NCM nº 8708.30.90 - Com alíquotas de IPI e Imposto de Importação atualizadas

Responsável: Ministério da Fazenda

Estrutura da NCM e tributação do IPI

Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 8708.30.90, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.

NCM Ex Estrutura da NCM nº 8708.30.90 IPI (%)
XVII MATERIAL DE TRANSPORTE
87 Veículos automóveis, tratores, ciclos e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios.
8708 Partes e acessórios dos veículos automóveis das posições 87.01 a 87.05.
8708.3 - Freios (travões) e servofreios; suas partes
8708.30.90 Outros 3,25
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Imposto de Importação do NCM 8708.30.90

Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").

Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.

Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".

Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".

Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:

  1. Alíquota TEC: é àquela constante na TEC, não sendo utilizada nas importações pelos brasileiros. Apresentamos ela apenas para fins informativos;
  2. Alíquota efetiva: é àquela efetivamente utilizada nas importações, a qual pode ser a mesma da TEC ou diferente, no caso de eventual majoração ou redução tarifária implementada pel Brasil; e
  3. Alíquota de exceção: no caso do Brasil ter adotado algum instrumento ou regra de exceção para o NCM, sendo que ela prevalecerá sobre a "alíquota efetiva".

No caso da classificação fiscal (NCM) nº 8708.30.90, temos as seguintes alíquotas de II:

Alíquota TEC 18,00%
Alíquota efetiva 18,00% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC).

Alíquota de exceção para o NCM 8708.30.90:

