Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
5: Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
51: Trabalhadores dos serviços
515: Trabalhadores dos serviços de saúde
5151: Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde
5151-30: Agente indígena de saneamento
Código | Sinômino |
---|---|
A ocupação nº 5151-30 não possui sinônimo(s). |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (visitar domicílios): dialogar com a população; verificar a existência de animais;
Grade B (orientar a comunidade para promoção da saúde): ensinar elaboração da multimistura; orientar comunidade sobre prevenção (dst, gravide zindesejada, dependência química, entre outros); orientar família na prevenção de acidentes domésticos; orientar sobre cuidados com os animais; orientar sobre direitos e orgãos competentes; orientar sobre o melhor aproveitamento dos alimentos;
Grade C (assistir pacientes): acionar orgãos públicos em casos de negligência; acompanhar visita da equipe de saúde (médico, dentista, enfermeiro, entre outros);
Grade D (rastrear focos de doenças específicas): avaliar condições de saúde dos animais; avaliar condições do ambiente; checar informações; coletar material e dados, in loco, para análise (Água, lixo, entre outros); informar aos orgãos competentes; monitorar resultados de exames; verificar fontes de risco; visitar local de foco (casa, escola, bairro e aldeia);
Grade F (promover educação sanitária e ambiental): esclarecer sobre a disposição do lixo; orientar família sobre condições de higiene; orientar sobre coleta seletiva de lixo; orientar sobre conservação do meio ambiente; orientar sobre construção de fossa; orientar sobre criação de animais; orientar sobre limpeza e os cuidados com caixa dágua e reservatórios; orientar sobre manutenção de fossa; orientar sobre tratamento da água; orientar sobre uso da água;
Grade G (participar de campanhas preventivas): distribuir material educativo; distribuir material preventivo (cloro, preservativo, kit odontológico, anticoncepcional, etc); divulgar campanhas de saúde; participar de cursos de capacitação; preparar material de apoio;
Grade H (incentivar atividades comunitárias): convidar pessoas para eventos; divulgar eventos e atividades; identificar espaços para realização de eventos; organizar atividades físicas; organizar atividades sociais; organizar grupos de apoio; organizar grupos de orientação; organizar grupos para atividades (crianças, adolescentes, pais, terceira idade, gestantes); preparar espaço para realização de eventos;
Grade I (promover comunicação): dar subsídios para os conselhos que elaboram políticas públicas; discutir nos conselhos, as necessidades e carências da comunidade; encaminhar reclamações da população; interagir com escolas; participar de grupos e comitês representativos; participar de reuniões profissionais; promover encontros e reuniões com autoridades e comunidade; viabilizar comunicação entre indígenas e não indígenas;
Grade J (realizar manutenção nos sistemas de abastecimento de água): consertar tubulação; controlar percentual de cloro na água; desinfetar reservatórios; desligar bomba dágua; instalar ligação domiciliar da rede de abastecimento de água; ligar bomba dágua; limpar reservatórios; medir percentual de cloro na água; monitorar execução de obra na comunidade; verificar abastecimento nas casas e reservatórios; verificar condições da tubulação; verificar quadro de comando;
Grade K (executar tarefas administrativas): cadastrar família; comunicar oficialmente a zoonoses; elaborar relatórios; notificar a vigilância; planejar roteiro de visitas; preencher ficha domiciliar; preencher mapa/boletim diário; realizar mapeamento da área; registrar documentos sobre acidentes de trabalho;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar auto controle; demonstrar capacidade de administrar conflitos; demonstrar capacidade de conquistar a confiança; demonstrar capacidade de conviver com doenças e morte; demonstrar capacidade de estabelecer prioridades; demonstrar capacidade de identificar limites; demonstrar capacidade de impor respeito; demonstrar capacidade de improvisação; demonstrar capacidade de lidar com estresse; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de organizar o tempo; demonstrar capacidade de respeitar cultura, tradição, costumes e crenças; demonstrar capacidade de saber ouvir; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; demonstrar coordenação motora; demonstrar liderança; demonstrar paciência; demonstrar respeito às pessoas; demonstrar segurança; usar e.p.i.;