Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
3: Técnicos de nivel médio
31: Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia e afins
318: Desenhistas técnicos e modelistas
3187: Desenhistas projetistas da eletrônica
3187-05: Desenhista projetista de eletricidade
Código | Sinômino |
---|---|
3187-05 | Desenhista projetista eletroeletrônico |
3187-05 | Projetista de eletricidade |
3187-05 | Projetista de instalações elétricas |
3187-05 | Projetista de instrumentos elétricos |
3187-05 | Projetista eletroeletrônico |
3187-05 | Projetista eletrotécnico |
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Grade A (participar da elaboração de anteprojetos elétricos e eletrônicos): acompanhar o desenvolvimento do projeto; definir pontos críticos do projeto; definir prazo de entrega do projeto; definir recursos humanos envolvidos no projeto; efetuar estudos de anteprojeto; elaborar desenhos para apreciação do cliente; estimar a quantidade de recursos humanos e materiais; participar da análise do projeto; participar da atribuição de responsabilidades; participar da distribuição de responsabilidades; participar da elaboração do cronograma de desenvolvimento;
Grade B (desenvolver projetos de produtos e instalações): adequar projetos em função das necessidades dos clientes; analisar especificações técnicas fornecidas pelo cliente; coletar dados para elaboração do projeto; conferir o projeto, tendo em vista correções e modificações; coordenar equipes de trabalho na elaboração do projeto; cumprir o cronograma do projeto; elaborar catalogo técnico para produto seriado; especificar equipamentos eletroeletrônicos aplicáveis ao projeto; otimizar custos do projeto; participar de reuniões para tomadas de decisão; projetar diagramas e dispositivos elétricos; projetar placas de circuito impresso; projetar, baseando-se em normas de segurança do produto; projetar, baseando-se normas de qualidade do produto; selecionar normas técnicas para o projeto;
Grade C (desenvolver fornecedores): acompanhar desenvolvimento e ensaios das amostras; avaliar a relação custo-benefício dos produtos fornecidos para o projeto; avaliar fornecedores, por meio de visitas técnicas; elaborar desenhos para produtos especiais; introduzir melhorias em produtos especiais, junto aos fornecedores; pesquisar fornecedores em potencial;
Grade D (participar da implantação do projeto): acompanhar fabricação e montagem do produto; colaborar na definição dos métodos de processo de produção; introduzir modificações no projeto, em função de erros detectados e implementação de melhorias; participar de reuniões de avaliação do projeto; participar do desenvolvimento do protótipo;
Grade E (acompanhar ensaios do produto final): analisar resultados de testes; elaborar relatórios de ensaios do produto; estabelecer tipos de equipamentos e parâmetros para teste; modificar o projeto, em função de resultados de testes;
Grade F (controlar documentação relativa ao projeto): arquivar documentos relativos ao projeto; atualizar cópias do projeto; elaborar folha de dados (datasheet); elaborar lista de materiais para o projeto; elaborar manuais para usuários do produto (manutenção e instalação); estruturar lista de materiais em diverssos níveis, de acordo com os componentes do projeto; registrar etapas e revisões ocorridas no projeto;
Grade G (utilizar recursos de informática): disponibilizar informações relativas às modificações do projeto; elaborar cálculos e disponibilizá-los; gerar arquivos para manufatura assistida por computador (cam); utilizar editor de textos; utilizar planilhas eletrônicas; utilizar recursos de rede (intranet e internet); utilizar softwares dedicados ao projeto (cad) e listagem de materiais;
Grade H (garantir a qualidade): acompanhar auditorias de certificação iso e outras; atuar como auditor interno da qualidade; avaliar relatórios de não-conformidades; elaborar manuais de procedimentos da qualidade do setor de projetos; melhorar processos por meio do emprego das ferramentas da qualidade; participar da definição dos pontos de controle;
Grade I (trabalhar com segurança): identificar condições inseguras; operar equipamentos de combate a incêndio; orientar pessoas quanto ao uso de equipamento individual de proteção (epi); propor melhorias quanto à segurança individual e coletiva; proteger-se com equipamentos de proteção individual (epi) , de acordo com a área de risco;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com empatia; agir com pontualidade; agir de forma organizada; buscar autodesenvolvimento; comunicar-se com eficiência; relacionar-se profissionalmente com ética; resolver problemas; socializar o conhecimento; tomar decisões; tomar iniciativa; trabalhar em equipe;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
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