Ex (*) Descrição da NCM nº 8708.30.90 II (%)
001 Retardador hidráulico ou eletromagnético com torque máximo de frenagem acima de 1.500 Nm, para instalação em transmissões de veículos comerciais médios e pesados.
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2,00
002 Válvula eletropneumática de atuação proporcional em função da corrente de comando eletrônico para controle de acionamento de freio hidrodinâmico, com sistema de descarga rápida, do tipo usado em produto automotivo.
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2,00
003 Pistão Hidráulico para Conjunto Freio a Disco ZOH2 42x302x32mm contendo resina fenólica reforçada com fibras de vidro e minerais e protetor do pistão em aço inoxidável UNS-40900 com resistência a flexo com compressão devido a força mordente contra as pastilhas de freios, a fadiga por solicitações cíclicas devido ao acionamento dos freios de serviço e variações das temperaturas de trabalho, sanidade do material por estanqueidade hidráulica e design ajustado.
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2,00
004 Engrenagem com dentados internos e externos de aço (SAEJ 404 4140/4340H), utilizada em ajustadores automáticos de freio com a função de transmitir força do corpo da alavanca ajustadora para o eixo de acionamento do freio a tambor por meio de seu engrenamento interno, bem como permitir o ajuste do freio por meio do movimento do pinhão sem-fim acoplado por meio do seu engrenamento externo; possuindo diâmetro externo de 60,96 mm ( + - 0,00127 mm), diâmetro interno de 29,464 a 34,671 mm e espessura de 31,75 mm ( + - 0,076 mm), 22 dentes externos e 24 até 28 dentes retos internos, superfície temperada com dureza superficial de 39 a 44 HRC, para aplicação em caminhões, ônibus e implementos rodoviários.
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2,00
005 Acoplamento unidirecional de ajustador automático do sistema de freio, composto por 3 componentes sendo engrenagem do acoplamento unidirecional em aço sinterizado com dureza mínima HV1 580 após tratamento térmico, anel do acoplamento em liga de aço sinterizado com 90 dentes cônicos internos igualmente espaçados com dureza mínima de HV5 780 e mola do acoplamento com dureza HV10 entre 430 e 520, aplicado em freios pneumáticos de caminhões, cavalos-mecânicos, ônibus ou implementos rodoviários.
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2,00
006 Regulador do ajustador automático de freio para as posições 4,5 ou 6, sendo a folga entre lona e tambor de freio para a posição 4 entre 0,8 e 1,0mm, para a posição 5 entre 0,9 e 1,1mm e para a posição 6 entre 1,0 a 1,2mm, composto por mola de compressão, apoio da mola, engrenagem de ajuste, flange, mola, eixo e coroa dentada.
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2,00
009 Trava do êmbolo de controle de força do servo freio de veículos automóveis, fabricada em aço din en 10270-2 vdsicr temperado e revenido, com dureza compreendida entre 50,5 e 53,9 HRC, tensão de ruptura compreendida entre 1700 e 1900 N/mm2 e revestimento de borracha EPDM.
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2,00
010 Servo freio para veículos automotivos do tipo tandem com diâmetro de 10 polegadas (+/-1,5mm) e largura de 160mm (+/-1,5mm) com cilindro mestre, contendo uma haste de acionamento localizada no centro na parte traseira e com comprimento de 135,57 mm (+/-0,5mm) e peso total do conjunto de 6.500g (+/- 100g).
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2,00
011 Trava do êmbolo do subconjunto válvula de controle de força do servo freio de veículos automóveis, fabricada em aço EN 10132-4 C60S OU C67S OU C75S, tratamento térmico de austêmpera com dureza de 470 A 530 HV10, resistência a tração entre 1150 E 1900 N/MM2, isento de oxidação, óleo mineral e trincas, e sem revestimento de borracha.
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2,00
012 Componente de freio a tambor, que integra o sistema de acionamento e regulagem por ajuste automático, constituído por liga de aço carbono, fabricado usinado com tratamento térmico; o eixo central possui diâmetro de 12 mm com engrenagens helicoidais de 10 dentes em suas extremidades, ângulo de hélice de 50°, diâmetro primitivo de 19,758 mm e diâmetro externo de 22,30 mm.
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2,00
013 Carcaça para cilindro mestre de freios hidráulicos de veículos automotores, fabricada em alumínio fundido por gravidade e tratamento térmico T6, que suporta uma pressão hidráulica mínima de 350bar.
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2,00
014 Carcaça para pinça de freios hidráulicos de veículos automotores, fabricada em alumínio fundido por gravidade e tratamento térmico T6, que suporta uma pressão hidráulica mínima de 352 bar.
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2,00
015 Haste do conjunto atuador de freio a disco traseiro de veículos automotores, com base para acomodação de três esferas com tolerância de batimento e planicidade de 0,05mm, recartilho para cravamento da alavanca de freio e tolerância de concentricidade de 0,05mm entre a base de acomodação das esferas e a haste.
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2,00
016 Disco de fricção de freio com diâmetro de 224mm e espessura de 4,7mm, possui furos posicionados entre o material de fricção e o furo central para dissipação de calor, possui um furo central estriado para montagem no eixo, na sua extremidade possui o material de fricção, desenvolvido para ser durável e suportar altos níveis de carga, pesa aproximadamente 1kg.
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2,00
017 Êmbolos para pinça de freios hidráulicos de veículos automotores, produzidos em resina fenólica com carga estrutural, com ciclo de cura controlado, com o corpo usinado e retificado com especificação de rugosidade de 0,4 a 1,0Ra, com circularidade máxima de 0,02mm, perpendicular máximo entre o corpo e a face de encosto de 0,2mm, que suporte uma pressão hidráulica de no mínimo 352bar e com diâmetros entre 29 e 68mm.
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2,00
019 Placa de amortecimento, composta por múltiplas camadas em aço e borracha, com função antirruído utilizada em conjunto com as pastilhas de freio a disco (dianteiro e traseiro) durante a utilização do freio em veículos automotores.
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2,00
021 Tubulação híbrida de freio (tubulação de freio clipada ao flexível de freio), composta por tubo de aço e cobre sem costura de ∅ 5,25 mm x 1,00 mm com tratamento superficial e flexível de freio composto de PTFE (Teflon), tubo de malha de aço e TPE (Termo Plástico Elastomérico).
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2,00
022 Corpo fundido em alumínio para cilindro mestre de 117 mm de comprimento com tolerância de +/- 0.25mm a 1 mm.
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2,00
025 Tubo de freio hidráulico automotivo de borracha vulcanizada não endurecida com processo extrusão de 3 camadas de borracha EPDM com dureza Hardness interna de 80+/-5, intermediaria de 65+/-5 até 75+/- 5 e externa de 80+/-5 e 2 camadas de poliéster entre as camadas, contendo acessórios para conexões, utilizado na aplicação de veículos automotivos.
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2,00
026 Caliper seco do freio de estacionamento para aplicação na árvore da transmissão com torque de saída de 2.122 Nm, preparado para um raio efetivo de disco de 120mm e capacidade de estagnação de um veículo com peso bruto total de 6 ton.
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2,00
030 Servo freio para veículos automotivos do tipo tandem com diâmetro de 284,3mm (+/-1,0mm) e largura de 98,0mm (+/-1,0mm) com cilindro mestre e reservatório para fluído de freio, contendo uma haste de acionamento localizada no centro na parte traseira e com comprimento de 205,65 mm (+/-0,5mm) e diâmetro de 3 polegadas e peso total do conjunto de 3.600g (+/- 100g).
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2,00
031 Parafuso tipo pinhão sem-fim, de aço carbono micro ligado (SAE J404 – SAE4140/4340) utilizado no sistema de ajuste do ajustador automático de freio, trabalhando este associado a engrenagem a qual através do seu giro ajusta o eixo came mantendo a folga uniforme entre lona e tambor de freio; possui comprimento total de 75,489 mm ( + - 0,508 mm), comprimento do fuso de 39,446 mm ( + - 0,063 mm) e diâmetro máximo do fuso de 26,721 mm ( + - 0,063 mm), batimento e concentricidade máxima de 0,076 mm e superfície temperada com dureza superficial de 43 a 48 HRC, aplicado em ajustadores automáticos de freio a tambor de caminhões, ônibus e implementos rodoviários.
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2,00
033 Unidade moduladora do sistema de freios, exclusiva para sistemas de freios de veículos híbridos com função regenerativa de energia, com tensão de trabalho de 11,0V a 16,0V e conector elétrico de até 46 pinos.
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2,00
034 Conjunto de cilindro mestre para sistemas de freios de veículos compatíveis com tecnologia híbrida e função regenerativa, composto de reservatório de fluido, unidade eletrônica de comando, motor elétrico de acionamento e atuador cilindro mestre.
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2,00
035 Atuador acionado eletronicamente com controle de curso e refrigeração a água, com motor de corrente contínua sem buchas ("brushless"), software flexível e customizável e alta variedade de torques de saída, com limites de temperatura entre -15 e 150 graus Celsius, tensão de operação 12V/24V e conexão via rede CAN do veículo.
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2,00
039 Conjunto atuador de freio de máquinas agrícolas, com força de acionamento máxima de 6150 N, retorno por mola e abertura do conjunto pantográfico através de varão que geram deslocamento das placas de compressão do atuador.
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2,00
040 Conjunto atuador de cilindro hidráulico, para acionamento dos braços de direção do segundo eixo dianteiro utilizado em caminhões e ônibus pesados, fabricado em aço, borracha e conexões metálicas M22 para entrada e saída dos fluidos e curso máximo de 210mm, com pressão nominal de operação de 185bar.
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2,00
044 Caliper de freio de serviço e estacionamento, com acionamento mecânico por excêntrico atuado por cilindro pneumático; com configuração flutuante por guia deslizante; com sistema automático de ajuste de folga entre pastilha e disco; com sensor de desgaste de pastilha tipo black/white; com duas pastilhas de freios inclusas; com sistema de mola e trava mecânica para contenção das pastilhas; com peso até 250 N (massa de 25 kg); com torque de frenagem até 25.000Nm; para aplicação em rodas de 17,5 polegadas; construído com materiais como ferro fundido, aço, alumínio, plástico e borracha; freio a disco para utilização em veículos comerciais e caminhões e ônibus com peso bruto total PBT até 14 ton.
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2,00
045 Pistão cilíndrico injetado em polímero de alta resistência à abrasão e compressão, com superfície lateral e acabamento de baixa rugosidade, canal de alojamento para anel de vedação, que irá trabalhar como êmbolo interno com a função de acionamento para gerar pressão no bloco manifold do circuito hidráulico do sistema de freios ABS (Anti-Lock Brake System) e ESC (Eletronic Stability Control).
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2,00
046 Bloco de eletroválvulas usinado com acabamento de alta precisão, completamente isento de rebarbas internas, enquadrado na classificação de limpeza - Classe 3, resistente à pressão de ruptura superior à 350 bar de pressão, peso líquido igual ou inferior a 1,5kg, responsável pela estrutura base de unidades de controle eletrônico (HECU) de gerenciamento do sistema antibloqueante de freios ABS (anti-lock braking system) e/ou ESC (eletronic stability control), com até 6 conexões hidráulicas.
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2,00
047 Êmbolo sensor do conjunto de válvula do servo freio, produzido em material aço liga (11SMnPb30), com 21 mm ( + /- 0,1 mm) de diâmetro, 18,3 mm ( + /- 0,05 mm) de largura, com a função de atuar os componentes internos do conjunto de válvula do servo freio, próprio para sistema de freio em veículos leves.
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2,00
048 Reforço da tampa dianteira do servo freio, produzido em aço carbono, com 117,5 mm de diâmetro e 15,75 mm de largura, próprio para aumentar a rigidez estrutural do servo freio durante a frenagem, utilizado em sistema de freio automotivo.
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2,00
049 Tubo de freio hidráulico automotivo de aço carbono com bitola de 6,35mm e 0,711mm de parede, com revestimento externo zincado branco e envolvido externamente por uma espiral de arame de aço baixo carbono galvanizado de bitola 1,206mm com passo entre 2,54 e 3,18mm e extremidades com rosca UNF7/16 polegadas-24 paralelas e a uma distância linear de 196,8mm entre os centros das conexões, cada conexão possui tratamento superficial zincado.
