Item 8409.99.1 da NCM

Blocos de cilindros, cárteres, válvulas de admissão ou de escape, coletores de admissão ou escape e guias de válvulas

Responsável: Ministério da Fazenda

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Seção: XVI MÁQUINAS E APARELHOS, MATERIAL ELÉTRICO, E SUAS PARTES; APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE SOM, APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E DE SOM EM TELEVISÃO, E SUAS PARTES E ACESSÓRIOS
Capítulo: 84 Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes.
Posição: 8409 Partes reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas aos motores das posições 84.07 ou 84.08.
Subposição: 8409.9 - Outras:
Subposição: 8409.99 -- Outras
Item: 8409.99.1 Blocos de cilindros, cárteres, válvulas de admissão ou de escape, coletores de admissão ou escape e guias de válvulas
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NCM's que compõem esse item:

Os itens são subdivididos nos códigos Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM's) propriamente ditos, os quais possuem suas respectivas alíquotas de IPI e de Imposto de Importação (II). Abaixo, listamos todos as NCM's que compõe o item 8409.99.1 da Classificação fiscal (NCM):

Item Descrição do item
8409.99.12 Blocos de cilindros e cárteres
8409.99.12 De motores de ônibus ou caminhões, de potência igual ou superior a 125 HP
8409.99.12 Cárter de óleo em liga de alumínio EM AC-Al- Si12(b), com peso de 21,3kg para motores de ignição por compressão para veículos ônibus.
8409.99.12 Bloco do motor usinado contendo 6 camisas pré-montadas, utilizando a tecnologia FCT (Fractured Cap Technology) para motores de ignição por compressão a diesel com volume funcional total de 12,9 litros e espaçamento entre a usinagem dos mancais de 163mm com tolerância de 0,2mm.
8409.99.12 Bloco para motores de ignição por compressão (ciclo Diesel) de 4 cilindros em linha, 2.477 cm3, em liga de alumínio com teor de Cu 1,5% a 3,5%, Si 9,6% a 12%, Mg <0,3%, Zn <1%, Fe <1,3%, Mn <0,5%, Ni <0,5%, Sn <0,2%, com cilindro flutuante (full water cooling), sub-cárter com amarração dos mancais de virabrequim utilizados em veículos comerciais leves.
8409.99.12 Bloco de ferro fundido, para motor a Diesel de ignição por compressão e combustão interna de 4 cilindros em linha, com volume funcional de 4 litros a 7,2 litros, para fabricação de motores de caminhões e ônibus com potência de 110kW a 160kW, peso de 150 kg, com diâmetro interno da câmara de combustão de 102mm a 106 mm, responsável pela sustentação de componentes do motor.
8409.99.12 Bloco de Cilindros para motores de combustão interna ciclo Diesel de cilindrada igual ou superior a 2,8 litros com brunimento nos cilindros, montado com plugue de expansão, parafusos de cabeça sextavada resistentes a fratura e capa do mancal do bloco.
8409.99.12 Bloco do motor usinado contendo 6 camisas pré-montadas, utilizando a tecnologia FCT (Fractured Cap Technology) para motores de ignição por compressão a diesel com volume funcional total de 10,8 litros e espaçamento entre a usinagem dos mancais de 154,5mm com tolerância de 0,2mm.
8409.99.12 Bloco de ferro fundido contendo no máximo 0,15% de Fósforo, 0,08 a 0,15% de Enxofre e 3,1 a 4,05% de Carbono, para motor a Diesel de ignição por compressão e combustão interna de 6 cilindros em linha, para fabricação de motores de tratores e máquinas agrícolas com potência de 100 a 250 kW, peso entre 180 a 250 kg, com diâmetro interno da câmara.
8409.99.12 Bloco do motor usinado e pré-montado chamado de "short block", contendo em sua pré-montagem: 06 camisas de cilindro, 01 virabrequim principal, 06 conjuntos de pistões com bielas e anéis do pistão, 14 bronzinas ou "casquilhos", 06 bocais de óleo lubrificante e conjunto de vedações contendo 07 anéis, 10 plugues e 04 arruelas, todos montados no bloco em suas devidas posições finais; o bloco deve sofrer, durante o processo de usinagem, o fraturamento na região do mancal do virabrequim utilizando a tecnologia conhecida como FCT (Fractured Cap Technology).
8409.99.12 Bloco do motor fabricado em ferro fundido cinzento em liga de alta qualidade (EN-GJL-XCuCr), usinado, com diâmetro interno da câmara de combustão de 100 mm a 110mm, aplicado em motores de ignição por compressão de 6 cilindros em linha com potência de 110kW a 260kW, com volume funcional total máxima de 7,2 litros, para aplicação em caminhões e ônibus.
