CBO nº 3541-30 (promotor de vendas especializado):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

3: Técnicos de nivel médio

SubGrupo principal:

35: Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas

SubGrupo:

354: Técnicos de nivel médio em operações comerciais

Família:

3541: Especialistas em promoção de produtos e vendas

Ocupação:

3541-30: Promotor de vendas especializado

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 3541-30 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (planejar visitas e contatos): assessorar os vendedores na venda; atender solicitação de clientes; cumprir cotas de venda do produto; discutir estratégias com o superior; participar de reuniões; pesquisar ações dos concorrentes; receber indicação de futuros clientes;

Grade B (divulgar produtos e serviços): auxiliar na escolha dos produtos; convidar clientes para lançamento de produtos; demonstrar características e benefícios do produto; discriminar tipos de produtos; esclarecer dados técnicos do produto ao cliente; explicar formas de pagamento; fornecer amostras; identificar necessidades do cliente;

Grade C (concretizar vendas): apresentar proposta ao cliente; calcular custo do produto; controlar vendas efetuadas; encaminhar cliente para cadastro; estabelecer prazos de entrega dos produtos;

Grade D (acompanhar clientes pós-venda e/ou visita): comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços; controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente; dar retorno das sugestões ao cliente; esclarecer dúvidas do pedido; filtrar informações para melhorar serviços; verificar opiniões do cliente; verificar prazo de entrega dos produtos;

Grade E (contatar áreas internas da empresa): comunicar as transações realizadas; consultar publicações técnicas; elaborar relatórios e estatísticas; informar ao superior resultados de vendas; integrar novos funcionários; priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais; requisitar assistência técnica; requisitar material de consumo; requisitar material de divulgação; requisitar troca de produtos; sugerir melhorias ao processo promocional e comercial; treinar novos funcionários;

Grade F (sugerir políticas de vendas): definir estratégia de marketing; prever vendas;

Grade G (participar de eventos): expor produtos em locais definidos pela empresa; participar de cursos de aperfeiçoamento; participar de feiras relacionadas a área; participar de lançamento de novos produtos; participar de palestras relacionadas a área; participar de treinamento de técnica de venda; visitar área industrial da empresa;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir); demonstrar capacidade de gerenciar tempo; demonstrar capacidade de liderança; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de persuasão; demonstrar confiança; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar habilidade de comunicação verbal; demonstrar resiliência; demonstrar senso de organização; demonstrar senso ético; tomar decisões; trabalhar em equipe; trabalhar sob pressão;

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