Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
3: Técnicos de nivel médio
35: Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
354: Técnicos de nivel médio em operações comerciais
3541: Especialistas em promoção de produtos e vendas
3541-35: Técnico de vendas
Código | Sinômino |
---|---|
3541-35 | Representante técnico de vendas |
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Grade A (planejar visitas e contatos): agendar horário; analisar potencial de clientes; atender solicitação de clientes; contatar clientes; cumprir cotas de venda do produto; discutir estratégias com o superior; enviar mala direta aos clientes; fazer itinerário de visitas; participar de reuniões; pesquisar ações dos concorrentes; preparar cadastro de novos clientes; receber indicação de futuros clientes;
Grade B (divulgar produtos e serviços): auxiliar na escolha dos produtos; convidar clientes para visitar empresa; demonstrar características e benefícios do produto; discriminar tipos de produtos; esclarecer dados técnicos do produto ao cliente; explicar formas de pagamento; explicar objetivos da visita; fornecer amostras; identificar necessidades do cliente;
Grade C (concretizar vendas): apresentar proposta ao cliente; calcular custo do produto; controlar vendas efetuadas; encaminhar cliente para cadastro; estabelecer prazos de entrega dos produtos; tirar pedidos de produtos; transmitir pedido de venda ao escritório central; verificar ficha cadastral do cliente;
Grade D (acompanhar clientes pós-venda e/ou visita): comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços; coordenar assessoria técnica ao cliente; dar retorno das sugestões ao cliente; esclarecer dúvidas do pedido; filtrar informações para melhorar serviços; verificar clientes inadimplentes; verificar opiniões do cliente; verificar prazo de entrega dos produtos; visitar cliente pós-venda;
Grade E (contatar áreas internas da empresa): checar irregularidades na entrega dos produtos; comunicar as transações realizadas; consultar publicações técnicas; elaborar relatórios e estatísticas; encaminhar documentação do cliente; informar ao superior resultados de vendas; integrar novos funcionários; priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais; requisitar assistência técnica; requisitar material de consumo; requisitar material de divulgação; sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
Grade F (sugerir políticas de vendas): classificar clientes por faturamento; definir autonomia para negociação; definir estratégia de marketing; definir participação no mercado; prever vendas; sugerir novos mercados consumidores;
Grade G (participar de eventos): participar de cursos de aperfeiçoamento; participar de palestras relacionadas a área; participar de treinamento de técnica de venda; visitar área industrial da empresa;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir); demonstrar capacidade de gerenciar tempo; demonstrar capacidade de liderança; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de persuasão; demonstrar confiança; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar habilidade de comunicação verbal; demonstrar resiliência; demonstrar senso de organização; demonstrar senso ético; tomar decisões; trabalhar em equipe; trabalhar sob pressão;
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