CBO nº 4221-10 (recepcionista de consultório médico ou dentário):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

4: Trabalhadores de serviços administrativos

SubGrupo principal:

42: Trabalhadores de atendimento ao público

SubGrupo:

422: Trabalhadores de informações ao público

Família:

4221: Recepcionistas

Ocupação:

4221-10: Recepcionista de consultório médico ou dentário

Sinônimos:

Código Sinômino
4221-10 Atendente de ambulatório
4221-10 Atendente de clínica médica
4221-10 Atendente de consultório médico
4221-10 Auxiliar de recepção
4221-10 Recepcionista de hospital

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (organizar informações a serem prestadas): consultar catálogo de produtos e serviços da empresa; consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa; consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos; identificar o espaço físico da empresa; interagir com os outros departamentos;

Grade B (observar normas internas de segurança): acionar alarme de segurança em caso de assalto; cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes; cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes; entregar o crachá de visitante na entrada; guardar volumes de prestadores de serviços; imprimir listagem de pacientes internados; notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas; registrar acompanhantes;

Grade C (planejar o cotidiano): averiguar agenda semanal de eventos; bloquear apartamento; distribuir jornais, revistas, flores etc.; distribuir malotes; imprimir relatórios de controle; organizar malotes; organizar materiais de trabalho; participar de reuniões na troca de turnos; planejar o dia seguinte; providenciar solicitações de reservas especiais;

Grade D (agendar serviços): acionar serviço de higienização; agendar reservas / consultas dos clientes; fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes; verificar mapa de internação cirúrgico;

Grade E (recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros): acolher o cliente e passageiro; anunciar a chegada do cliente; avisar a enfermagem da chegada do paciente; cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros; encaminhar o cliente para os diversos setores; fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente; fornecer serviço de cofre; internar o paciente; pedir forma de garantia de pagamento; verificar cadastro e reserva; verificar disponibilidade de leitos e apartamentos; verificar o pedido de internação;

Grade F (prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros): anotar telefonemas e recados; auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção; auxiliar o cliente no caixa eletrônico; auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital; fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas; intermediar na obtenção de autorizações dos convênios; oferecer auxílio para a bagagem; transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações; transmitir recados e fax;

Grade G (responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros): atender o cliente com informações precisas; pré-cadastrar o cliente; propiciar informações gerais por telefone interna e externamente; retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos; transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;

Grade H (fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes): emitir notas fiscais e recibos; oferecer transporte ao cliente; receber pagamentos; solicitar o serviço de manobrista;

Grade Y (comunicar-se): circular informações internas; comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva; coordenar equipe; ouvir com atenção;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com bom senso; demonstrar autonomia; demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes; demonstrar conhecimentos de informática; demonstrar eficiência; demonstrar empatia; demonstrar entusiasmo; demonstrar espírito de equipe; demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro; demonstrar interesse; demonstrar paciência; demonstrar pró atividade; demonstrar respeito mútuo; demonstrar senso de organização; demosntrar iniciativa;

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