspensão de veículo automóvel para transporte de passageiros; PN 6889471, 6889472. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
118 |
Amortecedor hidráulico da suspensão traseira, nas dimensões 544,1 mm x 45,5 mm ( + /-0,1 mm), quantidade de óleo de 365ml, potência de gás 70N ( + /-30N), caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6896344. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
119 |
Amortecedor para o porta-malas a gás, nas dimensões quando fechado de 438,1 mm x diâmetro de 169, e aberto de 600,2 mm (1,2mm) força de 615 N, velocidade máxima de abertura é de 125 mm/s, peso aproximado de + /- 840 gramas, aplicado a veículos automotivos; PN 9450466. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
120 |
Assento superior de mola, feito em sua maioria de aço, borracha vulcanizada não endurecida e plástico (poliéster), dotado de rolamento de esfera em aço, com dimensão de Ø178 x 67,2mm, com função de apoio ao chassi, apresentado com tamanho e formato próprio para compor sistema de suspensão de veículo automóvel de transporte de passageiros; PN 6889450. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
121 |
Barra estabilizadora constituída por braços forjados e tubo de ligação em aço unidos por solda, força 23 N/mm, comprimento de ligação 28 mm, buchas em borracha (EPDM) força de 294 Nm, caracterizado como parte do sistema de suspensão, nas dimensões 1024,48 mm x 40 mm e ângulo de 45 graus, em suas pontas, diâmetro 26,70 mm x 4,20 mm, peso aproximado de 3694 gramas, aplicado a veículos automotores; PN 6959466. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
122 |
Barra estabilizadora dianteira, feita de aço, com função de trazer uma maior estabilidade para o veículo ao unir os dois lados da suspensão, limitando o movimento lateral do automóvel em torno do próprio eixo, dimensão 1024,48 mm + /-3 mm x 275,46 mm + /-2 mm, apresentada com tamanho e formato próprio para compor sistema de suspensão de veículos automóveis de transporte de passageiros; PN 6892710. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
123 |
Barra estabilizadora dianteira, feita de aço, com função de trazer uma maior estabilidade para o veículo ao unir os dois lados da suspensão, limitando o movimento lateral do automóvel em torno do próprio eixo, dimensão 1341 mm + /- 3 mm x 160.9 mm + /- 2 mm, apresentada com tamanho e formato próprio para compor sistema de suspensão de veículos automóveis de transporte de passageiros; PN 6897839. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
124 |
Bieleta da barra estabilizadora, com tubo de liga de alumínio (AlMgSi 0.5), esferas de aço (EN 10270-1) e proteções de polímero plástico (POM e PA6), apresentada com diâmetro de 12mm e distância total entre as esferas de 320mm, com função auxiliar na transmissão de força no impacto em inclinações, garantindo mais segurança no atrito da área do pneu com o solo, apresentada com tamanho e formato próprio para compor sistema de suspensão de veículo automóvel de transporte de passageiros; PN 6891251. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
125 |
Braço da suspensão com articulação tipo esfera, em aço e alguns componentes em EPDM e polímeros, lado dianteiro direita inferior, nas dimensões 593,2 mm x 54 mm, ângulo de torção 10,72 graus, espessura de 2,0 mm caracterizado como item da suspensão de veículo automotivo; PN 6894276. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
126 |
Braço transversal direito ou esquerdo da suspensão, dotado de bucha, feito de aço (25MnV5 e DIN EN 10149-2), com função de montagem do amortecedor, mola e rodas, conectando o amortecedor no chassi, dimensão 640 mm x 282.3 mm + /- 1.5 mm, apresentado com tamanho e formato próprio para compor sistema de suspensão de veículo automóvel de transporte de passageiros; PN 6894209, 6894210, 8855201, 8855202. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
127 |
Suporte do eixo com articulação da estrutura da carroceria, lado traseiro, em chapas de aço S355MC soldadas, articulação de 19 graus, processo de estampagem a quente, solda à laser, para suportar a suspensão traseira, dimensões 1094 mm x 181,50 mm, peso aproximado de 8.883 gramas, aplicado a veículo automotivo; PN 6894202. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
128 |
Suporte do eixo da estrutura da carroceria, para suportar o motor e a suspensão dianteira com o-ring em borracha, lado dianteiro, em chapas de aço S355MC soldadas, processo de estampagem a quente, solda à laser, dimensões 648,24 mm x 920 mm, peso aproximado de 16500 gramas, aplicado a veículo automotivo; PN 8836336. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
129 |
Suporte em chapa de aço estampada, variante B, com conexões em borracha EPDM, lado esquerdo ou direito, caracterizando como parte da suspensão de veículos automotivos; PN 5A65C56. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
131 |
