CBO nº 4231-05 (despachante documentalista):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

4: Trabalhadores de serviços administrativos

SubGrupo principal:

42: Trabalhadores de atendimento ao público

SubGrupo:

423: Despachantes

Família:

4231: Despachantes documentalistas e afins

Ocupação:

4231-05: Despachante documentalista

Sinônimos:

Código Sinômino
4231-05 Despachante de documentos
4231-05 Despachante policial

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (executar serviços para clientes junto a órgãos e entidades competentes): efetuar inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros; legalizar documentos de estrangeiros; registrar marcas, patentes e desenho industrial; registrar produtos; solicitar alvarás e licenças para diversos fins; solicitar certificações de procedência e qualidade; solicitar documentos de bens imóveis (certidões, registros e averbações); solicitar documentos de bens móveis ( embarcações e aeronaves); solicitar documentos de pessoas jurídicas; solicitar documentos de veículos automotores rodoviários; solicitar documentos pessoais (cpf, rg, passaporte); solicitar homologações de atos; solicitar laudos diversos (perícias, vistorias e avaliações);

Grade B (gerenciar serviços e atividades para clientes): assessorar cliente em assuntos específicos, com embasamento legal; defender verbalmente o cliente; desembaraçar processos; desentranhar processos; gerenciar arquivo de dados e documentos do cliente; monitorar datas de vencimento de documentos dos clientes; pleitear a regularização de documentos; recorrer de decisões administrativas;

Grade C (providenciar a solicitação de documentos): acompanhar tramitação de processo; conferir a exatidão dos documentos; direcionar cliente e processo ao órgão competente; elaborar documentos; entregar documentos ao cliente; montar processo; preparar documentos; protocolizar requerimento; providenciar expedição de documentos; redigir requerimentos; retirar documentos;

Grade D (regularizar débitos e créditos): apurar créditos; apurar impostos, taxas e emolumentos; interpor defesas e recursos; pagar impostos, taxas e emolumentos; pedir baixa dos débitos; preencher guias e formulários; requerer cancelamento de débitos e dívidas; requerer certidão negativa de débitos; requerer indenizações, seguros, pecúlios e pensões; requerer isenção de impostos, taxas e emolumentos; requerer parcelamento de débitos; requerer reconhecimento de imunidades; requerer restituição de indébitos; requerer substituição dos meios de pagamento do débito; requerer suspensão de impostos, taxas e contribuições;

Grade E (instruir processos): analisar informações; atualizar documentação legal da empresa; classificar documentos; consolidar informações; documentar processo; formalizar processo; pesquisar informações; planejar trabalho; relatar processo;

Grade F (gerir o negócio): adotar padrões de controle de qualidade; atualizar documentação legal da empresa e dos funcionários; controlar custos; controlar qualidade de procedimentos-padrão; coordenar equipe de trabalho; estabelecer procedimentos de trabalho; fixar honorários; implementar métodos de trabalho;

Grade G (desenvolver novos campos de atividade profissional): desenvolver projetos de atuação profissional; dialogar com órgãos públicos sobre o aperfeiçoamento de serviços; firmar parcerias no mercado externo; firmar parcerias no mercado interno; identificar possíveis serviços; negociar implantação de serviços;

Grade Y (comunicar-se): contatar clientes; divulgar serviços em mídias diversas(jornais,rádio,televisão,internet); enviar comunicação registrada; produzir boletins informativos; visitar clientes;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade de administrar conflitos; demonstrar capacidade de guardar sigilo profissional; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de saber ouvir; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; demonstrar conhecimentos técnicos e jurídicos; demonstrar flexibilidade; demonstrar pró-atividade; fidelizar cliente;

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