Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
5: Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
51: Trabalhadores dos serviços
515: Trabalhadores dos serviços de saúde
5153: Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
5153-05: Educador social
Código | Sinômino |
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5153-05 | Arte educador |
5153-05 | Educador de rua |
5153-05 | Educador social de rua |
5153-05 | Instrutor educacional |
5153-05 | Orientador sócio educativo |
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Grade A (desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos): acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos; denunciar situação de risco; encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços; fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos; identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos; orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres; resgatar assistidos/usuários/ internos; solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
Grade B (sensibilizar assistidos/usuários/ internos): aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos; apontar alternativas; conscientizar sobre riscos; criar vínculos; despertar aptidões, habilidades; despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida; resgatar auto-estima;
Grade C (identificar necessidades/demandas): dialogar com assistidos/usuários/educandos; dialogar com familiares e/ou vizinhança; levantar dados estatísticos; monitorar comportamento; observar necessidades de assistidos/usuários/educandos; pesquisar histórico familiar; receber informações sobre violação de direitos;
Grade D (abordar assistidos/usuários/educandos/ internos): aproximar-se dos assistidos/usuários; atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos; avistar assistidos/usuários; observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos; percorrer perímetros e áreas; realizar visitas domiciliares; receber demanda espontânea; receber pedidos de ajuda da família; verificar denúncias;
Grade E (desenvolver atividades sócio-educativas): acompanhar reuniões sócio-educativas; aconselhar mudanças de comportamento; construir hábitos; convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa; desenvolver dinâmica de grupo; desenvolver oficinas; realizar acompanhamento pedagógico; realizar atividades artísticas; realizar atividades de lazer e cultura; realizar atividades pedagógicas lúdicas; realizar atividades recreativas e esportivas; realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
Grade F (planejar trabalho): definir estratégias; definir metas; definir metodologia de trabalho; definir objetivos; estabelecer cronograma; estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas; estabelecer roteiro de visitas; identificar público-alvo; mapear perímetros ou áreas; mapear público-alvo; planejar eventos;
Grade G (avaliar processo de trabalho): acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários; alterar estratégias; analisar casos; analisar práticas; analisar resultados; avaliar ações; avaliar reinserção dos assistidos/usuários; trocar experiências;
Grade Y (comunicar-se): abrir procedimento de atendimento; agendar visitas; cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos; definir rotina administrativa; elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento; encaminhar documentação oficial; fazer devolutiva; notificar pessoas e entidades; participar da elaboração das normas; participar da elaboração de questionários; preencher documentos;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; agir sob pressão; assumir riscos; buscar identificação e empatia; contornar situações adversas; demonstrar auto-controle; demonstrar capacidade de compreensão; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar coragem; demonstrar criatividade; demonstrar entusiasmo; demonstrar facilidade de comunicação; demonstrar flexibilidade; demonstrar persistência; demonstrar pró atividade; despertar esperança; exercitar atividade de escuta; inspirar confiança; permanecer em estado de alerta; respeitar diferenças; servir de exemplo; tomar decisões; trabalhar em equipe;