CBO nº 8101-10 (mestre de produção química):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

8: Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais

SubGrupo principal:

81: Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias

SubGrupo:

810: Supervisores de produção, em indústrias químicas, petroquímicas e afins

Família:

8101: Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins

Ocupação:

8101-10: Mestre de produção química

Sinônimos:

Código Sinômino
8101-10 Chefe de centrifugação
8101-10 Encarregado de misturas de divisão de corantes e produtos químicos
8101-10 Encarregado de produção química
8101-10 Supervisor de produção química

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (gerenciar processos contínuos de produção): acompanhar auditorias fiscais, de segurança e de qualidade; acompanhar inspeções em equipamentos em manutenção; alocar recursos humanos e materiais; analisar riscos de desvios do processo de produção; assegurar o cumprimento das instruções, pela equipe de trabalho; autorizar parada do processo de produção em situações de emergência; consultar dirigentes e instruções sobre atribuições das áreas da empresa; coordenar correções operacionais; cumprir o programa de produção preestabelecido; definir prioridades de manutenção e operação; identificar as rotinas operacionais; manter a continuidade operacional; monitorar as variações no processo de produção; negociar sobre a liberação de equipamentos para manutenção; otimizar custos de produção; respeitar os limites de segurança dos processos, em sua área de atuação;

Grade B (zelar pela segurança, higiene e meio ambiente): acionar órgãos competentes em caso de acidentes ambientais internos; analisar situações de risco, em conjunto ou individualmente; assegurar o cumprimento das normas de segurança; demonstrar exemplarmente a utilização dos equipamentos de segurança; identificar normas e procedimentos de segurança; manter-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança por meio de consultas a catalógos; orientar sobre a utilização de epi; preencher relatórios pertinentes a acidentes e incidentes, conforme normas de segurança; promover ações de preservação da saúde ocupacional; promover o dialógo diário de segurança (reuniões sistemáticas sobre segurança); providenciar encaminhamentos na ocorrência de acidentes; supervisionar o sistema de gerenciamento de resíduos; utilizar equipamentos de proteção individual (epi);

Grade C (liderar equipe): delegar tarefas às equipes; identificar as necessidades da equipe; identificar o perfil individual da equipe de trabalho; motivar equipes por meio de dinâmicas, para melhoria contínua no ambiente de trabalho; promover a motivação da equipe, nas atividades;

Grade D (planejar ações necessárias ao processo de produção): definir recursos para cumprimento de metas e padrões; elaborar cronograma de trabalho das equipes; estabelecer prazos e prioridades para o processo operacional; orientar equipe quanto a paradas e partidas da planta de produção; programar rotinas e processos de trabalho; selecionar recursos humanos; selecionar recursos materiais;

Grade E (desenvolver equipe de trabalho): alocar recursos para o treinamento; coordenar atividades de treinamento no local de trabalho ("on the job"); elaborar, em conjunto com rh, os planos de treinamentos; fazer rodízios funcionais da equipe de trabalho; indicar profissionais para docência de treinamentos; indicar profissionais para participação dos treinamentos; levantar necessidades de treinamento; liberar profissionais para treinamento, de acordo com convocação; ministrar treinamentos; possibilitar ao treinando a aplicação de conhecimentos adquiridos nos treinamentos; registrar atividades de treinamentos; verificar a eficácia do treinamento por meio de avaliações e testes;

Grade F (tratar anomalias (desvios das condições normais de operação)): adotar disposições e correções imediatas; aplicar a ação corretiva para a anomalia; aprimorar o processo, a partir do tratamento da anomalia; avaliar a anomalia; cumprir os procedimentos de tratamento da anomalia; divulgar a anomalia para as demais áreas, quando pertinente; emitir relatório de tratamento da anomalia; encaminhar a anomalia para análises e registros documentais e laboratoriais; identificar a anomalia; identificar as causas da anomalia; utilizar ferramentas da qualidade; verificar a eficácia da ação corretiva, por meio de testes e exames;

Grade G (supervisionar a elaboração de procedimentos técnicos operacionais): aplicar instruções e procedimentos do processo produtivo; definir equipe para elaboração de procedimentos; elaborar manuais de operação; elaborar manuais de treinamentos; fazer revisão contínua dos procedimentos; preparar manuais de instruções técnicas; revisar manuais de operação;

Grade H (avaliar pessoal): acordar metas com os liderados; avaliar o perfil dos liderados; dar "feedback" (realimentação, retorno) de avaliações; esclarecer critérios de avaliação; registrar erros e acertos; seguir parâmetros de avaliação; sistematizar avaliações contínuas; valorizar o desempenho dos treinados;

Grade I (comunicar-se): agilizar (imprimir maior rapidez, eficiência) o fluxo de informações; comunicar assuntos relativos a acidentes ambientais e ocupacionais para as comunidades pertinentes; confirmar (checar) o entendimento da mensagem; escrever instruções e relatórios, de forma clara; garantir a confirmação da informação; processar informações de liderados e de chefias; repassar informações com clareza; utilizar os recursos de comunicação disponíveis;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; buscar o autodesenvolvimento (profissional e pessoal); controlar emoções em situações de conflito; demonstrar assertividade (declarar posição); demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir); demonstrar pró-atividade (tomar iniciativas); desenvolver a criatividade; desenvolver confiabilidade mútua; desenvolver habilidades de negociação; desenvolver habilidades para motivar pessoas; desenvolver visão sistêmica; exercitar a autonomia; manter equilíbrio emocional em situações diversas; manter princípios éticos; participar de palestras e cursos de qualificação; trocar experiências com outros profissionais; zelar pela integridade do ser humano;

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