CBO nº 3541-25 (assistente de vendas):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

3: Técnicos de nivel médio

SubGrupo principal:

35: Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas

SubGrupo:

354: Técnicos de nivel médio em operações comerciais

Família:

3541: Especialistas em promoção de produtos e vendas

Ocupação:

3541-25: Assistente de vendas

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 3541-25 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (planejar visitas e contatos): agendar horário; analisar potencial de clientes; atender solicitação de clientes; contatar clientes; cumprir cotas de venda do produto; discutir estratégias com o superior; enviar mala direta aos clientes; fazer itinerário de visitas; participar de reuniões; pesquisar ações dos concorrentes; preparar cadastro de novos clientes; receber indicação de futuros clientes;

Grade B (divulgar produtos e serviços): apresentar tabelas de preços; auxiliar na escolha dos produtos; convidar clientes para lançamento de produtos; convidar clientes para visitar empresa; demonstrar características e benefícios do produto; discriminar tipos de produtos; esclarecer dados técnicos do produto ao cliente; explicar formas de pagamento; explicar objetivos da visita; fornecer amostras; identificar necessidades do cliente;

Grade C (concretizar vendas): apresentar proposta ao cliente; calcular custo do produto; controlar vendas efetuadas; encaminhar cliente para cadastro; estabelecer prazos de entrega dos produtos; tirar pedidos de produtos; verificar ficha cadastral do cliente;

Grade D (acompanhar clientes pós-venda e/ou visita): comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços; controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente; convocar clientes para assembléia extraordinária; dar retorno das sugestões ao cliente; enviar brindes ao cliente; esclarecer dúvidas do pedido; filtrar informações para melhorar serviços; verificar clientes inadimplentes; verificar opiniões do cliente; verificar prazo de entrega dos produtos;

Grade E (contatar áreas internas da empresa): checar irregularidades na entrega dos produtos; comunicar as transações realizadas; consultar publicações técnicas; elaborar relatórios e estatísticas; encaminhar documentação do cliente; informar ao superior resultados de vendas; integrar novos funcionários; obter informações de pré-venda; priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais; requisitar material de consumo; requisitar material de divulgação; requisitar troca de produtos; sugerir melhorias ao processo promocional e comercial; treinar novos funcionários;

Grade F (sugerir políticas de vendas): classificar clientes por faturamento; definir autonomia para negociação; definir estratégia de marketing; definir participação no mercado; prever vendas; sugerir novos mercados consumidores;

Grade G (participar de eventos): expor produtos em locais definidos pela empresa; participar de cursos de aperfeiçoamento; participar de feiras relacionadas a área; participar de lançamento de novos produtos; participar de palestras relacionadas a área; participar de treinamento de técnica de venda; visitar área industrial da empresa;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir); demonstrar capacidade de gerenciar tempo; demonstrar capacidade de liderança; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de persuasão; demonstrar confiança; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar habilidade de comunicação verbal; demonstrar resiliência; demonstrar senso de organização; demonstrar senso ético; tomar decisões; trabalhar em equipe; trabalhar sob pressão;

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