CBO nº 4213-05 (cobrador externo):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

4: Trabalhadores de serviços administrativos

SubGrupo principal:

42: Trabalhadores de atendimento ao público

SubGrupo:

421: Caixas, bilheteiros e afins

Família:

4213: Cobradores e afins

Ocupação:

4213-05: Cobrador externo

Sinônimos:

Código Sinômino
4213-05 Cobrador de aluguéis
4213-05 Cobrador pracista
4213-05 Cobrador viajante
4213-05 Consultor de cobrança
4213-05 Recuperador externo
4213-05 Representante de cobrança

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (cobrar valores devidos): apresentar para o devedor títulos devidos; emitir recibos; encaminhar títulos ao cartório; entregar comprovantes de recebimentos de valores; fechar negociações com devedor; negociar formas de pagamento com o devedor; realizar acordos com entradas simbólicas; receber outros bens em troca das dívidas; recuperar mercadorias não pagas; suspender cobrança até o prazo acordado;

Grade B (preparar cobrança): agrupar documentos; analisar faixa de atraso, valor e região; analisar histórico creditício do devedor; analisar razões da inadimplência; analisar títulos e documentos de cobrança; consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor); definir estratégias de cobrança; elaborar itinerário de cobrança; levantar informações sobre o devedor; verificar fatos geradores da dívida; verificar prioridade do débito para o devedor;

Grade C (comunicar-se com devedor): adaptar linguagem conforme o devedor e o produto; adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica; conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida; contatar fiador ou avalista; identificar o responsável pelo pagamento da dívida; identificar-se ao devedor; manter privacidade da dívida com terceiros; verificar situação financeira do devedor;

Grade D (informar ao devedor): informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito; informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência; informar devedor sobre o débito; informar locais de pagamento; informar sobre campanhas de desconto; informar sobre sanções do não cumprimento do acordo; notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;

Grade E (registrar histórico da ação de cobrança): definir data de promessa de pagamento; elaborar relatório de encerramento da cobrança; elaborar relatórios de prestação de contas; encaminhar processo ao departamento jurídico; ordenar as informações para elaboração de prestação de contas; registrar ações realizadas no contato com devedor;

Grade F (atualizar cadastro): avaliar estado físico do bem; consultar guias de cep (código de endereçamento postal); consultar informações cartográficas; consultar instituições financeiras; consultar instituições públicas; consultar pessoas dadas como referência ou como fiador; levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho; localizar bens dados como garantia de dívida; localizar o devedor pessoalmente; requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;

Grade G (identificar cobranças indevidas): anexar documentos; levantar hipóteses de fraude; rastrear localização das mercadorias devolvidas; solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento; verificar veracidade do comprovante do pagamento;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar ambição; demonstrar capacidade de intuição; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de persuasão; demonstrar desinibição; demonstrar dinamismo; demonstrar disciplina; demonstrar disposição para viagem; demonstrar habilidade numérica; demonstrar habilidade para cálculos financeiros; demonstrar objetividade; demonstrar paciência; demonstrar perseverança; demonstrar polidez; demonstrar postura profissional; demonstrar segurança; lidar com conflitos; transmitir confiança;

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