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2,00
050 Cilindro do conjunto ajustador automático de freio a tambor, fabricado em aço carbono e temperado em óleo, com dureza restrita entre 37-44 HRC, usinado na parte interna com 15 dentes retos de cabeça arredondada com diâmetro primitivo de 11,908 mm e diâmetro interno de 11,151 mm; usinado externamente com diâmetro de 23,355 mm, comprimento 55,372 mm e 42 dentes helicoidais de 30 Graus de inclinação.
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2,00
051 Pistão da pinça de freio hidráulico de veículos comerciais, fabricado em resina fenólica com carga estrutural e embutida em capa de contato externa em aço inoxidável SAE 51409, com posterior tratamento térmico de cura, com corpo usinado e retificado, com rugosidade máxima permitida de 1,2 Ra na usinagem do diâmetro externo de 69,975mm com tolerância de +/-0,025mm e perpendicularismo da face de contato máximo 0,2mm em relação ao diâmetro externo.
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2,00
052 Conjunto montado do sistema de freios, composto de pedais de acionamento e válvula de duplo estágio, com ou sem alimentação de potência, com pressão máxima do freio de 21000 kPa, aplicado em tratores de uso agrícola, dimensões de 265mm x 325mm x 346mm e peso 15,4kg.
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2,00
053 Conjunto de bomba rotativa e alojamento de válvula termostática utilizada para elevação de mistura de água + monoetilenoglycol com especificações de desempenho: vazão de 700L/min com rotação de 3000 a 3990 rpm e temperatura ideal de trabalho de 100graus Celsius.
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2,00
054 Unidade distribuidora de pressão para sistema de freio para veículos comerciais equipado com unidade eletrônica, secador de ar e com 6 circuitos pneumáticos, incluído back-up de freio de serviço convencional, com peso igual ou inferior a 6,2kg.
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2,00
055 Atuador eletromecânico (MGU) para acionamento e liberação da alavanca de estacionamento de freios traseiros do tipo tambor com sistema de freio de estacionamento elétrico (EPB) integrado, temperatura de operação entre -40 graus Celsius e +90 graus Celsius, faixa de voltagem de 8 V a 17 V, tempo de acionamento entre 1,15 e 2 seg (0-40 Graus Celsius), força mínima de atuação de 1100 N, peso líquido igual ou inferior a 0,8 kg e aplicação para freios a tambor de diâmetro de 180 mm até 331 mm.
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2,00
056 Ajustador de folga do sistema automático de ajuste de folga entre pastilha e disco em freios, utilizado em caminhões e ônibus; é composto por um eixo, molas, esferas e outras partes metálicas, medindo até 14cm de comprimento, com peso inferior a 500g.
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2,00
057 Arrastador do sistema automático de ajuste de folga entre pastilha e disco de freio, utilizado em freios de caminhões e ônibus; é composto por eixo e mola metálicos e corpo plástico, medindo até 12cm de comprimento.
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2,00
058 Válvula freio de serviço, de duplo comando, que atua no controle do ar, retendo-o na alimentação da mesma e liberando-o na ativação do pedal de freio; possui limites de temperatura de trabalho de +90 Graus Celsius a -40 Graus Celsius e tem peso igual ou inferior a 1,6kg.
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2,00
059 Pistão da pinça de freio hidráulico de veículos comerciais, fabricado em resina fenólica com carga estrutural, embutida em capa de contato externa em aço inoxidável (SAE 51409), com posterior tratamento térmico de cura, com corpo usinado e retificado, com rugosidade máxima permitida de 1,2 Ra na usinagem do diâmetro externo de 63,975mm (+-0,025mm) e perpendicularismo da face de contato máximo de 0,2mm em relação ao diâmetro externo, possui altura total de 54,25mm.
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2,00
060 Mecanismo composto de engrenagens, fixadores, vedações, molas e outros, possui o corpo em aço carbono usinado, juntas e coifas de vedação e trem de engrenagens de precisão que acionam dois pistões de acionamento de 67,8mm de diâmetro e com distância aproximada de 110,0mm entre os centros dos mesmos, parte do conjunto de acionamento e ajuste automático do conjunto de freio a disco pneumático.
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2,00
061 Conjunto de ajuste manual do sistema de freio a disco pneumático composto por corpo usinado, parafuso de ajuste e engrenagens de aço liga e endurecido por tratamento térmico, além de mola acumuladora em aço mola galvanizado, o corpo cilíndrico possui comprimento total de 107,9mm e engrenagem com diâmetro nominal de 31,95mm e 14 dentes, este conjunto possui a função de permitir a desregulagem do conjunto de freio para manutenção e também da regulagem inicial após conclusão da manutenção do conjunto, utilizada em conjuntos de freio a disco.
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2,00
062 Conjunto bujão retrátil composto por corpo sextavado roscado 9/16 polegadas UNC 12 fios, com haste de contato com ponta usinada em precisão, arruela de contato, junta e mola de retorno da haste, componentes fabricados em aço carbono e ponta em aço liga com têmpera, conjunto possui largura maior de 19mm e comprimento de 28,0mm, a mesma é utilizada como sistema de trava e liberação dos ajustadores automáticos de freio de freio a tambor.
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2,00
063 Componente microfundido em aço inoxidável, com acabamento usinado no seu alojamento interno a uma rugosidade máxima de 2,25Ra e face de ajuste externa usinado com 23 dentes com perfil trapezoidal e rugosidade de 6,4Ra, o mesmo possui diâmetro externo máximo de 37,80mm e comprimento 32,00mm, pertencente ao sistema de ajuste automático do freio a tambor.
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2,00
064 Alavanca forjada feita em aço de alta liga e endurecido por tratamento térmico, seu corpo possui largura total aproximada de 153,0mm e peso de aproximadamente 1,30kg, com pino de aço alta liga endurecido montado sob pressão no seu corpo, sua função primária é receber a força da câmara de freio e transmitir este movimento em giro para acionamento dos pistões do caliper de freio, utilizada em conjuntos de freio a disco.
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2,00
068 Tucho de regulagem esquerdo do freio a tambor, aplicado em ônibus e caminhões, composto por componente base de aço ligado usinado e endurecido por carbonitretação, com faixa de resistência mecânica restrita de 850-1000 MPa, usinado com dentados externos helicoidais de 24 dentes com diâmetro primitivo de 35,195 mm e profundidade do dente variável e maior no centro do engrenamento, corpo externo em aço ligado usinado com tampa de contato em aço carbono zincado, montado sob pressão, com carga mínima de desmontagem de 1 kN.
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2,00
069 Tucho de regulagem direito do freio a tambor, aplicado em ônibus e caminhões, composto por componente base de aço ligado usinado e endurecido por carbonitretação, com faixa de resistência mecânica restrita de 850-1000 MPa, usinado com dentados externos helicoidais de 24 dentes com diâmetro primitivo de 35,195 mm e profundidade do dente variável e maior no centro do engrenamento, corpo externo em aço ligado usinado com tampa de contato em aço carbono zincado, montado sob pressão, com carga mínima de desmontagem de 1 kN.
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2,00
070 Conjunto  de eixo composto de 2 componentes em aço inox austenítico e eixo em aço liga Cr e Mo, com dureza entre (240~300 HBW), obtido via trabalho a frio, com comprimento de 136 mm, soldados por processo de solda MAG, utilizado no conjunto freio motor de veículos comerciais; responsável, em conjunto com a borboleta, por promover o fechamento do ar de exaustão de gases do motor e, desta forma, auxiliar na frenagem; possui tolerância dimensional da ordem de milésimos de milímetro e trabalha em temperaturas em torno de 600 Graus Celsius.
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2,00
071 Êmbolo do conjunto cilindro mestre de freio de veículos automotores, produzido em alumínio extrudado, usinado e anodizado com tolerância diametral de +/- 0,015 mm, concentricidades de 0,1 mm, rugosidade superficial do corpo de -0,8 a 0,36 Ra, -0,8 a 1,6 Rp, U -0,8 a 3,2 Rv, L -0,8 a 1,6 Rv e deve suportar a uma carga entre 7150 N e 11200 N sem alterar a tolerância dimensional do diâmetro externo nos diâmetros de 19,0 mm a 25,4 mm.
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2,00
072 Tampa inferior da válvula moduladora de pressão do sistema ABS, aplicada em veículos comerciais rodoviários, composta de material polimérico, peso aproximado de 30 g, comprimento máximo de 60 mm, rugosidade Rmax 20 nas regiões de vedação, 4 furos de 6,6 H12 para fixação na carcaça de alumínio que compõe o conjunto; pressão de trabalho de 10 bar.
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2,00
073 Retentor do filtro, feito em polibutileno tereftalato (PBT) com 30% de fibra de vidro, diâmetro externo de 25,4 mm ( + - 0,2 mm), diâmetro interno do furo de 10,10 mm ( + - 0,05 mm), comprimento total de 23 a 25 mm ( + - 0,4 mm), peso de 2,2 g ( + - 10%), aplicado ao conjunto servo freio de veículos automotivos.
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2,00
074 Placa do diafragma com função de transmitir força axial aplicada no servo freio via pedal do freio, feito em aço conforme norma (EN10268 HC340LA ou EN10268 HC420LA ou EN10130 DC04) diâmetro externo varia de 226 até 252 mm ( + - 0,3 mm), altura até 21,25 mm ( + - 0,3 mm), espessura varia de 0,7 até 1 mm ( + - 0,06 mm), isento de partículas soltas, trincas e marcas de ferramentas, livre de corrosão e óleo, peso varia de 250 até 432 g ( + - 10% g), aplicada ao conjunto servo freio de veículos automotivos.
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2,00
075 Conjunto tampa de proteção do sistema de ajuste automático de folga pastilha-disco, composta por material plástico de cor preta e vedação de borracha acoplada, que protege o seu potenciômetro interno (quando presente), para uso em sistemas pneumáticos de freio a disco de caminhões e ônibus; dimensões aproximadas de 19 cm de comprimento x 5 cm de largura e 3 cm de altura; em seu perímetro externo possui 6 pontos de fixação com pequenos parafusos e arruelas acopladas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
076 Disco do freio direito em alumínio e magnésio dianteiro ventilado, diâmetro 330 mm x espessura 20 mm, aplicado a veículos automotivo; PN 6882246.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
078 Disco do freio em alumínio Al 5-1 e magnésio Mg 3,4, ventilado, diâmetro 330 mm x espessura 20 mm, lado traseiro, aplicado a veículos automotivo; PN 6882245.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
079 Disco do freio em alumínio e magnésio dianteiro ventilado, diâmetro 330 mm x espessura 24 mm, aplicado a veículos automotivo; PN 6860907.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
081 Came com haste fabricado em aço e plástico de alta resistência mecânica, utilizado na montagem de válvula freio de mão com temperatura de trabalho entre +80 Graus Celsius e -40 Graus Celsius, responsável pela frenagem de estacionamento e frenagem auxiliar de veículos comerciais com sistema de freio a ar; possui 29 mm de diâmetro e 111,5 mm de comprimento e peso de 18 g.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
082 Conjunto montado do sistema de freios, composto de pedais de acionamento e válvula de duplo estágio, com ou sem alimentação de potência, com pressão máxima do freio de 21000 kPa, aplicado em tratores de uso agrícola.
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083 Conjunto trava esquerdo do sistema de regulagem manual do freio, composto por corpo (encapsulamento) e anel de encosto, ambos de aço baixo carbono e mola de aço inoxidável com função de retorno do parafuso de regulagem, o mesmo possui formato cilíndrico com alguns entalhes para melhor encaixe do anel de encosto das molas, o mesmo possui três entalhes equidistantes a 120 graus, máximo diâmetro externo do encapsulamento de 29,8 mm e peso de 22,0 g (+-3,0 g); o mesmo é utilizado no sistema de ajuste manual dos conjuntos de freio a tambor de caminhões e ônibus.
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085 Pedal de freio em aço, com pedaleira em borracha EPDM, equipado com dois sensores sem contato do tipo sensor Hall, aplicado a veículos comerciais pesados para transporte de pessoas ou cargas, apresenta duas saídas analógicas com fonte de alimentação de 5 V e aterramento separados, classe de proteção contra intrusão IP6K6, com conector de 6 polos, peso entre 500 a 1800g.
