Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
7: Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
72: Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos
721: Trabalhadores de usinagem de metais e de compósitos
7211: Ferramenteiros e afins
7211-05: Ferramenteiro
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 7211-05 | Ferramenteiro de bancada |
| 7211-05 | Ferramenteiro de coquilhas |
| 7211-05 | Ferramenteiro de injeção termofixo |
| 7211-05 | Ferramenteiro de injeção termoplástico |
| 7211-05 | Ferramenteiro de injeção zamak e alumínio |
| 7211-05 | Ferramenteiro de manutenção |
| 7211-05 | Ferramenteiro de matrizes e estampos |
| 7211-05 | Ferramenteiro de molde para borracha |
| 7211-05 | Ferramenteiro de moldes plásticos (sopro) |
| 7211-05 | Líder de ferramentaria |
| 7211-05 | Matrizeiro |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (planejar o processo de construção): analisar desenho de projeto; checar itens padronizados para a construção; corrigir falhas de projeto; definir seqüência de operação; desenvolver protótipo; estabelecer máquinas e ferramentas; estimar o tempo de construção; identificar incorreções ou modificações no projeto; identificar material a ser utilizado; seguir cronograma do processo de construção; seguir desenho de produto ou protótipo; utilizar normas técnicas;
Grade B (construir ferramentas e dispositivos): afiar ferramentas de corte; conformar à quente utilizando equipamento oxiacetilênico; consultar catálogos técnicos; dar acabamento na superfície de machos e matrizes; definir seqüência de montagem e de construção; elaborar croqui de peças; fazer ajuste final (try-out); instalar circuitos hidráulicos e pneumáticos; modificar projetos; operar máquinas convencionais e especiais; organizar a distribuição do material; soldar peças e conjuntos; tratar materiais termicamente; usinar em coordenadas; utilizar ferramentas manuais; utilizar parâmetros de corte;
Grade C (desenvolver ferramentas para máquinas): construir dispositivos de controle do produto; construir dispositivos para usinagem; construir ferramentas de corte; desenvolver ferramentas especiais ou manuais;
Grade D (construir estampos de corte, dobra, repuxo e corte fino): determinar folga entre punção e matriz; erodir à fio e por penetração; limar punções e matriz; perfilar punções; trefilar matrizes (vazar);
Grade E (construir moldes de sopro, de injeção e de eletroerosão): ajustar câmara à quente; ajustar gavetas; ajustar núcleos rotativos; ajustar postiços; confeccionar eletrodos para eletroerosão; fazer ajuste de fechamento do molde; furar o conjunto extrator; usinar canais de injeção; usinar circuito de refrigeração;
Grade F (construir modelos e moldes metálicos para fundição): ajustar fechamento de coquilhas; confeccionar guias; conformar à quente modelos e moldes; copiar modelos, utilizando máquinas especiais; projetar caixa de machos, coquilhas e modelos; usinar canais de alimentação e respiro;
Grade G (executar manutenção preventiva e corretiva): administrar tempo de execução da manutenção; ajustar peças por rasqueteamento; avaliar desgastes de moldes, estampos e dispositivos; desmontar estampos, moldes e dispositivos; identificar falhas no ferramental; montar estampos, moldes e dispositivos; recuperar peças; utilizar o plano de produção para modificar ferramentas;
Grade H (fazer controle dimensional): controlar as peças usinadas; controlar dimensões do produto; fazer ajustes dimensionais; medir dureza de componentes submetidos a tratamento térmico; traçar material a ser usinado; utilizar equipamentos de medição;
Grade I (trabalhar com segurança): limpar moldes, estampos e dispositivos, antes da desmontagem; manter o local de trabalho limpo e organizado; obedecer ás normas internas de segurança e da iso 14000; participar de atividades de prevenção de acidentes; prestar primeiros socorros; prever situações de risco; utilizar equipamentos de proteção individual;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com criatividade; buscar auto-desenvolvimento; demonstrar autocontrole; demonstrar capacidade de enfrentar situações de emergência; demonstrar destreza e precisão; demonstrar iniciativa; demonstrar senso visual e tátil; demonstrar visão espacial; tomar decisões; trabalhar em equipe;