CBO nº 4223-20 (operador de telemarketing técnico):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

4: Trabalhadores de serviços administrativos

SubGrupo principal:

42: Trabalhadores de atendimento ao público

SubGrupo:

422: Trabalhadores de informações ao público

Família:

4223: Operadores de telemarketing e afins

Ocupação:

4223-20: Operador de telemarketing técnico

Sinônimos:

Código Sinômino
4223-20 Operador de suporte técnico (telemarketing)
4223-20 Operador de telemarketing bilíngüe
4223-20 Operador de telemarketing especializado
4223-20 Teleoperador de apoio (telemarketing)
4223-20 Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (seguir roteiros e scripts): agendar retorno (follow-up); argumentar com o cliente/solicitante; confirmar dados; consultar histórico; direcionar atendimento; enviar mensagens pós-atendimento; esclarecer dúvidas; finalizar contato e/ou ocorrência; fornecer informações; identificar-se ao cliente; ouvir mensagem do cliente/solicitante; realizar triagem de atendimento;

Grade B (atender usuários de produtos e ou serviços): consultar área técnica; consultar manuais, procedimentos e etc; consultar supervisor; finalizar pendência técnica; finalizar pendências de serviços; identificar necessidades do interlocutor; identificar problemas; oferecer soluções; orientar o usuário/solicitante; solicitar providências técnicas junto à área competente;

Grade C (oferecer serviços e produtos): abordar o cliente; descrever o produto; efetivar a venda; evidenciar vantagens do produto ou serviço; identificar clientes potenciais; informar disponibilidade de serviços agregados; informar prazo de entrega; informar relação custo-benefício; negociar valores; oferecer alternativas de produtos e serviços; oferecer formas e condiçoes de pagamento; persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços; verificar disponibilidade de entrega;

Grade D (prestar serviços técnicos e especializados): abrir chamados técnicos (ordens de serviços); acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais; atender usuários/solicitantes de língüa estrangeira; dar atendimento a usuários da internet; diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos; orientar a utilização de aplicativos (software); orientar a utilização de equipamentos de informática; orientar usuário de telefonia; prestar suporte técnico a aplicativos (software); realizar serviços a usuários de transporte e turismo; realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias; realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais; realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;

Grade E (realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços): demonstrar o cliente a sua importância; reverter a insatisfação do cliente;

Grade H (cadastrar clientes): atualizar cadastro por telefone; atualizar listas; confirmar dados cadastrais; depurar informações; solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail); solicitar informações ao cliente;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; demonstrar agilidade no atendimento; demonstrar atenção concentrada; demonstrar auto controle; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de persuasão; demonstrar capacidade de resiliência; demonstrar capacidade de saber ouvir; demonstrar capacidade de tomar decisões; demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão; demonstrar empatia; demonstrar objetividade; demonstrar paciência; demonstrar qualidade de vo ze dicção; trabalhar em equipe;

Busque outras ocupações (CBO):

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.