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087 Pistão relê composto de borracha e nylon com peso aproximado de 40 g, sem rebarbas, pressão de trabalho de até 10 bar e diâmetro máximo de 90 mm e espessura máxima de 22 mm, possui um furo de diâmetro de 14,1 mm (+ 0,07 e -0,05) por 14 mm de profundidade e contém um rebaixo de diâmetro de 83h9 (+0 e -0,087 mm), com função de atuar no controle da passagem de ar nas válvulas moduladoras em sistemas de freio ABS para veículos comerciais.
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088 Servo freio para veículos automotivos do tipo tandem com diâmetro de 254 mm (+/-1,0 mm) e largura de 166 mm (+/-1,5 mm) com cilindro mestre com diâmetro de 28,57 mm e reservatório para fluído de freio, contém uma haste de acionamento localizada no centro na parte traseira com comprimento de 157 mm (+/-1,5 mm) e diâmetro de 11 mm (+/-1,0 mm) e peso total do conjunto de 3.900 g (+/- 100 g).
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089 Servo freio, montado, do tipo tandem, com diâmetro de 20,3cm (+/-1,5mm) e deslocamento de até 32,3mm (+/-1,5mm), com pressão do fluído de 70 bar, com cilindro mestre, ajustador, mola de retorno e lona de freio com 30mm x 4,5mm x 110 graus, com peso de 2170 g +/- 3%, próprio para utilização em veículos automóveis de passageiros.
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090 Servo freio, montado, do tipo tandem, com diâmetro de 22cm (+/-1,5mm) e deslocamento de até 29,6mm (+/-1,5mm), com pressão do fluído de 70 bar, com cilindro mestre, ajustador, mola de retorno e lona de freio com 42mm X 4,5mm x 110 graus, com peso de 3090 g +/- 3%, próprio para utilização em veículos automóveis de passageiros.
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091 Suporte de plástico de injeção técnica de alta complexidade (PA 6+30%) com fibras (PL4510FVF30), tipo (DOMAMID 6G30) preto, resistente a grandes variações de temperatura (- 40 a +80 graus Celsius) e bucha de latão, utilizado na montagem de válvula freio de mão responsável pela frenagem de estacionamento e frenagem auxiliar de veículos comerciais (componente de segurança); possui dimensões externas de 29mm de diâmetro x 111,5mm de comprimento e peso de 39g.
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092 Tubo híbrido, para freio hidráulico automotivo, formado por parte de borracha vulcanizada não endurecida (MS269-03) e parte em aço carbono (SPHC-P), dotado de clipe metálico (SK5) e acessórios do tipo fêmea, para conexões, podendo conter mola de aço (SUS304), com peso de 150 a 200 g +/- 8.55%, nas dimensões: comprimento de 580 mm e largura de 17 +- 0.2 mm, próprio para utilização em veículos automóveis de passageiros.
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093 Bucha de aço carbono com deposição no seu diâmetro interno de material compósito de cobre com teores de estanho e chumbo por meio de processo de sinterização, possui formato cilíndrico com pontas chanfradas e ranhurado helicoidal interno para melhor deposição de graxa lubrificante, corpo possui altura 26,25mm (+- 0,25mm), diâmetro externo de 43,08mm (+- 0,02mm)  interno de 38,29mm (+- 0,04mm) e peso de 60,0g (+- 6,0g), utilizado no mancal do eixo principal de acionamento dos conjuntos de freio a tambor de caminhões e ônibus.
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094 Conjunto trava direito do sistema de regulagem manual do freio, composto por corpo (encapsulamento) e anel de encosto, ambos de aço baixo carbono e mola de aço inoxidável com função de retorno do parafuso de regulagem, possui formato cilíndrico com alguns entalhes para melhor encaixe do anel de encosto das molas, possui três entalhes equidistantes a 120 graus e máximo diâmetro externo do encapsulamento de 29,8mm com peso de 22,0g (+- 3,0g), utilizado no sistema de ajuste manual dos conjuntos de freio a tambor e ônibus e caminhões.
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095 Conjunto da alavanca do freio de estacionamento com mecanismo de catraca e travamento e base de fixação, constituída de aço baixo carbono (JIS G 3141) e limite de resistência de 270 MPa, fabricado com tolerância centesimal, para aplicação em veículos automóveis.
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097 Haste do pistão da válvula de um servo freio confeccionada em liga de aço usinado cujo diâmetro externo pode variar entre 10 e 18 mm, o comprimento total entre 80 e 180 mm e o peso total entre 45 e 100 gramas, tem a finalidade de receber a força aplicada pelo condutor no pedal de freio, onde está atrelada por um sistema de fixação (esférico ou garfo), transmitir essa força para o sistema de amplificação de força e posicionar os elementos como filtro e molas dentro do sistema de amplificação de freio de um veículo leve de passeio.
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098 Pistão próprio para aplicação no sistema de freio a disco fabricado em aço carbono especial para extrusão, usinado, retificado e com tratamento superficial cromatizado, com 62,4 mm de comprimento e diâmetro de 45 mm ou 54 mm, com capacidade de suportar cargas físicas-térmicas e de vedação do sistema hidráulico durante toda a vida de trabalho do freio.
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099 Pistão próprio para aplicação no sistema de freio a disco (*APB Mi d38 - D268x12) fabricado em aço carbono especial para extrusão, usinado, retificado e com tratamento superficial cromatizado, com 53 mm de comprimento e 38 mm de diâmetro, com capacidade de suportar cargas físicas-térmicas e de vedação do sistema hidráulico durante toda a vida de trabalho do freio.
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100 Pistão hidráulico próprio para aplicação no sistema de freio a disco responsável pelo acionamento do freio de serviço e freio de estacionado dos veículos automotores classe passageiros (M1), com proteção superficial em cromagem selante (NDT 05J0119) e obrigatoriedade de desohidrogenização após cromagem sem afetar o metal base, dureza da camada HV (Dureza Vickers) de 0,2 N maior ou igual a 600, quantidade de gás incluída menor ou igual 0,1 ml/pistão, diâmetro de 38 mm e com resistência a corrosão conforme norma (DIN 50 021 SS) com 5% de cloreto de sódio por 96h.
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101 Motor elétrico de corrente continua sem escovas de 12 V próprio para aplicação no sistema de freio a disco (APB Mi d45 - D294X22 e APB Mi d54 - D308x18), composto de carcaça em plástico com fibra de vidro, engrenagens em aço liga níquel, cobre, molibdênio sinterizado, engrenagens de plástico poliacetal e engrenagem em poliamida nylon, rotação de trabalho de 8650 rpm, redução do redutor 254,22, torque nominal de 37,8 Nm, carga nominal de travamento 28 kN, temperatura de operação de -40 Graus Celsius a 90 Graus Celsius, inércia no eixo central 11,91 gcm2, com a capacidade de suportar 250.000 ciclos, aplicado em veículos automotivos.
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102 Motor elétrico de corrente continua sem escovas de 12 V próprio para aplicação no sistema de freio a disco (APB Mi d38 - D268x12), composto de carcaça em plástico com fibra de vidro, engrenagens em aço liga níquel, cobre, molibdênio sinterizado, engrenagens de plástico poliacetal e engrenagem em poliamida nylon, rotação de trabalho de 6650 rpm, redução do redutor 135,8, torque nominal de 19,4 Nm, carga nominal de travamento 18,5 kN, temperatura de operação de -40 Graus Celsius a 90 Graus Celsius, inércia no eixo central 76,4 gcm2, com a capacidade de suportar 200.000 ciclos, aplicado em veículos automotivos.
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103 Eixo de acionamento próprio para o sistema de freio a disco (*APB Mi d54 - D308x18) fabricado em aço carbono tratado termicamente para endurecimento e com usinagem da rosca de acionamento, dotado de porca de ajuste em aço carbono tratado termicamente e flange de trava em aço carbono estampado, com comprimento de 78 mm e diâmetro de 47 mm, torque máximo residual de 0,12 Nm à 800 rpm, aplicado em veículos automotivos.
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104 Eixo de acionamento próprio para o sistema de freio a disco (*APB Mi d45 - D294X22) fabricado em aço carbono tratado termicamente para endurecimento e com usinagem da rosca de acionamento, com comprimento de 78 mm e diâmetro de 38 mm com porca de ajuste fabricada em aço carbono tratado termicamente e flange de trava em aço carbono estampado, torque máximo residual de 0,12 Nm a 800 rpm, aplicado em veículos automotivos.
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105 Eixo de acionamento próprio para o sistema de freio a disco (*APB Mi d38 - D268x12) fabricado em aço carbono tratado termicamente para endurecimento e com usinagem da rosca de acionamento, com comprimento de 66,7 mm e diâmetro de 31,7 mm com porca de ajuste com diâmetro de 38 mm fabricada em aço carbono tratado termicamente, torque máximo residual de 0,12 Nm a 800 rpm, aplicado em veículos automotivos.
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108 Tubulações de freio hidráulico, constituídas em aço e alumínio, dotadas de diâmetro de 4,75 mm e peso de até 150 g, com conectores específicos para aplicação automotiva e posicionados nas extremidades e tubulação dividida em 9 seções, com segmento reto mínimo de 10 mm e máximo de 130 mm.
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109 Válvula para controle da pressão de aplicação do freio de serviço em sistemas de freio pneumáticos com função ABS para veículos comerciais, comandada eletronicamente pela ECU do veículo, composta por carcaça de alumínio, válvula solenoide com estrutura em plástico, componentes internos em aço, cobre, borracha e plástico, dimensões externas de aproximadamente 96 mm de altura, 134 mm de comprimento e 50 mm de largura, peso aproximado de 0,51 kg, tensão de trabalho de 24 V, pressão de operação de 13 bar, range de temperatura de trabalho de -40 a + 80 graus Celsius, grau de proteção IP 6K6K/6K9K.
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110 Êmbolo para freio a disco, aplicado em veículos de passageiros, contendo dois sistemas de acionamento, sendo o primeiro o sistema de freio de serviço com atuação hidráulica de trabalho até 160 bar, resistência estrutural acima de 350 bar, com diâmetro de 34 mm a 60 mm, temperatura de trabalho de -40 graus Celsius a +200 graus Celsius, e o segundo o sistema de freio de emergência e/ou estacionamento eletrônico que trabalha com força de fechamento entre 13 kN a 26 kN, com tratamento superficial de cromo com alívio por hidrogênio (desidrogenização) e com o corpo usinado e retificado com especificação de rugosidade de 0,4 Ra, com circularidade máxima de 0,02mm.
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111 Êmbolo para freio a disco, aplicado em veículos de passageiros, contendo dois sistemas de acionamento, sendo o primeiro o sistema de freio de serviço com atuação hidráulica de trabalho até 160bar, resistência estrutural acima de 350 bar, com diâmetro de 34 mm a 45 mm, temperatura de trabalho de -40 graus Celsius a +200 graus Celsius, e o segundo o sistema de freio de emergência e/ou estacionamento que trabalha com força de fechamento entre 13 kN a 26 kN, com tratamento superficial de cromo com alívio por hidrogênio (desidrogenização) e com o corpo usinado e retificado com especificação de rugosidade de 0,4 a 1,0 Ra, com circularidade máxima de 0,02mm.
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112 Conjunto da haste do atuador para freio a disco traseiro de veículos automotores com sistema de freio de estacionamento eletrônico, montado com porca e a haste de ajuste, com rosca especial que suporta força de trabalho de no mínimo 50000 N, rebaixo estriado para acoplamento do conjunto, tratamento térmico da rosca por têmpera e alívio por hidrogênio (desidrogenização), com dimensões de altura de 70 mm (+/-0,7 mm), diâmetro máximo de 30 mm e peso de 310 g (+/-15 g).
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113 Êmbolo para freio a disco, aplicado em veículos de passageiros, com freio de serviço com atuação hidráulica de trabalho até 160bar, com diâmetro de 48 mm a 60 mm, resistência estrutural acima de 350 bar, temperatura de trabalho de -40 graus Celsius a +200 graus Celsius, com tratamento superficial de cromo com alívio por hidrogênio (desidrogenização), corpo usinado e retificado com especificação de rugosidade de 0,4 Ra a 1 Ra e circularidade máxima de 0,02 mm.
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114 Êmbolo do conjunto da válvula do servo-freio de veículos automotores, produzido a partir de barra de aço estirada a frio, usinado e protegido artificialmente com óleo não mineral com tolerância diametral de até +/- 0,015 mm, desvio de forma de 0,2 mm, rugosidade superficial do corpo de até 1,6 Ra, superfícies isentas de marcas de ferramentas, rebarbas e imperfeições, com resistência a tração mínima de 430 N/mm2, peso de 22 g (+/- 2,2 g), diâmetro de até 22,3 mm (+/- 2,23 mm) e comprimento de até 14,9 mm (+/- 1,49 mm).
