CBO nº 4223-05 (operador de telemarketing ativo):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

4: Trabalhadores de serviços administrativos

SubGrupo principal:

42: Trabalhadores de atendimento ao público

SubGrupo:

422: Trabalhadores de informações ao público

Família:

4223: Operadores de telemarketing e afins

Ocupação:

4223-05: Operador de telemarketing ativo

Sinônimos:

Código Sinômino
4223-05 Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)
4223-05 Teleoperador ativo (telemarketing)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (seguir roteiros e scripts): agendar retorno (follow-up); argumentar com o cliente/solicitante; confirmar dados; consultar histórico; direcionar atendimento; enviar mensagens pós-atendimento; esclarecer dúvidas; finalizar contato e/ou ocorrência; fornecer informações; identificar-se ao cliente; ouvir mensagem do cliente/solicitante; realizar triagem de atendimento;

Grade B (atender usuários de produtos e ou serviços): consultar área técnica; consultar manuais, procedimentos e etc; consultar supervisor; finalizar pendência técnica; finalizar pendências de serviços; identificar necessidades do interlocutor; identificar problemas; oferecer soluções; orientar o usuário/solicitante; solicitar providências técnicas junto à área competente;

Grade C (oferecer serviços e produtos): abordar o cliente; descrever o produto; efetivar a venda; evidenciar vantagens do produto ou serviço; identificar clientes potenciais; informar disponibilidade de serviços agregados; informar prazo de entrega; informar relação custo-benefício; informar restrições ao crédito; negociar valores; oferecer alternativas de produtos e serviços; oferecer formas e condiçoes de pagamento; persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços; verificar disponibilidade de entrega;

Grade E (realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços): analisar reclamações com maior flexibilidade; avaliar perfil de consumo; demonstrar o cliente a sua importância; oferecer benefícios variados; oferecer vantagens; reverter a insatisfação do cliente;

Grade F (cobrar débitos): calcular encargos do débito; comunicar débitos; definir formas de pagamento; informar sanções contratuais; negociar datas de pagamento; negociar descontos; negociar valor de débitos; providenciar retirada de restrições ao crédito;

Grade G (realizar pesquisas): aplicar questionário; convencer o entrevistado à participação na pesquisa; fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up); indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados; pesquisar perfil do entrevistado; registrar respostas em formulário eletrônico; registrar respostas em papel;

Grade H (cadastrar clientes): atualizar cadastro por telefone; atualizar listas; confirmar dados cadastrais; depurar informações; solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail); solicitar informações ao cliente;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; demonstrar agilidade no atendimento; demonstrar atenção concentrada; demonstrar auto controle; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de persuasão; demonstrar capacidade de resiliência; demonstrar capacidade de saber ouvir; demonstrar capacidade de tomar decisões; demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão; demonstrar empatia; demonstrar objetividade; demonstrar paciência; demonstrar qualidade de vo ze dicção; trabalhar em equipe;

Busque outras ocupações (CBO):

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.