8409.99.12 Cárter em plástico com pescador integrado fabricado em material (PA 6.6 FV 35 %), com capacidade máxima volumétrica entre 15 a 26 litros, com a função de armazenamento de óleo aplicado em motores diesel.
8409.99.12 Reservatório metálico fabricado conforme norma M3254 (W3 B1 SH2) denominado cárter do motor, com capacidade volumétrica mínima para armazenamento de 42 litros de óleo lubrificante do motor.
8409.99.12 Bloco do motor em ferro fundido cinzento em liga de alta qualidade (EN-GJL-XCuCr), usinado, diâmetro interno da câmara de combustão de 100 mm a 110 mm, aplicado em motores de ignição por compressão de 4 cilindros em linha com potência de 90kW a 160kW, volume funcional total de 4,9 litros, para aplicação em caminhões e ônibus.
8409.99.12 Cárter de óleo, fabricado em liga de alumínio pelo processo de fundição em alta pressão e testado contra vazamento, composto de tampão plug de dreno e arruela, com medidas máximas de 820 x 360 x 270 mm, aplicado em motores de 3 a 6 cilindros, de ignição por compressão e ciclo diesel.
8409.99.12 Cárter de óleo em liga de alumínio (G-Al Si9Cu3), dimensões máximas da área de contato com o bloco do motor de 1077 mm de comprimento e 386 mm de largura, peso máximo de 40 kg, tolerância de 2 mm, fabricado por processo de fundição, aplicado em motores de ignição por compressão de 6 cilindros com cilindrada máxima de 13000 cm3, utilizado em caminhões e ônibus.
8409.99.12 Cárter de óleo em liga de alumínio (G-Al Si9Cu3), dimensões máximas da área de contato com o bloco do motor de 860 mm de comprimento e 370 mm de largura, tolerância de 2 mm, peso máximo de 16 kg, fabricado em processo de fundição, aplicado em motores de ignição por compressão de 4 ou 6 cilindros com cilindrada máxima de 7800 cm3, utilizado em caminhões e ônibus.
8409.99.12 Cárter de óleo, fabricado em liga de alumínio injetado ISO Al Si10 Cu2 Fe ou ISO Al Si8 Cu3 Fe, aplicado a motores diesel de ignição por compressão e potência de 60 a 110 kW, para máquinas autopropulsadas.
8409.99.12 Cárter de óleo, fabricado em ferro fundido, composto de tampão plug de dreno e arruela, com medidas máximas de 570 x 360 x 350 mm, aplicado em motores de 3 a 6 cilindros, de ignição por compressão e ciclo diesel.
8409.99.12 Bloco inferior bruto de ferro fundido de motor de pistão de ignição por compressão, combustível diesel, para compor a estrutura do motor em veículo automóvel comercial leve; dimensões máximas aproximadas de 83 mm x 363 mm x 550 mm e peso máximo de 20,349 kg.
8409.99.12 Carter para armazenagem de óleo lubrificante, próprio para uso em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, fabricado em resina viniléster reforçada com fibra de vidro (37%), com dimensões de 1.171 mm x 379 mm x 308 mm e peso estimado de 9,5 kg, com capacidade máxima para 31 litros e dotado de sensores de temperatura e de nível de óleo.
8409.99.12 Carter para armazenagem de óleo lubrificante, próprio para uso em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, fabricado em chapa de aço de 2 mm, com dimensões de 931 mm x 349 mm x 300 mm e peso estimado de 9,1 kg, com capacidade máxima para 26,5 litros e dotado de sensores de temperatura e de nível de óleo.
8409.99.14 Válvulas de admissão ou de escape
8409.99.14 Válvula de admissão ou de escape do motor de ignição por compressão, cabeça da válvula em liga de aço (X 45 Cr Si 9 3) e haste em liga de aço (X 50 Si Mn Ni N 21 9), montadas no cabeçote do motor, resistente a altas temperaturas, com diâmetro da cabeça da válvula de no máximo 43mm e da haste da válvula de no máximo 9mm, utilizada em caminhão ou ônibus.
8409.99.15 Coletores de admissão ou de escape
8409.99.15 Coletor de admissão de ar em liga de Alumínio EN ACAlSi9Cu3(Fe), injetada sob alta pressão (DF = Die casting) em câmera fria, para motores de ignição por compressão (Ciclo Diesel) de veículos caminhões e ônibus.
8409.99.15 Coletor de exaustão de ferro fundido nodular (GGG-XSiMo51) para motores a combustão diesel para aplicação em caminhões, com vazamento máximo em temperatura ambiente e pressão de 150kPa menor que 165cc/min, tratamento térmico entre temperaturas de 900 a 640 graus Celsius.
8409.99.17 Guias de válvulas