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115 Êmbolo de controle de força aplicado no conjunto servo freio com a função de agrupar componentes para formar o conjunto válvula do servo freio, controlar curso de funcionamento e relação de amplificação da força, diâmetro 63,4 mm (+/- 0,20 mm), comprimento 95,6 mm (+/- 0,15 mm) e peso de 68 g (+/- 6,8 g).
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116 Haste usinada do sistema de ajuste manual do conjunto de freio a tambor, composta de aço baixo carbono com endurecimento superficial de carbonitretação, o mesmo possui corpo cilíndrico com extremidades usinadas com sextavado externo em uma extremidade e sextavado interno na cabeça da haste, seu corpo possui comprimento total máximo de 58,20 mm, e diâmetro da cabeça da haste máximo de 24,0 mm e sextavados externo e interno de 10 mm, o componente é utilizado em conjuntos de freio a tambor de caminhões e ônibus.
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117 Haste de aço de baixo teor de carbono com tratamento de endurecimento superficial, com a função principal de permitir o deslocamento preciso do atuador do sistema de ajuste automático do freio, o mesmo possui formato essencialmente cilíndrico com furos passantes em cada uma das extremidades, possui comprimento máximo variando de 64,5 a 103,9 mm e diâmetros externos nominais de 6,35 mm mínimo e de 11,05 mm máximo. Esta haste é utilizada no mancal do eixo principal de acionamento dos conjuntos de freio a tambor de caminhões, ônibus e implementos rodoviários.
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119 Conjunto do cabo condutor do freio de estacionamento por acionamento elétrico (EPB) com características e proteção contra combustibilidade de acordo com a norma JASO D 611, protegido por isolação externa em borracha do tipo EPDM, com 3 conectores, componentes de fixação, com temperatura de trabalho de - 40 graus Celsius a 120 graus Celsius, tensão não superior a 16 V, com resistência à tração do cabo na região do conector de 200 N sem romper e sem afetar a vedação do conjunto, massa entre 200 gramas a 250 gramas, para aplicação em veículos automóveis.
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120 Disco atuador para sistema de freio com princípio de rampa esférica, acionado por um pistão em cunha de 40 graus de ângulo que gera uma rotação entre os discos, montado sobre o semieixo e fixado pela carcaça do eixo, possui sistema de compressão com 9 molas de alta tensão, sistema de expansão com 10 esferas encaixadas em rampas com ângulo de inclinação de 20 graus, sistema dimensionado com diâmetro de até 500 mm, com peseo de 36.4 kilogramas, produto aplicado em tratores agrícolas.
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121 Corpo bruto do ajustador para alojamento de todos os componentes do ajustador automático de freio, fabricado pelo processo de fundição em ferro fundido nodular, conforme normas (SAEJ434 D500/ASTM A536), resistência à tração mínima de 500 MPa, tensão de ruptura mínima de 345 MPa, com dureza do corpo de 187 a 235 HB e dureza do braço até 265 HB, largura máxima do corpo de 113 mm, profundidade de 71,65 a 90,30 mm, com peso aproximado de 2,470 a 2,561 kg, próprio para veículos comerciais, caminhões e tratores agrícolas.
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122 Tampa traseira, fabricada em aço (SIS 1450), com tratamento superficial de galvanização (Fe/ZnNi8/P5) livre de cromo hexavalente e de acordo com a norma ISO 2081, diâmetro externo de 38 mm, altura total de 11,50 mm, peso aproximado de 100 g, aplicada no ajustador de freio de veículos comerciais, caminhões e tratores agrícolas.
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123 Mola da pastilha fabricada por processo de conformação a frio em aço inoxidável, com tratamento térmico para alívio de tensões e tratamento superficial especial que forma uma película anti-atrito na superfície interna, com coeficiente de atrito entre 0,03 e 0,07, dimensões de 29 mm x 19 mm e peso aproximado de 3 g, própria para aplicação no sistema de freio de veículos automotivos.
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124 Prato rotativo em aço baixo carbono forjado e usinado, com carbonitratação e tratamento térmico e com dureza superficial de 640 HV1 até 750 HV1, dotado de 03 assentamentos para esferas com tolerância na profundidade de +/- 0,01 mm e concentricidade máxima de 0,1 mm, rosca M 8 x 1,25 no corpo principal e diâmetro de 24,3 mm, próprio para aplicação no conjunto do freio de estacionamento de veículos automotivos.
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125 Pino de localização fabricado em aço, com processo de conformação a frio com range de tolerância de 0,03 mm em todo o diâmetro principal, tratamento térmico de têmpera e revenimento para ajuste da dureza de 320 a 380 HV e tratamento superficial de zinco níquel, com operação de alívio por hidrogênio após a passivação, dotado de cabeça quadrada de 18,56 mm e comprimento total de 80,7 mm, com concentricidade da cabeça menor que 0,2 mm com relação ao diâmetro principal, próprio para aplicação no freio a disco de veículos automotivos.
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126 Haste fêmea para a regulagem automática do diâmetro freio a tambor, composta de aço (EN 10305-1 ou 10305-2 - S355 J2 G3 EN 10025 ou DIN 2391-1 ou 2391-2 ou 2393 - S355 J2 G3 EN 10025), limite de escoamento mínimo de Rp 0,2 igual a 340 N por mm2;  limite à resistência mínimo de Rm de 450 N por mm2 e alongamento mínimo de 35%, pode ser endurecida e temperada de 700 a 900 N por mm2, com tratamento superficial de zinco de 7,5 micrometros de espessura mínima e livre de Cromo 6,  resistente a corrosão branca mínima de 24 horas, dimensões de contorno de 91 a 117 mm de comprimento, largura de 11 a 12,5 mm, altura de 16 a 17,5 mm, peso de 40 g (+- 10%), diâmetro interno de 8 a 8,5 mm, geometria achatada de 4,5 mm máxima, abertura interna de 0,2 mm máxima, planicidade de 0,2 mm, com entalhe de 16 a 32 mm de comprimento, altura 4,2 mm (+- 0,1 mm) e ângulo de 2 a 7 graus e perpendicularidade de 0,13 mm máxima em uma das extremidades.
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129 Eixo móvel fabricado em aço carbono com tratamento superficial de carbonitretação e alívio de tensão, com capacidade de suportar cargas físicas-térmicas da aplicação e durabilidade que atende toda a vida útil prevista para o freio a disco, com diâmetros de 15 mm e 29 mm e comprimento de 36 mm, aplicado no conjunto caliper do freio a disco dos veículos automotivos.
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130 Corpo do cilindro da roda fabricado em alumínio liga (STD 6082) com tratamento de anodização, com dimensões de 48 mm x 41,2 mm x 34,5 mm, com capacidade de suportar cargas físicas-térmicas devidas à aplicação e durabilidade durante toda a vida de trabalho do freio, aplicado como elemento de interface com o sistema hidráulico de freio a tambor de veículos automotivos.
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132 Subconjunto do regulador composto por corpo usinado em aço forjado e zincado, lâmina de ajuste estampada em aço inox e rebites em aço conformado a frio, com comprimento de 108 mm e altura de 21,5 mm; próprio para aplicação no freio a tambor de veículos automotivos.
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133 Chapa deslizante antirruído fabricada em aço, coberta por uma camada de borracha especial para filtro de ruído com espessura total de 0,54 mm (+ 0,08/ -0,06), com tratamento térmico para alívio de tensões a 150 graus Celsius, dotada de 03 garras para fixação na pastilha do freio, com capacidade de suportar as condições de temperatura, força do pistão e vibração até o final da vida útil do material de atrito sem degradação da borracha, com dimensões de 112,2 mm x 54,1 mm x 0,54 mm; própria para aplicação em pastilha de freio a disco de veículos automotivos.
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134 Chapa deslizante fabricada em aço coberta por uma camada de borracha especial para filtro de ruído (RENL1 72 11), com espessura total de 0,632 mm (+0,093 / -0,073), rebarba máxima permitida de 0,08 mm, capacidade de resistir as condições de temperatura, força do pistão e vibração até o final da vida útil do material de atrito sem degradação da borracha e sem degradação da função do filtro de ruído, com dimensões de  112,2 mm x 52,2 mm x 0,632 mm; própria para aplicação em pastilhas de freio a disco de veículos automotivos.
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135 Êmbolo de controle de força, fabricado em plástico PET (polietileno tereftalato) reforçado com 35% de fibra de vidro, resistente à força de compressão mínima de 18.000 N, relação de 5:1 até 9:1, diâmetro principal de 37,95 mm (+- 0,20 mm), rugosidades 0,6 Ra, 2,5 Rp e 5,0 Rmax, circularidade de 0,2 mm máxima, livre de degraus e rebarbas na junção do molde para o diâmetro de 54,00 mm (+- 0,15 mm), possui geometria interna de largura e altura de 22,45 mm (+- 0,05 mm), face de vedação interna com erro de planicidade de 0,075 mm máximo, dimensões de contorno de 95,3 mm a 98,9 mm no comprimento, diâmetro de 67,9 mm máximo e peso de 68 g (+- 10%).
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136 Extensor de entrada do servo freio tipo garfo, comprimento até o centro do furo do garfo de 116,42 mm a 150,95 mm (+- 0,07 mm), simetria de 0,4 mm máxima, abertura interna do garfo de 8,50 a 11,25 mm (+- 0,20 mm), o garfo é estampado em aço baixo carbono, espessura de 3,00 mm a 3,20 mm (+- 0,09 mm), material DIN S460MC EN 10149-2, corpo usinado (DIN EN 10278 C15Pb+C ou DIN EN 10277-2 ou 11SMnPb30+C), parte esférica do extensor possui diâmetro de 7mm (+-0,06 mm), corpo usinado soldado ao garfo estampado, comprimento total de 135 a 170 mm, largura total de 14,5 a 17,9 mm, altura total  de 16,8 a 18,3 mm, peso de 86,66 a 108,20 g (+-10%).
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138 Carcaça fabricada em alumínio injetado sob alta pressão, utilizada na montagem de válvula de nivelamento responsável pelo controle de altura da suspensão de veículos comerciais com sistema pneumático, pressão de trabalho 10 bar, possui dimensões de 62 mm de largura x 127 mm de comprimento e peso aproximado de 232 gramas.
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139 Bucha fabricada por processo de sinterização de aço liga (composição: carbono, níquel, cobre, molibidênio), com diâmetros externo de 28,45 mm (+-0,05 mm) e 24 mm e guia com diâmetro de 14 mm, com capabilidade para atender à tolerância de +- 0,05 mm nos diâmetros; aplicada no sistema de freio de estacionamento dos veículos automotivos.
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140 Pistão fabricado em alumínio injetado sob alta pressão, utilizado na montagem de válvula freio de serviço, responsável pela frenagem de serviço em veículos comerciais, possui diâmetro de 65 mm x 40,5 mm de comprimento e peso aproximado de 78 gramas.
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141 Haste macho forjada para a regulagem automática do diâmetro freio a tambor, composta de material de aço Cq 15k ou opcional SWRCH22A (JIS G 3507), resistência à tração de 550 a 630 N por mm2 mínima e com tratamento superficial de zinco de 8 micrometros de espessura mínima,  resistente a 96 horas de corrosão branca e 240 horas de corrosão vermelha, dimensões de contorno de 55,5 a 70,85 mm de comprimento e largura 13,997 mm mínimo e com altura de 7,92 mm máxima, peso  de 20 g (+- 10%), rosca M8 x 1,25 mm rolada com classe 6H, com comprimento 33,25 a 34,25 mm e uma linearidade de 0,1 a 0,5 mm, cabeça achatada com espessura de 3,5 mm (+- 0,25 mm) com comprimento de 21,5 a 37,35 mm, contém entalhe escalonado de altura de 3,4 a 5 mm e simetria máxima de 0,3 mm em uma das extremidades da cabeça que possui um dimensional de 9 a 10 mm mínimo.
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142 Carcaça superior fabricada em alumínio injetado sob alta pressão, utilizada na montagem de válvula freio de serviço, a qual é responsável pela frenagem de serviço em veículos comerciais; possui dimensões de 80 mm de largura x 90 mm de comprimento e peso de 475 g.
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143 Carcaça inferior fabricada em alumínio injetado sob alta pressão e montada com bujão, utilizada na montagem de válvula freio de serviço, que é responsável pela frenagem de serviço em veículos comerciais, possui 80 mm de largura, 58 mm de comprimento e peso de 475 g.
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144 Retentor mBA da haste de saída, função de segurar a haste de saída na posição correta, feito de aço estampado (EN10268 HC 360 LA), diâmetro externo 55 mm (+-0,2 mm), diâmetro interno 9,4 mm (+-0,05 mm),comprimento total 10,4 mm (+-0,5 mm), espessura 0,8 mm (+-0,06 mm), livre de oxidação e óleo mineral, peso de 18,08 g (+- 5%), aplicado no conjunto servo freio mBA de sistema de freio de veículo automotivo.
