CBO nº 4110-10 (assistente administrativo):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

4: Trabalhadores de serviços administrativos

SubGrupo principal:

41: Escriturários

SubGrupo:

411: Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Família:

4110: Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Ocupação:

4110-10: Assistente administrativo

Sinônimos:

Código Sinômino
4110-10 Agente administrativo
4110-10 Apoiador político partidário
4110-10 Assistente administrativo sindical
4110-10 Assistente de compras
4110-10 Assistente de escritório
4110-10 Assistente técnico - no serviço público

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (tratar documentos): arquivar documentos; atualizar informações; classificar documentos; conferir dados e datas; conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos; distribuir documentos; formatar documentos; identificar irregularidades nos documentos; localizar documentos; receber documentos; registrar a entrada e saída de documentos; solicitar cópias de documentos; submeter pareceres; triar documentos; verificar documentos;

Grade B (preencher documentos): digitar notas de lançamentos contábeis; digitar textos e planilhas; preencher ficha de movimentação de pessoal; preencher formulários e/ou cadastros; preparar minutas;

Grade C (preparar relatórios, formulários e planilhas): ajustar contratos; coletar dados; colher assinaturas; conferir cálculos; dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos; efetuar cálculos; elaborar correspondência; elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas; elaborar planilhas de cálculos; realizar prestação de contas; redigir atas; requisitar pagamentos; verificar índices econômicos e financeiros;

Grade D (acompanhar processos administrativos): acompanhar andamento dos pedidos; acompanhar notificações de não conformidade; acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas; atualizar cadastros; atualizar dados de planejamento; convalidar publicação de atos; encaminhar protocolos internos; expedir ofícios e memorandos; localizar processos administrativos; solicitar informações cadastrais; verificar prazos estabelecidos;

Grade E (atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores): coletar referências pessoais; esclarecer dúvidas; fornecer informações da empresa; fornecer informações sobre produtos e serviços; identificar natureza das solicitações dos clientes; identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores; receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores; registrar reclamações dos clientes; solicitar documentos;

Grade F (executar rotinas de apoio na área de recursos humanos): atualizar dados dos funcionários; auxiliar na avaliação de pessoal; auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...); dar suporte administrativo à área de treinamento; executar procedimentos de recrutamento e seleção; orientar funcionários sobre direitos e deveres;

Grade G (prestar apoio logístico): auxiliar na organização de eventos internos; conferir material solicitado; controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância); controlar expedição de malotes e recebimentos; controlar material de expediente; distribuir material de expediente; intermediar contatos; levantar a necessidade de material; organizar o setor; pesquisar preços; providenciar devolução de material fora de especificação; requisitar materiais; solicitar compra de materiais; solicitar entrega de documentos; solicitar recursos de viagens;

Grade H (prospectar clientes/ doadores): mapear área de atuação;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; demonstrar auto-controle; demonstrar capacidade de adaptação de linguagem; demonstrar capacidade de empatia; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de organização; demonstrar criatividade; demonstrar facilidade de comunicação; demonstrar flexibilidade; demonstrar iniciativa; demonstrar persistência; demonstrar proatividade; trabalhar em equipe; transmitir credibilidade;

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