Barra de torção; contendo aço mola torcional moldado com tratamento de tempera e jateamento; com processo de fabricação de usinagem, retificação e laminação, endurecimento por indução, processo de shot peening para pré carga superficial com 300 HB a 330 HB, extremidade dentada para acoplamento, com comprimento máximo de até 1538 mm, diâmetro máximo da barra de até 33 mm; usado na fabricação de eixo de suspensão dianteira; com função de absorção de impactos e nivelamento da cabine; com aplicação em veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
135 |
Prato de assento da mola de sistema de suspensão dianteira de veículos, fabricada em aço de alta resistência laminado à quente, composto de prato com aço de espessura de 2.0 mm e base do prato com aço de espessura de 4.0 mm, unidas entre si através de solda de resistência por ponto, acabamento pintado. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
136 |
Barra estabilizadora da suspensão traseira com corpo tubular em aço com diâmetro externo 24,2 mm e parede com espessura de 6 mm; extremidades da barra seladas; acompanha 2 abraçadeiras em aço para fixação no veículo e buchas de borracha com sua superfície colada à barra por meio de adesivo, massa de 4,580 Kg, bucha de borracha sem alteração nas características de rigidez após 180 horas a 180 graus Celsius, constante elástica de 56,1 N/mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
137 |
Pivô do braço de controle da suspensão, fabricado em carcaça de aço forjado (S45C) conforme JIS G4051, pino de aço (SCM435) temperado e revenido e guarda pó de elastômero (SAE J200M 5BC 514 A14 B14 C12 EO34 F17 Z1 Z2), com dimensões até 133,97 mm x 106,14 mm x 97,25 mm, peso entre 1,100 e 1,300 kg, para formar a conexão entre os braços de controle e as mangas de eixo, atuando como ponto de articulação para as rodas e suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
138 |
Componente para pivô de suspensão, em aço (GB45), nas dimensões 136,50 mm (C) X 52,05 mm (L) X 31,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
139 |
Componente para pivô de suspensão, em aço GB45, nas dimensões 98,00 mm (C) X 89,29 mm (L) X 31,00 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior, direito e esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
140 |
Conjunto barra estabilizadora da suspensão de veículos automóveis de passageiros, responsável por auxiliar a performance dinâmica do veículo, composta por barra circular, montada com duas buchas de borracha e dois suportes metálicos de fixação. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
141 |
Conjunto da bandeja dianteira de ligação entre o quadro auxiliar e o sistema de direção/suspensão, composta de chapas de aço soldadas, dotadas de buchas de controle de formato distinto e de construção predominantemente em borracha, caracterizado como parte da suspensão de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
143 |
Amortecedor hidráulico da suspensão dos lados esquerdo ou direito, composto por corpo em tubo de aço, êmbolo em aço cromado com superfície lisa para diminuir atrito, óleo hidráulico e retentor de óleo, resistente a testes de dobra (15 mm GMW 14898), deformação máxima no batente 0,2 mm e durabilidades (amortecedor em fadiga,batente de extensão), aplicado no sistema de suspensão de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
144 |
Conjunto formado por 01 a 04 peças estampadas, de aço (SAPH440-P), com espessura variável de 1,2 mm a 5,0 mm ao longo do seu comprimento, soldado pro processo de solda MAG, com comprimento variável de 30,0 mm a 1200,0 mm, com peso variável de 0,02 kg até 8,0 kg, próprio para compor órgão de transmissão de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
145 |
Conjunto formado por 2 a 5 peças estampadas, de aço (SAPH440-P), com espessura variável entre 2,0 mm a 5,0 mm ao longo do seu comprimento, soldadas por processo de solda MAG, com peso variável de 1,4 kg até 11,4 Kg, próprio para fixação de componentes em sistemas de suspensão de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
146 |
Amortecedor hidráulico da suspensão traseira, nas dimensões 549,3 mm x 50 mm (+/-0,1 mm) caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6887152. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
147 |
Amortecedor hidráulico da suspensão dianteira esquerda ou direita, nas dimensões 614mm x 62 mm (+/-0,1 mm), caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6887157, 6887158. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
148 |
Barra estabilizadora constituída por um braço forjado, usinagem das extremidades, fixação por abraçadeira, para sistema de suspensão traseira ou dianteira de veículos automotivos; PN 6870653, 6870659. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
149 |
Quadro da suspensão dianteira, com estrutura fabricada em alumínio fundido e inserção roscada fabricada em aço inoxidável, com limite de escoamento (Rp 0,2) maior ou igual a 230 MPa e resistência a tração (Rm) maior ou igual a 300 MPa, com dimensões externas aproximadas de 977 x 540 x 258 mm e peso aproximado de 17,4 kg, aplicado em veículos automotores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