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145 Retentor da haste de saída, função de segurar a haste na posição correta, feito de aço estampado (EN10268 HC 340 LA), diâmetro externo 63 mm (+-0,2 mm), diâmetro interno 9,4 mm (+-0,05 mm), comprimento total 14,3 mm (+-0,5 mm), espessura 0,8 mm (+-0,06 mm), livre de oxidação e óleo mineral, peso de 31,40 g (+- 5%), aplicado no conjunto servo freio de sistema de freio de veículo automotivo.
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146 Rolamento axial de encosto em material composto de camadas de aço, cobre e lubrificante sólido, com planicidade de 0,03 mm e rugosidade média de 10 micrometro (Rz10), suporta força axial de 18 kN, utilizado em veículos automóveis de passeio, com diâmetro máximo de 22 mm, espessura de 1 mm (+- 1 mm) e peso de 2,75 g (+- 0,5 g).
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147 Rampa para esfera em aço com tratamento térmico a gás carbonizado e tratamento superficial fosfato de manganês, com acomodação de três esferas com tolerância de planicidade de 0,05 mm e tolerância de perfil de superfície de 0,08 mm, utilizada em veículos automóveis de passeio, com diâmetro máximo de 32 mm, espessura de 4,5 mm (+- 1 mm) e peso de 17,6 g (+- 2 g).
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148 Tampa da mola da unidade de atuação do êmbolo, fabricada em aço estampado, controles de planicidade de 0,05 mm, parte do sistema de freio a disco com função de freio de estacionamento por cabo, utilizada em veículos automóveis de passeio, com diâmetro máximo de 35 mm, comprimento de 33,65 mm (+- 1 mm) e peso de 22,4 g (+- 2 g).
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149 Placa antirruído de freio com dimensão máxima de 96 mm de comprimento, 51 mm de largura e 9 mm de altura, para freio a disco de 54 mm de diâmetro, montada em disco de 258 mm de diâmetro, com material composto em 5 camadas com aço de baixo carbono e material antirruído, peso de 24 g (+- 5 g).
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150 Pino guia não roscado, de aço médio carbono, galvanizado (zinco/níquel), com bucha antirruído de polímero, controle de batimento de 0,03 mm no corpo de interface com o suporte de freio a disco e planicidade de 0,035 mm na face de interface com a carcaça de freio a disco, deve resistir a 720 horas de corrosão vermelha, comprimento de 75 mm (+- 1 mm), diâmetro máximo de 25 mm, peso de 54 g (+- 6 g), utilizado no conjunto pinça de freio a disco para veículos automóveis de passeio.
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151 Conjunto reservatório de fluido de freio com ou sem tubo embreagem, com ou sem resistor, com indicador de nível reed-switch integrado, corpo externo de plástico polipropileno copolímero e componentes em plástico poliamida 6, borracha EPDM e ferrite, altura com tampa de 112 mm a 156 mm, comprimento até o centro do bocal de 101 mm a 173 mm, largura do corpo de 85 a 145 mm, peso de 140 a 210 g, função de fornecer fluído de freio ao cilindro mestre e subsistemas e sinalizar baixo nível de fluído de freio, aplicado ao cilindro mestre de freio de veículos automotivos.
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153 Corpo principal do conjunto tucho de regulagem de aço liga com tratamento térmico de endurecimento, composto por um corpo maior de diâmetro externo máximo de 37,3 mm com usinagem externa de 24 dentes para engrenamento helicoidal com ângulo de hélice de + 30 graus ou - 30 graus em relação ao eixo central da peça; em sua extremidade oposta o mesmo é composto por uma rosca de ajuste M24 x 3,0 mm sentido esquerdo ou direito usinada; este componente é o elemento principal do sistema interno de acionamento e regulagem do freio a tambor, utilizado em sistema de freios de caminhões e ônibus.
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154 Flange de montagem dos componentes do conjunto tucho de regulagem de aço liga endurecido, composto por um corpo maior com diâmetro externo máximo de 55,2 mm e altura de 35,6 mm, possui rosca interna M24 x 3,0 mm sentido esquerdo ou direito usinada e furo usinado de 4,1 mm diâmetro por 7,8 mm de profundidade na face da flange; este componente é o elemento guia para a montagem dos componentes principais do tucho de regulagem do sistema interno de acionamento e regulagem do freio a tambor, utilizado em sistema de freios de caminhões e ônibus.
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155 Subconjunto pinhão composto por corpo usinado em aço especial Cr-Mo endurecido por tratamento térmico, possui corpo com extremidade sextavada e dentado helicoidal externo de 8 dentes com ângulo de hélice a - 60 graus ou + 60 graus em relação ao eixo central do conjunto, podendo o mesmo ser usinado para permitir sentido de giro tanto esquerdo quanto direito e diâmetro externo máximo de 22,40 mm; possui acoplado anel de apoio em liga de bronze montado sob pressão para suportar força de arrancamento mínima 4000 N, utilizado em sistemas de freio de caminhões e ônibus.
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156 Conjunto servo freio do tipo tandem com diâmetro de 248 mm (+/- 1,0 mm) e largura de 90 mm (+/-1,5 mm), com cilindro mestre com pistão de diâmetro 19,0 mm ou 20,64 mm e reservatório para fluído de freio, contém haste de acionamento localizada no centro na parte traseira com comprimento de 116 mm e diâmetro de 8 mm, com peso total do conjunto de 2,730 Kg (+/-100 gramas), utilizado em veículos automóveis de passageiros.
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157 Retentor da mola, com a função de reter a mola na posição correta no sub- conjunto êmbolo do cilindro mestre, feito em aço conforme norma (EN10130-DC04), comprimento varia de 19,5 até 26 mm ( + - 0,05 mm), diâmetro de retenção varia de 15 até 23,5 mm ( + - 0,2 mm), diâmetro corpo varia de 11,1 até 18,1 mm ( + - 0,1 mm), diâmetro furo do pino 4,7 mm ( + - 0,05 mm), peso varia de 4,4 até 10,5 g ( + - 10%), aplicado no sub- conjunto do êmbolo do cilindro mestre do sistema de freio.
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158 Retentor da válvula poppet, com função principal de manter válvula poppet alojada corretamente, feito em termoplástico poliacetal (POM) ou aço (EN10130-DC04 Am), diâmetro varia de 31,40 até 34,2 mm ( + - 0,2 mm), comprimento varia de 11,9 até 18,5 mm ( + - 0,3 mm), peso varia de 7 até 8 g ( + - 10%), aplicado no conjunto servo freio de veículos automotivos.
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159 Retentor do sensor ibls, com a função de manter pino do sensor ibls na posição correta no cilindro mestre, feito em plástico PA 6.6, com diâmetro maior de 45 mm ( + - 0,1 mm), diâmetro menor 15,6 mm ( + 0,3-01 mm), altura 16,25 mm ( + - 0,15 mm), com peso de 5,5 g ( + - 10%), aplicado no sistema sensor ibls do cilindro mestre de freio automotivo
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160 Soquete, função de regulagem da altura de instalação entre servo freio e cilindro mestre e transmitir força multiplicada ao cilindro mestre, feito de aço conforme norma (EN10277-3-11SMnPb30 + C), diâmetro 6,2 mm ( + 0 -0,9 mm), comprimento 23,7 mm ( + - 0,2 mm), raio 3,38 ( + - 0,07 mm), livre de corrosão e de óleo mineral e de partículas soltas, peso 3,40 g ( + - 10%), aplicado no conjunto servo freio de veículos automotivos.
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161 Tampa traseira com função de estabelecer o volume pneumático, redistribuir forças axiais, prover estanqueidade pneumática e fixar conjunto servo freio no painel do veículo, em aço conforme norma (EN10130 DC04 Am), diâmetro externo varia de 247 a 273 mm ( + - 0,5 mm), altura varia de 46 a 52 mm ( + - 0,85 mm), espessura varia de 0,7 a 0,8 mm ( + - 0,06 mm), pode ter 2 ou 4 furos para montar fixadores; isento de partículas soltas, trincas, marcas de manufatura, corrosão e óleo; peso varia de 416 até 557 g ( + - 10% g), aplicada ao conjunto servo freio de veículos automotivos.
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162 Haste macho para regulagem automática do freio a tambor, composta de aço SAE 1018, resistência à tração de 441,3 MPa mínima, com camada de zinco de 15 a 20 micrômetros de espessura, resistente a 500 horas de corrosão vermelha, dimensões de contorno 130 mm comprimento, largura 18 mm e altura 10,267 mm, peso de 60 g ( + - 10%), possui rosca M10 x 1,25 mm rolada, comprimento 62,5 a 64,5 mm e linearidade de 0,1 máximo, possui cabeça achatada com espessura de 4 mm ( + - 0,25 mm), comprimento 54 a 56 mm contendo entalhe escalonado de 5,29 a 6,7 mm, ângulo de 1,5 a 3,5 graus, simetria máxima de 0,2 mm.
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163 Haste fêmea regulagem do freio a tambor, composto tubo de aço, temperado e revenido com dureza 56 a 62 RA, camada de zinco 4 a 7 micrometro, resistente a corrosão branca mínima de 72 horas e corrosão vermelha 96 horas, dimensões comprimento 94 a 96 mm, largura 18 a 19 mm, altura de 14,05 mm, peso 48 g ( + - 10%), diâmetro interno 10,15 a 10,4 mm, geometria achatada 3,6 a 4,2 mm, abertura interna 0,1 mm máximo, entalhe 16,5 a 17,5 mm comprimento, altura 9,3 a 9,5 mm e ângulo de 2 graus e entalhe com largura de 4,35 mm, comprimento de 2,25 a 3,25 mm, perpendicularidade 0,23 mm máxima.
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164 Pedal de freio de estacionamento em aço, com retorno promovido por mola, apoio para pé em PVC, controle de deslocamento por meio de dentes de engrenagem, curso total de 58,8 graus, relação controlada entre deslocamento angular do pedal e deslocamento do cabo de freio de estacionamento, temperatura de operação mínima de -30 graus Celsius, sem perda de função de travamento e destravamento a 1200 N na direção frontal e 700 N na direção lateral, massa de 1,6 kg.
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165 Retardador hidrodinâmico do freio motor, altura de 550 mm, tolerância de 2 mm, peso máximo de 75 kg, tensão nominal de trabalho de 24 V, capacidade máxima de 6,9 litros de óleo lubrificante, torque máximo de frenagem acima de 1.500 Nm, engrenagem com até 35 dentes, com trocador de calor integrado e sensor de temperatura e pressão, aplicado em caminhão, chassi de ônibus e ônibus.
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166 Disco do freio em alumínio Al 5-1 e magnésio Mg 3,4, ventilado, com ranhuras entre 9,73 graus, diâmetro 345 mm x espessura 24 mm, lado traseiro, aplicado a veículos automotivos; PN 6860925, 8853554.
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167 Pedal do freio corpo em alumínio e PVC, revestido em borracha EPDM, nas dimensões 319,9 mm x 248,3 mm, ângulo de 26,18 Graus e 144,9 mm de distância da pressão até as válvulas de estágios variáveis para o bloqueio total, aplicado a veículos automotivos; PN 6874281, 6873114, 6891116, 6891123.
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168 Pinça em ferro fundido com pastilhas de freio em aço sinterizado para freio de estacionamento acionado por cabo para discos com espessura de 10mm ( + -0,1mm) e diâmetro 255mm (-0,5mm) com duas faces para fricção, elemento de máquina para transformar a força do cabo do freio de estacionamento em força de fixação contra o disco do freio de estacionamento sendo montada nos eixos rígidos das máquinas de construção.
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169 Conjunto da alavanca do freio de estacionamento com mecanismo de catraca e travamento e base de fixação, constituída de aço de estampagem de baixo teor de carbono (SAE J2340), para aplicação em veículos automóveis.
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170 Pino guia não roscado utilizado no conjunto pinça de freio a disco para veículos automóveis de passeio, de aço, galvanizado (zinco/níquel), com bucha antirruído de etileno-propileno-dieno (EPDM), controle de perpendicularidade de 0,2 mm no corpo de interface com o suporte de freio a disco, com acabamento de fosfato de zinco, comprimento de 69 mm ( + - 1 mm), largura e altura máximas de 21 mm e peso de 50 g ( + - 6 g).
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172 Eixo de ajuste do embolo do freio a disco traseiro de veículo automóvel, fabricado em aço, com rosca interna especial de quatro entradas e disco soldado na extremidade que suporta força de arrancamento de no mínimo 7000N e pressão de estanqueidade de ar de 20 a 80 N/cm2.
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173 Cabo de aço multicamadas, composto de 6 camadas distintas, com capa externa fixa e capa interna deslizante, formado por uma alma central de fios de aço SWRH62A com diâmetro de 3.0 mm galvanizados envoltos em uma capa com diâmetro de 3.7 mm fabricada em PA6, com conduíte fabricado em aço SWRH62A galvanizado e com capa de PP, capa externa fixa com material TPE com diâmetro externo de 12.3 mm, com acessórios de montagem.
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174 Reforço metálico; contendo aço carbono decapado (DIN EN 10025) ou equivalente; com altura entre 4,5 mm e 6 mm; planeza máxima garantida de 0,25 mm; usado na fabricação de pastilha de freio; com função de apoiar o material de atrito na pastilha de freio; com aplicação em automóveis.
