CBO nº 4222-05 (telefonista):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

4: Trabalhadores de serviços administrativos

SubGrupo principal:

42: Trabalhadores de atendimento ao público

SubGrupo:

422: Trabalhadores de informações ao público

Família:

4222: Operadores de telefonia

Ocupação:

4222-05: Telefonista

Sinônimos:

Código Sinômino
4222-05 Operador de centro telefônico
4222-05 Operador de mesa telefônica
4222-05 Operador de pabx
4222-05 Telefonista bilíngüe

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (atender o cliente): anotar recados; identificar código de serviço na tela do computador; identificar necessidades do cliente; identificar origem da chamada; identificar tipo de chamada; identificar-se (nome do atendente); interpretar mensagem do cliente; localizar pessoas; ouvir o cliente; saudar o cliente; sondar tipo de solicitação de serviço; transferir chamadas internas e externas; transmitir recados;

Grade B (prestar serviços): acionar despertador automático; acompanhar ligação; bloquear ligações; completar chamadas nacionais e internacionais; despertar hóspedes pelo telefone; direcionar cliente a outros serviços; encaminhar reclamações ao supervisor; interceptar ligações; preencher boleto de tarifa; registrar pendências de informações; retornar contato com cliente; solicitar auxílio de operadoras internacionais;

Grade C (fornecer informações): consultar terminal de informações; gravar informações; informar alteração de número telefônico; informar códigos de área nacionais e internacionais; informar endereços da empresa e filiais; informar fuso-horário; informar horário de atendimento; informar números de telefones internos; informar procedimentos de chamadas ddd e ddi; informar ramais; informar sobre eventos e cursos; informar tarifas; informar valor de ligações concluídas via operador; pesquisar banco de dados telefônico;

Grade D (operar equipamentos): consultar banco de dados de procedimentos via internet; lançar ligações manualmente; operar pabx; operar plataforma de atendimento telefônico; programar pabx;

Grade E (cadastrar informações): atualizar cadastro; atualizar painel de informações de eventos; cadastrar números de telefones; cadastrar telefone e ramais de empresas; cadastrar telefone e ramal de funcionários;

Grade F (treinar funcionários): instruir funcionários sobre sistemas operacionais; orientar funcionários sobre mudanças de procedimento; orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa; participar de cursos específicos; reorientar práticas de trabalho (reciclagem); transmitir normas de atendimento padrão;

Grade G (monitorar atendimentos): fazer monitoria ativa; identificar pontos de melhoria; propor medidas corretivas; verificar cumprimento das normas de atendimento;

Grade H (elaborar escalas de trabalho): sugerir agenda de folgas;

Grade Y (comunicar-se): preencher livros de ocorrências diárias; redigir ordens de serviço; registrar reclamações de trote; responder a questionários de avaliação interna;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): adeqüar o tom de voz; comunicar-se em outros idiomas; conservar equipamentos de trabalho; demonstrar agilidade; demonstrar auto-controle; demonstrar capacidade de assimilação; demonstrar cordialidade; demonstrar entusiasmo; demonstrar imparcialidade; demonstrar objetividade; demonstrar paciência; demonstrar pontualidade; demonstrar prontidão; demonstrar respeito com o cliente; demonstrar segurança; digitar teclados; dominar o idioma inglês; escutar atentamente (saber ouvir); falar formalmente; higienizar equipamentos de trabalho; manter sigilo; pronunciar-se claramente; transmitir informações corretamente;

Busque outras ocupações (CBO):

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.