Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
3: Técnicos de nivel médio
31: Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia e afins
317: Técnicos em informática
3172: Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.
3172-10: Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação
Código | Sinômino |
---|---|
3172-10 | Analista de service desk |
3172-10 | Assistente de service desk |
3172-10 | Técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk) |
3172-10 | Técnico de suporte de ti |
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Grade A (monitorar sistemas e aplicações): monitorar disponibilidade de aplicativos; monitorar funcionalidade de aplicativos; monitorar recursos de entrada e saída de dados; monitorar recursos de rede; monitorar registros de erros; notificar problemas de infraestrutura;
Grade B (administrar processamento de dados): notificar suporte para correção de erros; providenciar correção de erros de tarefas;
Grade C (assegurar funcionamento do hardware e software): assegurar funcionamento de equipamento reserva (standby); configurar softwares e/ou sistemas operacionais; configurar/reconfigurar hardware; corrigir falhas de hardware e software; diagnosticar falhas em hardware e software; executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software; formatar equipamentos; inicializar/desativar sistemas e aplicativos; instalar softwares e/ou sistemas operacionais; realizar diagnóstico em hardware; realizar diagnóstico em redes de comunicação; realizar revisão em hardware; repor suprimentos em equipamentos; requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software;
Grade D (administrar segurança das informações): fazer cópias de segurança (backup); garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente; guardar cópia de segurança em local prescrito; realizar varredura e eliminação de vírus; verificar acesso lógico do usuário;
Grade E (prestar suporte ao cliente/usuário): administrar chamados abertos; atender cliente/usuário; conduzir solicitação de suporte; configurar contas dos clientes/usuários; diagnosticar resolução dos chamados; disponibilizar recursos operacionais; orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software; planejar atendimento a cliente/usuário; recuperar arquivos, programas e relatórios; registrar ações dos chamados; reparar arquivos; transferir arquivos, programas e relatórios;
Grade F (verificar condições técnicas do ambiente de trabalho): organizar cabeamento dos equipamentos; recomendar mudanças na disposição de equipamentos; verificar equipamentos de energia; verificar temperatura e umidade local;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar atenção focada; demonstrar capacidade de administrar o tempo; demonstrar capacidade de agilidade no atendimento; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de contornar situações adversas; demonstrar capacidade de disponibilidade; demonstrar capacidade de objetividade; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de organização; demonstrar capacidade de senso analítico; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
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