Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
5: Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
51: Trabalhadores dos serviços
511: Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
5111: Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
5111-05: Comissário de vôo
Código | Sinômino |
---|---|
5111-05 | Aeromoça |
5111-05 | Comissário de bordo |
5111-05 | Inspetor de bordo |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações): checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo; checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo; checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto; checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros; checar o volume de água dos reservatórios da aeronave; checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
Grade B (controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza): verificar a apresentação das refeições e bebidas;
Grade C (atender aos passageiros): acomodar os passageiros especiais; auxiliar no embarque e desembarque de passageiros; auxiliar passageiros na acomodação de bagagens; auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração; conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais; distribuir material de alfândega e de imigração; informar os passageiros sobre as acomodações; informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso; oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto; recepcionar passageiros;
Grade D (demonstrar procedimentos de segurança e de emergência): inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha); monitorar atitudes dos passageiros; orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave; orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos; orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
Grade E (servir refeições preparadas e bebidas): aquecer refeições; colocar bebidas no gelo; entregar as bandejas com refeições; montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições; preparar a mesa ou balcão de refeições; preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos; recolher as bandejas e utensílios de mesa; repor refeições no balcão térmico e ou carrinho; retirar pedidos de refeições e bebidas;
Grade F (zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações): conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
Grade G (preparar relatórios e ou documentação): declarar os pertences pessoais; emitir relatório de alimentos com data de validade vencida; emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo; emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens; registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo; relatar as condições de limpeza;
Grade H (agir em situações de emergência): certificar-se de que todos os passageiros foram retirados; comandar a evacuação da aeronave; combater fogo a bordo; informar os passageiros sobre situações de emergência; preparar a cabine para pouso de emergência; prestar primeiros socorros às pessoas; promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente; retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
Grade I (trabalhar com segurança): comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação; fazer cumprir normas e procedimentos de segurança; participar de treinamentos sobre segurança; realocar bagagens perigosas; retirar anéis e alianças; usar equipamentos de proteção;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares; adaptar-se a mudanças de fusos horários; agir com cortesia; atualizar-se profissionalmente; comunicar-se em outros idiomas; dar provas de agilidade; dar provas de desprendimento; demonstrar boa apresentação pessoal; demonstrar empatia; demonstrar facilidade de comunicação verbal; demonstrar iniciativa; demonstrar liderança; demonstrar organização; evidenciar equilíbrio emocional; identificar-se com a profissão; trabalhar em equipe;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.