CBO nº 3762-20 (contorcionista):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

3: Técnicos de nivel médio

SubGrupo principal:

37: Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos

SubGrupo:

376: Artistas de artes populares e modelos

Família:

3762: Artistas de circo (circenses)

Ocupação:

3762-20: Contorcionista

Sinônimos:

Código Sinômino
3762-20 Deslocador

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (apresentar o número): adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público; combinar códigos para informar imprevistos; conquistar empatia do público; errar truques para valorização do trabalho; fazer alongamento; fazer aquecimento; fazer concentração; lidar com imprevistos de forma criativa; sincronizar lu ze som com a representação;

Grade B (produzir o número): adequar o número ao biótipo e aparelho; adequar tecnologias disponíveis ao número circense; confeccionar o aparelho; criar aparelhos (materiais de trabalho); criar guarda roupa; criar maquiagem; definir coreografia; definir equipamentos de segurança; desmontar o aparelho; montar o aparelho; selecionar música;

Grade C (ensaiar o número): adquirir técnicas para cair; aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal; aprender a profissão ensaiando; assimilar os tempos na realização dos truques; incorporar diferentes linguagens artísticas; incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio; preparar a entrada do artista; preparar material, aparelho e objetos para o número; repetir o número aperfeiçoando técnicas;

Grade D (inventar números): intercambiar informações com escolas de circo; intercambiar informações com outras áreas artísticas; intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc); misturar os números criando outros; pesquisar aparelhos; pesquisar materiais; pesquisar movimentos corporais; pesquisar possibilidades de comunicação com o público; pesquisar possibilidades de expressão artística; pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc); pesquisar tecnologias; pesquisar truques;

Grade E (vender o espetáculo ou número): avaliar custos para fazer preço do trabalho; colaborar na divulgação do espetáculo; dar entrevistas; divulgar o espetáculo ou número; freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado; investigar o valor do trabalho circense no mercado; providenciar material impresso para divulgação; realizar números testes para divulgação ou contratação; utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);

Grade F (ensinar arte e técnica circense): avaliar o potencial físico do aluno; buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade; estimular o desenvolvimento físico do aluno; introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses; motivar os alunos; perceber as habilidades dos alunos; propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades; transmitir ética circense;

Grade Y (comunicar-se): estabalecer comunicação com a cidade; estabelecer comunicação com o público; estabelecer vínculos de confiança com os colegas; obedecer os comandos dos tempos dos truques; trabalhar em equipe;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço); demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses; demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses; demonstrar determinação para aprender; desenvolver consciência dos riscos profissionais; desenvolver disciplina; dominar técnicas circenses do seu número; freqüentar cursos de atualização; observar o trabalho de outros profissionais do circo; respeitar a liberdade de expressão dos colegas; respeitar ética profissional; respeitar o aparelho de outro artista; respeitar relações de trabalho; trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);

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