CBO nº 4211-25 (operador de caixa):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

4: Trabalhadores de serviços administrativos

SubGrupo principal:

42: Trabalhadores de atendimento ao público

SubGrupo:

421: Caixas, bilheteiros e afins

Família:

4211: Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Ocupação:

4211-25: Operador de caixa

Sinônimos:

Código Sinômino
4211-25 Atendente de pedágio
4211-25 Caixa (supermercado)
4211-25 Caixa de bar, lanchonetes e restaurantes
4211-25 Caixa de loja
4211-25 Caixa no comércio
4211-25 Caixa no serviço de alimentação
4211-25 Fiscal de caixa

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (receber valores de vendas de produtos e serviços): carimbar documentos e objetos; consultar tabela de preços, tarifas e prazos; disponibilizar os produtos e serviços no guichê; embalar produtos vendidos; emitir cupom fiscal; informar ao cliente o valor a ser pago; informar as condições de pagamento; oferecer produtos e serviços aos clientes; registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico; vender produtos e serviços via telefone;

Grade B (controlar numerários e valores): abrir o caixa; conferir cheques recebidos; contar numerário; controlar fluxo de caixa; efetuar o fechamento do caixa; efetuar sangria conforme limite; efetuar troco; registrar entrada de numerário; registrar entrada de produtos com valor de numerário; registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido; ressarcir o cliente por danos e prejuízos; sangrar valores do caixa; verificar autenticidade das cédulas recebidas;

Grade D (prestar informações): consultar código de defesa do consumidor; consultar os procedimentos e normas da empresa; divulgar promoções e eventos; informar a localização de mercadorias e produtos; informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios; informar o horário de atendimento ao público; informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias; orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;

Grade E (realizar atividades técnico-administrativas): arquivar documentos e cupons fiscais; controlar estoque de materiais; efetuar pedidos de materiais; ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho; participar de cursos de treinamento; preencher borderô; preencher relatórios administrativos;

Grade Y (comunicar-se): anotar pedidos via telefone; atender as necessidades dos clientes; encaminhar os clientes aos setores competentes; orientar clientes via telefone; propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos; realizar pesquisa pós-venda; realizar pesquisa pré-venda; solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com ética; demonstrar agilidade; demonstrar assiduidade; demonstrar conhecimentos de informática; demonstrar eficiência; demonstrar empatia; demonstrar fluência verbal; demonstrar honestidade; demonstrar paciência; demonstrar pontualidade; demonstrar responsabilidade; manter sigilo profissional; manter-se atualizado; mostrar-se atencioso; relacionar-se com urbanidade; trabalhar em equipe;

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