Item 8409.99.2 da NCM

Pistões ou êmbolos

Responsável: Ministério da Fazenda

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Seção: XVI MÁQUINAS E APARELHOS, MATERIAL ELÉTRICO, E SUAS PARTES; APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE SOM, APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E DE SOM EM TELEVISÃO, E SUAS PARTES E ACESSÓRIOS
Capítulo: 84 Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes.
Posição: 8409 Partes reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas aos motores das posições 84.07 ou 84.08.
Subposição: 8409.9 - Outras:
Subposição: 8409.99 -- Outras
Item: 8409.99.2 Pistões ou êmbolos
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NCM's que compõem esse item:

Os itens são subdivididos nos códigos Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM's) propriamente ditos, os quais possuem suas respectivas alíquotas de IPI e de Imposto de Importação (II). Abaixo, listamos todos as NCM's que compõe o item 8409.99.2 da Classificação fiscal (NCM):

Item Descrição do item
8409.99.21 De diâmetro igual ou superior a 200 mm
8409.99.29 Outros
8409.99.29 Cabeça de pistão acabada, em aço forjado, diâmetro 131mm x 114mm até 125mm de altura, utilizada em motores diesel de combustão interna.
8409.99.29 Cabeça de pistão pré-usinada, em aço forjado, diâmetro entre 124,7mm até 132,5mm x 124,7mm até 129,5mm de altura, utilizada em motores diesel de combustão interna.
8409.99.29 Cabeça do pistão acabada de liga de Cromo-molibdênio forjado contendo 3 anéis raspadores, pino de travamento e clip de fixação com dimensões totais de 130mm de diâmetro e 120,5mm de altura utilizada em motores diesel de combustão interna.
8409.99.29 Pistão pré-usinado "Monotherm", em aço forjado, diâmetro 134mm x 127mm de altura, utilizado em motores diesel de combustão interna.
8409.99.29 Êmbolo completo em aço liga (B2+), peso máximo de 1,300 kg, altura de 75 a 76 mm, diâmetro de 82,5 a 83,5 mm, volume do tanque máximo de 25,8 cm3, tratamento de superfície grafitizada com espessura de camada máxima de 20 microns, furo para encaixe do pino com diâmetro de 31,9 a 32,9 mm, com pino vazado para acoplamento da biela em aço (16MnCr5), com dimensões máximas de 66 x 30 mm, anel de retenção em aço para travamento do pino, anel de secção retangular com diâmetro externo de 83 mm e interno de 76,2 mm, anel de secção cônica com diâmetro externo de 83 mm e interno de 76,1 e anel de controle de lubrificação com diâmetro externo de 83 mm e interno de 76,9 mm, aplicado no motor de ignição por compressão de caminhões, chassis e ônibus.
8409.99.29 Êmbolo da válvula do freio motor em aço (11SMn30), peso máximo de 0,100 kg, altura de 30 a 32 mm, diâmetro de 27,8 a 28,8 mm, diâmetro interno de 20,9 a 21,9 mm, cavidade superior com diâmetro de 14,5 a 15,5 mm, com rebaixo de 6 a 7 mm, com dois anéis de vedação, um sobreposto ao outro, sendo anel “O” de vedação em borracha - fluoroelastômero(FPM), com diâmetro interno de 19,5 a 20,5 mm, diâmetro de secção de 2,5 a 3,5 mm e anel de sobreposição ao anel “O” em politetrafluoretileno (PTFE) com diâmetro interno de 25 a 26 mm, altura de 3 a 4 mm, com dois sulcos na face externa que possuem 0,7 mm de largura por 0,5 mm de profundidade, tolerância de mais ou menos 0,1 mm, aplicado no cabeçote do motor de ignição por compressão com volume superior a 4 litros, utilizado em caminhões, chassis e ônibus.
8409.99.29 Êmbolo em aço usinado (9SMnPb28K), peso máximo de 0,050 kg, altura de 25 a 26 mm, diâmetro de 23,8 a 24,8 mm, diâmetro interno de 19,5 a 20,5 mm, com cavidade superior com diâmetro de 13 a 14 mm, com rebaixo de 2,5 a 3,5 mm, com um anel inserto com secção em "u" em politetrafluoretileno (PTFE), com diâmetro externo de 24,7 a 25,7 mm, diâmetro interno de 16 a 17 mm, altura de 2,8 a 3,8 mm e parede de 0,3 a 1,3 mm, aplicado no cabeçote do motor de ignição por compressão com volume superior a 4 litros, utilizado em caminhões, chassis e ônibus.
8409.99.29 Cabeça do pistão acabado em liga de aço, forjado, dimensões máximas de 128 mm de diâmetro, 69 mm de altura, peso máximo de 3,9 kg, tecnologia de solda a laser (Monolite), com 3 anéis de segmento, pino de travamento e clip de fixação, vida útil mínima de 1,6 milhões de km, aplicada em motores de ignição por compressão, caminhões e ônibus.