CBO nº 4213-10 (cobrador interno):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

4: Trabalhadores de serviços administrativos

SubGrupo principal:

42: Trabalhadores de atendimento ao público

SubGrupo:

421: Caixas, bilheteiros e afins

Família:

4213: Cobradores e afins

Ocupação:

4213-10: Cobrador interno

Sinônimos:

Código Sinômino
4213-10 Analista de cobrança
4213-10 Assistente de cobrança
4213-10 Auxiliar de cobrança
4213-10 Monitor de cobrança
4213-10 Operador de cobrança
4213-10 Operador de telecobrança
4213-10 Recuperador de ativos
4213-10 Recuperador de crédito
4213-10 Recuperador interno

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (cobrar valores devidos): acompanhar cumprimento do acordo formalizado; apresentar para o devedor títulos devidos; emitir recibos; encaminhar títulos ao cartório; fechar negociações com devedor; negociar formas de pagamento com o devedor; realizar acordos com entradas simbólicas; receber outros bens em troca das dívidas; recuperar mercadorias não pagas; suspender cobrança até o prazo acordado;

Grade B (preparar cobrança): analisar faixa de atraso, valor e região; analisar histórico creditício do devedor; analisar razões da inadimplência; analisar títulos e documentos de cobrança; consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor); definir estratégias de cobrança; levantar informações sobre o devedor; verificar fatos geradores da dívida; verificar prioridade do débito para o devedor;

Grade C (comunicar-se com devedor): adaptar linguagem conforme o devedor e o produto; adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica; conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida; contatar fiador ou avalista; identificar o responsável pelo pagamento da dívida; identificar-se ao devedor; manter privacidade da dívida com terceiros; operar meios eletrônicos; operar sistema de telefonia; verificar situação financeira do devedor;

Grade D (informar ao devedor): informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito; informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência; informar devedor sobre o débito; informar locais de pagamento; informar sobre campanhas de desconto; informar sobre sanções do não cumprimento do acordo; notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito; notificar débito através de carta;

Grade E (registrar histórico da ação de cobrança): definir data de promessa de pagamento; elaborar relatório de encerramento da cobrança; encaminhar processo ao departamento jurídico; registrar ações realizadas no contato com devedor; registrar informações da negociação;

Grade F (atualizar cadastro): coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações; confrontar cadastro com coleta de informações; consultar guias de cep (código de endereçamento postal); consultar pessoas dadas como referência ou como fiador; levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho; pesquisar informações omissas no cadastro;

Grade G (identificar cobranças indevidas): anexar documentos; confirmar improcedência da cobrança; levantar hipóteses de fraude; localizar pagamento efetuado; solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento; solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito; verificar veracidade do comprovante do pagamento;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar ambição; demonstrar capacidade de intuição; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de persuasão; demonstrar desinibição; demonstrar dinamismo; demonstrar disciplina; demonstrar disposição para viagem; demonstrar habilidade numérica; demonstrar habilidade para cálculos financeiros; demonstrar objetividade; demonstrar paciência; demonstrar perseverança; demonstrar polidez; demonstrar postura profissional; demonstrar segurança; lidar com conflitos; transmitir confiança;

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