CBO nº 3172-10 (técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

3: Técnicos de nivel médio

SubGrupo principal:

31: Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia e afins

SubGrupo:

317: Técnicos em informática

Família:

3172: Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

Ocupação:

3172-10: Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

Sinônimos:

Código Sinômino
3172-10 Analista de service desk
3172-10 Assistente de service desk
3172-10 Técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk)
3172-10 Técnico de suporte de ti

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (monitorar sistemas e aplicações): monitorar disponibilidade de aplicativos; monitorar funcionalidade de aplicativos; monitorar recursos de entrada e saída de dados; monitorar recursos de rede; monitorar registros de erros; notificar problemas de infraestrutura;

Grade B (administrar processamento de dados): notificar suporte para correção de erros; providenciar correção de erros de tarefas;

Grade C (assegurar funcionamento do hardware e software): assegurar funcionamento de equipamento reserva (standby); configurar softwares e/ou sistemas operacionais; configurar/reconfigurar hardware; corrigir falhas de hardware e software; diagnosticar falhas em hardware e software; executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software; formatar equipamentos; inicializar/desativar sistemas e aplicativos; instalar softwares e/ou sistemas operacionais; realizar diagnóstico em hardware; realizar diagnóstico em redes de comunicação; realizar revisão em hardware; repor suprimentos em equipamentos; requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software;

Grade D (administrar segurança das informações): fazer cópias de segurança (backup); garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente; guardar cópia de segurança em local prescrito; realizar varredura e eliminação de vírus; verificar acesso lógico do usuário;

Grade E (prestar suporte ao cliente/usuário): administrar chamados abertos; atender cliente/usuário; conduzir solicitação de suporte; configurar contas dos clientes/usuários; diagnosticar resolução dos chamados; disponibilizar recursos operacionais; orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software; planejar atendimento a cliente/usuário; recuperar arquivos, programas e relatórios; registrar ações dos chamados; reparar arquivos; transferir arquivos, programas e relatórios;

Grade F (verificar condições técnicas do ambiente de trabalho): organizar cabeamento dos equipamentos; recomendar mudanças na disposição de equipamentos; verificar equipamentos de energia; verificar temperatura e umidade local;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar atenção focada; demonstrar capacidade de administrar o tempo; demonstrar capacidade de agilidade no atendimento; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de contornar situações adversas; demonstrar capacidade de disponibilidade; demonstrar capacidade de objetividade; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de organização; demonstrar capacidade de senso analítico; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;

Busque outras ocupações (CBO):

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.