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175 Sistema de acionamento do freio a disco (housing ADB); contendo corpo principal produzido em ferro fundido nodular, componentes em aço carbono comum, aço micro ligado, elastômeros e graxa lubrificante interna.; com distância entre buchas de deslizamento de 305,0 mm, capacidade máxima de torque de 30,0 kN.m, peso aproximado de 14,85 kg (+/ 0,200 kg), uso em veículos com rodas de 22,5 polegadas; usado na fabricação de conjunto freio a disco pneumático (roda 22,5”) ; com função de Acionamento das pastilhas de freio contra o disco executando o processo de frenagem e mantendo as pastilhas em distância uniforme em relação ao rotor, independente do desgaste do conjunto; com aplicação em caminhões, ônibus.
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176 Conjunto carcaça, eixo e atuador pneumático; contendo aço carbono, aço inox, ferro fundido, alumínio, plástico e borracha; com tratamento superficial para alta durabilidade e tolerância do diâmetro do eixo da ordem de milésimos de milímetro, atuador pneumático com temperatura de operação entre -40 graus Celsius e 200 graus Celsius e carga de mola de até 280 N, temperatura de operação de até 700 graus Celsius para carcaça, dimensões máximas de 155 x 260 x 280 mm, peso aproximado de 4,3 kg; usado na fabricação de freio motor classe Euro 6; com função de gerar contrapressão requerida para reduzir a velocidade do veículo e/ou auxiliar no gerenciamento térmico do motor; com aplicação em caminhões, ônibus.
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177 Conjunto alavanca; contendo alavanca em liga de aço com manganês, silício e cromo, gaiola em liga de aço com manganês, alumínio, nióbio e titânio, pino composto por liga de aço com manganês, silício e cromo; com alavanca forjada e usinada com dureza de núcleo entre 1000 e 1250 N/mm2, calibrada a frio, gaiola estampada com planicidade de 0,8, pino usinado, retificado e cementado com dureza mínima de 680 HV30, peso total aproximado de 1 kg; usado na fabricação de freio a disco pneumático de cáliper flutuante; com função de transmitir movimento e multiplicar força de frenagem aplicada pelo cilindro de freio que, movendo outras peças, gera contato das pastilhas com o disco de freio, resultando na frenagem do veículo; com aplicação em caminhões, ônibus.
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178 Conjunto da haste do atuador; contendo porca e a haste de ajuste, rebaixo estriado para acoplamento do conjunto, tratamento térmico da rosca por têmpera e alívio por hidrogênio (desidrogenização); com dimensões de altura de 65 mm a 75 mm, diâmetro máximo de 40 mm e peso de 110 g a 310 g; usado na fabricação de freio a disco traseiro de veículos com sistema de freio de estacionamento eletrônico; com função de converter o movimento de rotação em força de frenagem; com aplicação em automóveis.
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179 Êmbolo; contendo corpo usinado e retificado com especificação de rugosidade de 0,2 Ra a 1 Ra; com com diâmetro até 60 mm, com tratamento superficial de cromo com alívio por hidrogênio (desidrogenização) ou nitrocarbonetado; usado na fabricação de freio a disco de serviço com atuação hidráulica; com função de transferir a pressão do sistema em deslocamento e força para pressionar a pastilha no disco de freio; com aplicação em automóveis.
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180 Pinça de freio; contendo componentes de aço, liga de ferro fundido, cabos elétricos, conexões hidráulicas e sensores de desgaste de pastilhas; com sistema completo com pastilhas homologadas e testados em 100% EOL, dimensões de 200 mm x 339 mm; usado na fabricação de eixo da suspensão dianteira; com função de realizar a frenagem do veículo; com aplicação em veículos comerciais leves.
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181 Placa de apoio; contendo aço de baixo carbono (DIN EN 10025); com espessura entre 4,731 e 5,588 mm, planicidade de 0,005 polegadas, dimensões principais de comprimento entre 112 e 198 mm e largura entre 44,4 mm e 85,9 mm.; usada na fabricação de pastilha de freio; com função de apoiar o material de atrito na pastilha de freio; com aplicação em automóveis.
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187 Conjunto da alavanca do freio de mão, fabricado em aço, dotado de porca hexagonal auto-travante com inserto de poliamida, mola em aço de diâmetro externo de 26 mm, diâmetro interno de 18,4 mm, com força de liberação para acionamento da alavanca de 1,7 daN a 2,85 daN, altura máxima do conjunto acionado de 567 mm e comprimento máximo do conjunto em repouso de 488,4 mm, angulação da alavanca de 52 graus; próprio para veículos comerciais leves.
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188 Conjunto completo do freio de estacionamento, dotado de tambor, defletor, alavanca e duas sapatas de fricção (Galfer 420), com área de contato individual de 90,6 cm2, diâmetro total do conjunto de 342 mm e diâmetro do tambor de 191 mm, com torque de frenagem de 2650 Nm e deslocamento de 25 mm para força de alavanca de 1560 N, força máxima da alavanca de 3300 N, próprio para veículos comerciais leves.
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193 Engrenagem com dentados internos e externos de aço (SAEJ 404 4140/4340H), utilizada em ajustadores automáticos de freio com a função de transmitir força do corpo da alavanca ajustadora para o eixo de acionamento do freio a tambor por meio de seu engrenamento interno, bem como permitir o ajuste do freio por meio do movimento do pinhão sem-fim acoplado por meio do seu engrenamento externo; possuindo diâmetro externo de 60,96 mm (+- 0,00127 mm), diâmetro interno de 29,464 a 34,671 mm e espessura de 31,75 mm (+- 0,076 mm), 22 dentes externos e 24 até 28 dentes retos internos, superfície temperada com dureza superficial de 39 a 44 HRC, para aplicação em caminhões, ônibus e implementos rodoviários.
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194 Conjunto de alavanca composto por eixo de liga de aço temperado e revenido com adição de cromo, silício, submetido a processo de nitretação, com dureza entre 260 e 320 HB, pino e alavanca de aço inox soldados ao eixo, responsável por converter o movimento retilíneo do atuador do freio motor em rotação do eixo, peso aproximado de 0,250 kg, com dimensões máximas de 187,8 x 24 x 57 milímetros, aplicado no conjunto de freio motor em veículos comerciais (caminhões e ônibus).
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195 Pedal de freio com corpo fabricado em aço laminado a quente, de espessura de 2,3 mm, "pad" de borracha (SBR), com suporte fabricado em aço laminado a quente, bucha em PA6, com percurso de 106 mm quando pressionado, montado com interruptor elétrico e conector de 4 terminais, acionado quando o percurso do pedal atinge 7,7 mm.
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196 Conjunto da alavanca do freio de estacionamento com mecanismo de catraca e travamento e base de fixação, constituída de aço de estampagem de baixo teor de carbono (HB340LA), para aplicação em veículos automóveis.
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197 Haste de regulagem do freio a disco de veículos automotores, fabricado em aço 38Cr4, com rosca especial de quatro entradas de diâmetro de 9,5 mm e comprimento de 32 mm e com tolerância de batimento de 0,05 mm.
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198 Conjunto do cáliper de freio, composto por corpo bi-partico, pistão, guias usinadas e pastilhas de freio assimétricas, com temperatura de operação mínima 26 graus Celsius e máxima 100 graus Celsius, pressão de trabalho de 0 a 214 bar, torque de frenagem requerido 19.173 Nm, peso aproximado 10 kg (+- 1 kg), medindo 172 mm x 159 mm x 145 mm (+- 2%) próprio para aplicação em pulverizadores autopropelidos.
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199 Alavanca fabricada em aço baixo carbono laminado a frio, fabricada pelo processo de estampagem, dobramento e proteção superficial de zinco com resistência a 200 h contra corrosão vermelha em ensaio de névoa salina, aplicada no freio de estacionamento do conjunto de freio a disco de veículos automotivos.
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200 Lâmina fabricada em ligas bimetálicas, estampada de material termo sensível, com deformação na extremidade de 1,7 mm a cada 40 graus Celsius, processo de estampagem deve atender tolerância de +- 0,04 mm no diâmetro dos furos, comprimento de 62,7 mm, própria para aplicação nos conjuntos de freios a tambor de veículos automotivos.
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201 Chapa deslizante antirruído própria para aplicação em pastilhas de freio a disco, fabricada em aço inoxidável com espessura de 0,4 mm, dotada de 3 garras para fixação com tolerância de +- 0,1 mm na altura, sem rebarbas no lado interno, com 78,9 mm de comprimento e 33 mm de altura, para veículos automotivos.
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202 Calço próprio para amortecimento de vibração durante a frenagem fabricado em borracha nitrílica, aço carbono, adesivo de silicone e filme de proteção, com dimensões de 44 mm x 68 mm e diâmetro interno de 32 mm, aplicado no freio a tambor de veículos automotivos.
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203 Calço próprio para o amortecimento de vibrações da pastilha de freio, fabricado em aço galvanizado envolto por borracha especial (MES63.00.15.D3), com processo de corte fino, com rebarbas máximas de 0,08 mm e diâmetro dos furos com range de tolerância de +- 0,1 mm aplicado em veículos automotivos.
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204 Corpo do regulador próprio para aplicação no freio a tambor, composto de corpo usinado em aço estampado e zincado com tolerância de +- 0,02 mm no diâmetro do furo, mola lâmina de ajuste e raquete de regulagem estampadas em aço inox, lâminas bimetálicas estampadas em aço termo-sensível, com capacidade de resistirem a uma carga de 6 N sem se moverem e rebites em aço conformados a frio, aplicado em veículos automotivos.
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205 Conjunto da alavanca cravada composto de: alavanca fabricada em aço baixo carbono estampado, espessura de 4,5 mm, tolerância de +- 0,025 mm do diâmetro do furo e pino, proteção superficial de zinco com espessura de 0,004 mm a 0,009 mm; mola lâmina em aço inoxidável de espessura de 0,3 mm, com diâmetro dos furos para cravamento com variação menor que +- 0,05 mm; guia do cabo em aço baixo carbono com espessura de 1 mm, range de tolerância dos furos de montagem de +- 0,05 mm; próprio para aplicação no freio de estacionamento em veículos automotivos.
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206 Chapa de ancoragem fabricada em aço com baixa porcentagem de carbono, laminado a quente, com processo de fabricação que atenda campo de tolerância de +- 0,05 mm na posição dos furos e largura, com dimensões de 41,28 mm x 25 mm, própria para ancorar as sapatas do freio a tambor de veículos automotivos.
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207 Conjunto do corpo do regulador do freio de estacionamento, composto de corpo usinado em aço estampado e zincado, com tolerância de +- 0,02 mm no diâmetro do furo e com face perpendicular menor que 1 % em relação ao centro do furo, mola lâmina de ajuste e raquete de regulagem estampadas em aço inox, lâmina bimetálica estampada em aço especial termo sensível, aplicado em veículos automotivos.
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208 Cunha metálica em aço, conforme (EN 10132-4), revestida em borracha (EPDM), com largura de 19,5 mm, altura de 54,7 mm, espessura de 3,5 mm e peso aproximado de 12,62 g, própria para aplicação em servo-freio de veículos automotivos.
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209 Suporte lateral fabricado em aço baixo carbono laminado a frio, processo de estampagem e dobramento, com tolerância de +- 0,1 mm no diâmetro do furo principal e planeza máxima de 0,3 mm em uma distância de 4 mm desse furo, com proteção superficial de zinco com resistência de 200 h à névoa salina sem apresentar corrosão vermelha, próprio para aplicação no caliper de freio a disco traseiro de veículos automotivos.
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210 Pistão metálico, fabricado em aço carbono, com revestimento superficial em carbo-nitretação gasosa, com dureza superficial de, no mínimo, 180 HV, com rugosidade de Rmáx. 4, diâmetro externo de 57 mm, diâmetro interno com menor seção de 47,3 mm, altura de 50,50 mm e peso aproximado de 339 g, próprio para montagem na carcaça do cavalete de freio a disco dianteiro de veículos automotivos.
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211 Conjunto da tampa-trava do reservatório de fluido de freio, composto por tampa de plástico polipropileno e diafragma de borracha EPDM, tampa de diâmetro externo maior de 60,70 mm (+- 0,50 mm), diâmetro externo menor de 52,8 mm (+- 0,5 mm), altura interna de 6,55 mm (+- 0,15 mm), peso de 13 g (+- 2 g).
