CBO nº 4131-10 (auxiliar de contabilidade):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

4: Trabalhadores de serviços administrativos

SubGrupo principal:

41: Escriturários

SubGrupo:

413: Escriturários contábeis e de finanças

Família:

4131: Auxiliares de contabilidade

Ocupação:

4131-10: Auxiliar de contabilidade

Sinônimos:

Código Sinômino
4131-10 Assistente de serviço de contabilidade
4131-10 Auxiliar contábil
4131-10 Auxiliar de contas a pagar
4131-10 Auxiliar de contas a receber
4131-10 Auxiliar de custos
4131-10 Auxiliar de escrituração fiscal
4131-10 Auxiliar financeiro
4131-10 Revisor contábil

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (organizar documentos): arquivar documentos; controlar entrada e saída de documentos no arquivo; enviar documentos para arquivo morto; relacionar documentos; requisitar documentos junto ao arquivo; reunir dados e documentos para atender fiscalizações e auditorias;

Grade B (registrar atos e fatos contábeis): classificar documentos segundo o plano de contas; conciliar contas contábeis; contabilizar valores referentes à folha de pagamento; dar manutenção em plano de contas; depreciar bens; digitar dados e informações; efetuar lançamentos contábeis; escriturar os livros fiscais e auxiliares; levantar informações relacionadas a custos; registrar dados em planilha ou ficha de lançamentos contábeis;

Grade C (calcular impostos): apurar valores referentes ao icms; apurar valores referentes ao ipi; apurar valores referentes ao iss; calcular cofins; calcular contribuição social; calcular imposto de empresas classificadas no regime simples; calcular imposto de renda; calcular pis-pasep;

Grade D (preparar documentações): elaborar declaração de imposto de renda sobre pessoa física (dirf); montar processos administrativos da empresa; preencher a declaração de irpf; preencher contrato social; preencher declaração de contribuições e tributos federais (dctf); preencher declaração de irpj; preencher formulários e requerimentos; preencher guias de recolhimento; preparar documentação para cisão, fusão e incorporação de empresas; preparar documentos para obtenção de alvará de funcionamento; solicitar a verificação de empresas com o mesmo nome social; solicitar certidões negativas junto a órgãos públicos;

Grade E (elaborar demonstrações financeiras): auxiliar na elaboração do balanço; elaborar a demonstração de resultados do exercício (dre); elaborar balancete de verificação; elaborar demonstrações das mutações patrimônio líquido; elaborar relatórios gerênciais; levantar dados para a elaboração da demonstração de origem e aplicação dos recursos (doar); verificar a consistência das contas;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): acompanhar legislação trabalhista; buscar auto desenvolvimento; consultar normas e procedimentos internos; cultivar a ética; demonstrar capacidade de crítica; demonstrar capacidade de participação; demonstrar conhecimentos técnicos específicos; demonstrar empatia; demonstrar habilidade em cálculos; demonstrar iniciativa; desenvolver raciocínio lógico; expressar-se de forma oral e escrita; manter-se dinâmico; trabalhar em equipe; utilizar e-mail e intranet; utilizar recursos de informática; utilizar telefone e fax;

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