150 |
Coxim de compressão; contendo poliuretano microcelular; com 40 mm de comprimento, 42 mm de diâmetro, furo de 11 mm a 13,5 mm de diâmetro, peso aproximado de 0,025 kg; para fabricação de amortecedor de cabine de veículo de linha pesada; com função de absorção de impactos de compressão ocasionados pelo fechamento do curso do amortecedor; com aplicação em caminhões. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
151 |
Coxim de compressão; contendo poliuretano microcelular; com 100 mm de comprimento, 53,5 mm de diâmetro, furo de 14,5 mm de diâmetro, com anel de polióxido de metileno na convoluta do coxim, peso aproximado de 0,067 kg; para fabricação de amortecedor de suspensão de veículos de linha leve; com função de absorção de impactos de compressão pelo fechamento do curso do amortecedor; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
152 |
Coxim de compressão; contendo poliuretano microcelular; com 64 mm de comprimento, 52,6 mm de diâmetro, furo de 22,5 mm de diâmetro, peso aproximado de 0,037 kg; para fabricação de amortecedor de suspensão de veículos de linha leve; com função de absorção de impactos de compressão ocasionados pelo fechamento do curso do amortecedor; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
153 |
Assento da mola; contendo aço baixo carbono (SAPH440); com espessura de 2,3 mm a 3,0 mm, comprimento externo de 112 mm a 147,2 mm, diâmetro interno do gargalo de 45,2 mm a 53,3 mm, peso de 0,255 kg a 0,355 kg; para fabricação de amortecedor de suspensão; com função de base estrutural no amortecedor para suportar a mola helicoidal da suspensão; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
154 |
Assento da mola; contendo aço baixo carbono (SAPH440); com espessura de 2,0 mm a 2,5 mm, diâmetro externo de 143,6 mm a 211,0 mm, diâmetro interno do gargalo de 45,0 mm a 48,1 mm, peso de 0,340 kg a 0,635 kg; para fabricação de amortecedor de suspensão; com função de base estrutural no amortecedor para suportar a mola helicoidal da suspensão; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
155 |
Barra do tipo radial para união e articulação da barra estabilizadora de veículos automóveis, composta de uma barra fabricada em aço (SWCH18A) e superfície protegida por meio de autoforese, junta esférica fabricada em aço estrutural (SCM435) tratado termicamente com dureza superficial entre 33 e 37 HRC, protegida com capa de borracha de cloropreno (CR) e com rolamento em POM. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
156 |
Suporte feito de aço carbono, lado direito, dotado de bucha feita de borracha vulcanizada não endurecida, dimensão 205 mm X 80 mm + / - 0.05 mm, apresentado com tamanho e formato próprio para compor sistema de suspensão do veículo autom´vel de transporte de passageiros; PN 6894182; 8864278. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
157 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, fabricado em aço GB45 T 699-2015, nas dimensões de comprimento até 250,0 mm (C) X largura até 80,0 mm (L) X altura até 110,0 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior ou superior, direito ou esquerdo, aplicado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
158 |
Estrutura de fixação para pivô de suspensão, fabricado em aço GB45 T 699-2015, nas dimensões de comprimento até 200,0 mm (C) X largura até 130,0 mm (L) X altura até 70,0 mm (A), para aplicação em sistema de suspensão dianteiro inferior ou superior, direito ou esquerdo, utilizado em veículos automotores, caracterizado como parte do sistema de suspensão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.
(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.
Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 8708.80.00, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).
Área | Informação |
---|---|
NF-e | uTrib: UN (Unidade) |
PIS e Cofins | Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015). |
Abaixo listamos as últimas consultas tributárias publicadas pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e/ou pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo que tratam das mercadorias enquadráveis na NCM nº 8708.80.00. Click em "Acesse a íntegra" para ver a ementa integralmente:
Consulta nº | Data | Ementa |
---|---|---|
98.240 | 31/07/20 | Código NCM: 8708.80.00... (Acesse a íntegra) |
98.223 | 02/07/20 | Código NCM: 8708.80.00... (Acesse a íntegra) |
98.223 | 02/07/20 | Código NCM: 8708.80.00... (Acesse a íntegra) |
98.521 | 07/11/19 | Código NCM: 8708.80.00... (Acesse a íntegra) |
98.363 | 30/08/19 | Código NCM: 8708.80.00... (Acesse a íntegra) |
Acesse todas as Soluções de Consulta da RFB e as Respostas à Consulta da Sefaz/SP. |
Para consultar outro código NCM ou mercadoria (produto), ou ainda verificar a alíquota do IPI e do Imposto de Importação (II) que o mesmo está sujeito, faça uma consulta em nosso banco de dados de NCM, é gratuito! Para tanto, basta informar o número da NCM ou a descrição do produto e clicar no botão "Buscar".
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