CBO nº 8102-05 (mestre (indústria de borracha e plástico)):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

8: Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais

SubGrupo principal:

81: Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias

SubGrupo:

810: Supervisores de produção, em indústrias químicas, petroquímicas e afins

Família:

8102: Supervisores de produção em indústrias de transformação de plásticos e borrachas

Ocupação:

8102-05: Mestre (indústria de borracha e plástico)

Sinônimos:

Código Sinômino
8102-05 Chefe de setor de plásticos
8102-05 Encarregado de setor de borracha
8102-05 Mestre de acabamento de peças (plástico e borracha)

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (supervisionar a fabricação de produtos plásticos): acompanhar o desenvolvimento de novos produtos e matérias primas; analisar viabilidade de produção; aperfeiçoar processos de produção; autorizar a produção de novos produtos, conforme padrões estabelecidos; avaliar resultados de testes laboratoriais; avaliar resultados de testes metrológicos; coordenar transformação de materiais plásticos por diversos processos; definir alterações em produtos, ferramentas e equipamentos; especificar processos para reciclagem de materiais; fornecer dados sobre métodos e processos de produção; inspecionar a preparação de máquinas e da matéria-prima; interpretar projetos de fabricação de produtos; monitorar ´try-out´ de máquinas, materiais e ferramentas; orientar equipe de trabalho, sobre normas e métodos de fabricação; orientar operadores sobre sistemas hidráulicos, pneumáticos, mecânicos e elétricos; solicitar construção de dispositivos auxiliares de processos (periféricos);

Grade B (supervisionar a fabricação de produtos de borracha): controlar a pesagem de matérias-primas e insumos; coordenar a composição da massa em função da especificação técnica; corrigir formulações; interpretar formulações de matérias primas; monitorar aferição de equipamentos; monitorar os processos de transformação; solicitar análises laboratoriais;

Grade C (coordenar equipe de trabalho): alocar recursos humanos, em função de seus potenciais; avaliar habilidades e potenciais técnicos; avaliar o desempenho dos funcionários; controlar escala de férias e absenteísmo da equipe; desenvolver operadores para exercício de outras funções; dimensionar equipe de trabalho; distribuir atividades; orientar equipe de trabalho sobre normas e procedimentos da empresa; orientar equipe em situações de emergência; orientar equipe para resoluções de problemas; treinar equipe de trabalho;

Grade D (controlar parâmetros de processos de produção): consultar documentação técnica; controlar especificações técnicas; definir fluxos de fabricação; definir parâmetros dos processos; especificar ações corretivas e de melhoria nos processos; identificar falhas nos processos; interpretar cartas de controle; orientar equipes sobre processos operacionais;

Grade E (controlar metas de produção): analisar capacidade instalada; controlar quantidade e qualidade; cumprir procedimentos do sistema da qualidade; desenvolver matérias-primas alternativas; especificar características técnicas para aquisição de peças e equipamentos; orientar equipes na resolução de problemas; otimizar a utilização de matérias-primas; otimizar capacidade de fabricação de equipamentos e periféricos; otimizar leiaute de produção; programar manutenção de equipamentos; propor alternativas de produção em situações de emergência; realizar programas de produção conforme prioridades; solicitar manutenção de equipamentos e ferramentas;

Grade F (realizar controles administrativos): controlar custos de manutenção; controlar custos de produção; controlar devoluções e reclamações de clientes; controlar estoques de matérias-primas; controlar orçamento do setor; controlar perdas e resíduos de produção; controlar reprocesso de produção;

Grade G (elaborar documentação técnica): elaborar fluxogramas e cronogramas; elaborar folhas de processos de operação; elaborar procedimentos operacionais; elaborar relatórios técnicos; elaborar requisições de materiais e serviços; emitir pareceres técnicos; operar meios informatizados;

Grade H (trabalhar com segurança): elaborar planos de ações preventivas; fornecer dados para análise de acidentes no trabalho; identificar condições inseguras no setor; indicar áreas de risco; informar sobre acidentes no trabalho; inspecionar o uso de epi e epc; interpretar mapas de risco; interpretar normas de segurança; orientar equipes sobre responsabilidade civil relativas à segurança do trabalho;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): adaptar-se às mudanças; administrar conflitos; atualizar-se; autocontrolar-se; comunicar-se; demonstrar auto-disciplina; demonstrar auto-organização; demonstrar bom senso; demonstrar capacidade de argumentação; demonstrar empatia; demonstrar flexibilidade; demonstrar iniciativa; demonstrar profissionalismo; desenvolver relacionamento interpessoal; enfrentar novos desafios; exercer a liderança; expressar raciocínio analítico;

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