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212 Conjunto da tampa-trava do reservatório de fluido de freio, composto por tampa, defletor em plástico polipropileno (PP) e anel de borracha EPDM, tampa de diâmetro externo principal de 36,5 mm (+- 0,20 mm), diâmetro interno de 29,0 mm (+- 0,20 mm), altura de 11,00 mm (+- 0,20 mm), peso de 10 g (+-10%).
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2,00
213 Conjunto da tampa roscada do reservatório de fluido de freio, composto por tampa e defletor em plástico polipropileno (PP) e vedador de borracha EPDM, diâmetro externo principal da tampa de 50,89 mm (+- 0,25 mm), diâmetro interno de 45,20 mm (+- 0,10 mm), diâmetro da rosca de 42,90 mm (+- 0,20 mm) e altura de 14,05 mm (+- 0,25 mm), peso de 12 g (+- 10%).
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2,00
214 Extensor de entrada esférico do servo freio, fabricado em aço, parte esférica ou semi esférica maior com diâmetro de 15,70 mm a 18,00 mm e rugosidade máxima até 0,8 Ra, parte esférica menor com diâmetro de 7,00 mm (+-0,06 mm) e rugosidade máxima de 2,0 Ra, dimensão de instalação de 100,00 mm a 200,00 mm, peso de 65 a 150 g (+- 10%).
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2,00
215 Alavanca; contendo aço baixo carbono laminado a quente; com processo de estampagem com corte fino, proteção superficial de zinco com resistência a 96 h de exposição a névoa salina, com range tolerância de 0,05 mm no furo da alavanca, espessura de 4,00 mm (+-0,22) e comprimento de 144,80 mm (+-0,5), largura de 46,3 mm (+-0,5), altura de 24,1 mm (+-3,0), peso aproximado 109 g; usada na fabricação de freio de estacionamento; com função de transmitir a força do cabo do freio em uma proporção definida para o pino e regulador; com aplicação em automóveis.
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2,00
216 Calço; contendo chapa de aço coberta por uma camada de borracha especial para filtro de ruído (RPNS13901) com processo de corte fino; com resistência às condições de temperatura e vibração sem degradação da camada de borracha e da função do filtro de ruído, diâmetro dos furos com variação máxima de +- 0,05 mm, rebarbas máximas de 0,08 mm, medindo 62,8 mm (+- 0,5 mm) x 20 mm (+- 0,5 mm), espessura 0,98 mm (+- 0,2 mm) e peso aproximado de 4 g; usado na fabricação de sistema de freio a tambor; com função de absorver vibrações e eliminar ruídos de baixa e alta frequência; com aplicação em automóveis.
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2,00
217 Conjunto eixo de freio de estacionamento com porca de ajuste; contendo aço baixa liga com conformação a frio e tratamento térmico para obtenção de propriedades mecânicas; com processo de fabricação do eixo com range de tolerância de 0,018 mm no diâmetro de 12,8 mm do mancal e tolerância de +- 0,05 mm na posição do rasgo de montagem de 1,45 mm e porca com diâmetro maior da rosca interna de 9 mm com tolerância de 0,03 mm, sem rebarbas, comprimento 66,65 mm; usado na fabricação de sistema de freio a disco elétrico; com função de transformar o torque em força para aperto das pastilhas e garantir a eficiência mecânica pré estabelecida mesmo em temperatura excessiva; com aplicação em automóveis.
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218 Gaiola suporte da mola; contendo aço médio carbono, com processo de estampagem a frio e tratamento térmico para alívio das tensões; com rebarbas inferiores a 0,03 mm, espessura da gaiola 0,8 mm, diâmetro da garra após montagem de 30 mm (+- 0,1), com comprimento de 28,8 mm (+- 0,2) e peso aproximado 12,2 g; usado na fabricação de freio a disco; com função de Comprimir a mola limitadora e manter a posição do cartucho; com aplicação em automóveis.
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2,00
219 Pistão hidráulico; contendo composto de resina fenólica moldado e anexado em um anel de aço inox de 0,46 mm de espessura; com diâmetro de 41,785 mm (+- 0,2 mm), comprimento 51,65 mm (+- 0,5 mm), peso aproximado 124 g, diâmetro do pistão com tolerância de +- 0,025 mm e rugosidade entre 0,4 a 1,0 Ra, superfície do pistão sem marcas longitudinais ou espirais e sem rebarbas; usado na fabricação de sistema hidráulico de freio; com função de converter a pressão hidráulica em força axial, garantir a vedação e contribuir no retorno do pistão após liberação do pedal; com aplicação em automóveis.
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2,00
220 Disco do freio em alumínio e magnésio, dianteiro esquerdo ou direito, ventilado com ranhuras entre 15 graus, diâmetro 348mm x espessura 36mm, aplicado a veículos automotivos; PN 6860911, 6860912, 8858705, 8858706.
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2,00
221 Conjunto do servo-freio, com bomba de vácuo, em alumínio, polipropileno e aço, com haste de acionamento localizado na parte traseira, reservatório com volume máximo de 433 cm + /- 10%, pressão em 47 bar com força de 1900N, fixado no cofre do motor, para auxiliar na frenagem, aumentando a pressão exercida pelos fluídos hidráulicos nos pistões dentro das pinças de freio, diminuindo a força necessária para frenagem no pedal, nas dimensões 388,30 mm x 197,20mm, peso aproximado de 5384 gramas, aplicado a veículos automotivos; PN 5A6EBF7, 5A5C9A0, 5A75D99, 5A8B0F0.
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2,00
222 Carcaça; contendo alumínio fundido (DIN1725); com dimensões máximas aproximadas de 102 mm de largura, 102 mm de comprimento e 143 mm de altura, com peso aproximado de 0,740 kg; para fabricação de válvula controle de carreta; com função de alojar componentes da válvula de controle e prover pórticos para conexão do sistema de freio do cavalo mecânico com o freio do reboque; com aplicação em caminhões.
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2,00
223 Suporte lateral esquerdo ou direito; contendo liga de alumínio (UNS A13800 / SAE 1452-306); com dimensões máximas aproximadas de 199 mm x 96 mm x 113 mm, peso aproximado de 0,597 ou 0,602 kg; para fabricação de coluna de direção ajustável; com função de realizar interface de fixação da coluna de direção no painel do veículo e permitir o ajuste de movimentação em profundidade e angular; com aplicação em caminhões, ônibus.
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224 Atuador pneumático; contendo corpo cilíndrico e glande em alumínio, mola e pistão de aço, suporte em plástico com fibra de vidro, vedações de borracha; com faixa de trabalho entre temperaturas de -40 graus Celsius a +200 graus Celsius, pressão de trabalho entre 3 e 10 bar com limite de resistência de 12 bar, dimensões de 195 mm de comprimento e 40 mm de diâmetro, curso de 52 mm com carga de mola cerca de 200 N e peso aproximado de 0,350 kg; para fabricação de freio motor; com função de acionamento do freio motor; com aplicação em caminhões, ônibus.
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225 Suporte; contendo chapa estampada de aço (ISO 10111) e pino batente de aço soldado por solda (MAG); com dimensões aproximadas de 260 mm de comprimento por 32 mm de altura e 110 mm de largura, espessura da chapa de 5 mm e tratamento superficial de zinco entre 5 e 8 mícrons com resistência a à corrosão vermelha de 120 h no salt spray neutro; para fabricação de freio motor; com função de receber os componentes para compor a estrutura do freio motor, sustentando e unindo os subsistemas do produto final, também servindo como um escudo de calor para a montagem como um todo; com aplicação em caminhões, ônibus.
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226 Calço amortecedor; contendo chapa de aço coberta por uma camada de borracha especial para filtro de ruído (RC-1); com comprimento de 111 mm (+-1,0 mm), altura de 44,6 mm (+-1,0 mm) e espessura total de 0,743 mm (+-0,2 mm), com rebarba máxima permitida de 0,08 mm; para fabricação de freio a disco; com função de eliminar ruídos de baixa e alta frequência provenientes da aplicação dinâmica da frenagem e melhorar a distribuição de pressão nas pastilhas, reduzindo desgaste irregular; com aplicação em automóveis.
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227 Disco de freio, constituído em ferro fundido e aço (S355MC EN10149), com área de atrito com espessura nominal de 34,0 mm (+- 0,1 mm) e com 74 canais internos para dissipação de calor, para velocidade máxima de 240 km/h, diâmetro externo de 349,0 mm (+- 0,2 mm) e espessura total nominal de 52,0 mm, aplicados em veículos automotores.
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2,00
228 Disco de freio, constituído em ferro fundido e aço (S355MC EN10149), com área de atrito com espessura nominal de 20,0 mm (+- 0,1 mm) e com 62 canais internos para dissipação de calor, para velocidade máxima de 257 km/h, diâmetro externo de 325,0 mm (+- 0,2 mm) e espessura total nominal de 42,0 mm, aplicados em veículos automotores.
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229 Conjunto cilindro mestre e reservatório de fluido do sistema de freio, com diâmetro nominal do pistão de 20,64 mm, deslocamento máximo de 17,7 mm (+- 1 mm) para uma força na haste de acionamento de 2.494 N, reservatório com volume total de 641 cm3, conector para ECU com 46 pinos, dimensões aproximadas do corpo principal com a haste de acionamento de 312,5 x 153,9 x 186,8 mm, peso aproximado de 5,61 kg, aplicados em veículos automotores.
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230 Conjunto da alavanca do freio de estacionamento com mecanismo de catraca e travamento e base de fixação, constituída de aço baixo carbono e limite de resistência de 420 MPa, fabricado com tolerância centesimal, para aplicação em veículos automóveis.
Ver observação (5) abaixo.
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231 Conjunto da alavanca do freio de estacionamento com mecanismo de catraca e travamento e base de fixação, constituída de aço baixo carbono e limite de resistência de 410 MPa, fabricado com tolerância decimal, para aplicação em veículos automóveis.
Ver observação (5) abaixo.
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232 Pinça de freio dianteira com cilindro de diâmetro de 51 mm, contendo pastilhas de freio com espessura de 9,85 mm e utilização útil de 8,85 mm sem indicador de desgaste mecânico, dimensões aproximadas de 181 mm.
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233 Ponte usinada; contendo ferro fundido nodular; com resistência mecânica mínima 600 N/mm2, alongamento mínimo 6 por cento, grafita na forma VI mínimo 90 por cento, roscas usinadas com concentricidade em relação a diâmetros guias da ordem de 0,2 milímetros, peso aproximado de 1,5 kg; usada na fabricação de freio a disco pneumático de cáliper flutuante; com função de transferir movimento e força aplicados pela alavanca de freio movendo componentes internos, gerando contato entre o material de atrito e disco de freio, reduzindo assim, a velocidade do veículo; com aplicação em caminhões, ônibus.
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234 Haste de saída, com função de alojar e guiar o disco de reação e fazer a interface com o cilindro mestre, feito de aço C4C EN10263-2 ou SAE J403 1006 a 1010 ou JIS 10C ou Q BQB 517 SWRCH8A ou 20GB T699 ou SWCH10A KS D7033 ou SWCH10A JIS G3 507, forjado a frio, comprimento da haste de 25 mm mín. até 99 mm máx., diâmetro de 9mm (+- 0,5 mm), comprimento de alojamento do disco de reação de 6,0 mm min. até 15,00 mm max., diâmetro maior de 32,0 mm min. até 35,0 mm máx., rugosidade de 6,3 Ra max., peso de 40 g mín. até 91 g máx. , aplicada no conjunto servo freio de sistema de freio de veículo automotivo.
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235 Sensor de vácuo dotado de válvula de retenção, não automático, constituído de carcaça em polibutileno de tereftalato (PBT GF30), com dois dutos de entrada de pressão, comprimento de 56,75mm (+/-1 mm), altura de 24,3mm (+/-1 mm), largura 61,1 mm (+/- 1 mm) com peso de 20 g, faixa de pressão -100 até 0 kPa, utilizado em veículos automotores para regular a demanda de vácuo exclusivamente do sistema de frenagem.
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2,00

Observações:

==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.

(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.

Mais informações da NCM do 8708.30.90

Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 8708.30.90, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).

Área Informação
NF-e uTrib: UN (Unidade)
PIS e Cofins Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015).

Consultas tributárias para o NCM 8708.30.90

Abaixo listamos as últimas consultas tributárias publicadas pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e/ou pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo que tratam das mercadorias enquadráveis na NCM nº 8708.30.90. Click em "Acesse a íntegra" para ver a ementa integralmente:

Consulta nº Data Ementa
98.229 29/06/21 Código NCM: 8708.30.90... (Acesse a íntegra)
98.020 26/02/18 Código NCM: 8708.30.90... (Acesse a íntegra)
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