CBO nº 5201-10 (supervisor de vendas comercial):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

5: Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados

SubGrupo principal:

52: Vendedores e prestadores de serviços do comércio

SubGrupo:

520: Supervisores de vendas e de prestação de serviços

Família:

5201: Supervisores de vendas e de prestação de serviços

Ocupação:

5201-10: Supervisor de vendas comercial

Sinônimos:

Código Sinômino
5201-10 Supervisor comercial
5201-10 Supervisor de vendas no atacado
5201-10 Supervisor de vendas no varejo

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (planejar vendas (produtos e serviços)): analisar resultados da equipe; apresentar à gerência as metas atingidas pela equipe; avaliar desempenho da equipe com o superior; definir áreas geográficas de atuação da equipe; dimensionar ação futura de vendas da equipe; direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos; distribuir cotas e ou metas mensais de venda; elaborar escalas de plantão da equipe; negociar premiações para equipe com a diretoria; predeterminar funções da equipe no local de trabalho; programar agenda dos vendedores; promover reuniões periódicas com a equipe; sugerir incremento de produtos;

Grade B (supervisionar rotina da equipe de vendas): analisar relatórios da equipe; assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor; incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor; motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor; orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho; premiar a equipe para melhorar os resultados; promover membros da equipe; realocar funcionários; reciclar equipe de trabalho; solicitar aplicação de advertências disciplinares; supervisionar a frequência da equipe; verificar apresentação pessoal da equipe;

Grade C (coletar indicadores do mercado consumidor): analisar ações das empresas concorrentes; analisar as necessidades do cliente; elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos; filtrar informações do cliente para melhorar serviços; identificar novos mercados consumidores; ler publicações especializadas da área; participar de feiras relacionadas à área; participar de licitações de órgãos públicos;

Grade D (relacionar-se com clientes internos): acompanhar entrega do produto junto à expedição; contatar a tesouraria para problemas de créditos; contatar o setor de logística para programação de entrega; divulgar ações promocionais aos funcionários; priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais; requisitar material de divulgação;

Grade E (atender clientes (pré e pós-venda)): acompanhar cadastramento do cliente; acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço; contratar espaço para expor produtos; criar ações promocionais aos clientes; demonstrar produtos e ou serviços; encaminhar clientes ao setor competente; esclarecer dúvidas sobre a venda do produto; informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia; negociar espaço publicitário; resolver problemas de entrega de produtos;

Grade F (recrutar profissionais de vendas (produtos e serviços)): entrevistar candidatos; indicar candidatos às vagas existentes; integrar novos funcionários à equipe; opinar sobre currículos de candidatos; solicitar novos funcionários à administração; treinar novos funcionários;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar diferenças; agir com dinamismo; agir com espírito de equipe; agir com motivação; agir com otimismo; dar provas de equilíbrio emocional; dar provas de organização; dar provas de responsabilidade; demonstrar conhecimento do produto; demonstrar criatividade; demonstrar educação; demonstrar empatia; demonstrar espírito de liderança; demonstrar honestidade; expressar-se; manter sigilo profissional; ouvir; utilizar noções de informática;

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