Postado em: - Área: Profissões regulamentadas.

Autenticação de documentos por advogados e contadores

Resumo:

Discorreremos no presente material técnico sobre a possibilidade dada pela legislação para que advogados e contadores autentiquem documentos apresentados a registro perante as Juntas Comerciais.

Hashtags: #profissaoRegulamentada #autenticacaoDocumento #advogado #contador

1) Introdução:

Na nossa amiúde opinião a Lei nº 13.874/2019 é um colírio nos olhos do empresariado brasileiro, principalmente daqueles que querem empreender de forma séria... É!!!, estamos falando da lei que instituiu a "Declaração de Direitos de Liberdade Econômica", bem como as garantias de livre mercado e da obrigatoriedade da realização de análise de impacto regulatório quando da apresentação de propostas de edição e de alteração de atos normativos de interesse geral de agentes econômicos.

Além disso, a Lei nº 13.874/2019 alterou diversos dispositivos legais, sendo que um deles merece destaque no presente material técnico, qual seja, a alteração do artigo 63 da Lei nº 8.934/1994 (1). Com essa alteração, os advogados e contadores poderão declarar a autenticidade de documentos com a finalidade de simplificação e desburocratização do registro de empresas, bem como a redução da possibilidade de fraudes e de aumento da penalização dos responsáveis em caso de sua ocorrência.

Ressaltamos que os atos levados a arquivamento nas juntas comerciais são dispensados de reconhecimento de firma.

A cópia de documento, autenticada na forma prevista em lei, dispensará nova conferência com o documento original. Portanto, caso seja apresentado cópia de documento autenticado em cartório, as Juntas Comerciais não precisarão (arriscamos dizer "não poderão") solicitar o original para conferência.

Por outro lado, a autenticação de documento não fica restrito aos cartórios, pois a autenticação dos mesmos também poderá ser realizada por meio de comparação entre o documento original e a sua cópia pelo servidor a quem o documento seja apresentado.

Inovação, agora, é a possibilidade da autenticação por contadores e advogados que quando representarem a parte interessada poderão declarar, sob sua responsabilidade pessoal, a autenticidade da cópia do documento.

Para fazer valer essa nova regra, o Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) publicou a Instrução Normativa Drei nº 60/2019 dispondo sobre a autenticação de documentos por advogados ou contadores na forma mencionada. Posteriormente, em 10/07/2020, essa norma foi revogada Instrução Normativa Drei nº 81/2020, mas a possibilidade de autenticação de documentos por advogados e contadores se manteve intacta.

Nota VRi Consulting:

(1) Registra-se que a Lei nº 8.934/1994 dispõe sobre o Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins.

Base Legal: Preâmbulo e art. 63 da Lei nº 8.934/1994; Art. 14 da Lei nº 13.874/2019; Instrução Normativa Drei nº 60/2019; Art. 28 da Instrução Normativa Drei nº 81/2020 (Checado pela VRi Consulting em 20/07/24).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2) Processo de autenticação:

Segundo o artigo 28 da Instrução Normativa Drei nº 81/2020, os atos apresentados a arquivamento são dispensados de:

  1. reconhecimento de firma; e
  2. autenticação de cópia de documento pelo cartório, que deverá, quando o ato exigir o original, ser realizada pelo:
    1. servidor da Junta Comercial, mediante a comparação entre o original e a cópia; ou
    2. pelo advogado, contador ou técnico em contabilidade da parte interessada, mediante o modelo de declaração constante do Anexo VII da da Instrução Normativa Drei nº 81/2020 (2).

A declaração de autenticidade de que trata a letra "b.ii" poderá ser feita:

  1. em documento separado, com a devida especificação e quantidade de folhas do(s) documento(s) declarado(s) autêntico(s); ou
  2. na(s) própria(s) folha(s) do(s) documento(s).

Juntamente com a declaração de autenticidade deve ser apresentada cópia simples da carteira profissional ou certidão de regularidade, emitida através do respectivo Conselho.

Notas VRi Consulting:

(2) Considera-se advogado, contador ou técnico em contabilidade da parte interessada o profissional que assinar o requerimento do ato levado a registro.

(3) A dispensa de que trata esse Roteiro de Procedimentos somente não será cabível quando a Junta Comercial apresentar justificativa plausível, devidamente fundamentada.

Base Legal: Art. 28 da Instrução Normativa Drei nº 81/2020 (Checado pela VRi Consulting em 20/07/24).

2.1) Modelo de Declaração de Autenticidade:

Neste subcapítulo apresentamos modelo de Declaração de Autenticidade constante do Anexo VII da da Instrução Normativa Drei nº 81/2020:

DECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE

Eu _______________________, com inscrição ativa na(o) OAB/(UF) ou CRC/(UF) sob o nº_____, expedida em_____, inscrito no CPF nº ____, DECLARO, sob as penas da Lei penal e, sem prejuízo das sanções administrativas e cíveis, que este documento é autêntico e condiz com o original.

Documentos apresentados:

1. (Especificação e quantidade de páginas do documento);

2. (Especificação e quantidade de páginas do documento);



_______, __ de ________ de ___
local e data
________________________
Assinatura
Base Legal: Anexo VII da da Instrução Normativa Drei nº 81/2020 (Checado pela VRi Consulting em 20/07/24).

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.

Informações Adicionais:

Este material foi escrito no dia pelo(a) VRi Consulting e está atualizado até a doutrina e legislação vigente em (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações doutrinárias e legais.

Lembramos que não é permitido a utilização dos materiais aqui publicados para fins comerciais, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. Também não é permitido copiar os artigos, materias e arquivos do Portal VRi Consulting para outro site, sistema ou banco de dados para fins de divulgação em sites, revistas, jornais, etc. de terceiros sem a autorização escrita dos proprietários do Portal VRi Consulting.

A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida, desde que indicada a fonte:

"VRi Consulting. Autenticação de documentos por advogados e contadores (Área: Profissões regulamentadas). Disponível em: https://www.vriconsulting.com.br/artigo.php?id=799&titulo=autenticacao-de-documentos-por-advogados-e-contadores. Acesso em: 27/04/2025."