Item 8483.30.2 da NCM

"Bronzes"

Responsável: Ministério da Fazenda

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Seção: XVI MÁQUINAS E APARELHOS, MATERIAL ELÉTRICO, E SUAS PARTES; APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE SOM, APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E DE SOM EM TELEVISÃO, E SUAS PARTES E ACESSÓRIOS
Capítulo: 84 Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes.
Posição: 8483 Árvores (veios) de transmissão (incluindo as árvores de cames e virabrequins (cambotas)) e manivelas; mancais (chumaceiras) e "bronzes"; engrenagens e rodas de fricção; eixos de esferas ou de roletes; redutores, multiplicadores, caixas de transmissão e variadores de velocidade, incluindo os conversores de torque (binários*); volantes e polias, incluindo as polias para cadernais; embreagens e dispositivos de acoplamento, incluindo as juntas de articulação.
Subposição: 8483.3 - Mancais (chumaceiras) sem rolamentos; "bronzes"
Item: 8483.30.2 "Bronzes"
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NCM's que compõem esse item:

Os itens são subdivididos nos códigos Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM's) propriamente ditos, os quais possuem suas respectivas alíquotas de IPI e de Imposto de Importação (II). Abaixo, listamos todos as NCM's que compõe o item 8483.30.2 da Classificação fiscal (NCM):

Item Descrição do item
8483.30.21 De diâmetro interno igual ou superior a 200 mm
8483.30.29 Outros
8483.30.29 Casquilho de guia com formato tubular fabricada com liga de cobre-zinco CuZn36 em tiras, com uma das extremidades rebordeada, e com diâmetro externo no rebordeado variando de 23,7 +/- 0,1 mm a 27,3 +/- 0,1 mm e no restante da superfície externa com diâmetro variando entre 23,0 +0,14/+0,05mm a 26,6 +0,15/+0,05mm, diâmetro interno variando entre 22,4 +0,08/+0,03mm a 26,0 +0,08/+0,05mm, com espessura nominal de 0,3mm e comprimento total variando entre 31,1 +/- 0,2mm e 43,8 +/- 0,2mm.
8483.30.29 Bucha automotiva fabricada em bronze (KS S800) com diâmetro interno de 14,212mm (+0,040 +0,000mm), espessura de parede de 0,65mm (+ - 0,1mm), comprimento de 10mm (+0,0 + 0,4mm) e tolerância de circularidade máxima entre o diâmetro interno em relação ao externo de 0,05mm.
8483.30.29 Bucha automotiva fabricada em bronze (KS S800) com diâmetro interno de 10,968mm (+0,040 +0,000mm), espessura de parede de 1,15 mm (+ - 0,1mm), comprimento de 9mm (+0,0 - 0,8mm) e tolerância de circularidade máxima entre o diâmetro interno em relação ao externo de 0,05mm.
8483.30.29 Bucha fabricada em aço liga contendo titânio controlado, com comprimento variando entre 138,5 mm até 158,9 mm, diâmetro externo variando entre 59 mm até 66,5 mm, diâmetro interno variando entre 38 mm até 44,6 mm, com raio interno no comprimento de 1000 mm, com penetração de têmpera de indução no diâmetro interno de 2,3 mm até 3,3 mm, penetração de têmpera de indução no diâmetro externo de 2,8 mm até 4 mm, com dureza mínima de 45HRC e dureza na superfície de 52 HRC a 58 HRC.
8483.30.29 Bucha de aço sinterizado, que possui no mínimo 14 % do volume dos poros preenchidos com óleo, com diâmetro externo variado de 8,55 mm (+/-0,02 mm) a 20 mm (+0,028 mm +0,041 mm) com concentricidade ou batimento máximo de 0,05 mm em relação ao diâmetro interno, este último variando de 5 mm (+0,025 mm +0,01 mm) a 15 mm (+0,05 mm +0,09 mm) e comprimento de 6,0 mm (+/-0,1 mm) a 13 mm (+/-0,1 mm).
8483.30.29 Bucha de aço sinterizado, que possui no mínimo 17 % do volume dos poros preenchidos com óleo, com diâmetro externo variado de 8,55 mm (+/- 0,02 mm) a 14 mm (+0,05 mm +0,035 mm) com concentricidade ou batimento de 0,03 mm em relação ao diâmetro interno, este último variando de 5 mm (+0,025 mm +0,01 mm) a 10 mm (+0,065 mm +0,05 mm) e comprimento de 7,7 mm (+/-0,1 mm) a 10 mm (+/-0,1 mm).
8483.30.29 Sistema de trava da cabine de veículos comerciais em chapa de aço, com espessura de 3 mm, de peso aproximado de 2,8 kg, possui switch de proximidade e conector elétrico, cilindro hidráulico simples de pressão nominal de 35 MPa, força de impulsão de 5,4 kN e temperatura de trabalho entre menos (-) 30 graus Celsius C e mais (+) 80 graus Celsius.
8483.30.29 Bucha autolubrificante esférica sinterizada de latão (SAE B 439 FC-0200-K34), a qual é montada no eixo do induzido do motor elétrico de corrente contínua, com a função de reduzir o atrito do movimento giratório e garantir maior vida útil dos componentes, possui peso aproximado de 3,1 g, diâmetro externo de 12,7 mm e diâmetro interno de 8 mm, aplicada a veículos automotores leves e pesados (caminhões).
8483.30.29 Bucha autolubrificante cilíndrica sinterizada de latão (P2043Z) montada no eixo de saída do motor elétrico de corrente contínua, com a função de reduzir o atrito do movimento giratório e garantir maior vida útil dos componentes, possui peso aproximado de 2 g a 14 g, diâmetro externo entre 10 mm e 18 mm e diâmetro interno entre 10 mm e 18 mm, aplicada a veículos automotores leves e pesados (caminhões).
8483.30.29 Bucha autolubrificante fabricada em latão (CuSn10), possui peso aproximado de 2,7 g, comprimento de 21,4 mm (+-0,25 mm) e diâmetro externo de 7,0 mm e diâmetro interno de 5,0 mm, contém resina de PTFE livre de PFOA na parte interna para redução de ruído, aplicada em sistemas de limpador de para-brisa de veículos automotores leves e pesados (caminhões).
8483.30.29 Bucha de eixo de planetária; contendo liga de aço e teflon (MAS15); com diâmetro interno nominal de 48,04 mm, diâmetro externo nominal de 51,90 mm; usado na fabricação de caixa de transferência de veículos 4x4 com duas velocidades; com função de apoiar e auxiliar no alinhamento do eixo de saída; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves.
8483.30.29 Bucha de suporte; contendo compósito metálico e polimérico (INA E40); com comprimento nominal de 30,0 mm, diâmetro nominal de 44,0 mm; usado na fabricação de caixa de transferência de veículos 4x4 com duas velocidades; com função de auxiliar no apoio e centralização do eixo; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves.
8483.30.29 Bucha de bronze liga CuZn31Si1 com características técnicas específicas, dimensões: diâmetro de 55,63 mm a 60,13 mm x comprimento de 37,3 mm a 40,71 mm, sem emenda, utilizada em pistões de motor de combustão interna a combustível diesel.