Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
4: Trabalhadores de serviços administrativos
42: Trabalhadores de atendimento ao público
421: Caixas, bilheteiros e afins
4213: Cobradores e afins
4213-10: Cobrador interno
Código | Sinômino |
---|---|
4213-10 | Analista de cobrança |
4213-10 | Assistente de cobrança |
4213-10 | Auxiliar de cobrança |
4213-10 | Monitor de cobrança |
4213-10 | Operador de cobrança |
4213-10 | Operador de telecobrança |
4213-10 | Recuperador de ativos |
4213-10 | Recuperador de crédito |
4213-10 | Recuperador interno |
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Grade A (cobrar valores devidos): acompanhar cumprimento do acordo formalizado; apresentar para o devedor títulos devidos; emitir recibos; encaminhar títulos ao cartório; fechar negociações com devedor; negociar formas de pagamento com o devedor; realizar acordos com entradas simbólicas; receber outros bens em troca das dívidas; recuperar mercadorias não pagas; suspender cobrança até o prazo acordado;
Grade B (preparar cobrança): analisar faixa de atraso, valor e região; analisar histórico creditício do devedor; analisar razões da inadimplência; analisar títulos e documentos de cobrança; consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor); definir estratégias de cobrança; levantar informações sobre o devedor; verificar fatos geradores da dívida; verificar prioridade do débito para o devedor;
Grade C (comunicar-se com devedor): adaptar linguagem conforme o devedor e o produto; adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica; conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida; contatar fiador ou avalista; identificar o responsável pelo pagamento da dívida; identificar-se ao devedor; manter privacidade da dívida com terceiros; operar meios eletrônicos; operar sistema de telefonia; verificar situação financeira do devedor;
Grade D (informar ao devedor): informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito; informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência; informar devedor sobre o débito; informar locais de pagamento; informar sobre campanhas de desconto; informar sobre sanções do não cumprimento do acordo; notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito; notificar débito através de carta;
Grade E (registrar histórico da ação de cobrança): definir data de promessa de pagamento; elaborar relatório de encerramento da cobrança; encaminhar processo ao departamento jurídico; registrar ações realizadas no contato com devedor; registrar informações da negociação;
Grade F (atualizar cadastro): coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações; confrontar cadastro com coleta de informações; consultar guias de cep (código de endereçamento postal); consultar pessoas dadas como referência ou como fiador; levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho; pesquisar informações omissas no cadastro;
Grade G (identificar cobranças indevidas): anexar documentos; confirmar improcedência da cobrança; levantar hipóteses de fraude; localizar pagamento efetuado; solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento; solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito; verificar veracidade do comprovante do pagamento;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar ambição; demonstrar capacidade de intuição; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de persuasão; demonstrar desinibição; demonstrar dinamismo; demonstrar disciplina; demonstrar disposição para viagem; demonstrar habilidade numérica; demonstrar habilidade para cálculos financeiros; demonstrar objetividade; demonstrar paciência; demonstrar perseverança; demonstrar polidez; demonstrar postura profissional; demonstrar segurança; lidar com conflitos; transmitir confiança;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
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